DELET - Departamento de Letras
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item As práticas de leitura no Ensino Médio : ensinando e aprendendo a ler.(2020) Souza, Niceia Aparecida da Cunha; Gonçalves, Clézio RobertoEste artigo faz uma reflexão sobre a leitura no Ensino Médio e busca entender as dificuldades presentes no cenário da educação brasileira para ensinar e aprender a ler. Para isso, foi traçado um percurso histórico sobre a leitura no Brasil, desde o período colonial, com a contribuição de ZILBERMAN (1996), SANTOS (2009), PINA (2010) e LEIRIA (2012); discutiram-se os conceitos de leitura KLEIMAN (2008, 2011), KOCH (2007), MARTINS (1994) e de letramento de SOARES (2010), além das implicações necessárias para a formação do leitor e do professor, em VÓVIO & DE GRANDE (2010). A aplicação de um questionário e rodas de conversas com professoras de língua portuguesa em uma escola de ensino médio contribuíram para uma a análise a partir do ponto de vista do sujeito professor. A solução para o problema da leitura no Brasil não é uma tarefa fácil, pois envolve desde as questões sociais, passando-se pela implementação das políticas públicas, pela formação de professores até à disponibilização de material de leitura para alunos e professores da educação pública. A pesquisa aponta que as práticas de leitura no contexto escolar contam com o esforço dos professores para fazer com que ela aconteça, mas é necessário variar as estratégias e políticas que facilitem o acesso de professores e de alunos a um material de leitura mais diverso possível.Item As práticas de leitura no ensino médio : um processo de construção de identidade.(2019) Souza, Niceia Aparecida da Cunha; Gonçalves, Clézio Roberto; Gonçalves, Clézio Roberto; Muniz, Kassandra da Silva; Silva, Vera Lopes daEsta dissertação investiga as práticas de leitura de alunos do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Mariana (MG). O objetivo geral desta pesquisa é descrever as práticas de leitura dos alunos do Ensino Médio. E como objetivos específicos, este trabalho visa (i) identificar as barreiras encontradas pelos alunos do Ensino Médio na prática de leitura; (ii) descrever as motivações pessoais dos alunos para a prática de leitura. Os sujeitos desta pesquisa são alunos de uma turma do 1º ano, uma turma do 2º ano e uma turma do 3º ano, além de 07(sete) professoras de língua portuguesa da Escola Estadual Dom Silvério. Os alunos oferecem dados para investigação das práticas de leitura e os professores fornecem os dados para apontar suas percepções sobre as práticas de leitura dos alunos e como se propõe a prática de leitura em sala de aula. A necessidade da pesquisa justifica-se pela resistência apresentada pelos alunos do Ensino Médio a realizar as leituras propostas pela escola. O estudo concentrou a noção de leitura discutida pelas autoras Kleiman (2008), Koch (2007) e Martins (1994). Entende-se por leitura, objeto de pesquisa desta dissertação, como “(...) um processo interativo, no sentido de que os diversos conhecimentos do leitor interagem em todo momento com o que vem da página para chegar à compreensão (...)” (KLEIMAN, 2008). Na perspectiva de situar as práticas de leitura realizadas pelos alunos fora do contexto escolar, nos baseamos no conceito de letramento apresentado por Soares (2004), e, para revelar a importância de propor atividades de leitura que tenham sentido para o aluno leitor, utilizamos o conceito de identidade proposto por Hall (2011) e Rajagopalan (1998). A metodologia para análise dos dados foi baseada em aplicação de questionário, roda de conversa e anotações em diário de bordo. A investigação permitiu concluir que os alunos do Ensino Médio realizam mais leitura do que a escola imagina, mas são leituras de seu interesse e que fazem sentido para eles. Além disso, ficou evidente a necessidade de formação continuada para os professores refletirem e discutirem entre eles sobre suas práticas: (re)fazendo novas escolhas.