DELET - Departamento de Letras
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617
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Resultados da Pesquisa
Item O uso de HQs como artefato cultural da comunidade surda para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para estudantes surdos.(2023) Silva, Reginaldo Rodrigues da; Miranda, Dayse Garcia; Miranda, Dayse Garcia; Laranjeira, Rómina de Mello; Silva, Giselli Mara daO objetivo desta pesquisa, ancorada nos Estudos Surdos, foi verificar se Histórias em Quadrinhos (HQs) produzidas por um ilustrador surdo podem auxiliar estudantes surdos do Ensino Médio, inseridos em uma escola pública inclusiva, na construção do aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita. O arcabouço teórico deste estudo foi constituído a partir de pesquisas na área da surdez que contribuem para o desenvolvimento dos Estudos Surdos no Brasil, além de autores que exprimem a relevância da Nona Arte como instrumento de leitura, ensino, aprendizagem e pesquisa. Foi eleito, como design metodológico, a abordagem qualitativa, comumente utilizada pelas Ciências Sociais para buscar explicar fenômenos societários a partir da interação direta e da observação entre pesquisador e situação/objeto de estudo. A pesquisa foi desenvolvida com dois estudantes surdos, inseridos no Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Ouro Preto-MG. O trabalho de campo foi realizado em quatro etapas: 1) mapeamento de leitura; 2) apresentação das HQs; 3) reconto da narrativa em Libras; 4) construção da narrativa em português. Foram 10 encontros com os estudantes, registrados por meio de gravação em vídeo, com um total médio de seis horas. O uso de HQs como artefato cultural da comunidade surda é uma proposta relevante para inserir os estudantes surdos em práticas de leitura e interpretação de imagens, e pode oferecer possíveis caminhos aos alunos surdos para chegarem ao português escrito, haja vista que há inúmeras possibilidades de desenvolver práticas de escrita na Língua Portuguesa. Contudo, os resultados alcançados revelaram que os estudantes não conseguiram realizar o registro escrito na Língua Portuguesa apenas com a utilização desse material.