DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    A linguística, o texto e o ensino de língua.
    (2020) Gonçalves, Clézio Roberto; Ramos, Elaine da Fonseca
  • Item
    A prática da redação escolar e o texto dissertativo argumentativo.
    (2020) Ramos, Elaine da Fonseca; Gonçalves, Clézio Roberto
    Este artigo investiga a prática de escrita de alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Mariana (MG). A pesquisa tem por objetivo geral: analisar a escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola pública marianense, com base no uso das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. E por objetivos específicos: (i) analisar as aulas de redação voltadas para o tipo dissertativo-argumentativo; (ii) verificar se as redações do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos atendem à proposta das competências do ENEM. Os sujeitos participantes da pesquisa são alunos do 3º Ano do Ensino Médio e dois professores de Língua Portuguesa. O objeto de estudo é a redação escolar do tipo dissertativo-argumentativo. A investigação faz-se necessária pelo fato da prova de Redação do ENEM exigir o domínio das cinco competências que são critérios de avaliação nessa prova escrita. Por isso, discentes concluintes do Ensino Médio que forem realizar o ENEM, precisam dominá-las. É uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. As instruções dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e do Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio servem de base para os estudos. Foram analisadas quarenta e uma redações, dissertativo-argumentativo, com o tema livre. Conclui-se que, os alunos participantes da investigação sabem escrever um texto dissertativo-argumentativo. Entretanto, conforme a exigência da Prova de Redação do ENEM, eles não atendem satisfatoriamente às cinco competências.
  • Item
    Produção textual no ensino médio : um estudo na escola pública.
    (2020) Ramos, Elaine da Fonseca; Gonçalves, Clézio Roberto; Gonçalves, Clézio Roberto; Rodrigues, Daniela Lopes; Muniz, Kassandra da Silva
    Esta dissertação investiga a prática de escrita de alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Mariana (MG). A pesquisa tem por objetivo geral: analisar a escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola pública marianense, com base no uso das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. E por objetivos específicos: (i) analisar as aulas de redação voltadas para o tipo dissertativo-argumentativo; (ii) verificar se as redações do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos atendem à proposta das Competências do ENEM; iii) compreender em que medida o ato da reescrita do texto contribui para melhorar a escrita. Os sujeitos desta pesquisa são alunos do 3º Ano do Ensino Médio, principalmente aqueles que irão realizar as Provas do ENEM e dois professores de Língua Portuguesa. Nosso objeto de estudo é a Redação Escolar do tipo dissertativo-argumentativo. A relevância da pesquisa justifica-se pelo fato de alunos concluintes do Ensino Médio, principalmente aqueles que forem realizar a Prova de Redação do ENEM, precisarem dominar as cinco competências que são critérios de avaliação nessa prova escrita. O estudo tem como base a Cartilha do Participante do ENEM (2019, p.16), que define o texto dissertativo-argumentativo como “aquele que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, a fim de influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias”. Para esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico foi feito, primeiramente, um estudo bibliográfico sobre o tema e o objeto em questão, tendo como suporte as instruções dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e do Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio. A investigação permitiu concluir que os alunos apresentam dificuldades com a escrita do texto dissertativo-argumentativo e não atendem satisfatoriamente às cinco competências.