DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Oralidade e memória : o registro audiovisual de a história de Lélio e Lina de Guimarães Rosa.
    (2016) Gonçalves, Eleni Ferreira de Souza; Perpétua, Elzira Divina
    Este trabalho aborda as questões da memória e da oralidade na narrativa de Guimarães Rosa. Adotamos uma análise comparativa entre a novela A história de Lélio e Lina e o respectivo registro oral – em forma de documentário – feito pelos Grupos de Contadores de Histórias de Cordisburgo e do Morro da Garça, em Minas Gerais. Analisamos no texto roseano transposto para o suporte audiovisual o que se mantém em um e outro e verificamos os possíveis efeitos que causam ao leitor e ao espectador. Na transposição, se a memória do texto escrito permanece, os elementos da oralidade e da memória sertaneja adquirem outra dimensão na fala dos narradores. Referenciamo-nos no livro A memória Coletiva, de Maurice Halbwachs, e na entrevista de Guimarães Rosa a Gunter Lorenz, na qual o escritor enfatiza aspectos decisivos de sua escrita, sua relação com a língua e linguagem e sua memória em relação ao sertão.
  • Item
    Olhar do cronista, registro da memória.
    (2016) Senra, Angela Maria Dutra da Silva; Perpétua, Elzira Divina
    Propomos apresentar a pesquisa “Rastros da memória literária em crônicas dos jornais marianenses dos séculos XIX e XX” (PERPÉTUA, 2015), que tem como fonte um acervo de periódicos da cidade de Mariana (MG), hoje sob a guarda do Centro de Pesquisas Linguagem, Memória e Tradução do ICHS-UFOP. Dada a evidente relação desse acervo com a memória sociocultural da cidade, nossa pesquisa, em andamento, volta-se objetivamente para identificar e selecionar crônicas literárias publicadas nos periódicos, com a subsequente análise em sua correlação com a memória da região, sob as bases de um significativo material teórico sobre esse gênero. Assim, com vistas a adentrar no passado memorial da cidade de Mariana, apresentaremos o resultado parcial da nossa investigação, que tem proporcionado o conhecimento acerca da crônica; e do registro memorial dessa cidade em razão de sua importância no cenário histórico, social e cultural de Minas Gerais.
  • Item
    Miguilim vai ao cinema.
    (2014) Perpétua, Elzira Divina; Leandro, Anita
    Algumas observações a respeito da filmografia da obra de Guimarães Rosa nos levaram ao pressuposto de que a linguagem roseana contém uma potencialidade sonora e visual que estabelece proximidades entre escrita e cinema. Tal aproximação, antes de se configurar como um dado facilitador das adaptações, transforma-se num desafio para os cineastas, que procuram na imagem em movimento diferentes formas de atualizar o texto do escritor mineiro, fundando, assim, uma relação de memória com a escrita de Rosa. Apresentaremos as reflexões sobre o modo como o espaço sertanejo, os personagens infantis e os animais domésticos são retomados do texto e inseridos nos filmes Mutum, de Sandra Kogut, e Animaizinhos, de Anita Leandro e Elisa Almeida, as duas adaptações cinematográficas da novela Campo Geral.
  • Item
    A construção da identidade nacional em O vendedor de passados.
    (2011) Carvalho, Mariana Aparecida de; Perpétua, Elzira Divina
    Propomos analisar o romance O vendedor de passados, do angolano José Eduardo Agualusa, em que estão presentes fatores ligados à construção de Angola enquanto nação, sendo ficcionalizados como desejo de construção de uma nova identidade nacional através da falsificação de novos passados. Desta forma, O vendedor de passados pode ser lido como uma metaficção historiográfica, termo cunhado por Linda Hutcheon (1988), uma vez que a obra ficcional se volta para o passado não para recontá-lo como reconstituição, mas para reconstruí-lo com base no que poderia ter acontecido, sob um viés crítico, atribuindo, assim, ao discurso historiográfico uma nova significação. Refletimos, ainda, sobre a construção da memória, inerente à ideia de construção da identidade nacional angolana presente na narrativa de Agualusa, abordando, também, a problemática da pós-modernidade que perpassa o romance, sobretudo se investigarmos a temática da obra, bem como os fatores utilizados para que ela seja composta – fatores como ironia, paródia e a presença do passado, que de acordo com Hutcheon são características essenciais das obras que compõem a chamada pós-modernidade