DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Item
    O recurso imagético como estratégia no ensino de português para surdos como segunda língua.
    (Editora CRV, 2023) Miranda, Dayse Garcia; Freitas, Luciana; Paula, Vanessa Souza de
  • Item
    Educação de surdos : reflexões e práticas.
    (Editora CRV, 2023) Miranda, Dayse Garcia; Pinheiro, Rodrigo Carlos; Freitas, Luciana
  • Item
    Portuguese language textbook adapted to Brazilian Sign Language : analysis of a second language didactic activity to deaf children.
    (2022) Miranda, Dayse Garcia
    This paper aims to present and analyze an episode regarding the application of a didactic activity, in the written modality, on the study of the Portuguese Language related to Alphabetical Order, withdrawn from a Portuguese Language TB2 adapted to Libras3 . The participants in this investigation are deaf fifth-grader elementary school students in a special and bilingual school, public system, in the state of Minas Gerais, Brazil. The respondents’ answers reveal that the intention to promote a second language learning environment, led by a pedagogical activity that has not been experienced in their first language, makes it unfeasible to access and reflect on L2.4 The sign language adaptation of the didactic activity did not help the understanding of the exercise proposal as in the Portuguese language. In summary, it is evinced that didactic materials with proposals for adaptation and accessibility in SL5 for deaf students are inadequate and do not build learning in L2.
  • Item
    Práticas discursivas em um contexto simulado de sala de aula inclusiva : escolhas linguísticas realizadas por um intérprete de Língua de Sinais.
    (2021) Miranda, Dayse Garcia
    Pretende-se descrever e analisar as escolhas linguísticas de um Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais Educacional (TILSE), no ato interpretativo da Língua Portuguesa/Língua de Sinais e vice-versa, em um contexto simulado de sala de aula inclusiva, contemplando o aspecto conceitual do significado do discurso a partir do contexto interacional entre os alunos (surdos/ouvintes), o professor e o intérprete. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa, orientada pela perspectiva da etnografia interacional, que considerou a sala de aula inclusiva como uma cultura particularmente construída mediante as diferentes formas de interações estabelecidas entre os participantes. Os dados analisados foram coletados durante o ano de 2009, em Belo Horizonte/MG, numa instituição dedicada à formação de educadores atuantes na área da surdez. A investigação permitiu concluir que um enunciado pode ser entendido de várias maneiras, as quais são interpretadas com base nas definições do momento da interação social e do espaço comunicativo.
  • Item
    Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.
    (2021) Miranda, Dayse Garcia
    Este artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua.
  • Item
    Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo.
    (2021) Miranda, Dayse Garcia
    Uma comunidade linguística não se refere apenas às pessoas que habitam determinados territórios. Os princípios que norteiam os Direitos Linguísticos adotam a ideia de que o espaço territorial não se classifica como uma área geográfica, mas sim como um espaço social e funcional imprescindível para o pleno desenvolvimento da língua. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico (OLIVEIRA, 2003, 2011; GROSJEAN, 2008, 2016; QUADROS, 2019; PLAZA-PUST, 2012; ANN, 2004), predispondo-se a discutir aspectos que sustentam os pressupostos teóricos quanto ao Bilinguismo e à Educação Bilíngue pelas perspectivas da esfera pública e da comunidade surda.
  • Item
    Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.
    (2021) Miranda, Dayse Garcia
    Este artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos.
  • Item
    Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
    (2020) Miranda, Dayse Garcia
    Este artigo propõe apresentar uma reflexão sobre o Projeto de Iniciação Científica vinculado ao Departamento de Letras da UFOP, realizado no ano de 2016, que objetivou investigar o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, a partir do uso da Língua de Sinais (LS) como base comunicativa, em uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG, que possuía 2 (dois) alunos surdos incluídos nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, foi determinante ao projeto que todo o processo de ensino-aprendizagem da LP para surdos fosse realizado, inicialmente, com o ensino da LS e, a partir daí, construíssem possibilidades quanto ao uso da LP escrita. Intencionou-se um trabalho diferenciado ao propor sua realização em sala de aula e com a participação de crianças surdas. O ensino-aprendizagem se desenvolveu apoiado sobre a Libras e sem a intermediação do intérprete. A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, nesse sentido, buscou-se triangular os dados, o método e a teoria. Acompanhando o processo dinâmico que envolveu a abordagem, concluiu-se que o constante apoio de recursos visuais são ferramentas fundamentais que irão conferir embasamento ao processo de desenvolvimento de aquisição da LS e, consequentemente, o despertar da consciência para compreender e assimilar os processos de aquisição da LP, de tal forma a contribuir para um aprendizado significativo.
  • Item
    A imagem ilustrativa do texto literário no livro didático adaptado em Libras : análise da apropriação do aluno surdo.
    (2020) Miranda, Dayse Garcia
    O artigo analisa a aplicação, a um aluno surdo, de uma unidade de livro didático de Língua Portuguesa adaptado em Libras cujas questões norteiam o ensino e a aprendizagem do português como segunda língua e discute a imagem ilustrativa como recurso de linguagem auxiliar para a compreensão do texto literário, bem como suas diversas possibilidades de leitura e apreensão de significado. Pela pesquisa de metodologia de cunho etnográfico, identificam-se entraves durante as atividades, como a ausência de alinhamento do significado da imagem com o texto literário e o pouco acesso à compreensão da leitura por meio da Libras. Conclui que o livro didático adaptado em Libras não promoveu condições ideais para a criança surda aprender o português como segunda língua.
  • Item
    A multimodal LIBRAS-UFOP Brazilian sign language dataset of minimal pairs using a microsoft Kinect sensor.
    (2021) Ramírez Cerna, Lourdes; Escobedo Cárdenas, Edwin Jonathan; Miranda, Dayse Garcia; Gomes, David Menotti; Cámara Chávez, Guillermo
    Sign language recognition has made significant advances in recent years. Many researchers show interest in encouraging the development of different applications to simplify the daily life of deaf people and to integrate them into the hearing society. The use of the Kinect sensor (developed by Microsoft) for sign language recognition is steadily increasing. However, there are limited publicly available RGB-D and skeleton joint datasets that provide complete information for dynamic signs captured by Kinect sensor, most of them lack effective and accurate labeling or stored in a single data format. Given the limitations of existing datasets, this article presents a challenging public dataset, named LIBRAS-UFOP. The dataset is based on the concept of minimal pairs, which follows specific categorization criteria; the signs are labeled correctly, and validated by an expert in sign language; the dataset presents complete RGB-D and skeleton data. The dataset consists of 56 different signs with high similarity grouped into four categories. Besides, a baseline method is presented that consists of the generation of dynamic images from each multimodal data, which are the input to two flow stream CNN architectures. Finally, we propose an experimental protocol to conduct evaluations on the proposed dataset. Due to the high similarity between signs, the experimental results using a baseline method reports a recognition rate of 74.25% on the proposed dataset. This result highlights how challenging this dataset is for sign language recognition and let room for future research works to improve the recognition rate.