DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    Percursos dialetológicos e sociolinguísticos da professora e pesquisadora Dinah Callou.
    (Editora UFMS, 2022) Oliveira, Josane Moreira de; Gonçalves, Clézio Roberto
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    Crenças e atitudes : vencendo o preconceito e construindo empatia linguística.
    (Editora UNB, 2021) Gonçalves, Clézio Roberto; Oliveira, Josane Moreira de
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    Linguística aplicada e literatura : interfaces e diálogos possíveis.
    (2020) Gonçalves, Clézio Roberto; Silva, Vera Lopes da
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    A questão da ortografia no processo de alfabetização : aspectos sociofonéticos.
    (2020) Siqueira, Juliane Evelyn; Gonçalves, Clézio Roberto; Lages, Rita Cristina Lima
    Este artigo se propõe a estudar os desvios ortográficos motivados por interferências fonéticas em crianças que estão em fase inicial de alfabetização, uma vez que o primeiro contato com a língua escrita muitas vezes acontece na escola. Os objetivos específicos deste trabalho visam classificar os tipos de desvios ortográficos coletados nos textos, analisar as motivações existentes nos desvios ortográficos e identificar o tipo de intervenção existente nos desvios ortográficos.
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    A linguística, o texto e o ensino de língua.
    (2020) Gonçalves, Clézio Roberto; Ramos, Elaine da Fonseca
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    As práticas de leitura no Ensino Médio : ensinando e aprendendo a ler.
    (2020) Souza, Niceia Aparecida da Cunha; Gonçalves, Clézio Roberto
    Este artigo faz uma reflexão sobre a leitura no Ensino Médio e busca entender as dificuldades presentes no cenário da educação brasileira para ensinar e aprender a ler. Para isso, foi traçado um percurso histórico sobre a leitura no Brasil, desde o período colonial, com a contribuição de ZILBERMAN (1996), SANTOS (2009), PINA (2010) e LEIRIA (2012); discutiram-se os conceitos de leitura KLEIMAN (2008, 2011), KOCH (2007), MARTINS (1994) e de letramento de SOARES (2010), além das implicações necessárias para a formação do leitor e do professor, em VÓVIO & DE GRANDE (2010). A aplicação de um questionário e rodas de conversas com professoras de língua portuguesa em uma escola de ensino médio contribuíram para uma a análise a partir do ponto de vista do sujeito professor. A solução para o problema da leitura no Brasil não é uma tarefa fácil, pois envolve desde as questões sociais, passando-se pela implementação das políticas públicas, pela formação de professores até à disponibilização de material de leitura para alunos e professores da educação pública. A pesquisa aponta que as práticas de leitura no contexto escolar contam com o esforço dos professores para fazer com que ela aconteça, mas é necessário variar as estratégias e políticas que facilitem o acesso de professores e de alunos a um material de leitura mais diverso possível.
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    A prática da redação escolar e o texto dissertativo argumentativo.
    (2020) Ramos, Elaine da Fonseca; Gonçalves, Clézio Roberto
    Este artigo investiga a prática de escrita de alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Mariana (MG). A pesquisa tem por objetivo geral: analisar a escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola pública marianense, com base no uso das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. E por objetivos específicos: (i) analisar as aulas de redação voltadas para o tipo dissertativo-argumentativo; (ii) verificar se as redações do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos atendem à proposta das competências do ENEM. Os sujeitos participantes da pesquisa são alunos do 3º Ano do Ensino Médio e dois professores de Língua Portuguesa. O objeto de estudo é a redação escolar do tipo dissertativo-argumentativo. A investigação faz-se necessária pelo fato da prova de Redação do ENEM exigir o domínio das cinco competências que são critérios de avaliação nessa prova escrita. Por isso, discentes concluintes do Ensino Médio que forem realizar o ENEM, precisam dominá-las. É uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. As instruções dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e do Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio servem de base para os estudos. Foram analisadas quarenta e uma redações, dissertativo-argumentativo, com o tema livre. Conclui-se que, os alunos participantes da investigação sabem escrever um texto dissertativo-argumentativo. Entretanto, conforme a exigência da Prova de Redação do ENEM, eles não atendem satisfatoriamente às cinco competências.