DELET - Departamento de Letras
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15 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Percursos dialetológicos e sociolinguísticos da professora e pesquisadora Dinah Callou.(Editora UFMS, 2022) Oliveira, Josane Moreira de; Gonçalves, Clézio RobertoItem Crenças e atitudes : vencendo o preconceito e construindo empatia linguística.(Editora UNB, 2021) Gonçalves, Clézio Roberto; Oliveira, Josane Moreira deItem “Do Oiapoque ao Chuí só dá Vanderci” : tecendo ensinamentos e compartilhando saberes.(2021) Gonçalves, Clézio Roberto; Romano, Valter PereiraItem Linguística aplicada e literatura : interfaces e diálogos possíveis.(2020) Gonçalves, Clézio Roberto; Silva, Vera Lopes daItem Entrevista com a Profa. Dra. Márcia Marques de Morais - Leitura literária e ensino : trouxeste a chave?(2020) Gonçalves, Clézio Roberto; Silva, Vera Lopes daItem A questão da ortografia no processo de alfabetização : aspectos sociofonéticos.(2020) Siqueira, Juliane Evelyn; Gonçalves, Clézio Roberto; Lages, Rita Cristina LimaEste artigo se propõe a estudar os desvios ortográficos motivados por interferências fonéticas em crianças que estão em fase inicial de alfabetização, uma vez que o primeiro contato com a língua escrita muitas vezes acontece na escola. Os objetivos específicos deste trabalho visam classificar os tipos de desvios ortográficos coletados nos textos, analisar as motivações existentes nos desvios ortográficos e identificar o tipo de intervenção existente nos desvios ortográficos.Item A linguística, o texto e o ensino de língua.(2020) Gonçalves, Clézio Roberto; Ramos, Elaine da FonsecaItem As práticas de leitura no Ensino Médio : ensinando e aprendendo a ler.(2020) Souza, Niceia Aparecida da Cunha; Gonçalves, Clézio RobertoEste artigo faz uma reflexão sobre a leitura no Ensino Médio e busca entender as dificuldades presentes no cenário da educação brasileira para ensinar e aprender a ler. Para isso, foi traçado um percurso histórico sobre a leitura no Brasil, desde o período colonial, com a contribuição de ZILBERMAN (1996), SANTOS (2009), PINA (2010) e LEIRIA (2012); discutiram-se os conceitos de leitura KLEIMAN (2008, 2011), KOCH (2007), MARTINS (1994) e de letramento de SOARES (2010), além das implicações necessárias para a formação do leitor e do professor, em VÓVIO & DE GRANDE (2010). A aplicação de um questionário e rodas de conversas com professoras de língua portuguesa em uma escola de ensino médio contribuíram para uma a análise a partir do ponto de vista do sujeito professor. A solução para o problema da leitura no Brasil não é uma tarefa fácil, pois envolve desde as questões sociais, passando-se pela implementação das políticas públicas, pela formação de professores até à disponibilização de material de leitura para alunos e professores da educação pública. A pesquisa aponta que as práticas de leitura no contexto escolar contam com o esforço dos professores para fazer com que ela aconteça, mas é necessário variar as estratégias e políticas que facilitem o acesso de professores e de alunos a um material de leitura mais diverso possível.Item A prática da redação escolar e o texto dissertativo argumentativo.(2020) Ramos, Elaine da Fonseca; Gonçalves, Clézio RobertoEste artigo investiga a prática de escrita de alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Mariana (MG). A pesquisa tem por objetivo geral: analisar a escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola pública marianense, com base no uso das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. E por objetivos específicos: (i) analisar as aulas de redação voltadas para o tipo dissertativo-argumentativo; (ii) verificar se as redações do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos atendem à proposta das competências do ENEM. Os sujeitos participantes da pesquisa são alunos do 3º Ano do Ensino Médio e dois professores de Língua Portuguesa. O objeto de estudo é a redação escolar do tipo dissertativo-argumentativo. A investigação faz-se necessária pelo fato da prova de Redação do ENEM exigir o domínio das cinco competências que são critérios de avaliação nessa prova escrita. Por isso, discentes concluintes do Ensino Médio que forem realizar o ENEM, precisam dominá-las. É uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. As instruções dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e do Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio servem de base para os estudos. Foram analisadas quarenta e uma redações, dissertativo-argumentativo, com o tema livre. Conclui-se que, os alunos participantes da investigação sabem escrever um texto dissertativo-argumentativo. Entretanto, conforme a exigência da Prova de Redação do ENEM, eles não atendem satisfatoriamente às cinco competências.Item Para conhecer norma linguística.(2018) Gonçalves, Clézio Roberto; Costa, Mariana Mendes Correa da; Dias, Valter de CarvalhoO livro Para Conhecer Norma Linguística, de autoria de Carlos Alberto Faraco e Ana Maria Zilles, publicado pela Editora Contexto em 2017, traz em suas 219 páginas os principais questionamentos sobre ideia de norma, sobretudo na Língua Portuguesa, fazendo com que seus leitores compreendam o seu conceito em diferentes contextos, contribuindo para o ensino de uma língua que respeite, acima de tudo, as variedades. Carlos Alberto Faraco é professor (aposentado) titular da Universidade Federal do Paraná. Possui experiência na área de Linguística com ênfase em Linguística Aplicada; seus livros e artigos muito têm contribuído para uma discussão sistemática sobre língua. Publicou vários livros, dentre os quais destaca-se Norma culta brasileira: desatando alguns nós. Ana Maria Zilles é professora titular de Linguística da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Dedica-se atualmente a estudos da variação e mudança linguística, como também políticas linguísticas, aquisição da linguagem, dentre outros. Em cooperação com Faraco, publicou Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino, importante obra que discute a língua, especialmente no contexto escolar. O livro ora comentado, além de uma breve apresentação, está organizado em quatro capítulos, a saber: (1) Norma: tecendo conceitos; (2) Norma: descrição e prescrição; (3) Breve histórico da normatização do português; e (4) Norma e ensino. Destaca-se ainda o caráter pedagógico da obra, ao disponibilizar, no final de cada capítulo, leituras complementares e questões a serem respondidas.