DELET - Departamento de Letras
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Item Hijacked by History : The Merchant of Venice, George Tabori and the Memory of the Holocaust.(2020) Galery, Maria Clara VersianiThis article considers Shakespeare’s The Merchant of Venice as a work singularly transformed by the events of the Holocaust, in such a way that stagings of the play are often turned into pretexts for remembrance. It discusses the play as an archive of trauma, and reflects on whether it may provide testimony for the atrocities committed during the war. To this end, the article provides an inquiry into different perspectives of trauma and its representation, relying on Giorgio Agamben’s explorations of the aporia of bearing testimony, and on Shoshana Felman’s notion of testimony as a performative speech act. Finally, this work looks at three different adaptations of Shakespeare’s play in the second half of the 20th century by George Tabori (1914-2007), a Jewish Hungarian playwright and director.Item Na cidade historiada : justiça e outros conflitos em O Mercador de Veneza, de William Shakespeare.(2019) Galery, Maria Clara VersianiNa época em que Shakespeare escolheu Veneza para cenário de Otelo e O Mercador de Veneza, a cidade-república correspondia aos ideais renascentistas de liberdade e estabilidade. Descobertas no âmbito da geografia e da astronomia exigiam uma reavaliação do lugar ocupado por mulheres e homens na nova concepção do universo. Este ensaio pretende refletir sobre a Veneza mítica do imaginário shakespeariano, uma paisagem simbólica, menos física e concreta que ideológica. Nesse sentido, o trabalho recorre ao conceito foucaultiano de heterotopia para ilustrar como, na representação da cidade, se projetavam os anseios de uma época. Aqui, a jurisprudência é de importância central.Item Wonder, ambivalence and heterotopia : the city in Shakespeare’s The Merchant of Venice.(2018) Galery, Maria Clara VersianiThis essay proposes a discussion of the representation of Venice in William Shakespeare’s The Merchant of Venice, addressing the city as a site of ambivalence and cultural interrogation. It examines how Shakespeare drew on the “myth of Venice” to create a space into which Renaissance anxieties about justice, gender, religion and finances were projected. Michel Foucault’s concept of heterotopia is applied here to show how representations of Venice are used to mirror Elizabethan and Jacobean society. The essay also proposes an analysis of how the Italian city-state is rendered in Michael Radford’s filmic adaptation of Shakespeare’s play, with special attention to the images of the prostitutes in the film, and the ambivalent portrayal of the justice system during the courtroom scene.Item "I will love you dear" : usura e desejo em O Mercador de Veneza.(2006) Galery, Maria Clara VersianiEste trabalho propõe uma discussão do Mercador de Veneza, de William Shakespeare, enfocando caracterizações de Shylock no palco e no cinema. A análise aqui desenvolvida aborda os temas de anti-semitismo e homoerotismo.Item A dança invisível : olhar, desejo e transgressão em Salomé, de Oscar Wilde.(2015) Galery, Maria Clara VersianiO artigo em tela propõe uma discussão de Salomé, peça de teatro escrita por Oscar Wilde no final do século XIX. O texto é enfocado como criação anômala na extensa obra literária do autor irlandês, por ter sido escrito inicialmente em francês e também por estar inserido no contexto e estética decadentistas do fin de siècle parisiense. Salomé é analisada como obra transgressora do modernismo pelos excessos de sua linguagem poética, bem como pela temática erótica. Questões ligadas ao olhar e ao desejo são desenvolvidas no artigo. Propõe-se, ainda, examinar alguns elementos da montagem da peça dirigida por Steven Berkoff, enfocando sobretudo a encenação da dança dos sete véus.Item Considerações em torno do espectador, do olhar e da representação do feminino.(2004) Galery, Maria Clara VersianiEste artigo propõe uma discussão do olhar do espectador no cinema e no teatro, particularmente no que se refere à representação do feminino. Examina o ensaio de Laura Mulvey, “Prazer visual e cinema narrativo” e estabelece uma relação entre suas idéias, o teatro brechtiano e representações de gênero. Discute performances de gênero em relação ao teatro shakespeariano.Item Romance de Romeu e Julieta : tradução, memória e cultura popular.(2006) Galery, Maria Clara VersianiEste artigo examina as semelhanças entre memória e tradução, ao mesmo tempo em que tece uma reflexão sobre o problema da identidade cultural. O conto de Jorge Luis Borges, “La memoria de Shakespeare”, é explorado como um pretexto para a discussão do convívio entre duas tradições, a erudita e a popular. Valendo-se do conceito de transculturação, este artigo demonstra como o folheto de literatura de cordel Romance de Romeu e Julieta adapta um enredo que Shakespeare tornou conhecido, transportando-o para o contexto do nordeste brasileiro.