PPGEDU - Doutorado (Tese)
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/16480
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Item Avaliação das habilidades de leitura da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.(2023) Roncete, Karine Votikoske; Matos, Daniel Abud Seabra; Corrêa, Hércules Tolêdo; Matos, Daniel Abud Seabra; Corrêa, Hércules Tolêdo; Lages, Rita Cristina Lima; Hamdan, Juliana Cesário; Soares, José Francisco; Coscarelli, Carla VianaEm 2017, o Governo Federal homologou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. O documento normativo tem como um de seus objetivos, assegurar que conteúdos básicos de aprendizagem sejam garantidos aos estudantes. Para alcançá-lo, a BNCC pauta-se em competências e habilidades. Esta pesquisa se propôs a avaliar as habilidades de Leitura referentes aos anos finais do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular. O principal referencial teórico utilizado foi a Taxonomia revisada de Bloom, que além de ser usada amplamente no contexto educacional, também serviu de base para a reestruturação da matriz de referência do SAEB. A Taxonomia revisada de Bloom possui duas dimensões: o processo cognitivo e o domínio do conhecimento. Este divide-se em quatro tipos: factual, conceitual, procedimental e metacognitivo. Já aquele, em seis: lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar. A Taxonomia nos auxiliou para a elaboração de um glossário de verbos, separados por processos cognitivos, e na reescrita das habilidades. Analisamos 58 habilidades de Leitura e elas foram separadas em 4 grupos: i) habilidades que não são de leituras: retirou- se tudo o que não era pertencente a leitura (seja a habilidade inteira, seja parte dela); ii) habilidades que se relacionam indiretamente com leitura: são aquelas que, apesar de importantes, só poderiam acontecer após ocorrer a leitura em si; iii) habilidades de efeito de sentido: foram dez habilidades sobre o tema integradas em uma única habilidade e iv) outras habilidades analisadas. Desse último grupo, analisamos 35 habilidades. Buscamos clarificar o sentido das habilidades, deixando apenas sua “ideia central”. Para ajudar na apropriação do material, também tivemos um cuidado de tentar equilibrar a quantidade de habilidades em cada processo cognitivo. Esse equilíbrio é importante, uma vez que habilidades de baixa complexidade são imprescindíveis para o aprendizado, desde que não sejam parte dominante do material pedagógico. Dessa forma, chegamos ao resultado de 28 habilidades, distribuídas pelos processos cognitivos da seguinte forma: 4 em Lembrar; 8 em Compreender; 9 em Analisar; 5 em Avaliar e 2 em Criar. A maioria deles são pertencentes ao domínio do conhecimento “conceitual” (21); 5 pertencem ao “factual” e 2 ao “procedimental”. Com esse conjunto de habilidades, mobilizadas em diferentes contextos, acreditamos ser possível formar um estudante proficiente em leitura. Por fim, elaboramos algumas questões com base em um texto de um livro didático de 7o ano, para ilustrar a mobilização de diversas habilidades analisadas. Uma limitação do nosso estudo foi restringir a análise apenas à parte de Leitura dos anos finais do Ensino Fundamental. É crucial investigar outras áreas temáticas nessa etapa de ensino, assim como nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.Item Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.(2022) Magalhães, Rosângela Márcia; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Soares, Ivanete Bernardino; Machado, Maria Zélia Versiani; Debus, Eliane Santana DiasA leitura de textos literários contribui para a formação do leitor criativo e autônomo, visto que os horizontes propostos pela literatura são ilimitados e suas interpretações, dada a sua natureza polissêmica, infinitas. Esta pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto tem como objetivo geral analisar os modos de ensinar literatura infantil que levam os alunos ao sentido das obras nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito/MG. Para o desenvolvimento desta investigação, recorremos aos princípios teóricosreferentes à abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semiestruturada, fotografias de acervo pessoal e de acervo particular disponibilizadas pelas profissionais pesquisadas e a análise de documentos oficiais relacionados ao trabalho com a Literatura Infantil na rede municipal de ensino. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa são os estudos sobre letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área, tais como Magda Soares, e também nas consecutivas investigações sobre as diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário, que vem sendo estudado por diversos pesquisadores brasileiros (por exemplo, PAULINO, COSSON, MACHADO, PAIVA, CORRÊA), e que tem se fortalecido bastante com o trabalho do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – GPELL, no âmbito do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG. Além desses estudiosos, dialogamos com pesquisadoras que têm como foco o ensino de literatura e a formação de leitores literários como Zilberman, Colomer, Rouxel, Dalvi, Lajolo, dentre outras e outros. Logo, esta pesquisa oferece elementos importantes para a compreensão do trabalho significativo com a literatura infantil e aponta subsídios para o desenvolvimento de estratégias metodológicas adequadas para a leitura literária nos primeiros anos de escolarização. Ficou evidente nesta investigação que não existe um modo exclusivo de ensinar literatura infantil nos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de Itabirito/MG. O que devemos refletir é sobre a intencionalidade pedagógica do professor, pois em todos os caminhos que ele percorrer com seus alunos a atividade de leitura literária deve ser priorizada. A presente pesquisa ainda nos possibilita afirmar que a escola, para desenvolver o processo de letramento literário de forma sistematizada e significativa, deve dispor de uma biblioteca bem equipada e com pessoas qualificadas para trabalhar nesse espaço, um acerco diversificado, professores leitores com boa fundamentação teórica e metodológica, programas de ensino que valorizem a literatura e, sobretudo, um professor que medeia a leitura e também ensine a literatura infantil. Afinal, é através da experiência da leitura literária que é possível formar leitores mais conscientes e engajados na luta pela democracia, pela educação pública, gratuita e de qualidade.Item Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino remoto emergencial.(2023) Dias, Daniela Rodrigues; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Lima, Guilherme da Silva; Pimenta, Viviane Raposo; Coscarella, Carla Viana; Araújo, Júlio César Rosa deO objetivo geral desta tese é refletir, em tempos de pandemia da covid-19, sobre os relatos dos docentes e discentes, especificamente do Departamento de Computação e Sistemas - DECSI do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Brasil, quanto às práticas de multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC a partir das estratégias didáticas adotadas no Ensino Remoto Emergencial - ERE em contexto de distanciamento social. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: i) entender e apreender como foi para os professores e alunos a experiência com o ERE; ii) identificar os usos das TDIC por professores e alunos; iii) descrever as práticas de multiletramentos realizadas por professores e alunos e as estratégias didáticas adotadas pelos professores; iv) compreender a relação entre as práticas de multiletramentos e usos das TDIC com as estratégias didáticas e v) analisar os possíveis desafios da experiência com o ERE e perspectivas futuras. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (Letramentos e Multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Ensino Remoto Emergencial - ERE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A investigação adotou os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como o formulário e entrevista semiestruturada on-line. Na sequência, a análise dos dados coletados foi realizada confrontando o referencial teórico levantado e os resultados encontrados na realização da pesquisa à luz do princípio ético de respeito à diferença e valorização dos sujeitos envolvidos. Os dados coletados evidenciam que as práticas de multiletramentos foram intensificadas no ERE em virtude da utilização das TDIC por professores e alunos como um dos principais meios de acesso e comunicação, permitindo aos professores transformarem as suas práticas pedagógicas com a adoção de diversificadas estratégias didáticas. Os achados desta investigação confirmam a nossa hipótese inicial, de que a situação da pandemia da covid-19 e o repentino distanciamento social, ao provocar mudanças no processo de ensino e aprendizagem, alterou o percurso formativo dos professores e alunos, a organização e adaptação das disciplinas, a gestão do tempo e espaço, a autonomia discente, a mediação pedagógica, os critérios de avaliação, concepção e adoção de estratégias didáticas baseadas em metodologias específicas e usos das TDIC. Os dados coletados também apontam para as perspectivas futuras de continuidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle durante as aulas presenciais, constituindo-se em uma proposta promissora para a educação, tendo em vista o cenário brasileiro e seus distintos contextos. Assim, esperamos que os dados e informações desta pesquisa possam contribuir para a elaboração de estratégias didáticas relacionadas aos estudos dos multiletramentos e usos das TDIC; desenvolvimento profissional docente; a valorização docente e das instituições públicas; compartilhamento das diversas iniciativas implementadas no contexto de distanciamento social; como também na elaboração de políticas públicas necessárias para a integração das TDIC em todas as modalidades da educação.