DEDIR - Artigos publicados em periódicos

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    Gestão educacional na pandemia do Covid-19 : a experiência do curso de Direito da Fundação Presidente Antônio Carlos de Mariana – ano 2020.
    (2021) Batalha, Crovymara Elias; Guzzo, Fabiano César Rebuzzi
    A Pandemia Covid-19 representa uma mudança de paradigmas no que diz respeito à Gestão Educacional, novas ações administrativas e acadêmicas se fizeram necessárias, novas competências e habilidades se fizeram presentes no cotidiano da Comunidade Docente, Discente e Administrativa.
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    Os direitos humanos e a extensão nos cursos de direito : experiência do núcleo de direitos humanos da UFOP.
    (2009) Surlo, Gerlis Prata; Oliveira, Júlio Aguiar de
    O modelo tradicional de extensão dos cursos de Direito, representado pelos núcleos de prática jurídica, encontra-se em crise. Isso porque, nesse modelo, os alunos desenvolvem atividades mecânicas que impedem as discussões em conjunto, a crítica e a busca de soluções criativas. Esse tipo de atividade extensionista harmoniza-se com um projeto de formação acadêmica orientada por uma perspectiva positivista de compreensão e realização do Direito, que reduz o Direito à lei e o afasta da realidade. Diante desse cenário, busca-se, aqui, apresentar a experiência do programa de extensão do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto- NDH- UFOP, exemplo de atividade acadêmica voltada para uma verdadeira formação do estudante de Direito. Uma formação que pressupõe, necessariamente, o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma interpretação do Direito, comprometida com a complexidade do real.
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    Direitos humanos e ensino jurídico : uma superação dos modelos assistencialistas a partir da experiência na extensão universitária.
    (2010) Oliveira, Júlio Aguiar de; Surlo, Gerlis Prata
    O modelo tradicional de extensão dos cursos de Direito representado pelos núcleos de prática jurídica, encontra-se em crise. Isso porque, nesse modelo, os alunos desenvolvem atividades mecânicas que impedem as discussões em conjunto, a crítica e a busca de soluções criativas. Esse tipo de atividade extensionista harmoniza-se com um projeto de formação acadêmica orientada por uma perspectiva positivista de compreensão e realização do Direito, que reduz o Direito à lei e o afasta da realidade. Diante desse cenário, o objetivo do presente artigo é apresentar a experiência do programa de extensão NDH-UFOP (Núcleo de Direitos Humanos da UFOP), exemplo de atividade acadêmica voltada para uma verdadeira formação do estudante de Direito. Uma formação que pressupõe, necessariamente, o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma interpretação do Direito comprometida com a complexidade do real.