PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/15713

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Relação de estudantes do ensino médio com a matemática escolar : desdobramentos da pandemia de COVID -19 e do tempo integral.
    (2023) Penna, Pedro de Oliveira Ribeiro; Deodato, André Augusto; Deodato, André Augusto; Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
    Esta pesquisa de mestrado insere-se em um contexto educacional atípico, qual seja, o da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral, durante o período da pandemia de COVID19 (e do Ensino Remoto Emergencial), em uma escola estadual de um município do interior de Minas Gerais. Nesse cenário, apontamos como objetivo deste estudo, investigar mudanças nas relações dos alunos com a Matemática Escolar, causadas pela pandemia e pela adoção do tempo integral enquanto política para escolas do EM na realidade estudada. Assim, com vistas a caracterizar o contexto desta pesquisa e a fundamentá-la teoricamente, estabelecemos um diálogo com autores que apresentam as funções da instituição escolar e que trazem à baila um debate sobre o dissenso de uma crise no sistema de educação pública. Além disso, ponderamos sobre a expectativa que se coloca no tempo integral como alternativa para solucionar os problemas que compõem tal crise. Ainda com o intuito de compreender desdobramentos da pandemia na escola, dadas as estratégias utilizadas no Ensino Remoto, apresentamos reflexões de pesquisadores que investigam o uso de Tecnologias Digitais. Cabe acrescentar que, assumindo um posicionamento epistemológico alinhado com a Educação Matemática Crítica, caracterizamos os principais conceitos nos quais nossa análise se ancora, dentre os quais se destaca, principalmente, o conceito de foregrounds. Com efeito, para atender ao objetivo proposto, construído a partir do referencial teórico anunciado, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, na qual o material empírico foi produzido por meio da observação de 27 aulas de matemática e 12 de uma disciplina integradora intitulada ‘práticas experimentais’. Foram instrumentos que utilizamos durante essa observação o diário de campo, um questionário respondido por 36 alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro desses alunos e com o professor de matemática. Desse modo, depois de organizado o material empírico, construímos três eixos por meio dos quais compartilhamos a análise empreendida. Nesses eixos, percebemos que a falta de presencialidade e o formato do ensino remoto (com ações quase exclusivamente assíncronas) impactaram em certos prejuízos na relação dos discentes com a matemática. Percebemos também que o retorno do modelo presencial, concomitantemente ao tempo integral, não se mostrou garantia de se mitigar tais prejuízos. Tudo isso nos levou ao entendimento de que a escola teve fragilizados tanto seu papel de compartilhar conhecimento quando de colaborar com a socialização dos discentes. Não obstante, identificamos nos estudantes uma sensação de queda da participação da família no auxílio de seus estudos durante o Ensino Remoto. Tal aspecto, somado à questão socioeconômica, também se mostrou um fator complicador para relação dos discentes com a Matemática. Cabe acrescentar que notamos ainda não só que o caderno passou a ser mais utilizado como fonte de registro e de consulta, mas também que a câmera do celular passou a ser mais utilizada para registrar as anotações do professor. Tais fatos mostraram, em certa medida, influir na maneira que os estudantes passaram a realizar as provas de Matemática. Destacamos ainda que o acréscimo no número de aulas decorrentes do tempo integral colaborou para que houvesse instabilidade na frequência dos estudantes às aulas, fato que também impactou sua relação com a matemática. Por fim, a partir da análise do material empírico, identificamos elementos para afirmar que a organização e implementação do Ensino Médio em Tempo Integral – quando descompassada de um projeto de educação integral bem definido – pode prejudicar as pretensões futuras dos estudantes, inclusive, favorecendo a evasão escolar.
  • Item
    Tecnologias digitais em geometria espacial no ensino médio : experiências e perspectivas no contexto do ensino híbrido.
    (2023) Pacheco, Claudio Bernardo Lucio; Reis, Frederico da Silva; Martins, Eder Marinho; Reis, Frederico da Silva; Martins, Eder Marinho; Paiva, Maria Auxiliadora Vilela; Santos, Marli Regina dos
    Esta dissertação apresenta uma pesquisa que objetivou, de forma geral, investigar a utilização de Tecnologias Digitais em Geometria Espacial, na perspectiva de professores de Matemática do Ensino Médio, no contexto do Ensino Híbrido. O referencial teórico-bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas relacionadas ao Ensino de Geometria Espacial e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática, além de trabalhos recentes relacionados a novas experiências e perspectivas para o Ensino Híbrido. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa em seus pressupostos e métodos e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com professores de Matemática do Ensino Médio, matriculados na disciplina eletiva intitulada Tecnologias Digitais na Educação Matemática do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, oferecida no 1o semestre letivo de 2022. A partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias relacionadas a conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com a utilização dos softwares dinâmicos Poly e GeoGebra 3D, identificamos um conjunto de contribuições para o ensino de Geometria Espacial, tais como a visualização e o dinamismo proporcionados pelos softwares, e também contribuições para a formação dos professores participantes, tais como a construção conjunta de seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico. Concluímos, ainda, que toda a dinâmica de execução das atividades exploratórias buscou evidenciar a compreensão, a reconstrução e consolidação das características e propriedades geométricas nos conteúdos elencados e, assim, perspectivamos uma proposta de ressignificação do ensino de Geometria Espacial para além da aplicação de fórmulas. Por fim, nas considerações finais, apontamos para a necessidade de um (re)pensar sobre o Ensino Híbrido, à luz das possibilidades de integração das Tecnologias Digitais na Educação Matemática.
  • Item
    Uma intervenção pedagógica com vistas à promoção da autorregulação da aprendizagem matemática : um estudo com alunos do Ensino Médio.
    (2022) Lima, Ediane Pereira de; Torisu, Edmilson Minoru; Torisu, Edmilson Minoru; Boruchovitch, Evely; Ferreira, Ana Cristina
    A autorregulação da aprendizagem é definida como processo no qual o aluno planeja, monitora e avalia o seu próprio aprendizado, podendo tornar-se capaz de ser um aprendiz mais autônomo, proativo, e, assim, alcançar melhores resultados escolares. Existem diversos modelos de autorregulação da aprendizagem, nesta pesquisa, utiliza-se o modelo proposto por Barry Zimmerman (2000), fundamentado na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura (1996). Esta pesquisa, de cunho qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, foi desenvolvida com o objetivo de investigar as contribuições que uma intervenção pedagógica, com vistas à promoção da autorregulação da aprendizagem Matemática, pode trazer para a vida escolar de alunos de uma turma do 3o ano do Ensino Médio, de uma Escola Pública da cidade de Belo Horizonte. Os dados foram coletados por meio de questionários, obsrvação, diário de bordo, atividade diagnóstica, três blocos de atividades e atividade aplicada após a intervenção pedagógica, estes três últimos abarcaram o conteúdode Matemática Financeira. Foram desenvolvidas 15 sessões de intervenção pedagógica, perpassando pelas três fases do modelo de autorregulação da aprendizagem, proposto por Zimmerman (2000,2002). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e realizada a análise qualitativa relacionando os acontecimentos e as respostas dos participantes com o modelo proposto e os elementos envolvidos na AA. Como resultados, após a intervenção pedagógica, os participantes elencaram as contribuições da proposta à vida escolar deles: aprenderam como fazer o planejamento para a realização de uma tarefa, definir metas, organizar o tempo, organizar o ambiente, planejar os estudos em casa, otimizar tempo, espaço e planejamento de estratégias de estudo obtendo melhores resultados, estudar com mais foco, aprender por meio de estratégias diferentes, conhecidas durante as socializações das correções de atividades, contar com a ajuda da professora e dos colegas para aprender e esclarecer dúvidas, revisar as anotações no caderno sempre que necessário, utilizar a internet para buscar esclarecer as dúvidas e entender o conteúdo, e não literalmente, copiar as respostas, diversificar as estratégias de resolução de exercícios, utilizar a autorreflexão como forma de acompanhar e controlar o desempenho na aprendizagem, modificar o percurso do processo de estudo e de aprendizagem, replanejando as estratégias, quando julgar necessário, para atingir a meta pré-estabelecida. Do ponto de vista da professora pesquisadora, a proposta contribuiu para os participantes aprenderem com a prática sobre os elementos envolvidos nas três fases do processo de AA do modelo proposto. Além disso, demonstraram uma crescente participação e empenho nas atividades propostas, demonstrando o desenvolvimento das habilidades em resolver problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples utilizando, estratégias pessoais, cálculos mentais, e, calculadora, no contexto da Educação Financeira, interpretar e comparar situações que envolvam juros simples com as que envolvem juros compostos, refletir, discutir e argumentar sobre questões relacionadas à Educação Financeira. Também verificou-se melhoria do autocontrole pessoal e da autonomia, relativo aos processos de aprendizagem dos participantes, em níveis diferentes, contudo, todos obtiveram avanços.