PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)
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Resultados da Pesquisa
Item Técnologias digitais da informação e comunicação e o ensino remoto emergencial: implicações nas práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual de Ouro Preto - MG(2024) Lima, Kelly Souza; Inajara de Salles Viana Neves; Inajara de Salles Viana Neves; Cirléia Pereira Barbosa; José Fernandes da SilvaA pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas nas práticas pedagógicas dos professores em todo o mundo, exigindo mais flexibilidade dos professores na condução do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. No cenário brasileiro, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implementado como medida temporária durante o isolamento social imposto pela COVID-19. Nesse contexto, o presente estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as repercussões da ERE bem como identificar possíveis mudanças ou inovações nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino médio de escolas públicas estaduais da cidade de Ouro Preto-MG. pós-pandemia, considerando o contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para atingir os objetivos propostos foram utilizados dois instrumentos (questionários e entrevistas) para obtenção dos dados a serem analisados. O questionário foi aplicado a 15 professores de Matemática do ensino médio da rede pública estadual de Ouro Preto-MG. Por meio do questionário foi possível caracterizar os participantes e coletar informações sobre a experiência dos professores com a ERE, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para adaptação ao novo formato de ensino. Para tanto, 11 professores participaram das entrevistas semiestruturadas, permitindo assim uma investigação mais aprofundada de suas práticas pedagógicas durante e após a ERE, permitindo ainda que os professores refletissem substancialmente sobre as implicações do ensino remoto. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, onde foi possível destacar alguns pontos sobre a ERE e avaliar as práticas docentes dos participantes. Quanto às dificuldades enfrentadas, os professores destacaram desafios relacionados à adaptação tecnológica, falta de infraestrutura adequada e dificuldade de engajamento dos alunos. Além disso, também foram identificados aspectos positivos, como a possibilidade de explorar novas ferramentas tecnológicas que possam promover maior autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Os resultados mostraram que a implementação da ERE promoveu reflexões relevantes sobre a transformação das práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino médio. No entanto, destaca-se a importância dos investimentos em infraestrutura tecnológica nas escolas e na formação de professores para a adequada adaptação e utilização eficaz das TDIC no ensino de Matemática.Item "O que diacho é tarefa?" : etnomodelagem e etnomodelos da produção de arroz em Amarante no Piauí.(2024) Rodrigues, Luciano de Santana; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Melo, Elisângela Aparecida Pereira de; Deodato, André AugustoEsta pesquisa foi conduzida com 10 agricultores familiares, 3 (três) funcionários da prefeitura municipal e 1 (uma) membra do sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Amarante, no estado do Piauí. A pesquisa se justifica pela necessidade de valorização de saberes e fazeres matemáticos locais que, muitas vezes, não são abordados, em salas de aula, na Educação Básica. Assim, o principal objetivo deste estudo é compreender como os conhecimentos etnomatemáticos relativos ao cultivo de arroz, da agricultura familiar, podem ser etnomodelados por meio da elaboração de etnomodelos, visando o desenvolvimento dos conteúdos de áreas, volumes e estimativas. Os objetivos específicos são: a) identificar os artefatos culturais e as unidades de medidas de áreas e volumes utilizados pelos agricultores familiares de Amarante-PI, desde o plantio até a colheita e o armazenamento de arroz para consumo ou venda, b) analisar as estratégias e as técnicas de resolução de problemas envolvendo o cálculo de área, de volume e de estimativas relacionadas com a produção de arroz, por área cultivada, por meio da elaboração de etnomodelos, c) estabelecer relações entre os etnomodelos êmicos (locais) desenvolvidos pelos agricultores familiares com os etnomodelos éticos (globais) utilizados no currículo escolar em salas de aula por meio do entendimento dessa relação dialógica (glocal). A fundamentação teórica se baseia no Programa Etnomatemática, na perspectiva sociocultural da Modelagem Matemática e na Etnomodelagem, que buscam desenvolver uma visão ampla dos saberes e fazeres matemáticos êmicos (locais) e conhecimentos matemáticos éticos (globais), relacionando-os dialogicamente por meio do desenvolvimento do dinamismo cultural. Destaca-se que este estudo qualitativo visou responder à questão de investigação: Como os conhecimentos etnomatemáticos relativos ao cultivo de arroz, da agricultura familiar, podem ser etnomodelados por meio da elaboração de etnomodelos, visando o desenvolvimento dos conteúdos de áreas, volumes e de estimativas? Para a obtenção de respostas para essa questão, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a) questionários, b) entrevistas semiestruturadas, c) grupo focal, d) observações participantes e e) diário de campo do pesquisador. Os procedimentos metodológicos foram utilizados por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi auxiliada pelo emprego da triangulação dos dados e da Fórmula do Consenso. Os dados foram analisados para identificação dos códigos preliminares na codificação aberta, bem como os resultados obtidos foram interpretados por meio da identificação e elaboração das categorias conceituais, na codificação axial. Esses procedimentos iniciais de coleta e análise de dados possibilitou a obtenção de respostas para a questão de investigação e, também, para a validação e confiabilidade dos resultados que foram obtidos nesta pesquisa. Os resultados mostram que existem diversos saberes e fazeres matemáticos locais (êmicos) presentes nas práticas cotidianas dos agricultores familiares e, entre esses conhecimentos destacam-se as unidades de medidas de comprimento, área e volume/massa que possibilitam para os agricultores participantes resolverem situações-problema do dia a dia, como, por exemplo, as técnicas de cubação de terrenos que possibilitam aos agricultores o cálculo da área de diferentes formatos de terrenos como: quadriláteros, triangulares, circulares, pentagonais e hexagonais. Essa interpretação possibilitou a elaboração de etnomodelos dialógicos que podem servir como um ponto de partida para a valorização e o respeito aos saberes e fazeres desenvolvidos localmente.Item Conhecimento didático-matemático mobilizado por preceptor e residentes no contexto do programa residência pedagógica : uma proposta de trabalho para a educação estatística.(2023) Souza, Flávia Silva; Silva, José Fernandes da; Silva, José Fernandes da; Rodríguez Nieto, Camilo Andrés; Torisu, Edmilson MinoruO propósito deste estudo foi identificar e compreender o Conhecimento Didático-Matemático mobilizado por Preceptor e Residentes de um subprojeto de Matemática do Programa de Residência Pedagógica para o ensino de Estatística. No tocante ao referencial teórico, buscamos, entre autores que discutem os conhecimentos necessários à docência; e sobre a perspectiva ampliada do Conhecimento Didático-Matemático do professor, lançando o olhar aos Critérios de Idoneidade Didática. No âmbito da revisão de literatura foi possível perceber que ainda são poucas as pesquisas que focam na Educação Estatística na formação de professores que ensinam Matemática. Além disso, os estudos mapeados apontam que alguns professores no início da docência alegam se sentirem despreparados para lecionar Estatística na Educação Básica. Este é um estudo de natureza qualitativa, realizado com uma Preceptora e cinco estudantes da Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior, de Minas Gerais, que atuavam como bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica. Assim, os dados foram produzidos por meio do registro em áudio e vídeo dos encontros de formação, registro em diário de campo, pela proposta elaborada pelos participantes e entrevista por meio de grupo focal. Na organização dos dados, em um primeiro momento, fizeram-se as transcrições dos encontros do minicurso. Posteriormente, organizaram-se as falas dos participantes, para facilitar a análise e a posterior interpretação, juntamente com os dados da entrevista, e o projeto desenvolvido pelos participantes. Para as análises dos dados, utilizaram-se como categorias analíticas os próprios componentes e indicadores propostos por Juan Godino e colaboradores para os seis critérios de Idoneidade Didática: epistêmico; cognitivo; interacional; afetivo; educacional; e ecológico. Na análise do processo de elaboração e implementação do projeto trabalhando a Educação Estatística por meio da perspectiva da ABP, os dados apontam que os seis critérios de Idoneidade Didática foram evidenciados: o afetivo e ecológico alcançaram o nível alto em relação aos seus componentes e indicadores; e o epistêmico, o cognitivo, o interacional e mediacional atingiram níveis acima de médio e próximo de alto. Esses Critérios no processo de planejamento foram mobilizados pelos licenciandos de maneira intuitiva, visto que não se apresentou a teoria aos participantes antes da primeira avaliação. Os resultados indicam que a mobilização dos critérios de Idoneidade Didática ocorre articuladamente, pois um critério não se desvincula dos demais e a adequação de um tende a contribuir com os demais. Entretanto, alguns fatores e condições podem fazer com que um critério alcance maior adequação que outro, como foi o caso desta pesquisa, que, ao utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia, contribuiu para uma melhor adequação dos Critérios ecológico e afetivo. Ademais, analisando o formato empregado na formação e o modo como foi conduzida sua implementação, considera-se que a utilização da ABP não apenas contribuiu para que se discutisse o conteúdo matemático, mas, principalmente, oportunizou discussões que permitiram mobilizar conhecimentos em contextos de articulação entre teoria e prática, ao abordar uma temática contextualizada e real. Dessa forma, colaborou para compreender a importância das reflexões acerca dos critérios de Idoneidade Didática para a formação inicial de professores de Matemática e a mobilização de conhecimentos acerca da docência. Por fim, pondera-se que programas como o Residência Pedagógica vêm se consolidando como uma Política Pública de Formação de professores que deveria ser oportunizada a todos os licenciandos, e não apenas a uma parcela deles, para valorizar a formação docente e colaborar com a formação dos licenciandos.Item Educação financeira a partir do tema inflação : uma investigação com estudantes do ensino médio à luz da educação matemática crítica.(2023) Jacinto, Aline de Sousa; Torisu, Edmilson Minoru; Torisu, Edmilson Minoru; Silva, Amarildo Melchiades da; Reis, Frederico da SilvaO objetivo geral desse estudo foi investigar contribuições que uma proposta de atividades, com foco no tema inflação, pode trazer para a Educação Financeira de estudantes do Ensino Médio, na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para atingir esse objetivo, foram realizadas dez etapas nos quais o tema inflação foi explorado de diferentes maneiras: questionários, rodas de conversa, investigações no site do IBGE, cálculos matemáticos. A nosso ver, criamos situações em que o tema inflação foi conectado ao dia a dia dos estudantes, de modo que eles pudessem ir, de forma paulatina, aprendendo um pouco mais sobre o assunto, esclarecendo dúvidas e desamarrando nós. Todos os encontros foram baseados no diálogo, assim como compreendido por Paulo Freire: um tipo de encontro com o objetivo de aprendizagem. Um tipo de comunicação em que se fala, mas também se ouve. Um tipo de comunicação em que novas leituras do mundo são feitas e que propicia vislumbres da escrita desse mundo. Os participantes foram 25 estudantes do terceiro ano de uma turma do Ensino Médio de uma escola estadual da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados em diário de campo e áudio. Os registros escritos das atividades feitas pelos estudantes também fizeram parte do corpus de análise. A análise dos dados se deu a partir de conexões dos dados com construtos da Educação Matemática Crítica, dos quais podemos destacar: matemacia, leitura e escrita do mundo, empowerment. Como resultado de nossas análises, em linhas gerais, os estudantes puderam fazer leituras do mundo, em um processo de empowerment, que pôde contribuir para escritas do mundo. A partir dessa análise geral, elencamos as seguintes categorias de contribuições: Diálogo, conhecimentos prévios, background e foreground; leituras e escritas do mundo e Empowerment como elemento de mediação entre leituras e escritas do mundo.Item A utilização integrada da realidade aumentada com o Software GeoGebra na perspectiva da aprendizagem móvel de geometria espacial.(2023) Amorim, Silvio Luiz Gomes de; Reis, Frederico da Silva; Ferreira, Neuber Silva; Reis, Frederico da Silva; Ferreira, Neuber Silva; Guerreiro, António Manuel da Conceição; Martins, Eder MarinhoEsta dissertação apresenta uma pesquisa que teve como objetivo geral discutir possíveis contribuições de atividades exploratórias utilizando de forma integrada a Realidade Aumentada (RA) com o software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia foi qualitativa em seus pressupostos e métodos, a partir da realização de uma pesquisa teórico-bibliográfica acerca das principais produções científicas relacionadas ao Ensino de Geometria Espacial, à Aprendizagem Móvel (Mobile Learning) e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática, especialmente, aquelas que abordavam a utilização integrada da RA com o software GeoGebra. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos matriculados no 2o ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto, no 1o semestre de 2023, a partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias utilizando a RA com o software GeoGebra 3D, relacionadas a conteúdos de Geometria Espacial que abordaram o estudo de sólidos geométricos, tais como: cubos, paralelepípedos, pirâmides, cilindros, cones e esferas. A descrição e análise das atividades exploratórias revelou que foi possível trabalhar algumas possibilidades que as ferramentas dispõem para a visualização, compreensão e interatividade entre o ambiente virtual e o real, por meio das projeções das figuras construídas e visualizadas em tela, utilizando de forma integrada a RA com o GeoGebra 3D, baixados e instalados nos dispositivos móveis dos alunos. As conclusões de nossa pesquisa apontam que as principais contribuições de atividades exploratórias utilizando a RA com o software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio foram: a visualização na criação e desenvolvimento de ideias, conceitos e propriedades dos sólidos geométricos; a potencialização da aprendizagem móvel por meio da utilização de recursos tecnológicos e dos dispositivos móveis; e a construção de um novo olhar, por parte dos alunos participantes, para as possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais na aprendizagem de Matemática. Por fim, trazemos em destaque que a utilização de ferramentas tecnológicas para a abordagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino Médio despertou o interesse e fomentou uma nova dinâmica de trabalho para os alunos, explorando as possibilidades oferecidas e que podem ser utilizadas no ambiente escolar e fora dele, por meio da aprendizagem móvel relacionada aos conteúdos escolares utilizando-se a RA e o GeoGebra 3D.Item Saberes docentes acerca da progressão parcial mobilizados por professores de matemática da rede pública de ensino de Ouro Preto em um grupo de estudo.(2023) Figueiredo, Ricardo Alexandre de; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Coura, Flávia Cristina Figueiredo; Nunes, Célia Maria FernandesA Progressão Parcial é uma política pública nacional criada na década de 1990, cujo propósito é reduzir a reprovação, a distorção idade-série e a evasão, sem descuidar da qualidade da aprendizagem. Contudo, na prática, a situação, geralmente, é bem distinta. Nesse cenário, chama a atenção o fato de os(as) docentes, protagonistas do processo juntamente com os (as) estudantes, não serem consultados(as) sobre como desenvolver esta política pública. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga saberes docentes mobilizados por seis professores(as) de Matemática da Rede Pública de Ensino de Ouro Preto enquanto discutem e refletem sobre a Progressão Parcial em Matemática. Partindo de um levantamento prévio das percepções de professores de Matemática da região acerca da Progressão Parcial, constituiu-se um grupo com seis desses docentes que aceitaram o convite de compartilhar práticas, dificuldades e experiências relacionadas à mesma. Ao longo de cinco encontros remotos, o grupo discutiu o tema e começou a elaborar, coletivamente, propostas e estratégias para seu aprimoramento. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, na qual dados foram produzidos a partir de respostas dadas a um questionário, observações registradas no diário de campo do pesquisador (pautado na observação dos encontros), transcrições das gravações dos encontros, e registros produzidos pelos(as) participantes. A análise dos dados se desenvolveu por meio da triangulação e interpretação dos dados à luz da noção de Saberes Docentes desenvolvida por Maurice Tardif. Os resultados evidenciam uma mobilização de saberes experienciais em todos os encontros, sugerindo que de fato esses saberes brotam da experiência e são por ela validados, incorporando-se tanto à experiência individual como à coletiva. Além deles, desvelaram-se saberes curriculares e disciplinares que sustentaram tanto a argumentação quanto a tomada de decisões pelo grupo. Este estudo inova ao criar um espaço no qual docentes têm a oportunidade de se expressar acerca da Progressão Parcial em Matemática e usar suas experiências profissionais e demais saberes da docência em prol do aprimoramento da aplicação dessa política pública. Dessa forma, seus resultados contribuem para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas acerca dos saberes docentes em Matemática (em especial, aqueles relativos à Progressão Parcial) e possuem um potencial social ao estimular a criação de grupos de estudo similares e de incentivar a elaboração de estratégias para a realização da Progressão Parcial em Matemática em sintonia com os(as) docentes que a realizam.Item Geometria espacial no ensino médio na perspectiva do mobile Learning.(2023) Silva, Erika Cruz; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Ferreira, Neuber Silva; Reis, Frederico da SilvaEsta investigação tem sua problemática relacionada ao ensino e aprendizagem de Geometria Espacial, mais especificamente quanto aos sólidos e cálculo de volume, adentrando pelas possibilidades advindas com a utilização de dispositivos móveis na perspectiva da aprendizagem móvel (Mobile Learning). Visando responder à questão de investigação “Quais são as possibilidades de uma proposta para o ensino e a aprendizagem de conceitos de Geometria Espacial, envolvendo o volume de prismas e cilindros, por meio de dispositivos móveis na perspectiva do Mobile Learning, com alunos do Ensino Médio?”, a fundamentação teórica dialoga com autores que abordam: o ensino e a aprendizagem de Geometria Espacial; as tecnologias digitais no ensino de matemática; os dispositivos móveis e suas possibilidades para o Mobile Learning. Foi realizado um estudo de campo com alunos de uma turma de 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública da Rede Estadual do interior de Minas Gerais, contemplada com o recebimento de celulares (smartphones) pelo Projeto “Estudantes em Rede” da SEE-MG. Foi elaborada uma proposta de atividades com foco no ensino de sólidos geométricos visando a promoção de interações junto ao celular. A proposta foi desenvolvida em oito encontros com a turma e os dados coletados foram transcritos e analisados na perspectiva qualitativa fenomenológica, visando uma compreensão interpretativa do fenômeno investigado. Os dados foram organizados na forma de descrição na qual, em um primeiro momento, foram destacadas Unidades de Significado (US) e, após, por meio do trabalho de efetuar convergências dessas US a partir dos sentidos apontados por elas, duas grandes categorias de análise se explicitaram. Uma aborda os dispositivos móveis e os aplicativos e suas possibilidades para o ensino e aprendizagem do tema, bem como os direcionamentos para o Mobile Learning. A outra evidencia o trabalho pedagógico no ensino de Geometria junto aos dispositivos e a abordagem das noções geométricas envolvidas. Na discussão dessas duas categorias, foi possível refletir sobre o papel do celular no espaço da sala de aula visando o protagonismo dos alunos na aprendizagem do tema. Também foi possível identificar aspectos relevantes da mobilidade (mobile) da aprendizagem, indicando que ela pode se dar em diferentes momentos da aprendizagem, tanto dentro como fora dos espaços de ensino, exigindo, para isso, a valorização das interações e dos conhecimentos dos alunos. Tal valorização pode subsidiar uma aprendizagem mais autônoma e ativa por parte do aluno diante dos dispositivos móveis que possui visando à construção dos conceitos.Item Robótica educacional de baixo custo no ensino e aprendizagem em uma perspectiva interdisciplinar : interfaces com a educação matemática.(2023) Vilaça, Marcelo de Oliveira; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Souza, Lahis Braga; Martins, Eder MarinhoEsta pesquisa tem como objetivo compreender as possibilidades de uma proposta de Robótica Educacional de Baixo Custo (RBC), mobilizando variados conhecimentos, visando a interrelação entre os saberes. O foco é a perspectiva interdisciplinar e transversal ao currículo escolar. A questão de investigação que orienta este estudo é: “Quais as possibilidades da robótica educacional de baixo custo para o ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Médio em um trabalho numa perspectiva de integração dos saberes, na perspectiva da interdisciplinaridade?” Visando responder a essa questão, foi realizado um estudo bibliográfico sobre Tecnologias Digitais na Educação, Pensamento Computacional, RBC, enfatizando suas características, concepções e inclusão digital. A interdisciplinaridade foi debatida, destacando perspectivas para a ação didática contextualizada no desenvolvimento de conceitos para a aplicação da RBC. Para alcançar o objetivo central, uma proposta com atividades envolvendo RBC foi desenvolvida com uma turma de segundo ano do ensino médio em tempo integral, de uma escola pública estadual de Minas Gerais. A proposta direcionou-se ao ensino e aprendizagem de temas inter-relacionados na execução das atividades para a criação de um "robô girassol". Estruturada em sete atividades, utilizou-se de simulador de circuitos eletrônicos, recursos concretos e a plataforma Arduino. Os diálogos e interações dos alunos foram registrados e analisados através de uma abordagem de pesquisa qualitativa fenomenológica, dividida em dois momentos. O primeiro identificou as Unidades de Significados (US) das interações e o segundo, por meio de um processo de convergências, levou a três categorias de análise que aprofundaram a compreensão da questão posta. As categorias são: "Aspectos de uma proposta de ensino e aprendizagem por meio da RBC visando a integração de saberes", destacando o papel motivador da robótica, importância das interações, valor do conhecimento prévio e superação de dificuldades técnicas; "A RBC e o Pensamento Computacional na mobilização de saberes", enfatizando a mobilização de conhecimentos variados através da RBC e do Pensamento Computacional, incluindo otimização de algoritmos, identificação de padrões e resolução de problemas; e "Integração de Saberes e Disciplinas por meio da RBC", realçando a interdisciplinaridade proporcionada pelas atividades com a RBC e a necessidade de um planejamento mais integrado ao currículo escolar. A pesquisa ressalta o papel da RBC no ensino médio, fomentando aprendizado interdisciplinar e inclusão digital. Embora existam desafios, como falta de equipamentos e apoio político, a RBC potencializa a motivação e o pensamento computacional dos alunos. A implementação bem-sucedida requer estrutura, formação docente e mudança de mentalidade na educação. A RBC, crucial para democratizar a tecnologia e promover igualdade de oportunidades, deve ser integrada em um contexto pedagógico mais amplo. Apesar de desafiadora, a implementação eficaz proporciona aprendizagem significativa e desenvolve habilidades vitais. Há espaço para mais pesquisas, especialmente explorando a interdisciplinaridade e materiais didáticos específicos. Este trabalho contribui para a disseminação da RBC, preparando os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico.Item Al Banna : levantando o véu sobre as possíveis potencialidades didático - pedagógicas de um manuscrito islâmico medieval para o ensino de matemática.(2023) Soares, Sheila de Jesus Costa; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Moura, Roseli Alves de; Deodato, André AugustoA Cultura Islâmica Medieval é dona de uma construção científica importante, especialmente, quando nos reportamos à construção do pensamento matemático, que concebeu nomes como o de al-Banna (1256-1321), um estudioso magrebino, que escreveu o tratado Rafc al-Hijab (O levantamento do véu nas operações de cálculos), que se encarrega de discutir, com argumentos poéticos, filosóficos e teológicos, aspectos desde as operações de cálculos básicos aos mais sofisticados. A despeito disso, a produção científica dessa civilização, em especial no tocante à academia brasileira, ainda se mantém bastante tímida e com uma lacuna considerável sobre esta temática. Sendo assim, a presente dissertação tem por intuito "levantar o véu" sobre a obra desse sábio islâmico medieval, bem como as contribuições dele para o cenário científico da sua região de origem, o Magrebe Medieval e, sobretudo, as implicações pedagógicas que sua obra pode trazer ao cenário do ensino de matemática na educação brasileira atual. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, de natureza qualitativa, traz em seu desenvolvimento as possíveis contribuições didático-pedagógicas da obra, com uma visão deliberadamente crítica. Diante disso, temos como suporte teórico a proposta de Luiz Radford (1997), que apresenta uma concepção epistemológica sociocultural, na qual propõe uma alternativa de intercessão entre história, epistemologia e educação matemática, e da proposta de Michael Fried (2001), que discute a possível coexistência entre educação matemática e história da matemática. Consideramos de suma importância apresentar uma história da matemática sob os pressupostos de uma perspectiva historiográfica atualizada, não eurocêntrica e que auxilie na desconstrução de preconceitos e mitos. Para tanto, articularemos o documento principal, ou seja, o Rafc al-Hijab com as fontes secundárias de historiadores que pesquisam a história da matemática islâmica medieval, dentre eles estão alguns nomes como os de Djebbar (1995; 2016), Berggren (2013) e Aissani (1995). No bojo desse aparato histórico, também procuramos apresentar alguns conceitos fundamentais para uma pesquisa de cunho histórico, como: o Anacronismo Histórico, o Whigguismo e o Presentismo Pedagógico, conceitos apresentados por Barros (2017), Prestes (2015) e Fendler (2009), respectivamente. Esses conceitos nos auxiliam para que a narrativa seja apresentada de forma mais equilibrada possível. Desse modo, consideramos que o tratado de al-Banna reúne os principais requisitos para romper com a narrativa eurocêntrica e desconstruir mitos e preconceitos, pois, para além de uma abordagem pedagógica da matemática, ele também apresenta aspectos históricos, sociais e políticos de uma cultura pouco retratada e uma região ainda não historiografada pelas pesquisas em história da matemática no cenário acadêmico brasileiro.Item Possibilidades de estudo da proporção áurea nos cristos do mestre Aleijadinho na cidade de Congonhas, Minas Gerais.(2023) Rocha, Kelly Cristina Santos; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fernandes, Alcione Marques; Neves, Inajara de Salles VianaEsta pesquisa qualitativa e empírica foi conduzida com 7 (sete) participantes, sendo 1 (um) mediador de museu, 1 (um) guia turístico, 1 (um) escultor, 1 (um) artista plástico, 1 (um) fotógrafo, 1 (um) professor de Matemática e 1 (um) visitante (turista), cujo objetivo foi a promoção de discussões sobre a possibilidade de verificar a presença do conhecimento matemático escolar/acadêmico nas esculturas dos Cristos de Aleijadinho, em Congonhas, Minas Gerais, que buscou valorizar os saberes e fazeres existentes desenvolvidos pelos membros desse grupo cultural. O objetivo geral desse estudo foi entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea, que pode estar presente nas esculturas dos Cristos do mestre Aleijadinho, que pode contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Os objetivos específicos deste estudo estavam relacionados com: a) investigar a história de Aleijadinho para entender como os seus conhecimentos matemáticos foram adquiridos, bem como compreender os aspectos de sua vida pessoal e profissional, b) analisar as obras dos Cristos de Aleijadinho para identificar a possível utilização da proporcionalidade em sua confecção e c) entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode auxiliar na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas desses. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: Como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea que pode estar presente nos Cristos do mestre Aleijadinho, nas capelas da cidade de Congonhas, em Minas Gerais? Para a coleta de dados desta pesquisa, foram utilizados 2 (dois) questionários, um inicial e outro final, 3 (três) entrevistas semiestruturadas, 1 (um) grupo focal com duas etapas e o diário de campo da professora-pesquisadora. Para a apresentação e análise dos dados e para a interpretação dos resultados obtidos neste estudo foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da condução das codificações aberta e axial que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e de 4 (quatro) categorias conceituais. Os resultados obtidos neste estudo propiciaram a valorização das esculturas dos Cristos, bem como o respeito à cultural local, por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem, que auxiliou os participantes deste estudo na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas dos Cristos nas Capelas dos Passos. Assim, essa abordagem contribuiu para o aprimoramento da sensibilidade cultural desses participantes, evidenciando a importância de respeitar e valorizar os saberes e fazeres matemáticos de Aleijadinho, bem como evidenciou a presença da razão áurea em algumas dessas esculturas. Finalizando, esses resultados mostraram a possibilidade da inserção de conhecimentos matemáticos com os saberes e fazeres dos participantes por meio do desenvolvimento de uma ação pedagógica relacionada com a cultura local com fundamentação teórica na razão áurea, na história de Aleijadinho, na Etnomatemática, na Perspectiva Sociocultural da Modelagem Matemática e na abordagem dialógica da Etnomodelagem.
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