PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

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    Uma intervenção pedagógica com vistas à promoção da autorregulação da aprendizagem matemática : um estudo com alunos do Ensino Médio.
    (2022) Lima, Ediane Pereira de; Torisu, Edmilson Minoru; Torisu, Edmilson Minoru; Boruchovitch, Evely; Ferreira, Ana Cristina
    A autorregulação da aprendizagem é definida como processo no qual o aluno planeja, monitora e avalia o seu próprio aprendizado, podendo tornar-se capaz de ser um aprendiz mais autônomo, proativo, e, assim, alcançar melhores resultados escolares. Existem diversos modelos de autorregulação da aprendizagem, nesta pesquisa, utiliza-se o modelo proposto por Barry Zimmerman (2000), fundamentado na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura (1996). Esta pesquisa, de cunho qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, foi desenvolvida com o objetivo de investigar as contribuições que uma intervenção pedagógica, com vistas à promoção da autorregulação da aprendizagem Matemática, pode trazer para a vida escolar de alunos de uma turma do 3o ano do Ensino Médio, de uma Escola Pública da cidade de Belo Horizonte. Os dados foram coletados por meio de questionários, obsrvação, diário de bordo, atividade diagnóstica, três blocos de atividades e atividade aplicada após a intervenção pedagógica, estes três últimos abarcaram o conteúdode Matemática Financeira. Foram desenvolvidas 15 sessões de intervenção pedagógica, perpassando pelas três fases do modelo de autorregulação da aprendizagem, proposto por Zimmerman (2000,2002). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e realizada a análise qualitativa relacionando os acontecimentos e as respostas dos participantes com o modelo proposto e os elementos envolvidos na AA. Como resultados, após a intervenção pedagógica, os participantes elencaram as contribuições da proposta à vida escolar deles: aprenderam como fazer o planejamento para a realização de uma tarefa, definir metas, organizar o tempo, organizar o ambiente, planejar os estudos em casa, otimizar tempo, espaço e planejamento de estratégias de estudo obtendo melhores resultados, estudar com mais foco, aprender por meio de estratégias diferentes, conhecidas durante as socializações das correções de atividades, contar com a ajuda da professora e dos colegas para aprender e esclarecer dúvidas, revisar as anotações no caderno sempre que necessário, utilizar a internet para buscar esclarecer as dúvidas e entender o conteúdo, e não literalmente, copiar as respostas, diversificar as estratégias de resolução de exercícios, utilizar a autorreflexão como forma de acompanhar e controlar o desempenho na aprendizagem, modificar o percurso do processo de estudo e de aprendizagem, replanejando as estratégias, quando julgar necessário, para atingir a meta pré-estabelecida. Do ponto de vista da professora pesquisadora, a proposta contribuiu para os participantes aprenderem com a prática sobre os elementos envolvidos nas três fases do processo de AA do modelo proposto. Além disso, demonstraram uma crescente participação e empenho nas atividades propostas, demonstrando o desenvolvimento das habilidades em resolver problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples utilizando, estratégias pessoais, cálculos mentais, e, calculadora, no contexto da Educação Financeira, interpretar e comparar situações que envolvam juros simples com as que envolvem juros compostos, refletir, discutir e argumentar sobre questões relacionadas à Educação Financeira. Também verificou-se melhoria do autocontrole pessoal e da autonomia, relativo aos processos de aprendizagem dos participantes, em níveis diferentes, contudo, todos obtiveram avanços.