PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/15713
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Item O movimento de constituição da identidade de formador de professores : indícios revelados por preceptores de matemática do Programa Residência Pedagógica.(2023) Faria, Robson Alves; Tinti, Douglas da Silva; Tinti, Douglas da Silva; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Paula, Enio Freire de; Nunes, Célia Maria FernandesO presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa intitulada “Formação de Professores que ensinam Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Teve como objetivo central investigar a atuação de preceptores no Programa Residência Pedagógica para compreender as repercussões dela no movimento de constituição da identidade de formador de professores de Matemática. No Programa Residência Pedagógica, o preceptor é um professor da Educação Básica que acompanha os alunos das licenciaturas, denominados de residentes, nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Este estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa e utilizou como instrumento de produção de dados entrevistas semiestruturadas, realizadas com dois preceptores inseridos no Programa Residência Pedagógica na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. Após transcrição das entrevistas, elas foram analisadas à luz da caracterização da Identidade Profissional de Professor que Ensina Matemática (IP de PEM), proposta por Cyrino (2017), sendo constatada uma aproximação entre essa caracterização e a Identidade de Formador do Professor que Ensina Matemática. Ademais, verificou-se que a atuação dos preceptores, tanto individual como coletivamente, contribuiu tanto para a formação dos residentes quanto para sua própria formação, reverberando no movimento da constituição da identidade profissional; que o engajamento e o compromisso deles revelaram uma preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Básica e com a aprendizagem da docência dos residentes sob seus acompanhamentos; que a participação no PRP possibilitou ao professor da escola uma atuação nova (preceptor) que mobilizou um deslocamento para constituição da sua identidade como de formador de professores. Em vista da relevância do papel dos preceptores para o desenvolvimento de futuros professores, sugere-se seja dado um maior destaque a esses profissionais nos documentos oficiais e, consequentemente, nos projetos institucionais submetidos aos editais futuros.