PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

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    Matemática tem gênero? : uma estratégia para fomentar a reflexão sobre gênero entre licenciandas e licenciandos.
    (2023) Borges, Luiza Batista; Deodato, André Augusto; Deodato, André Augusto; Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis; Nunes, Célia Maria Fernandes
    Este estudo insere-se em um contexto no qual as discussões de gênero têm alcançado mais espaço, sobretudo, em pesquisas na área de Educação. Para tanto, dialogamos com autoras e autores que defendem a possibilidade de se abordar o gênero nas aulas de Matemática para contribuir com o enfrentamento de desigualdades. Assim, guiados por uma questão investigativa — a saber, como licenciandas e licenciandos se apropriam de discursos relativos a gênero e matemática ao participarem de um grupo de estudos? —, investigamos a participação de licenciandas e licenciandos em Matemática em um grupo de estudos norteado pela problemática de gênero. Para atender ao objetivo proposto, fundamentamo-nos teoricamente em autoras e autores cujos trabalhos exploram a temática de gênero, a partir de uma perspectiva que não se limita às fronteiras biológicas e binárias cristalizadas em nossa sociedade. Assim, empreendemos uma pesquisa de natureza qualitativa, da qual foram sujeitas cinco licenciandas e um licenciando de Matemática de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Elas e ele participaram de dez encontros em um grupo de estudos, cujo propósito foi problematizar questões de Matemática selecionadas do Exame Nacional do Ensino Médio, em que se reconheciam aspectos sexistas. O material empírico, por sua vez, provém de um questionário inicial respondido pelas e pelo licenciado, dos registros do diário de campo da pesquisadora e de uma entrevista semiestruturada realizada com cada uma e com cada um. Tendo, pois, nos debruçado sobre tal material, lançamos mão das noções de sexismo e práticas discursivas para empreendermos a análise em dois eixos. No primeiro, colocamos em relevo: i) a falta de representatividade da mulher na Matemática, ii) a naturalização do saber dos homens e iii) a invisibilidade do saber das mulheres para atividades profissionais socialmente valorizadas. No segundo, além de ponderarmos acerca do reconhecimento e do incômodo das licenciandas e do licenciado diante de práticas sexistas, fomentamos alternativas para enfrentar o sexismo na prática docente. Dentre os resultados encontrados, destacamos que as/o licenciandas/o pareceram desenvolver uma “lente” por meio da qual puderam não só identificar com mais clareza o sexismo presente na Matemática, mas também assumir como possível o enfrentamento do sexismo em suas futuras práticas pedagógicas.