PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)
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Item Critérios de idoneidade didática mobilizados por futuros professores de Matemática na elaboração de um plano de aula, envolvendo a perspectiva do trabalho em grupo.(2022) Frade, Iara Maria Soares de Assis; Tinti, Douglas da Silva; Tinti, Douglas da Silva; Riberio, Rogério Marques; Neves, Inajara de Salles VianaO propósito deste estudo foi investigar os critérios de Idoneidade Didática mobilizados por futuros professores de Matemática, na elaboração de um plano de aula envolvendo a perspectiva do trabalho em grupo, uma das metodologias que compõem as Metodologias Ativas, tendo como referencial teórico, Shulman (1986, 1987) e Ball, Thames e Phelps (2008) que discutem os conhecimentos necessários à docência; e Juan Godino e colaboradores, sobre a perspectiva dos Critérios de Idoneidade Didática, em especial ao conhecimento didático-matemático do professor. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que considerou alguns pressupostos da pesquisa-formação (NÓVOA, 2004), visto que houve uma relação de mediação entre pesquisadora e participantes contemplando a possibilidade de mudanças de práticas dos sujeitos em formação. A revisão da literatura apontou que os professores não preparam previamente seus alunos para fazer uso dessa metodologia, por não terem conhecimentos dos cuidados que se deve ter ao usar o trabalho em grupo, além disso muitos termos são usados como sinônimos do trabalho em grupo, mas se tratam de metodologias diferentes. O estudo foi realizado com quatro estudantes da Licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública de Ensino Superior que atuavam como bolsistas do Programa Residência Pedagógica. A princípio foi desenvolvido um teste piloto com 12 professores de Matemática que estavam cursando uma disciplina com foco nas Metodologias Ativas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Tal movimento permitiu ajustar os instrumentos elegidos para a produção de dados da pesquisa. Assim, os dados desta investigação foram produzidos por meio do registro em áudio e vídeo dos encontros de formação, pela aplicação de dois questionários, bem como por meio do plano de aula elaborado pelos participantes. O questionário inicial teve o intuito de identificar se os licenciandos vivenciaram em sua graduação momentos em que foram utilizadas Metodologias Ativas e qual suas experiencias. Após aplicação do questionário inicial, os participantes foram convidados a participar de uma proposta formativa em formato de minicurso sobre Metodologias Ativas em especial o trabalho em grupo pautado na elaboração de um plano de aula na perspectiva do trabalho em grupo. E o questionário final, realizado ao término do processo, tencionava colher as suas compreensões após essa experiência. As falas dos participantes foram organizadas para facilitar a análise e posterior interpretação juntamente com os dados dos questionários inicial e final, bem como o plano de aula desenvolvido pelos participantes. Para as análises dos dados, foram utilizados, como categorias analíticas, os próprios componentes e indicadores, propostos por Juan Godino e colaboradores para os seis critérios de Idoneidade Didática sendo eles: epistêmico, cognitivo, interacional, afetivo, mediacional e ecológico, que, embora analisados separadamente para efeitos didáticos, se entrelaçam no processo. Os resultados mostram que a mobilização do conhecimento didático-matemático ocorre de forma articulada, visto que um critério não se desvincula dos demais, contudo alguns fatores e condições podem fazer com que um critério se sobressaia sobre o outro. No caso deste estudo, que utilizou o trabalho em grupo como uma abordagem didática dentro do rol de Metodologia Ativas, houve uma melhor adequação dos critérios interacional e mediacional, provavelmente resultantes do convívio e da conexão do professor com a turma. Sendo assim, conclui-se que a utilização da Metodologia Ativa Trabalho em Grupo não apenas favoreceu para que fossem discutidos e apreendidos a metodologia e o conteúdo matemático elegido, mas também propiciou uma maior interação entre todos os presentes. Programas como o Residência Pedagógica necessitam ser ampliados e consolidados como uma política pública de Formação de professores, uma vez que otimiza a proposição de espaços formativos diferenciados que, democraticamente, precisavam ser oportunizados a todos licenciandos regularmente matriculados nas diferentes Instituições de Ensino Superior do país.Item Investigação da faceta interacional do conhecimento didático-matemático, no contexto do programa residência pedagógica : um olhar de preceptores e residentes.(2023) Horta, Alexsandra Braga; Silva, José Fernandes da; Silva, José Fernandes da; Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva; Nunes, Célia Maria FernandesNa contemporaneidade, debates pertinentes à Matemática fazem parte do cotidiano da sociedade, evidenciando a relevância acerca da formação docente do professor de Matemática, propondo uma discussão e problematização acerca dos conhecimentos necessários à formação docente. Esta pesquisa tem, como recorte, a Faceta Interacional do Conhecimento Didático-Matemático (CDM), no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), com um olhar voltado para as relações entre Preceptores (Professor/a da Educação Básica) e Residentes (Futuro Professor/a), os quais são os principais atores no âmbito desta política pública. Assim, este estudo tem por objetivo geral investigar a Faceta Interacional do Conhecimento Didático-Matemático a partir do vínculo entre Preceptor e Residentes, no âmbito de um Subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica. Como objetivos específicos têm-se: identificar as interações entre Preceptor/Residentes no âmbito do PRP; identificar as interações entre Residentes no âmbito do PRP; verificar se as interações entre o Preceptor e Residentes fomentam o desenvolvimento da autonomia no contexto do PRP; compreender como Preceptor e Residentes avaliam as ações desenvolvidas norteadas pelas interações no âmbito PRP. Para tal, a investigação é alicerçada no enfoque da pesquisa qualitativa, utilizando, como instrumentos de coleta de dados, observações, questionários e entrevistas, com o intuito de coletar dados que possam evidenciar aspectos relacionados à formação do professor de Matemática, no contexto do Programa Residência Pedagógica. Os participantes da pesquisa foram dois Preceptores e dezenove Residentes do módulo III da segunda edição do subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista, dentre os quais foi selecionada uma amostra de três Residentes e o Preceptor vinculado a eles para realização das entrevistas. Para compreender a relação entre Preceptores e Residentes, optou-se pela análise de dados pautada em quatro categorias constituídas a priori: Interação entre Preceptor e Residentes; Interação entre Residentes; Autonomia e Avaliação. Os dados apontaram que há efetivação das interações, sinalizando para consolidação dos conhecimentos didáticos a partir do viés da adequação dos descritores que fundamentam a interação entre Preceptor e Residentes. Observou- se, portanto, que as proposições da Faceta Interacional do Conhecimento Didático-Matemático se apresentam na conjuntura das ações que estabelecem vínculos entre Preceptor e Residentes por conferir que são constituídos conhecimentos pertinentes à docência constituídos a partir das interações entre os participantes. Assim, o Programa Residência Pedagógica torna-se uma politica pública eficaz para a formação do futuro professor, pois fomenta a formação inicial do licenciando a partir da vivência da realidade da profissão.