PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/15713
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Item Práticas formativas voltadas para o ensino de matemática para estudantes com TDAH e aprendizagem da docência : um estudo com licenciandos(as) em matemática de um instituto federal mineiro.(2023) Sá, Daiana Luiza de; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Coura, Flávia Cristina Figueiredo; Deodato, André AugustoEntendemos que a aprendizagem da docência em Matemática se dá pelo engajamento em práticas próprias da profissão, a partir das quais os saberes profissionais se vão aprimorando gradativamente. Pensar nesta aprendizagem em uma perspectiva inclusiva, amplia as demandas e a necessidade de se desenvolver tanto uma atitude positiva em relação à diversidade, como saberes específicos que favoreçam a aprendizagem matemática em contextos variados. Este estudo teve por objetivo investigar como a participação em práticas formativas voltadas para o ensino de Matemática para estudantes com TDAH contribui para a aprendizagem da docência de futuros(as) professores(as) de Matemática de um IFMG. Trata-se de uma pesquisa de intervenção de abordagem qualitativa, na qual se procurou sensibilizar licenciandos(as) em Matemática de uma instituição pública do interior de Minas Gerais em relação a condição das pessoas com TDAH e seu impacto na aprendizagem matemática, bem como levá-los a sentirem membros de uma comunidade cuja prática envolve, entre outras coisas, pensar em alternativas para ensinar Matemática para pessoas com esse transtorno. O projeto, foi desenvolvido em uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, contou com a participação de seis licenciandos(as) ao longo de sete encontros. A coleta de informações se deu por meio da observação dos encontros, que também foram gravados em áudio e vídeo, do diário de campo da pesquisadora e de registros produzidos pelos(as) licenciandos(as) ao longo do projeto. Os resultados sugerem que os(as) licenciandos(as) ao se engajaram nas práticas formativas desenvolvidas, adotaram uma postura mais proativa e central, se apropriando de elementos acerca da prática docente e refletindo sobre a mesma. Além de desenvolverem uma postura mais sensível em relação aos(às) estudantes com TDAH, mas pensando na sala de aula como espaço para todos e todas.Item Saberes docentes acerca da progressão parcial mobilizados por professores de matemática da rede pública de ensino de Ouro Preto em um grupo de estudo.(2023) Figueiredo, Ricardo Alexandre de; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Coura, Flávia Cristina Figueiredo; Nunes, Célia Maria FernandesA Progressão Parcial é uma política pública nacional criada na década de 1990, cujo propósito é reduzir a reprovação, a distorção idade-série e a evasão, sem descuidar da qualidade da aprendizagem. Contudo, na prática, a situação, geralmente, é bem distinta. Nesse cenário, chama a atenção o fato de os(as) docentes, protagonistas do processo juntamente com os (as) estudantes, não serem consultados(as) sobre como desenvolver esta política pública. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga saberes docentes mobilizados por seis professores(as) de Matemática da Rede Pública de Ensino de Ouro Preto enquanto discutem e refletem sobre a Progressão Parcial em Matemática. Partindo de um levantamento prévio das percepções de professores de Matemática da região acerca da Progressão Parcial, constituiu-se um grupo com seis desses docentes que aceitaram o convite de compartilhar práticas, dificuldades e experiências relacionadas à mesma. Ao longo de cinco encontros remotos, o grupo discutiu o tema e começou a elaborar, coletivamente, propostas e estratégias para seu aprimoramento. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, na qual dados foram produzidos a partir de respostas dadas a um questionário, observações registradas no diário de campo do pesquisador (pautado na observação dos encontros), transcrições das gravações dos encontros, e registros produzidos pelos(as) participantes. A análise dos dados se desenvolveu por meio da triangulação e interpretação dos dados à luz da noção de Saberes Docentes desenvolvida por Maurice Tardif. Os resultados evidenciam uma mobilização de saberes experienciais em todos os encontros, sugerindo que de fato esses saberes brotam da experiência e são por ela validados, incorporando-se tanto à experiência individual como à coletiva. Além deles, desvelaram-se saberes curriculares e disciplinares que sustentaram tanto a argumentação quanto a tomada de decisões pelo grupo. Este estudo inova ao criar um espaço no qual docentes têm a oportunidade de se expressar acerca da Progressão Parcial em Matemática e usar suas experiências profissionais e demais saberes da docência em prol do aprimoramento da aplicação dessa política pública. Dessa forma, seus resultados contribuem para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas acerca dos saberes docentes em Matemática (em especial, aqueles relativos à Progressão Parcial) e possuem um potencial social ao estimular a criação de grupos de estudo similares e de incentivar a elaboração de estratégias para a realização da Progressão Parcial em Matemática em sintonia com os(as) docentes que a realizam.Item Saberes docentes mobilizados por professores de matemática durante um curso de formação continuada com o método Peer Instruction.(2023) Silva, Mayara Maia Bruno Nepomuceno; Neves, Inajara de Salles Viana; Neves, Inajara de Salles Viana; Coura, Flávia Cristina Figueiredo; Tinti, Douglas da Silva; Rosa, MiltonO presente estudo analisa as possíveis contribuições de uma formação continuada de curta duração com professores de Matemática delimitada pelo objetivo geral de compreender que saberes docentes são mobilizados por meio do método Peer Instruction (PI) em aulas de Matemática. Para isso, a investigação pautou-se em uma abordagem qualitativa em que foi proposta a seguinte questão de investigação: Que saberes docentes são mobilizados por meio do método PI em aulas de Matemática? As referências teóricas e metodológicas que alicerçaram a discussão acerca deste objeto apoiam-se nos autores: Tardif (2004), Libâneo (2022), Mazur (2005), Franco (2019) entre outros. Como objetivos secundários dessa proposta delimitou-se analisar o conceito de metodologia ativa, em especial o PI; compreender o potencial do método PI para a mobilização de saberes docentes dos participantes e, por fim, entender como a formação continuada pode auxiliar no processo de mobilização dos saberes docentes. Para tal, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários, inicial e final, o curso ‘Peer Instruction e Geometria’, o grupo focal que foi realizado após o término do curso, e, permeando todo o processo o diário de campo da professora pesquisadora. A análise dos dados foi feita seguindo os pressupostos teóricos da Análise de conteúdo de Bardin (2011) para organização e verificação do que fora encontrado construiu-se uma analogia dos saberes docentes com os minerais e a mineração presentes na região de Ouro Preto. Dos dados emergiram as seguintes categorias de saberes dos professores: experiencial, curricular, disciplinar e o da formação, como proposto por Tardif (2004) e, para além desses, foram identificados os saberes docentes tecnológicos e os saberes convergentes, que são fomentados pela união de dois ou mais saberes, já anteriormente citados. A pesquisa envolveu professores de diversas escolas do Estado de Minas Gerais que participaram de um curso de 20 horas denominado PEER INSTRUCTION E GEOMETRIA ESPACIAL PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. No final percebeu-se pelas amplas declarações dos docentes participantes de que os objetivos da pesquisa foram alcançados.