PPGCOM - Mestrado (Dissertações)
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Item Acontecimento e testemunho jornalístico : uma análise dos livros "Olga" e "Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço".(2023) Fernandes, Elias Costa; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Lage, Leandro Rodrigues; Barbosa, Karina GomesEsta dissertação tem, como objeto de pesquisa, os livros “Olga” (2022), de Fernando Morais, e “Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço” (2018), de Adriana Negreiros. Nosso objetivo é compreender de que modo as duas biografias jornalísticas puderam oferecer uma segunda vida a suas personagens, uma vida simbólica (QUÉRÉ, 2012), bem como entender em que medida essa segunda vida traz à tona memórias ignoradas ou excluídas devido a violências de gênero. Optamos pela análise de narrativa como nossa metodologia e definimos dois operadores metodológicos: a relação entre repórter e fontes; e a relação entre repórter e biografada, com inspiração no trabalho de Dayane Barretos (2017) e Ticiane Alves (2021). No primeiro deles, temos, como eixo operador, o testemunho na mídia (FROSH, PINCHEVSKI, 2009), no qual investigamos os processos de produção das biografias, buscando compreender como os autores se apropriam de relatos testemunhais. No segundo operador metodológico, temos, como eixo operador, o testemunho pela mídia (FROSH, PINCHEVSKI, 2009), no qual investigamos a reconstrução da experiência pelas narrativas construídas e a afetação causada por elas. Percebemos que os livros “Olga” e “Maria Bonita” oferecem uma segunda vida às suas personagens ao testemunharem, a partir da atividade jornalística, os acontecimentos que permearam a vida de ambas as mulheres. Tanto Morais quanto Negreiros, a partir de suas experiências relacionais, enquanto jornalistas, assumem uma postura ativa na dinâmica testemunhal e constituem, através da narrativa, os seus testemunhos. Os dois livros, além de evidenciar como o jornalismo opera em meio às disputas de narrativas, dão pistas sobre os modos de apropriação do testemunho do outro.Item Afetos possíveis : circuitos afetivos em torno de personagens travestis negras em “Segunda Chamada” e “Manhãs de Setembro”.(2023) Sales, Giulian Pereira de; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Silva, Pâmela Guimarães da; Carrera, Fernanda Ariane SilvaEm um cenário de violência contra LGBTI+ no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo entender quais são os afetos possíveis para travestis negras em uma sociedade estruturada por normas cisheterosexuais brancas. Por meio de uma análise crítica das interações das personagens Natasha, vivida por Lina Pereira, em “Segunda Chamada”, e Cassandra, vivida por Liniker, em “Manhãs de Setembro”, a pesquisa debate o papel pedagógico da mídia, tentando compreender se as personagens vivenciam, em suas narrativas, possibilidades afetivas que superem os dados de violência e morte que apontam as pesquisas realizadas pela ANTRA. A pesquisa utiliza-se do conceito de afetos estipulada por Baruch Spinoza (2007) e, posteriormente, trabalhada por Deleuze e Guattari (1992), Denilson Lopes (2004), Simone Cagnin (2008), Sara Ahmed (2015), Vladimir Satafle (2021) e outros pesquisadores. Ao perceber a obra de arte como um mundo de afetos, verificou-se que as séries acionam diferentes encontros de corpos e fazem reflexões e tensionamentos em torno de afetos das personagens em cenas, o que evidenciou os diferentes sistemas de subordinação que atravessam os corpos de Natasha e Cassandra. A pesquisa aprofundou-se na Teoria Queer, trazendo pensamentos em torno de Michael Warner (1993), Teresa de Lauretis (1987), Guacira Lopes Louro (2000), Eve Sedgwick (2007), Paul Preciado (2009), Guy Hocquenghem (2009), Monique Wittig (2010) e outros. Acionou-se, ainda, a interseccionalidade proposta por Kimberlé Crenshaw (1989), fazendo leituras a partir de Sueli Carneiro (2011), Jota Mombaça (2015), Achille Mbembe (2018), Lélia González (2020), bell hooks (2021), Cida Bento (2022) e Gevanilda Santos (2022). Por fim, foi necessário trazer a perspectiva decolonial a partir de Homi Bhabha (1998), Nelson Maldonado-Torres (2019), Walter Mignolo (2019). Para analisar as cenas, foi elaborado um protocolo analítico adaptado a partir de Felipe Viero Kolinski Machado (2022). Foi selecionada uma cena por episódio, pensando no momento de clímax do capítulo. A partir desse material, foi realizada uma análise crítica, em diálogo com os arcabouços teóricos listados. Compreendeu-se que a presença de Cassandra e Natasha diferem-se em muitos aspectos. Enquanto Cassandra proporciona uma reflexão em torno de circuitos afetivos, tensionando outras formas de promover encontros com corpos de travestis negras, Natasha oferece uma espetacularização das dores e violências sofridas por travestis negras no Brasil.Item Alimentação saudável por Bela Gil : dendê, cacau e a culinária baiana no programa Bela Cozinha Verão.(2020) Ferraz, Ester Louback; Mariano, Agnes Francine de Carvalho; Mariano, Agnes Francine de Carvalho; Pellerano, Joana Angelica; Alves, Marisa Alice SingulanoEsta pesquisa tem como objetivo compreender como o alimento comunica. Partimos da hipótese de que o alimento como mediador de interações é capaz de comunicar por meio de seus aspectos culturais, sensoriais e históricos. Assim, em uma época marcada pelo apagamento dos modos de produção e pela perda dos tradicionais hábitos alimentares, escolhemos estudar o programa de culinária Bela Cozinha Verão, que se destaca, entre os demais, por dar visibilidade ao modo de produção dos ingredientes. A atração se baseia em um ingrediente temático a cada episódio, em nosso caso, a escolha é analisar os episódios “Cacau” e “Dendê”, ingredientes tradicionais do estado da Bahia. Além de dar visibilidade ao componente principal, os capítulos têm como tema a tradicional culinária baiana. Assim sendo, buscamos entender como a apresentadora Bela Gil reconfigura a tradicional culinária baiana conforme a ótica de alimentação saudável. Ademais, como dar visibilidade ao alimento e ao seu modo de produção também constrói uma perspectiva de alimentação saudável em meio ao cenário da hipermodernidade alimentar (Verthein; VazquezMedina, 2015). Para a análise, foi utilizada a abordagem teórico-metodológica do modo de endereçamento audiovisual (GOMES, 2011), além dos estudos baseados em Pollan (2008) sobre a ideologia do nutricionismo, o rompimento com os tradicionais hábitos alimentares (DÓRIA, 2015) e o processo de midiatização da comida (BARBERO, 1999; BRAGA, 2006). Esses autores foram importantes para explorar o programa como um produto cultural com especificidades e, também, resultante de sua própria época. Portanto, compreender o atual cenário da alimentação, o processo de industrialização e expansão do debate midiático sobre comer e alimentação saudável se fez fundamental para entender o contexto em que o programa surge. Como resultado, constata-se que o programa busca, com base em sua temática, construir uma tradição que não se fundamenta em territorialidades geográficas fixas, mas uma tradição formada por valores relacionados ao comer. Além disso, identificamos que a culinarista Bela Gil se torna uma nova figura de sociabilidade, não somente no ensino de receitas, mas relacionada à alimentação em geral. Dando visibilidade ao modo de produção do alimento, o programa expõe temáticas sobre saberes relacionados à saúde e à culinária, traz à tona o tensionamento da alimentação moderna industrial e propõe hábitos alimentares atentos aos lugares de compra, ao modo de preparo e à escolha de alimentos.Item O amor em Moonlight : sob a luz do luar - rupturas na representação do homem negro e gay.(2021) Porfírio, Lucas; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Viana, Pablo Moreno Fernandes; Silva, Karina Gomes Barbosa daA presente pesquisa tem por objeto de estudo o filme Moonlight: sob a luz do luar (2016), do diretor estadunidense Barry Jenkins. O filme narra a história de Chiron, um garoto afroamericano da comunidade pobre de Miami. Em três atos, acompanhamos o processo de descoberta do garoto em se reconhecer como sujeito negro e gay em uma sociedade permeada por violências. Através dos eixos de “lugar”, “entre-lugar” e “não-lugar” são problematizadas questões de gênero, raça e sexualidade, tendo em vista uma ótica da complexificação das relações pessoais do protagonista pelos afetos. Compreendemos como o filme é construído a partir do discurso social da negritude, da homossexualidade, das masculinidades, do aspecto biográfico e, ainda, como ele rompe e interfere nesse discurso ao trazer a perspectiva do amor como política e ética de vida, cujo sentido é trabalhado por bell hooks (2006; 2020). Vemos como o amor, dentro de Moonlight, é ação transformadora e configuradora, não em uma visão do senso comum, ele permite a resistência e lança luz, até mesmo, sobre as manifestações de violência.Item Uma análise da representação dos negros nas telenovelas : o horário nobre da Rede Globo a partir dos anos 2000.(2020) Silva, Samara Araújo da; Mariano, Agnes Francine de Carvalho; Mariano, Agnes Francine de Carvalho; Muniz, Kassandra da Silva; Viana, Pablo Moreno FernandesEste trabalho investiga como os negros foram representados nas telenovelas do horário nobre da Rede Globo, a partir dos anos 2000. O objetivo do estudo foi identificar características de representações audiovisuais que podem atuar no imaginário social coletivo, nas construções e reformulações das memórias e identidades. Trabalhamos ao longo dos capítulos com conceitos-chave, como memória, identidade, representação e telenovela. Para chegar em nosso corpus, coletamos informações sobre as telenovelas exibidas nos últimos 20 anos da emissora. O material coletado reúne dados sobre a média de audiência, número total de personagens e percentual de negros por trama. Após a sistematização, identificamos uma presença total de 8% de negros no horário nobre da emissora e, mais recentemente, uma maior incidência de personagens negros em posição de destaque em relação aos anos anteriores. Assumimos a perspectiva de visualizar quais eram os negros presentes nos núcleos centrais das tramas e que, consequentemente, possuíam mais tempo de tela e presença na vida dos telespectadores. Após esse movimento, dois personagens nos chamaram a atenção, Helena, de Viver a Vida (2009), e Romildo Rosa, de A Favorita (2008). O critério de escolha foi a relevância na narrativa e o alto poder aquisitivo unido ao prestígio, condições atípicas em outros papéis destinados a pessoas negras. O aspecto central analisado foi a representação e a reverberação social. Após análise de cenas e outros elementos de impacto social, a análise - inspirada na Teoria da Representação - nos mostrou que ambos os personagens envolvem avanços e também retrocessos. O que demonstra que a posição de destaque e prestígio não necessariamente garante uma construção narrativa fora dos padrões depreciativos e estereotipados comuns a personagens negros.Item Análise estrutural da narrativa sonora aplicada ao podcasting : um estudo de “Caso Evandro”.(2021) Alves, João Vitor de Almeida Brito; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Quadros, Cláudia Irene de; Souza, Marcelo Freire Pereira deNeste trabalho, temos como objetivo analisar a estrutura da narrativa sonora presente no podcast “Caso Evandro”, a quarta temporada do Projeto Humanos. O programa narra os acontecimentos que permeiam o assassinato de Evandro Ramos Caetano, criança e morador de Guaratuba, Paraná, em um suposto ritual de magia negra no início dos anos 90. Junto ao narrador e criador do podcast, Ivan Mizanzuk, o ouvinte levado a conhecer ambos os lados desse crime, para assim julgar se a filha e a esposa do prefeito da cidade, Beatriz e Celina Abagge, são realmente culpadas ou não. Neste processo pela busca da verdade, o sujeito vivencia experiências que estão alocadas dentro da organização narrativa a partir de enunciados sonoros. Para compreender este processo, tensionamos a natureza das pesquisas lineares em comunicação; abordamos a multidisciplinaridade nos estudos sonoros; conceituamos a experiência sonora e o seu processo de circunscrição no sujeito e refletimos sobre a consolidação do conceito e do formato podcast. A nossa metodologia é uma adaptação entre a Análise Estrutural da Narrativa e a Análise Descritiva. A Análise Estrutural da Narrativa classifica e descreve níveis funcionais que estão presentes ao longo de sua organização, mantendo aquela estrutura. A Análise Descritiva permite evidenciar as relações entre as variáveis neste processo. Este estudo esmiúça a organização narratológica do podcast com o propósito de identificar quais são os enunciados sonoros e que funções eles possuem na narrativa. Ao final, cruzamos este processo metodológico com o campo sonoro, com o intuito de compreender também os efeitos dessa organização narrativa sonora no ouvinte.Item Andarilhos queer : peregrinações de gênero performadas por soldados nazistas em fotografias da Segunda Guerra Mundial.(2022) Oliveira, Deivid Carlos de; Santos, Ana Carolina Lima; Santos, Ana Carolina Lima; Mendonça, Carlos Magno Camargos; Silva, Karina Gomes Barbosa daEsta pesquisa investiga o fotolivro de Martin Dammann (2018) intitulado Soldier studies: cross-dressing in der wehrmacht, que visibiliza diferentes tipos de homossociabilidade militar exercidos na Segunda Guerra Mundial, com ênfase em soldados nazistas praticando o transformismo. O objetivo é entender como as performances de feminilidade e masculinidade registradas em imagens suscitam sentidos no presente, em especial para perceber de que forma elas podem (ou não) desestabilizar a percepção de certos estereótipos de gênero, a partir de uma possível renovação dos saberes estabelecidos sobre a guerra. Visando a aproximação com o objeto empírico, recorre-se a teorizações sobre gênero, corpo, fotografia e arquivo, uma vez que, ao serem abordados em harmonia, esses quatro campos de estudo tangenciam os principais pontos de interesse do trabalho. Ainda, como parte do procedimento metodológico, detém-se às imagens, observando-as a partir de três eixos de análise cujo intuito é identificar elementos importantes do livro que, recorrentes em toda a obra, ajudam a iluminar o problema de pesquisa posto. São eles: homossociabilidade militar, performances transformistas e misoginia. Durante essa etapa, 19 fotografias são examinadas com base em aspectos técnicos, estéticos e conceituais. Os resultados indicam que, incitando certa estereotipia e até misoginia, as imagens não são capazes de revolucionar a matriz heterossexual, mas podem promover uma ampliação do saber, pelas reflexões geradas e pelo modo como o fotolivro apreende o sensível.Item Aproximações entre newsgames e jornalismo : uma análise do jogo Sweatshop.(2019) Menezes, Natália Ferraz; Prado, Jan Alyne Barbosa; Prado, Jan Alyne Barbosa; Ferreira, Emmanoel Martins; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaEste trabalho tem como objetivo identificar elementos do jornalismo nos newsgames. A fundamentação se baseia na compreensão dos newsgames como um subgênero que detém características do supergênero dos jogos digitais, ao mesmo tempo em que dialoga com o jornalismo, como especificidade. Foram discutidos aspectos como a definição de newsgames, a noção de gênero em multimodalidade, a composição dos jogos digitais, formas de produção de sentido em jogos. Em relação aos elementos de relevância do jornalismo, discute-se as relações com a realidade, enquadramento, retórica e temporalidade. Na análise, o trabalho se volta para Sweatshop, um newsgame que aborda a questão da exploração de trabalhadores em fábricas de itens de vestuário. As aproximações com o jornalismo foram identificadas a partir da combinação do modelo de composição dos gêneros digitais de Eckkrammer (2019) e da arquitetura semântica dos jogos digitais de Flanagan e Nissenbaum (2016). A análise permitiu a observação do esforço de equilíbrio entre o diálogo com o jornalismo e um design preocupado com a experiência de gameplay, construído a partir da integração constituída entre ambos. Mesmo com algumas incongruências, Sweatshop cumpre as funções do subgênero e tece uma crítica à exploração dos trabalhadores por meio de seu discurso multimodal.Item A arte de Emicida e a reescritura da história brasileira : uma análise decolonial de AmarElo.(2022) Oliveira, Yan Gabriel da Conceição; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Coração, Cláudio Rodrigues; Mafra, Rennan Lanna MartinsEsta pesquisa busca investigar o projeto transmidiático “AmarElo”, do artista Emicida, a partir de uma perspectiva decolonial e afrodiaspórica. Ao considerarmos o rap como um ambiente propício para a racialização e a politização de um debate social, o objetivo desta pesquisa é compreender como o rapper Emicida tensiona a história brasileira e a memória oficial sobre a negritude no projeto transmidiático “AmarElo”. A construção conceitual parte dos sentidos mobilizados pelos estudos da decolonialidade, problematiza a noção de raça e como ela atua sobre a nossa história e discute como o rap proporciona reflexões de cunho sociopolítico e cultural relevantes para compreender o contexto social brasileiro. A partir deste horizonte articulamos três categorias para analisar o projeto, sendo elas: Retorno Memorialístico/Ferida Colonial, Desperta Decolonial e Ruptura Emocional. A partir dessa abordagem Emicida fala sobre violências e feridas, sem resumir a negritude a isso, utiliza emoções para tentar resgatar a humanidade roubada pela colonialidade na mesma medida em que desperta seus ouvintes para questionar a estrutura sistêmica e violenta que cerca a realidade brasileira.Item O assassinato de Beto Freitas no Carrefour : racismo, genocídio e a construção do acontecimento jornalístico nos sites G1 e UOL.(2021) Mendonça, Pedro Henrique Magalhães; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Oliveira, Dennis de; Tavares, Frederico de Mello BrandãoO presente estudo visa identificar e analisar como o assassinato de Beto Freitas no Carrefour, em Porto Alegre, no dia 19 de novembro de 2020, foi trabalhado, enquanto acontecimento jornalístico, nas coberturas dos sites G1 e UOL. Faz-se uma discussão teórica sobre o racismo no Brasil, discorrendo sobre temas como identidade e raça, usando como referência estudos de Bhabha (1998), Hall (2001), Cuche (1999), Lane (1983) e Mignolo (2008), além dos estereótipos étnico-raciais em espaços comunicacionais, como na telenovela, no cinema e na publicidade. Pensando no acontecimento jornalístico como um recorte da realidade (QUÉRÉ, 2012) e em sua concretização como algo real (FRANÇA, 2012), realiza-se um debate sobre acontecimento e jornalismo, buscando entender como o crime que vitimou Beto Freitas mobilizou o debate público. Entende-se que o assassinato de Beto está compreendido na problemática étnico-racial do Brasil e, por isso, esta dissertação traz uma problematização sobre o racismo estrutural, com base nos pensamentos de Fanon (2008), Munanga (2004), Oliveira (2021), Sodré (1999) e Telles (2012). Metodologicamente, o estudo tem por base o processo de individuação do acontecimento proposto por França (2011), seguindo as etapas de: descrição, narrativização, pano de fundo pragmático, caracterização como um problema público e normalização, em consonância com o conceito de interseccionalidade no sentido da intersecção entre raça, gênero e classe, conforme apresenta Collins (2015). Nota-se que os veículos de comunicação fizeram coberturas factuais sobre o assassinato de Beto, sem apresentar o contexto do racismo sistêmico e estrutural que fundamentam a violência e a opressão contra pessoas negras, fomentando o genocídio que pode ser percebido em estatísticas, nas quais se encontra Beto Freitas e outros tantos indivíduos negros.Item Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.(2020) Ribeiro, Licia Silva; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Generoso, Isaura Mourão; Lopez, Debora CristinaEm busca de compreender a relação da Comunicação Organizacional contemporânea com as mídias sonoras, olhamos para a realidade das agências de comunicação de Minas Gerais para analisar como elas utilizam as potencialidades dos produtos em áudio de forma estratégica no relacionamento das organizações com os diferentes públicos. Para tanto, a pesquisa contextualiza a Comunicação Organizacional contemporânea que está cada vez mais conectada, convergente (JENKINS, 2009) e midiatizada (BARICHELLO, 2014). Apresenta também a evolução das ondas do rádio do dial para o digital e as características e exemplos dos seguintes produtos em áudio, que aqui designamos como áudio corporativo: os podcasts corporativos ou branded podcasts, as rádios corporativas, o compartilhamento de sonoras e áudio-releases e os programas institucionais veiculados em rádios comerciais. O olhar para a realidade se dá por meio de um estudo exploratório (GIL, 1999) para analisar a produção do áudio corporativo no estado de Minas Gerais, a partir das agências de comunicação registradas/listadas em entidades representativas. O percurso metodológico tem início na revisão bibliográfica que perpassa toda a dissertação. De natureza aplicada, a pesquisa se baseia na análise dos dados coletados em questionários semiestruturados, aplicados às agências, a partir do método de Análise de Conteúdo segundo BARDIN (1977). O estudo parte da premissa que embora o contexto da Comunicação Organizacional contemporânea seja dialógico e participativo, muitas práticas ainda permanecem em uma estrutura linear, sem acompanhamento das principais tendências de mercado e consumo. Assim sendo, serão propostas reflexões e alternativas para as organizações e as agências de comunicação vislumbrarem possibilidades para além da perspectiva tradicional e instrumental da comunicação e adotarem estratégias que considerem as potencialidades das mídias sonoras que atualmente contam com a presença ativa dos usuários conectados e midiatizados.Item O áudio em reportagens radiofônicas expandidas.(2017) Silva, Luana Viana e; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Kischinhevsky, Marcelo; Souza, Marcelo Freire Pereira deA partir de discussões sobre midiamorfose (FIDLER, 1998), ecologia das mídias (SCOLARI, 2015) e remediação (BOLTER E GRUSIN, 2000), esta pesquisa discorre sobre a presença do rádio em cenário de convergência – contemplando estratégias utilizadas para a construção de narrativas e a circulação de conteúdos em outras plataformas. Apresenta como problema central o seguinte questionamento: como o áudio é explorado em reportagens radiofônicas produzidas para web e em que medida outros elementos midiáticos são utilizados para compor essas narrativas? A principal base teórica deste estudo parte do conceito de rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016), discute a composição de reportagens radiofônicas e multimídia e como elas se aproximam das características desse rádio. O principal objetivo deste trabalho é investigar o papel do áudio em reportagens radiofônicas expandidas para a web, considerando as estratégias narrativas oferecidas pelo meio digital. Como procedimentos metodológicos, lançamos mão da técnica de triangulação (TRIVIÑOS, 1987) que se apoia nas fases exploratória, descritiva e explicativa, e se desdobra neste estudo na utilização das ferramentas de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e estudo de caso (YIN, 2001). Os objetos de pesquisa consistem em três reportagens especiais, duas de rádios brasileiras e uma portuguesa: Jovem Pan, Gaúcha e Renascença, respectivamente. Como resultado, observa-se que nas três produções o áudio reforça histórias de vida utilizando personagens na narrativa, enquanto outros formatos midiáticos complementam as informações presentes nos arquivos sonoros. Este trabalho traz uma proposta de categorização de reportagem radiofônica expandida construída a partir do escopo teórico e aplicada posteriormente às produções que compõem os objetos de pesquisa.Item Autorreferência e autorreflexão em Favela Vive : rap e representação de uma sociabilidade marcada pela tensão entre vida e morte.(2022) Costa, Camila Campos; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Corrêa, Laura Guimarães; Prado, Denise Figueiredo Barros doOriundo de Teresópolis (RJ), Além da Loucura (ADL) é um grupo de rap formado pelos artistas Lord e DK-47 e pelo produtor musical Índio. Em Favela Vive, convidam rappers vinculados à periferia, de diferentes estados, para uma cypher, gênero musical que reúne letras inéditas, geralmente com um tema em comum, nesse caso, a realidade na favela. Estudando o rap, que para além de um gênero musical é uma expressão cultural social e racialmente marcada, podemos elucidar questões sociais latentes que transbordam na cypher em uma espécie de crônica do cotidiano repleta de crítica social e política. Deste modo, tomando as quatro edições da cypher Favela Vive (2016 a 2020) - tanto os elementos discursivos quanto os estético-políticos - enquanto representações e tendo a cultura da mídia como aporte, nosso objetivo é: investigar o contexto social dos rappers; identificar as implicações das manifestações políticas e estéticas de Favela Vive; compreender os sentidos que despertam das referências de diferentes ordens implícitas na produção e; promover reflexões sobre a nostalgia, a melancolia, a memória e o afropessimismo. Por meio do estudo cultural multiperspectivo, dos estudos decoloniais e do reconhecimento da cypher enquanto sujeito e teoria, essencialmente, buscamos vislumbrar como Favela Vive produz o mundo ao seu redor por meio da linguagem e como esse mundo pode se transformar a partir desse movimento. Sendo assim, no acúmulo de nossas discussões, sedimentamos como categorias de análise a autorrepresentação, o saudosismo estético e os usos da raiva, a fim de compreender o processo narrativo discursivo da cypher. Diante do relato de uma sociabilidade específica, marcada pela tensão entre vida e morte, identificamos que a autorrepresentação em Favela Vive é trabalhada no limiar da autorreferencialidade e da autorreflexão em busca de uma redenção, isto é, uma ideia de futuro em que a favela viva. Frente a um contexto de desumanização de determinados sujeitos, os sentidos ecoados pelos rappers transcendem a denúncia de um cotidiano em que o risco de morte é constante, pois configuram-se enquanto ações de re-existência que estimulam a necessidade de memória diante de um passado que persiste e, em última instância, conduzem a elaboração de uma teoria própria, nos termos de bell hooks (2019).Item Beijo com paixão, crime com castigo : possibilidades de afeto gay em telenovelas da TV Globo.(2023) Moreira, Matheus Antonio; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Homrich, Lalo Nopes; Rodrigues, André IribureEsta pesquisa discute as possibilidades do afeto homossexual a partir das cenas de beijo entre personagens masculinos exibidas em produtos teledramatúrgicos produzidos pela TV Globo, reunindo discussões de gênero, sexualidades e masculinidades em uma lógica heteronormativa. Analisaremos 17 cenas de beijos gays, exibidas em 16 produções teledramatúrgicas. Buscamos compreender, o contexto na trama em que as personagens estão inseridas, os conflitos e as formas de opressão impostas a cada uma delas, assim como o perfil e as condições necessários para que o beijo seja possível. No primeiro capítulo apresentamos os estudos de gênero e sexualidade, ancorados nas proposições de Butler (2002;2012;2020), Lauretis (1994), Rubin (2017) sobre as dinâmicas de poder que regulam gênero e sexo na sociedade, também exploramos o desejo homossexual a partir de Hocqhenghem (2009) e Preciado (2009), assim como a lógica heteronormativa e masculinidades a partir de Connell (2013;2015;2016) e Machado (2017). No segundo capítulo trataremos da teoria afetiva apoiados em Espinosa (2015), Deleuze e Guattari (1991) e Freud (1967), encarando os afetos como uma relação de interação entre o corpo e o mundo, assim como parte da psique humana. Trataremos do gênero televisivo telenovela, seu papel de lugar de disputas pela produção e criação de sentidos e identidades a partir de Lopes (2002;2003;2004), e da inserção da temática da homossexualidade nos produtos teledramatúrgicos a partir de Peret (2005), Colling (2007) e Silva (2015). No terceiro capítulo apresentamos a metodologia adotada nesta pesquisa, e a partir perspectivas teóricas de Kellner (2001) propomos uma análise crítica cultural da mídia. Também apresentaremos o mapeamento das cenas de beijo LGBTQI+ realizado para a compor o corpus de análise. No quarto capítulo, realizaremos o trabalho de análise proposto para as 17 cenas. Acionaremos teóricos que dialoguem com os temas tratados, realizando uma discussão em torno dos temas identificados. Através dos dados referentes às cenas de beijo colhidos durante o trabalho de análise, observamos que prevalecem cenas que utilizam do amor romântico, do casamento ou relação análoga ao casamento, da restrição a espaços privados e do contexto de happy ending como respaldo para o beijo acontecer, assim como prevalecem as personagens brancas, jovens, de classe média ou alta e heteronormativas. Ao fim, realizaremos considerações sobre o trabalho de forma abrangente, e acerca dos dados apresentados, suas implicações, e demonstrando o potencial para futuras pesquisas contido no tema.Item Beyoncé sob uma lente interseccional : uma análise das representações de mulheres negras em Lemonade, Homecoming e Black is King.(2022) Roza, Sandra Rita de Cássia; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Carrera, Fernanda Ariane Silva; Mariano, Agnes Francine de CarvalhoEste estudo visa analisar as representações de mulheres negras nos álbuns visuais Lemonade (2016) e Black is King (2020) e no documentário Homecoming (2019), da cantora estadunidense Beyoncé, sob uma lente interseccional própria. Para isso, foi escolhido como método de pesquisa a análise fílmica, a partir da abordagem metodológica dos estudos culturais, especificamente o protocolo de codificação e decodificação desenvolvido por Stuart Hall (2003), aplicado sob uma abordagem atual feminista negra interseccional, afro diaspórica, latino-americana, antirracista e jovem. As matrizes conceituais estão ancoradas em AKOTIRENE (2018), ALMEIDA (2019), BENTO (2002), CARRERA (2020), CRENSHAW (1989; 2002; 2004; 2016), DIANGELO (2020), ESCOSTEGUY (2007), FANON (2008), HALL (1997; 2003; 2006), HANNAH- JONES (2019), KILOMBA (2016), LORDE (1980), ROZA (2018), SODRÉ (1999), SCHUCMAN (2012; 2020) e TELLES (2012). A escolha pela lente própria foi feita considerando o lugar de fala da pesquisadora: uma mulher negra jovem, feminista negra interseccional, latina americana, diaspórica e antirracista. Antes de iniciar a análise, foi realizado um aprofundamento teórico sobre relações étnico-raciais, saúde mental, branquitude, comunicação, racismos, feminismo negro, interseccionalidade e representações, e nos contextos sócio-históricos desses assuntos no Brasil e Estados Unidos. A partir das análises foi possível perceber que os três trabalhos se encontram, principalmente, no feminismo negro, no recuperar as referências e histórias de mulheres negras, seja nos EUA, na diáspora ou no continente africano. Em mostrar aquelas que também tiveram protagonismos em lutas antirracistas, mas que ficaram apagadas desse processo. Em trazer representações que conectem as futuras gerações para que elas “Sejam o que podem ver” (EDELMAN, 1959), em deixar um legado, apontar possíveis sinais de caminhos a seguir, questionar, investigar e reformular rotas e direções e criar outros sinais e códigos.Item Cartografia afetiva do Congado em Berilo - MG : territórios, tempos, tradições e sentidos compartilhados.(2023) Faria, Raissa Fernandes; Fonseca, Maria Gislene Carvalho; Fonseca, Maria Gislene Carvalho; Jácome, Phellipy Pereira; Tavares, Frederico de Mello BrandãoEste trabalho produz e analisa narrativas em torno da manifestação religiosa e cultural do Congado no Médio Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, especificamente na cidade de Berilo. Essas narrativas estão manifestas em mapas afetivos produzidos de forma colaborativa com dois grupos de Congado do município: o Congado de Nossa Senhora do Rosário dos Quilombolas de Berilo e a Congada de São João Batista do Quilombo de Lagoa Ezequiel. Tem como métodos e éticas metodológicas processos cartográficos de deslocamentos e de mídia- processo. O objetivo é entender como os Congados de Berilo acionam temporalidades e territorialidades nos sentidos expressos por eles em seus mapas criados durante a pesquisa, tendo como referência para essa análise autores como Milton Santos (2006, 2014), Leda Maria Martins(2021) e Gilmar de Carvalho (2005). O trabalho constrói que os sentidos que o Congado tem para os grupos de Berilo e Lagoa são da possibilidade de uma existência livre, festiva e ancorada na ancestralidade. E, ainda, da necessidade de uma resistência e de um enraizamento com o território permanentes. São sentidos de uma tradição que é viva, que faz sentido no hoje para quem a pratica. O Congado é, para os grupos, uma maneira de resistir e de existir.Item Cartografia da verticalização de vídeos online : perspectivas para uma instagramática audiovisual.(2022) Gonçalves, Charles Santos; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Quadros, Cláudia Irene de; Souza, Marcelo Freire Pereira deO surgimento e o aprimoramento das ferramentas audiovisuais inseridas no Instagram foram capazes de impulsionar e popularizar a produção e o consumo dos vídeos verticais. A presente pesquisa busca delinear algumas perspectivas sobre a instagramática audiovisual, por meio de um processo cartográfico que se debruça sobre o vídeo vertical. São cartografados alguns formatos de vídeos verticais oriundos das ferramentas audiovisuais do Instagram, como o IGTV e os demais vídeos que hoje compõem a denominada Instagram TV. O aporte teórico da pesquisa é baseado em discussões no campo do audiovisual, da gramática das interações (SCOLARI, 2004), atrelada aos conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e de plataformização (VAN DIJCK, 2013). Desta forma, a pesquisa considera a linguagem, a gramática e/ou instagramática proveniente do encontro entre o usuário e as plataformas de mídias sociais digitais, como o Instagram. Os procedimentos metodológicos recorrem à cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 1995), por meio da investigação cronológica das ferramentas e dos formatos audiovisuais disponibilizados pelo Instagram (FRIER, 2021) e os pontos de encontro na relação da usabilidade adaptada e remodelada, por meio da relação estabelecida com o usuário. O estudo sugere o impulsionamento e a popularização dos formatos audiovisuais verticalizados, a partir da possibilidade de produção e disponibilização desses vídeos online, por meio das redes móveis do usuário e levando em consideração a facilidade e a possibilidade de gravar, editar e compartilhar essas produções nas plataformas de mídias sociais digitais.Item Claudia Andujar na busca pela Outra : as narrativas fotográficas sobre a mulher brasileira na revista Realidade.(2020) Nogueira, Aline dos Santos; Santos, Ana Carolina Lima; Santos, Ana Carolina Lima; Bartolomeu, Anna Karina Castanheira; Valle, Flávio PintoA presente pesquisa visa a compreensão de como as fotografias de Claudia Andujar que foram publicadas na revista Realidade constroem uma imagem da mulher brasileira nas décadas de 1960 e 1970. A pesquisa toma as fotografias de Andujar enquanto objeto de construção de personagens tidas como Outras, mas em um movimento que às vezes as destituem de estereótipos, possível a partir do contato entre a fotógrafa, as fotografadas e os leitores do periódico. Para tanto, o trabalho estabelece um caminho teórico-conceitual e analítico que permite ponderar o papel da fotografia, principalmente no contexto jornalístico, na retratação de sujeitos, em especial das mulheres, a fim de entender de que modo a produção de Andujar a realiza, em termos singulares. No exame das imagens da fotógrafa, a análise iconográfica, a interpretação iconológica e a desmontagem, com o estabelecimento de séries, possibilitam avaliações acerca de sua criação, evidenciando o lugar da fotógrafa, das fotografadas e do leitor no processo de produção de sentido, com destaque para a maneira como Andujar dá a ver as mulheres, em uma busca própria, que revela algo delas tanto quanto de si mesma.Item Comunicação organizacional e discurso : disputa de sentidos na fanpage da Samarco a partir da ruptura da barragem de Fundão em Mariana-MG.(2017) Carneiro, Dayana Cristina Barboza; Prado, Jan Alyne Barbosa; Prado, Jan Alyne Barbosa; Schwaab, Reges Toni; Oliveira, Ivone de LourdesCom esta pesquisa, objetiva-se investigar a disputa de sentidos constituída na fanpage da Samarco no primeiro mês após a ruptura da barragem de Fundão, em Mariana-MG. O alicerce teórico é construído com base nas discussões acerca do ambiente digital, com destaque para o Facebook, a Comunicação Organizacional contemporânea e a Análise do Discurso (AD). Assim, primeiramente, dá-se relevo ao ambiente midiático em que os discursos estão inscritos a partir do delineamento do Facebook sob duas acepções: o conceito de redes sociais na internet (RECUERO 2009; 2015) e os princípios que caracterizam os novos media, proposição de Manovich (2005). No que se refere às discussões sobre a Comunicação Organizacional (CO) contemporânea, a abordagem é feita sob o viés do Paradigma da Complexidade, com base nas reflexões de Morin (2003; 2015) e Scroferneker (2008; 2012; 2015). Debate-se, também, a reconfiguração da CO diante dos processos comunicacionais constituídos em ambientes digitais, considerando o potencial de participação dos públicos e a apropriação das plataformas de comunicação digitais como ferramentas da Comunicação Organizacional. Depois, aborda-se a Análise do Discurso (AD) e as noções-conceito de Condições de produção, Memória discursiva, Estratégias discursivas, Contrato de comunicação e Acontecimento discursivo, com base nas reflexões de autores como Pêcheux (1995), Orlandi (2012) e Charaudeau (2008; 2009abc; 2010). Com fundamento nessa tessitura conceitual, a metodologia foi desenvolvida em duas fases: na primeira, abordou-se a dinâmica dos discursos produzidos pela Samarco no período de 5 de novembro de 2015 a 5 de dezembro de 2015, recorte temporal da pesquisa. Após isso, foram selecionadas três postagens da empresa e seus respectivos comentários para uma análise aprofundada, considerando, também, as especificidades do ambiente digital e o modo como esse espaço midiático conforma a construção discursiva. Além disso, a entrevista realizada com a jornalista responsável pelo gerenciamento da fanpage da Samarco contribuiu, de modo especial, para o entendimento acerca das condições de produção do discurso institucional. A análise propiciou a apreensão da disputa de sentidos constituída entre a empresa e os usuários e também entre os próprios usuários – com embates ou identificações –, tendo como pano de fundo as temáticas relacionadas à ruptura da barragem de Fundão que emergiram na página da Samarco no primeiro mês após o ocorrido.Item A comunicação pública da ciência das TVs universitárias de Minas Gerais no contexto da desinfodemia.(2023) Barros, Kelen Maria Ribeiro de; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Bianco, Nelia Rodrigues Del; Souza, Marcelo Freire Pereira deA presente proposta de pesquisa tem o objetivo de identificar o exercício de Comunicação Pública da Ciência pelas 23 TVs universitárias de Minas Gerais registradas no Mapa 4.0 da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) dentro do contexto da desinfodemia, termo que descreve a desinformação sobre a Covid-19 (POSETTI; BONTCHEVA, 2020a). Para tal finalidade, foi realizado o método da cartografia, um dos seis princípios do rizoma, teoria filosófica do modelo epistemológico apresentado por G. Deleuze e F. Guattari (1995). Por meio de pistas do método (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), como gestos atencionais (KASTRUP, 2009) e acompanhamento de processos (BARROS; KASTRUP, 2009), buscou-se ainda a identificação dos elementos da comunicação universitária na mídia televisão; da forma como as TVUs se organizam e os seus produtos; e dos espaços que as emissoras ocupam no contexto da Ecologia das Mídias (STRATE; BRAGA; LEVINSON, 2019). O trabalho cartográfico desenvolvido se baseia em dois momentos principais: na aplicação de questionários enviados às TVUs encontradas e na análise de uma amostra de programas produzidos pelas emissoras mineiras que participaram da pesquisa. Com um retorno de cerca de 65% destas TVUs, descobriu-se assim que 86,6% delas trabalharam na produção de conteúdos com a temática coronavírus dentro da perspectiva da divulgação científica, uma das estratégias de CP da Ciência (BUENO, 2010). Além disso, foi constatado que nas seis mesorregiões de Minas Gerais que se destacaram com o registro de pelo menos uma TVU de acordo com o Mapa 4.0 da ABTU houve o exercício de Comunicação Pública da Ciência, uma vez que os programas produzidos por elas atenderam às necessidades de interesse público (ZÉMOR, 2012), de apropriação dos aparatos tecnológicos e posterior tradução dos processos científicos para o público leigo (BRANDÃO, 2012), e de diálogo (ou de busca por ele) com a comunidade por meio do modelo de participação pública que a CP da Ciência envolve (CALDAS, 2011). Isso só foi alcançado porque todas as 15 TVUs mineiras que foram cartografadas estão dentro do panorama de Ecologia das Mídias se fazendo unanimamente presentes em alguma plataforma de mídia social que viabiliza a interação direta com os telespectadores.