Navegando por Assunto "Formação continuada"
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Item Crenças e representacõess de professores de Língua Inglesa sobre a formacão continuada.(2013) Costa, Andréa de Barros; Silva, Sérgio Raimundo Elias daO objetivo desta pesquisa é investigar as práticas discursivas de professores de língua inglesa de escolas públicas a fim de analisar suas crenças e representações sobre a formação continuada, por meio de uma ressignificação dialógica entre teorias sobre crenças e representações sociais. O referencial teórico está fundamentado nos estudos sobre crenças (BARCELOS; KALAJA, 2003; BARCELOS, 2006, 2007; SILVA, 2007, 2010), representações sociais (JODELET, 2001; MOSCOVICI, 2001, 2004, 2007), imaginários sociodiscursivos (CHARAUDEAU, 2006, 2007) e formação continuada (GATTI, 2008, 2011; GIMENEZ, 2002; DUTRA; MELLO, 2009). A metodologia da pesquisa é qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados constituem-se de um questionário, uma entrevista e uma narrativa de dois professores de LI de escolas públicas de uma cidade da região sudeste brasileira. A análise dos dados apresenta as crenças e representações de professores de LI sobre a formação continuada, por meio de quatro categorias temáticas que foram inferidas a partir da leitura dos próprios dados: a) crenças e representações dos professores de LI sobre cursos de formação continuada; b) crenças e representações dos professores de LI sobre a disponibilidade de tempo para a formação continuada; c) crenças e representações dos professores de LI sobre as novas tecnologias na formação continuada e no ensino de LI; d) crenças e representações dos professores de LI sobre as políticas públicas educacionais para a formação continuada. Os resultados apontam que as crenças e representações dos professores de LI sobre a formação continuada, além de serem inseridas em categorias temáticas, podem ser ressignificadas de forma dialógica e caracterizadas como mediadas, dinâmicas e emergentes, paradoxais e contraditórias, experienciais e sociais, polifônicas, críticas e reflexivas. As duas últimas caracterizações emergiram ao longo desse trabalho de pesquisa, e as anteriores são confirmações dos trabalhos sobre crenças de Barcelos e Kalaja (2003) e Barcelos (2006) em diálogo com as representações sociais de Moscovici (2001, 2004, 2007). Nosso propósito com a caracterização das crenças e representações polifônicas, críticas e reflexivas é o de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área de crenças e representações de professores de LI sobre a formação continuada. Essa pesquisa visa ainda colaborar para a formação continuada dos professores de LI das escolas públicas por meio de reflexões a respeito de suas crenças e representações, bem como colaborar para que o contexto desses professores seja conhecido e considerado no desenvolvimento de programas de formação continuada.Item Um curso de formação continuada para professores de ciências/química : saberes da educação de surdos.(2023) Felício, Lourainy Bianca Ferreira; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Souza, Vinícius Catão de Assis; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; vcasouza@ufv.br; Fernandes, Jomara Mendes; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Souza, Vinícius Catão de Assis; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoExistem diversas problemáticas que ainda permeiam a Educação de Surdos. Para minimizá-las, são necessárias ações que visem uma maior inclusão desses estudantes. Sendo assim, o presente trabalho busca, por meio da criação e oferta de um curso de formação continuada na modalidade on-line sobre Educação de Surdos, responder o seguinte problema de pesquisa: De que forma um curso de formação continuada pode impactar na construção de conhecimentos dos docentes de Ciências/Química sobre a Educação de Surdos? A pesquisa, que tem natureza qualitativa de caráter exploratório em um formato de estudo de caso, foi desenvolvida em quatro etapas: i) criação de um curso para professores da educação básica; ii) aplicação do curso; iii) entrevista semiestruturada com participantes do curso; iv) análise de dados. Os resultados da análise do questionário inicial apontam que os professores, em sua maioria, estão no início da carreira docente e possuem algum conhecimento sobre a Educação de Surdos. Na análise das atividades realizadas no curso, foi possível perceber que os cursistas demonstraram refletir sobre aspectos relevantes da Educação de Surdos, como, por exemplo, a importância do visual e o processo de inclusão dos estudantes. Por fim, nas entrevistas, observou-se que os professores consideraram o curso relevante para o aprimoramento da sua prática docente, destacando a importância do curso, ao apresentar propostas de uso de ferramentas pedagógicas, ser uma atualização do conhecimento e promover a compreensão das características e identidade da comunidade Surda. A partir disso, consideraram o curso um grande aliado na promoção da inclusão educacional de Surdos. Sendo assim, conclui-se que o curso cumpriu com os seus objetivos e tem potencialidades para contribuir para a formação continuada de professores de Química, Física e Biologia ao discutir aspectos relevantes sobre a temática, como, por exemplo, a importância dos aspectos visuais para os Surdos, cultura e identidade Surda e, ainda, sugestão de ferramentas pedagógicas.Item Desenvolvimento profissional e inovação pedagógica : a experiência de formação dos professores supervisores do PIBID na Região dos Inconfidentes-MG.(2017) Jardilino, José Rubens Lima; Oliveri, Andressa Maris Rezende; Silva, Ises Mitiko MasagoEste trabalho é um recorte de uma investigação em rede desenvolvida no OBEDUC pela UECE, UFOP e UNIFESP, denominada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID”, que teve como objetivo reconhecer as contribuições do programa para a formação continuada e o desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica que integram o PIBID. Neste artigo, serão apresentadas considerações sobre a experiência de formação dos professores supervisores da Região dos Inconfidentes - MG, no que se refere ao desenvolvimento profissional e a inovação das práticas pedagógica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com trinta docentes. Os dados foram analisados a partir da perspectiva de Candau (2009), García (2009), Nóvoa (1995) e Jardilino et. al (2014), entre outros. Dentre os resultados, destaca-se que os entrevistados apontam que essa experiência de formação contribuiu para a ressignificação das práticas e para o seu desenvolvimento profissional. Assim, programas de formação nos moldes do PIBID podem ser pensados como uma alternativa de formação também para os docentes experientes, firmada na reflexão sobre a prática e na troca de experiências.Item Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.(2018) Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Perucci, Leidelaine Sergio; Gomes, Valdete Aparecida Fernandes MoutinhoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.Item Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.(2017) Ferreira, Ana Cristina; Costa, Viviane CristianeMesmo com os avanços na legislação brasileira relacionados à Educação Inclusiva, a prática cotidiana das escolas e dos cursos de formação de professores ainda está muito distante do desejável. No caso específico do ensino de Matemática para alunos surdos, apesar da obrigatoriedade de existência de intérpretes nas escolas e da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura, o cenário não é muito diferente. Uma formação de professores para atuar nesse cenário é uma tarefa urgente tanto nos cursos de Licenciatura quanto nos espaços dedicados à formação continuada. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como propósito analisar possíveis contribuições de um curso de extensão para a mobilização de saberes docentes relacionados à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática em classes regulares. Nesse artigo, analisamos a experiência vivida por uma participante, Júlia. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio ou vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora, bem como registros produzidos pela participante ao longo do curso e questionário respondido por ela. Os resultados evidenciam que ela se engajou ativamente nas atividades realizadas ao longo do curso e que ampliou seus saberes ao vivenciar e construir tarefas matemáticas que poderiam ser desenvolvidas com todos os alunos, inclusive surdos. Há indícios de que ela mobilizou conhecimentos matemáticos para a inclusão e, em particular, conhecimentos pedagógicos do conteúdo. A professora ainda ressignificou sua percepção dos papeis do intérprete e do professor de Matemática em classes inclusivas.Item A etnomatemática como um programa subversivo e responsável para uma ação pedagógica na formação de professores : da teoria à prática.(2021) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonA proposta da Etnomatemática para os programas de formação inicial e continuada de professores está em sintonia com as tendências atuais da Educação Matemática, pois auxilia esses profissionais na investigação de práticas matemáticas que ocorrem em contextos diversos. Essa abordagem visa a elaboração de atividades matemáticas curriculares contextualizadas na perspectiva etnomatemática. Então, é importante que a ação pedagógica da Etnomatemática esteja relacionada com a utilização de situações-problema vinculadas à bagagem cultural desses profissionais e de seus alunos por meio da inserção de procedimentos matemáticos desenvolvidos localmente. Este artigo teórico visa (re)construir teorias e propiciar condições explicativas da realidade por meio de uma discussão em relação à Etnomatemática como um programa subversivo e responsável através do desenvolvimento de sua ação pedagógica na formação de professores com fundamentações teóricas e dialógicas que buscam explicar a problemática proposta nesse estudo.Item Formação continuada em mídias na educação : desvelando os vieses teóricos que conduziram tal processo formativo.(Ponta Grossa, 2020) Alves, Luan Henrique; Paulo, Jacks Richard deO presente estudo teve como objetivo identificar e discorrer sobre as concepções teóricas e as intencionalidades conceituais que delinearam as ações de formação continuada oportunizadas pelo Curso de Especialização em Mídias na Educação (CEME), ofertado pela UFOP. Adotando a abordagem qualitativa, os dados foram construídos através da análise documental e do questionário aplicado aos egressos do referido curso. Logo, foram interpretados com base nas prescrições da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). As análises evidenciaram que o CEME seguiu os preceitos teóricos contidos no modelo ‘forma interativa-reflexiva’ (DEMAILLY, 1995), na tendência crítico-reflexiva (ARAÚJO; SILVA, 2009) e com objetivos de capacitação (MARIN, 1995) levando os sujeitos em formação a refletirem sobre sua prática pedagógica atrelada ao contexto de atuação tornando-os professores autônomos, críticos e emancipados frente à integração das mídias na sala de aula.Item Formação de professores e o trabalho docente : a educação profissional-tecnológica e o ensino superior nos institutos federais.(2022) Perucci, Leidelaine Sergio; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pena, Geralda Aparecida de CarvalhoA presente dissertação que ora apresentamos ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto é fruto de uma pesquisa sobre a Formação de Professores que atuam em dois níveis de ensino simultaneamente – Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e de Educação Superior no âmbito das Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Esse trabalho diz respeito a um estudo de caso desenvolvido em um campus do IFMG. Temos uma caracterização muito especial neste tema – trata- se do trabalho docente nos IFs, considerando que este tipo de instituição no Brasil oferece cursos em diferentes níveis e modalidades de ensino, os quais são atendidos por um corpo docente único (Ensino Médio e Superior). A pesquisa partiu das seguintes questões-problema: o que mobiliza a atuação docente no contexto dos Institutos Federais? Quais as implicações desta atuação? Pois entende-se que o trabalho do professor nesse contexto exige conhecimentos e habilidades que se distinguem de instituições que oferecem apenas um nível de ensino. Considerou-se tal problemática a partir dos seguintes objetivos: geral, compreender as percepções que os(as) professores(as) têm ao refletir sobre sua atuação docente em mais de um nível de ensino; e específicos, (1) identificar os processos formativos dos professores; (2) compreender de que ou quais maneiras os professores se organizam para a atuação em mais de um nível de ensino e (3) entender se a sua formação ao longo da carreira contribuiu e/ou tem contribuído para a atuação em mais de um nível de ensino. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa, considerou-se a perspectiva qualitativa e as perspectivas teóricas da Formação Inicial e Continuada de Professores no Brasil, organizadas a partir das seguintes atividades: revisão da teoria científica, estado do conhecimento sobre a temática e coleta de dados a partir de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio dos preceitos de análise de conteúdo. Deste modo, a pesquisa chega às seguintes conclusões: 1. A docência na Educação Profissional e Tecnológica no contexto dos IFs é algo complexo, abrangente e passível de diversas ramificações que exige atualização constante com relação aos conteúdos, metodologias de ensino e legislação educacional tanto da educação básica, do ensino superior e da educação tecnológica; 2. A experiência prévia do professor na educação básica e no ensino superior em instituições que se dedicam a esses níveis separadamente pode ser entendida como uma base ou ponto de partida para o exercício da profissão docente nos IFs; 3. Por fim, verifica-se que questões que emergem a partir da realização deste estudo se direcionam mais especificamente aos processos formativos dos professores e como esses processos impactam no exercício docente. Assim, uma perspectiva futura que se torna relevante é pensar em como a formação continuada exerce influência para o sucesso nas suas atividades docentes.Item Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.(2016) Jardilino, José Rubens Lima; Diniz, MargarethO presente artigo trata da temática sobre a formação continuada de professores(as) da Educação Básica no âmbito da discussão sobre a formação do professor(a). O lócus desta experiência refere-se a dois projetos dos grupos de pesquisa Formação e Profissão Docente (Foprofi e Caleidoscópio, respectivamente): “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”, projeto de pesquisa interinstitucional realizado com três universidades públicas (Ceará, São Paulo e Minas Gerais), financiado pela Capes/Obeduc; e o projeto “Conversações com mulheres-professoras em Santa Rita de Ouro Preto (2009-2015)”, que integra o Programa Caleidoscópio. Este artigo, embasado em duas metodologias da pesquisa no campo educacional – narrativas educacionais e conversação – retrata como professores(as) estão fazendo sua formação continuada no interior dos referidos projetos de pesquisa. Os resultados demonstram que os sujeitos/pesquisadores(as) envolvidos se situam numa concepção de professor(a)-pesquisador(a) para além do que genericamente vimos denominando de professor(a) crítico-reflexivo e professor(a)-pesquisador(a).Item O habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur : como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor?(2011) Cunha, Maria Amália de Almeida; Nunes, Célia Maria FernandesEste artigo pretende analisar a contribuição da disciplina Sociologia da Educação nos processos de formação continuada para professores em exercício. Para tanto, recorremos ao uso do conceito de habitus de Bourdieu, entendido aqui como uma gramática geradora das práticas e que pode ser uma ferramenta útil para um trabalho de formação continuada aos professores da educação básica, uma vez que estes, ao desenvolverem uma prática reflexiva e experimentarem rotinas não prescritivas em sua prática, podem romper a distância que separa o mundo da formação inicial e o exercício de sua prática, campo em que emergem as ambiguidades da profissão. Os trabalhos de formação continuada em parceria com a Universidade podem representar o ‘termo ausente’ que faltava na atividade laboral do professor.Item A perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática no desenvolvimento da Estatística na formação continuada de professores de Matemática.(2022) Freitas, Camila Locatelli de; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Silva, Karina Alessandra Pessoa da; Reis, Frederico da SilvaEssa pesquisa foi conduzida em uma escola municipal, localizada na cidade de Para de Minas, em Minas Gerais, com 4 professores licenciados em Matemática efetivos dessa escola onde ocorreu a pesquisa. O principal objetivo, desse estudo foi direcionado a compreender como a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática por meio da contextualização de uma conta de luz residencial contribuiu para o desenvolvimento de conteúdos estatísticos por meio da formação continuada de professores de Matemática. No entanto, outros objetivos nortearam esse estudo, como por exemplo, a análise de atividades curriculares estatísticas que poderia auxiliar os professores no desenvolvimento da criticidade e reflexão dos alunos para perceberem como as suas atitudes podem influenciar no consumo de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática. A partir desses objetivos, foi possível definir a seguinte questão de investigação: Como a Modelagem Matemática em sua perspectiva Sociocrítica pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos da Estatística por meio do oferecimento de seminários de formação continuada de professores de Matemática? Nesse direcionamento, a fundamentação teórica foi pautada na Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem em sua perspectiva Sociocrítica, e na sua relação dialógica com o ensino de Estatística. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, um inicial e um final; anotações do diário de campo do professora-pesquisadora, e três seminários via GoogleMeet para a formação continuada relacionados com os conceitos da Modelagem Matemática no ensino de Estatística por meio de uma contextualização de uma conta de luz residencial. Os dados coletados foram analisados seguindo os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados, e os resultados foram interpretados de acordo com o referencial teórico adotado nesse estudo. Os dados foram codificados por meio das codificações aberta e axial para a elaboração das categorias de análise que possibilitaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os resultados dessa investigação mostraram que a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática contribuiu para que os professores participantes desse estudo discutissem, entendessem e conhecessem uma parte de sua realidade relacionada com o estudo de uma conta de luz residencial, pois o potencial dessa ação pedagógica possibilitou o desenvolvimento de uma ação transformadora dos alunos como cidadãos transformadores na sociedade, bem como também, proporcionou um ambiente democrático que abriu espaço para a discussão sobre a utilização de conteúdos estatísticos definidos pela BNCC (BRASIL, 2018), além do desenvolvimento de reflexões, interpretações e inferências elaboradas com base nos referenciais teóricos estudados nos seminários de formação continuada de professores. O produto educacional, que é um caderno de sugestões originado dessa dissertação, foi elaborado por meio das discussões que surgiram durante os encontros de formação continuada, assim, objetivo deste é de orientar os professores, educadores e interessados nessa temática, que desejam inovar as suas práticas docentes relacionadas aos conceitos de ensino de Estatística, por meio da contextualização de uma conta de luz residencial. Também, como fruto dessa dissertação foi elaborado um caderno de sugestões com o objetivo de aproximar os leitores das práticas matemáticas que foram desenvolvidas nesse estudo por meio da utilização de caixas de diálogos denominadas Observações, Sugestões, Dicas e Lembretes, que visam orientar os leitores no desenvolvimento das atividades propostas nesse produto educacional.Item Políticas públicas de formação e capacitação continuada de professores da educação básica por meio da educação a distância.(2015) Tonini, Adriana Maria; Silva, Antonio Marcelo Jackson Ferreira daAtualmente uma das preocupações que perpassam o contexto educacional do País insere-se as políticas públicas de formação de professores para a educação básica. Nessa ótica o país oferece cursos de Educação a Distância (EaD) como proposta de educação de jovens e adultos e de formação continuada. Diante do exposto, esse artigo tem como objetivo analisar algumas propostas de políticas públicas brasileiras para cursos de graduação, especialização e capacitação a distância para professores da rede básica pública de ensino. Mesmo porque, considerando as dimensões do país, a quantidade de pessoas a serem educadas, a infraestrutura física disponível e o número de educadores com capacidade para facilitar esse processo, a educação a distância no ensino superior é, mais do que viável, é necessária. ________________________________________________________________________Item O software GeoGebra numa proposta de formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental.(2017) Araújo, Josias Júlio de; Reis, Frederico da Silva; Reis, Frederico da Silva; Gazire, Eliane Scheid; Viana, Marger da Conceição VenturaA presente pesquisa investiga a utilização de recursos didáticos com base nas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM, como parte importante do trabalho de formação dos alunos e do próprio professor, pois elas possibilitam a construção de conhecimentos sólidos que podem auxiliar, principalmente, no desenvolvimento de sujeitos ativos na sociedade moderna. Como foco da pesquisa, escolhemos os processos de ensino da Matemática no Ensino Fundamental, nos quais o ensino de Álgebra e Geometria pode gerar obstáculos no processo de aprendizagem. A metodologia de pesquisa focalizou a formação continuada, a partir do planejamento e implementação de um minicurso realizado com professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Minas Gerais. Os principais resultados da pesquisa apontam para a urgência dos professores inserirem softwares educativos em suas práticas pedagógicas, possibilitando assim, novas metodologias de ensino da Matemática. Os professores precisam utilizar as TICEM como ferramentas colaborativas e não enxergá-las como uma ameaça às suas práticas de ensino exercidas. Para a utilização das TICEM nos processos de ensino e aprendizagem, os professores deverão ser formados para tal utilização, especialmente por meio de formação continuada aliada a instrumentos tais como atividades exploratórias e softwares educativos, com destaque para o GeoGebra. Tal formação pode possibilitar aos professores, uma inovação das práticas pedagógicas e metodológicas nos processos de ensino da Matemática. Dessa maneira, o uso do software GeoGebra pode favorecer uma aprendizagem significativa para os alunos e possibilitar novas práticas pedagógicas aos professores.