Navegando por Autor "Souza, Vinícius Catão de Assis"
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Item Análise da perspectiva dos intérpretes educacionais de libras sobre as interações estabelecidas com os professores de Ciências/Química em sala de aula.(2022) Fabiano, Bárbara Gonçalves; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Souza, Vinícius Catão de Assis; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; vcasouza@ufv.br; Fernandes, Jomara Mendes; Miranda, Ana Carolina Gomes; Souza, Vinícius Catão de Assis; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoDiante da necessidade de buscar construir uma educação inclusiva, cada vez mais coerente com os seus princípios norteadores, a presente pesquisa se propõe a analisar os modos de interação estabelecidos em sala de aula, entre o intérprete educacional de Libras (IE) e o professor de Ciências/Química. Para isto, a abordagem metodológica adotada foi de natureza qualitativa, considerando que a pesquisa teve um caráter descritivo e o seu foco voltou-se à análise dos significados atribuídos ao objeto de investigação aqui proposto, sob a perspectiva de um grupo de IE. Para coletar os dados, inicialmente, foi realizado um levantamento do tipo survey, em que um questionário online foi encaminhado às escolas do estado de Minas Gerais. Esse questionário, teve caráter misto, com questões abertas e fechadas. Foi analisado um recorte dos dados contendo cinquenta e um (51) IE que atuavam em Minas Gerais. Para tal, partiu-se de um conjunto de categorias analíticas, algumas das quais definidas a priori e outras que emergiram dos dados. Os resultados revelaram que os professores, em geral, apresentavam pouco conhecimento sobre as especificidades dos alunos surdos e da comunidade surda enquanto um grupo que representa uma diferença linguística e cultural. Isso pode trazer dificuldades para propor ações formativas nas aulas de Ciências/Química, sobretudo relacionadas ao desenvolvimento de atividades não adaptadas às especificidades visuais dos surdos, além de questões relativas ao trato dos professores com os IE, durante o processo de mediação do conhecimento científico em sala de aula. Nesse sentido, destacaram a falta de parceria entre os IE e os professores, uma vez que sendo essa parceria pouco efetiva, o processo de coformação não se estabelece nas aulas, levando a perdas substanciais no que se refere à aprendizagem dos surdos. Ainda foi possível constatar na análise dos dados que os IE se apropriavam de funções que fogem às suas responsabilidades na Escola (mediação linguística), seja por compaixão ou por desconhecimento de suas atribuições legais. Isso ocorre, pois os IE entendem que os professores não sabem como atender às demandas dos surdos, buscando assim suprir essa lacuna formativa dos docentes. Portanto, conclui-se que um longo caminho ainda precisa ser percorrido, para se efetivar a inclusão educacional dos surdos, com propostas que repercutam na formação dos professores e dos IE, de modo que seja possível compreender as reais atribuições dos IE em sala de aula e estabelecer parcerias que possam efetivamente repercutir na aprendizagem dos alunos surdos.Item Análise dos vídeos educativos veiculados pela TV INES : uma ferramenta de divulgação científica no ensino de ciências para os surdos.(2022) Felício, Lourainy Bianca Ferreira; Souza, Vinícius Catão de Assis; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoA presente investigação se trata de um aprofundamento analítico de uma monografia de conclusão de curso, em que foi analisada a importância da TV INES como ferramenta para o campo da educação em Ciências e as suas contribuições para a divulgação científica voltada aos surdos. Para tal estudo, foram analisados os programas “A vida em Libras”, “Panorama Visual” e “A história das coisas”. Em seguida, os vídeos selecionados foram categorizados. A partir disso, constatou-se que o conteúdo deles traziam abordagens sobre questões relacionadas à divulgação científica e apresentavam características que destacavam os aspectos imagéticos fundamentais à condição dos surdos. Verificou-se com os resultados desta análise que os três programas se mostraram relevantes para a formação educacional dos estudantes surdos, uma vez que apresentaram características que podem favorecer a aprendizagem das Ciências.Item Um curso de formação continuada para professores de ciências/química : saberes da educação de surdos.(2023) Felício, Lourainy Bianca Ferreira; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Souza, Vinícius Catão de Assis; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; vcasouza@ufv.br; Fernandes, Jomara Mendes; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Souza, Vinícius Catão de Assis; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoExistem diversas problemáticas que ainda permeiam a Educação de Surdos. Para minimizá-las, são necessárias ações que visem uma maior inclusão desses estudantes. Sendo assim, o presente trabalho busca, por meio da criação e oferta de um curso de formação continuada na modalidade on-line sobre Educação de Surdos, responder o seguinte problema de pesquisa: De que forma um curso de formação continuada pode impactar na construção de conhecimentos dos docentes de Ciências/Química sobre a Educação de Surdos? A pesquisa, que tem natureza qualitativa de caráter exploratório em um formato de estudo de caso, foi desenvolvida em quatro etapas: i) criação de um curso para professores da educação básica; ii) aplicação do curso; iii) entrevista semiestruturada com participantes do curso; iv) análise de dados. Os resultados da análise do questionário inicial apontam que os professores, em sua maioria, estão no início da carreira docente e possuem algum conhecimento sobre a Educação de Surdos. Na análise das atividades realizadas no curso, foi possível perceber que os cursistas demonstraram refletir sobre aspectos relevantes da Educação de Surdos, como, por exemplo, a importância do visual e o processo de inclusão dos estudantes. Por fim, nas entrevistas, observou-se que os professores consideraram o curso relevante para o aprimoramento da sua prática docente, destacando a importância do curso, ao apresentar propostas de uso de ferramentas pedagógicas, ser uma atualização do conhecimento e promover a compreensão das características e identidade da comunidade Surda. A partir disso, consideraram o curso um grande aliado na promoção da inclusão educacional de Surdos. Sendo assim, conclui-se que o curso cumpriu com os seus objetivos e tem potencialidades para contribuir para a formação continuada de professores de Química, Física e Biologia ao discutir aspectos relevantes sobre a temática, como, por exemplo, a importância dos aspectos visuais para os Surdos, cultura e identidade Surda e, ainda, sugestão de ferramentas pedagógicas.Item Estado do conhecimento sobre educação química para surdos em eventos científicos brasileiros realizados entre 2004-2018.(2021) Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Souza, Vinícius Catão de Assis; Fabiano, Bárbara GonçalvesO presente artigo analisou eventos acadêmicos brasileiros na área da Química e/ou Ensino de Química, de modo a mapear, no período de quinze anos (2004 a 2018), o estado do conhecimento sobre Educação Química para Surdos. Na primeira etapa, analisou-se a legislação brasileira voltada à inclusão, em especial a dos surdos. Em seguida, foi feito o levantamento dos eventos científicos na área de Química e/ou Ensino de Química. Na terceira etapa, foram tabulados o número total de trabalhos dos eventos, trabalhos relacionados à educação inclusiva e, especificamente, a interface Química e surdez. Depois de localizados, foi realizada uma análise geral dos textos e feita a comparação das publicações com o período em que as Leis, Decretos e Portarias foram instituídos. Diante desse exame, foi possível perceber que há uma discrepância bastante significativa entre o total de trabalhos apresentados nos eventos e os específicos aos surdos, sendo que alguns deles mencionaram Leis e Decretos que balizam a inclusão. Assim compreende-se que ainda há diversos desafios a serem trilhados para o crescimento da área, para que os estudantes surdos sejam efetivamente contemplados em suas especificidades.Item As transformações de energia no corpo humano : proposta de um livro com abordagem integradora no ensino de ciências naturais a partir de um curso de curta duração.(2019) Santana Júnior, José Luiz; Souza, Gilmar Pereira de; Souza, Vinícius Catão de Assis; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Souza, Gilmar Pereira deEste trabalho propõe uma abordagem de ensino relacionada aos aspectos energéticos envolvidos no corpo humano desde o contexto da alimentação até a atividade física, buscando aproximar os limites disciplinares dentro do ensino das Ciências Naturais, principalmente da Química e Biologia. Para realização dessa proposta, desenvolvemos um curso de curta duração dividido em três partes, a saber; i) Energia e os alimentos, ii) Energia e o metabolismo, iii) Energia e a atividade física. O curso foi aplicado em uma turma de professores de Ciências em formação continuada, alunos do programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto. O objetivo do curso foi subsidiá-los com novas perspectivas em relação à abordagem da temática energia no Ensino de Ciências, de maneira a explorar as potencialidades integradoras desse conceito. Priorizamos uma abordagem dialógica durante o desenvolvimento do curso, propiciando uma rica troca de informações e diferentes perspectivas conceituais e disciplinares para o conceito de energia. Durante a aplicação do curso efetuamos a coleta de dados por meio de questionários, exercícios escritos, filmagens e gravações de áudio. A análise dos dados foi feita de acordo com o referencial teórico da análise de conteúdo. Observamos nas respostas e discurso dos professores uma grande semelhança entre suas concepções acerca do conceito de energia, com as de alunos do Ensino Médio, como por exemplo, visão estoquista de energia, compreensão compartimentalizada desse conceito e baixa identificação dos aspectos dissipativos e conservativos da energia. A partir da análise dos materiais utilizados na coleta de dados em cada uma das etapas do curso, desenvolvemos um material de aporte conceitual para utilização dos professores interessados em trabalhar a temática energia sob essa perspectiva, constituindo também, o material embrionário para o desenvolvimento de nosso produto educacional, um livro com o objetivo de trazer maiores esclarecimentos em relação às questões notoriamente emergentes durante o curso de curta duração.