Navegando por Autor "Pádua, Karla Cunha"
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Item Aspectos da valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental.(2019) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla CunhaA valorização docente tem sido recorrentemente, enfatizada pelos profissionais e estudiosos da área educacional como um dos aspectos mais importantes para a construção de uma sociedade mais democrática e para a qualidade da educação. Com base nesse pressuposto, apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo consistiu em investigar a valorização docente, a partir de narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Mariana, Minas Gerais, em diálogo com referenciais teóricos sobre a temática. Constatamos que o conceito de valorização docente é polissêmico, envolve aspectos objetivos (formação, remuneração, condições de trabalho e carreira) e subjetivos (reconhecimento social e a realização profissional) e que ambos encontram-se imbricados na vida do/a professor/a. Com base nas narrativas das professoras pesquisadas, apontamos outros aspectos envolvidos nas condições de trabalho, para além das conquistas alcançadas no município, como a elevação salarial proporcionada pelo plano de carreira. Dessa forma, abordamos questões pouco exploradas nos estudos sobre a temática tais como: as relações professor-aluno, família-escola e entre os pares, experimentadas no exercício da profissão, mostrando como a importância atribuída pelas professoras a essas interações revelam a dimensão humana da docência e sua relação com a valorização docente.Item Condições de trabalho e valorização docente : um diálogo com professoras do ensino fundamental I.(2019) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla CunhaEste artigo discute as condições de trabalho, consideradas importantes para a valorização docente e para a satisfação profissional dos professores. Apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a valorização docente com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio do entrecruzamento de referencial teórico sobre a temática e da análise de entrevistas narrativas realizadas com cinco professoras da rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, a pesquisa ressaltou vários fatores referentes às condições de trabalho docente e à complexidade das atividades concretas de exercício da profissão. Entre outras questões, a remuneração docente, o plano de carreira, a avaliação de desempenho e a infraestrutura física e material das escolas se destacaram como importantes aspectos que influenciam o modo de ser e estar na docência. O estudo também mostrou que a precariedade de algumas questões referentes às condições de trabalho pode favorecer o abandono da profissão e o adoecimento docente, o que aponta para a necessidade de políticas de melhoria das condições de trabalho e de cuidado da saúde dos professores.Item Entre ser “a pessoa mais importante do lugar” e “apenas um professor”.(2021) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla CunhaNeste artigo, discutimos a influência do contexto sociocultural em que a escola está inserida para a percepção de valorização docente conforme a narrativa de uma professora do ensino fundamental I. As reflexões ora apresentadas desenvolveram- se durante uma pesquisa que procurou investigar a valorização docente na narrativa de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, que atua na rede municipal da cidade de Mariana, Minas Gerais. Como procedimentos metodológicos, desenvolvemos um levantamento bibliográfico acerca da valorização docente para compreendermos como a questão tem sido discutida pela literatura da área e contemplada pela legislação. Além disso, realizamos a entrevista narrativa, cujos achados evidenciaram que a valorização docente ultrapassa a dimensão objetiva (condições de trabalho e carreira, formação e remuneração), privilegiada nos estudos do campo. A pesquisa demonstrou a importância da dimensão subjetiva para a valorização, incluindo assim, as interações humanas vivenciadas no exercício da profissão e a percepção de reconhecimento social. Nesta direção, apresentamos os fatos mais marcantes da trajetória profissional da professora pesquisada e analisamos as suas percepções acerca do exercício da docência em uma escola do campo e em uma escola da periferia da cidade de Mariana-MG, procurando compreender como o contexto sociocultural influencia a percepção de valorização docente.Item A “evasão” de jovens e adultos na EJA no município de Ouro Preto- MG : trajetórias interrompidas.(2018) Carvalho, Débora Bogioni Pira de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla CunhaNo contexto educacional, sobretudo na trajetória de conquistas dos direitos à educação pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é possível vislumbrar diversas razões de ordem social e, principalmente, econômica que concorrem para a evasão escolar dentro de tal modalidade de ensino. Os desafios e as discussões sobre evasão na EJA dentro das instituições escolares são recorrentes, no entanto, há poucas produções científico-acadêmicas acerca dessa temática. Determinados autores fundamentaram a presente pesquisa, como Freire (1982; 2015), Gadotti (2007), Romão (2007), Haddad (2000, 2007), Arroyo (2005), Soares (2008), entre outros. Assim, fazendo uso das abordagens qualitativa e quantitativa, esta pesquisa tem como objetivo investigar a evasão escolar na educação das pessoas jovens e adultas e o cenário escolhido para a sua realização são duas escolas estaduais, sendo uma localizada na sede e outra na zona rural do município de Ouro Preto/MG. O instrumento de pesquisa escolhido para esta investigação foi a entrevista narrativa com os discentes evadidos, o que permitiu uma maior aproximação e interação com os participantes. Os dados produzidos foram avaliados por meio da Análise do Conteúdo, com o intuito de se levantar elementos de reflexão acerca da problemática estudada nesta pesquisa. Os resultados desta pesquisa indicam, como fatores que levam à evasão escolar na EJA mais recorrentes, e que são externos ao ambiente escolar: o trabalho, a gravidez precoce na adolescência, problemas de saúde, distância da moradia em relação à escola, dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, a falta de transporte público, a questão da baixa autoestima, o cansaço, a violência nas escolas e as políticas que não contemplam a diversidade e as necessidades da EJA. Evidencia-se, também, dentre os aspectos internos à escola, questões significativas e desafiadoras nas trajetórias escolares dos educandos como a questão geracional, a falta de formação docente, a dificuldade de aprendizagem dos conteúdos, a falta de avaliação diferenciada, a falta de currículos específicos, a falta de recursos pedagógicos, as precárias condições do trabalho docente e a ausência de acompanhamento escolar. Espera-se que os resultados aqui obtidos possam colaborar com os estudos desenvolvidos na área da Educação, em especial com as discussões acerca da evasão na EJA, reconhecendo-se as trajetórias de vida dos educandos, na procura por uma educação emancipadora de qualidade.Item "A gente é tão importante na vida dos alunos" : a valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental.(2018) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Cunha, Maria Amália de AlmeidaEsta pesquisa discute a valorização docente, um dos aspectos centrais para o desenvolvimento educacional e para a satisfação profissional dos (as) professores (as). Sendo assim, a investigação buscou analisar a valorização docente nas narrativas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, discutiram-se as políticas de valorização docente implantadas no Brasil após a Constituição Federal de 1988, as quais têm orientado, de maneira dominante, os estudos sobre a temática no país. Como metodologia da pesquisa de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas narrativas com cinco professoras deste segmento atuantes em distintas escolas da zona urbana da Rede Municipal de Educação de Mariana, Minas Gerais. A pesquisa contou ainda com a aplicação de questionário de perfil e com um caderno de campo, os quais possibilitaram a construção do perfil individual e coletivo das professoras participantes da investigação e a caracterização das escolas onde lecionam. Os dados obtidos a partir da análise das narrativas foram agrupados nas seguintes categorias: As condições de trabalho na rede municipal, a relação educativa com o (a) aluno (a), a relação família e escola e a socialização entre pares. Constatou-se que, na perspectiva das professoras pesquisadas, a valorização docente ultrapassa as questões objetivas contempladas pelas políticas educacionais e envolvem também os aspectos de ordem subjetiva. Entre os achados da pesquisa, identificou-se a na necessidade de articulação entre as dimensões da profissão docente no que se refere à formação, remuneração, condições de trabalho e carreira, bem como a importância que os professores atribuem às interações humanas vivenciadas no exercício da profissão.Item “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.(2021) Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha; Araújo, Regina Magna Bonifácio deA arte cinematográfica tem se apresentado como potencializadora de ricas narrativas a partir de diferentes sujeitos, aspectos e abordagens. Percorrendo esse caminho, analisamos o documentário Nunca me sonharam que apresenta, na diversidade e singularidade das narrativas, as expectativas de vida e de futuro de jovens que frequentam as escolas públicas do Brasil. Optamos pela utilização do enfoque hermenêutico e narrativo para analisar os acontecimentos da vida narrados no filme, tomando como foco a relação dos jovens com a escola. Dessa forma, buscamos produzir uma análise narrativa que lança luz às falas dos jovens inserindo-as em uma história significativa, preservando os elementos singulares e aspirando uma com- preensão de sua particular complexidade. Falamos de jovens que vivem a sua condição juvenil na diversidade de experiências, sonhos e expectativas de vida. A centralidade dessas vozes e a diversidade desses estudantes podem mobilizar reflexões sobre a desigualdade social em nosso país e o papel fundamental da educação e da escola. O diálogo com suas narrativas nos revela que “tem muitas coisas que queremos dizer, mas não podemos”, que “tem muito sonho. Muita ideia. Pouca gente escutando pra realizar”.