Navegando por Autor "Oliveira, Thais Mara Anastácio"
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Item Além das palavras : um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências.(2022) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara BragaNeste trabalho discutimos o papel da multimodalidade no Ensino de Ciências a partir de estudos sobre a temática, enfatizando o(a): discurso multimodal dos professores de Ciências; uso de diferentes modos de comunicação pelos estudantes nas aulas de Ciências; multimodalidade e os recursos didáticos. Partimos da premissa de que os significados são negociados em interações sociais, as quais envolvem os múltiplos modos de comunicação disponíveis. Ademais, a aprendizagem de conceitos científicos não pode ser desvinculada da compreensão de como representar esses conceitos e do significado dessas representações, por isso requer representações múltiplas e representações multimodais. Um desafio para as pesquisas envolvendo a multimodalidade no Ensino de Ciências é considerar as diferentes possibilidades disponíveis com o avanço das tecnologias de informação e comunicação.Item Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.(2017) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara BragaNeste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.Item Os conhecimentos de futuras professoras de química sobre o uso de analogias no ensino: influências de um processo formativo.(2023) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara BragaNeste trabalho, investigamos como os conhecimentos de duas futuras professoras de Química sobre analogias e seu uso no ensino foram influenciados pelo processo formativo vivenciado em um curso de Licenciatura em Química. O processo formativo como etapas principais: discussões teóricas sobre perspectivas de ensino e aprendizagem, modelos e analogias no ensino de Ciências; planejamento, regência e reflexão em dois contextos de ensino e; vivência do processo de modelagem analógica. Analisamos os planejamentos, as aulas ministradas e as entrevistas realizadas com as duas futuras professoras. Elas evidenciaram avanços em suas concepções sobre analogias ao considerar as diferentes funções que as analogias podem assumir na construção de conhecimentos curriculares de Ciências; e em seus conhecimentos sobre o uso de analogias no ensino, ao considerar que os estudantes deveriam participar de todo o processo de discussão de uma analogia. Esses avanços foram influenciados pelas diferentes etapas de um processo formativo sustentado pela reflexão e pela articulação teoria-prática. Isso ressalta a importância de que professores de Ciências em formação vivenciem situações práticas e reflitam, com base em saberes teóricos consolidados, sobre como utilizar analogias de forma apropriada no ensino.Item Os conhecimentos profissionais de futuras professoras de química sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino e as influências de um processo formativo.(2018) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pereira, Júlio Emílio DinizDiferentes autores têm reconhecido a importância de que os cursos de formação de professores busquem auxiliá-los no desenvolvimento de seus conhecimentos profissionais. Para que isso ocorra é necessário compreender quais são esses conhecimentos e como a formação acadêmico-profissional de professores pode contribuir para o desenvolvimento dos mesmos. Isso levou-nos a propor um modelo que caracteriza e discute os Conhecimentos Profissionais de Professores de Ciências em Formação (CPPF). Neste modelo, a articulação teoria-prática é o eixo norteador da formação de professores, e tem o potencial de favorecer o desenvolvimento, integração e transformação dos CPPF. Este modelo nos permitiu situar o conhecimento sobre analogias e sobre o uso de analogias como um elemento constituinte desses conhecimentos. Isso justifica nosso interesse em investigar como os conhecimentos profissionais de duas futuras professoras de Química sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino podem ter sido influenciados pelo processo formativo vivenciado na disciplina Práticas de Ensino de Química I, ministrada no curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto. A partir dos dados obtidos, elaboramos um estudo de caso, a partir do qual identificamos os conhecimentos sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino de Ciências expressos nos planejamentos, nas aulas ministradas e nas entrevistas realizadas com as futuras professoras, assim como a influência do processo formativo na manifestação dos mesmos. A análise dos resultados evidenciou que, ao longo do processo as futuras professoras apresentaram um avanço em suas concepções sobre analogias, destacando várias funções epistemológicas que elas podem assumir. Esses avanços nas concepções sobre analogias parecem ter ocorrido, principalmente, devido à influência da modelagem analógica vivenciada no processo formativo. Os conhecimentos sobre o uso de analogias no ensino também passaram por alterações significativas, pois as futuras professoras partiram de uma concepção na qual a analogia deveria ser integralmente apresentada e interpretada pelas futuras professoras, para uma na qual os estudantes deveriam participar ativamente de todo o processo de discussão da analogia. Essa mudança de foco na maneira de compreender o uso de analogias no ensino parece ter sido influenciada por diferentes etapas do processo formativo: modelagem analógica; os contextos de ensino experimentados; e a reflexão sobre os mesmos. Essas diferentes influências parecem ter contribuído de maneira complementar para que, ao final do processo, identificássemos conhecimentos coerentes, com base naqueles apontados pela literatura da área. A articulação teoria-prática mostrou-se central em nosso estudo, possibilitando a manifestação de vários elementos dos conhecimentos sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino, assim como a reflexão sobre esses conhecimentos. As discussões estabelecidas neste trabalho implicam em reconhecer os (futuros) professores como transformadores de conhecimentos e a sua formação fundamentada na lógica profissional. Nesse sentido, se estamos interessados que o uso de analogias no ensino se diferencie da mera transmissão/recepção de conhecimentos, devemos delinear processos formativos nos quais os futuros professores vivenciem situações práticas e reflitam sobre como utilizá-las de forma apropriada no ensino. Devido ao papel de destaque da modelagem analógica no processo formativo, ressaltamos a necessidade de que pesquisas adicionais sejam realizadas, visando compreender mais profundamente como este processo pode favorecer o desenvolvimento de conhecimentos sobre analogias e sobre o uso criativo de analogias no ensino.Item Dimensões de credibilidade das afirmativas científicas e conhecimento funcional de natureza da ciência.(2021) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Oliveira, Thais Mara Anastácio; Almeida, Beatriz CarvalhoInvestigamos como licenciandos em Química mobilizam conhecimentos de Natureza da Ciência (NdC) de maneira funcional na análise de afirmativas científicas relacionadas a um caso contemporâneo sobre os Organismos Geneticamente Modificados. Adotamos como referencial teórico os itens de dimensão de credibilidade de afirmativas científicas de Allchin (2011). Elaboramos critérios para julgar a funcionalidade da análise: (a) foram criticamente examinadas as afirmativas científicas e as práticas relacionadas a elas, evitando a apresentação de conclusões precipitadas; (b) os dados científicos disponibilizados foram usados para fundamentar o posicionamento com evidências e (c) meras declarações de aspectos de NdC foram evitadas. A análise explorou o conhecimento de NdC dos licenciandos além da dimensão declarativa, porque identificamos a coerência do uso com a justificativa estabelecida pelo licenciando no seu posicionamento. Nesse sentido, julgamos que o trabalho apresenta contribuições a área ao tornar mais claro que possíveis critérios utilizar para avaliar os conhecimentos de NdC na perspectiva apontada por Allchin.Item Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.(2019) Cirino, Clara Milene; Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara BragaEste trabalho tem como objetivo investigar a elaboração de comparações por crianças de 3 a 11 anos para explicar o processo de dissolução. Os dados foram coletados em entrevistas individuais semiestruturadas e sua análise evidenciou que as crianças foram capazes de elaborar diferentes tipos de comparações que se diferenciam com relação ao grau de abstração. Outra evidência foi a de que as experiências vivenciadas e o conhecimento das crianças influenciam no tipo de comparação que elas são capazes de elaborar. Por meio dessas comparações, elas expressaram ideias sobre o processo de dissolução como: desaparecimento, derretimento, transmutação e desintegração. Com base nessa análise, apoiamos a hipótese de outros autores de que há uma progressão nos tipos de comparação que as crianças elaboram ao longo de sua vida, passando de comparações superficiais para aquelas que envolvem o mapeamento de relações de similaridade entre os domínios comparados, mas que a idade não é o fator determinante do tipo de comparação que elas irão elaborar. No contexto do Ensino de Ciências, o qual envolve processos de significação de conceitos, destacamos a necessidade de que os professores compreendam como as crianças elaboram suas comparações para explicá-los.Item Modelo de conhecimento profissional de professores em formação.(2017) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara Braga; Andrade, Gabriela Mara de Paiva CamposNeste trabalho propomos e discutimos um modelo que caracteriza o conhecimento profissional de professores em formação (CPPF). Este inclui conhecimentos profissionais fundamentais e os conhecimentos produzidos pelos futuros professores a partir da transformação daqueles em situações de ensino. Nesse modelo a articulação teoria-prática assume um papel central na formação de professores. A partir dela, os futuros professores podem vivenciar situações de ensino e transformá-las por meio da teoria. Esse processo tem o potencial de aprimorar cada vez mais o CPPF, o qual poderá ser parte do PCK desses professores.Item O papel dos modelos computacionais e das analogias na aprendizagem do processo de interação fármaco-enzima no ensino fundamentado em modelagem.(2020) Martins, Diego Magno; Mozzer, Nilmara Braga; Oliveira, Thais Mara Anastácio; Caetano, Melissa SoaresNeste trabalho, investigamos os papéis desempenhados pelos modelos computacionais e pelos processos de crítica e elaboração de analogias na compreensão conceitual do processo de interação fármaco-enzima. A investigação ocorreu com licenciandos do quinto período de um curso de Química ao vivenciarem um processo de ensino fundamentado na modelagem. As aulas foram filmadas e os materiais escritos produzidos pelos estudantes recolhidos. A análise desses materiais fundamentou a elaboração de um estudo de caso que nos permitiu evidenciar que a representação do sistema pelos modelos computacionais possibilitou que os estudantes desenvolvessem uma maior compreensão do conceito alvo, devido à visualização da disposição espacial dos átomos em macromoléculas e ao tratamento dinâmico desse tipo de sistema. Essa compreensão foi manifestada, principalmente, nos processos de crítica e criação de analogias. Por isso, realçamos a importância de que os licenciandos tenham experiências que os permitam refletir sobre as potencialidades e as limitações dos diferentes recursos de expressão de modelos ao vivenciarem processos de modelagem durante sua formação. Defendemos também a realização de novas investigações sobre a compreensão dos estudantes acerca da natureza dos modelos computacionais e das analogias nestes processos.Item O papel dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica.(2017) Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos; Mozzer, Nilmara Braga; Oliveira, Thais Mara Anastácio: Nosso trabalho tem como objetivo investigar o papel dos questionamentos de uma professora de química na co-construção de conhecimentos em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Selecionamos um grupo de quatro estudantes de uma escola pública localizada em Mariana-MG, Brasil. Todas as aulas foram transcritas, os questionamentos da professora foram categorizados e analisados de acordo com seu papel em cada uma das etapas da modelagem analógica. Os resultados evidenciaram que tais questionamentos foram os principais responsáveis por orientar o processo, auxiliando os estudantes na explicitação e explicação das ideias que fundamentavam suas proposições e na reflexão sobre o potencial explicativo e limitação dos seus modelos e analogias.