Navegando por Autor "Lages, Rita Cristina Lima"
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Item Aquisição da leitura e da escrita : a importância da avaliação processual e da intervenção.(2020) Lages, Rita Cristina Lima; Souza, Selma Aparecida deEste artigo apresenta uma análise dos resultados de um projeto de intervenção pedagógica voltado para os problemas de aprendizagem da leitura e da escrita no ciclo inicial de alfabetização. Tem como objetivo principal apresentar estratégias para a melhoria dos níveis de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita das crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Os dados obtidos na implementação do projeto permitiram concluir que o baixo desempenho dos alunos exigia novas posturas da equipe gestora, da equipe pedagógica, como também dos professores. As metodologias e estratégias utilizadas favoreceram o desenvolvimento das crianças nas diversas fases da alfabetização, respeitando a individualidade e reais necessidades de cada um no processo de aquisição da leitura e da escrita. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos que nos auxiliaram a alcançar resultados positivos: pesquisa bibliográfica, observação das aulas, pesquisa-ação, estudo de caso, análise das produções escritas dos alunos, reuniões de planejamento etc.Item Avaliação das habilidades de leitura da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.(2023) Roncete, Karine Votikoske; Matos, Daniel Abud Seabra; Corrêa, Hércules Tolêdo; Matos, Daniel Abud Seabra; Corrêa, Hércules Tolêdo; Lages, Rita Cristina Lima; Hamdan, Juliana Cesário; Soares, José Francisco; Coscarelli, Carla VianaEm 2017, o Governo Federal homologou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. O documento normativo tem como um de seus objetivos, assegurar que conteúdos básicos de aprendizagem sejam garantidos aos estudantes. Para alcançá-lo, a BNCC pauta-se em competências e habilidades. Esta pesquisa se propôs a avaliar as habilidades de Leitura referentes aos anos finais do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular. O principal referencial teórico utilizado foi a Taxonomia revisada de Bloom, que além de ser usada amplamente no contexto educacional, também serviu de base para a reestruturação da matriz de referência do SAEB. A Taxonomia revisada de Bloom possui duas dimensões: o processo cognitivo e o domínio do conhecimento. Este divide-se em quatro tipos: factual, conceitual, procedimental e metacognitivo. Já aquele, em seis: lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar. A Taxonomia nos auxiliou para a elaboração de um glossário de verbos, separados por processos cognitivos, e na reescrita das habilidades. Analisamos 58 habilidades de Leitura e elas foram separadas em 4 grupos: i) habilidades que não são de leituras: retirou- se tudo o que não era pertencente a leitura (seja a habilidade inteira, seja parte dela); ii) habilidades que se relacionam indiretamente com leitura: são aquelas que, apesar de importantes, só poderiam acontecer após ocorrer a leitura em si; iii) habilidades de efeito de sentido: foram dez habilidades sobre o tema integradas em uma única habilidade e iv) outras habilidades analisadas. Desse último grupo, analisamos 35 habilidades. Buscamos clarificar o sentido das habilidades, deixando apenas sua “ideia central”. Para ajudar na apropriação do material, também tivemos um cuidado de tentar equilibrar a quantidade de habilidades em cada processo cognitivo. Esse equilíbrio é importante, uma vez que habilidades de baixa complexidade são imprescindíveis para o aprendizado, desde que não sejam parte dominante do material pedagógico. Dessa forma, chegamos ao resultado de 28 habilidades, distribuídas pelos processos cognitivos da seguinte forma: 4 em Lembrar; 8 em Compreender; 9 em Analisar; 5 em Avaliar e 2 em Criar. A maioria deles são pertencentes ao domínio do conhecimento “conceitual” (21); 5 pertencem ao “factual” e 2 ao “procedimental”. Com esse conjunto de habilidades, mobilizadas em diferentes contextos, acreditamos ser possível formar um estudante proficiente em leitura. Por fim, elaboramos algumas questões com base em um texto de um livro didático de 7o ano, para ilustrar a mobilização de diversas habilidades analisadas. Uma limitação do nosso estudo foi restringir a análise apenas à parte de Leitura dos anos finais do Ensino Fundamental. É crucial investigar outras áreas temáticas nessa etapa de ensino, assim como nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.Item A educação da anormalidade na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940).(2019) Santos, Eli Ribeiro dos; Hamdan, Juliana Cesário; Hamdan, Juliana Cesário; Lages, Rita Cristina Lima; Passos, RosanaO objetivo deste trabalho é investigar a educação escolar das pessoas consideradas anormais em Minas Gerais, nos anos de 1925 a 1940, a partir dos textos publicados na Revista do Ensino. Pretende-se compreender, por um lado, quais as concepções de educação dos sujeitos considerados anormais circularam na ambiência educacional em Minas Gerais, por meio dos artigos escritos por educadores, políticos e intelectuais que, de alguma forma, participaram da referida dessa construção. Por outro lado, investiga a articulação desses artigos com as Reformas Educacionais, que, em alguma medida, se referiram à questão da educação da anormalidade. Para as análises dos artigos, toma-se como referência central os pressupostos teóricos de Michel de Foucault (2001), presentes na obra Os anormais, destacando a concepção de anormalidade. Como fontes principais foram utilizados os artigos da revista e a legislação do período: reformas do ensino, leis, decretos, regulamentos etc. Para abordar a Revista do Ensino como um periódico da imprensa pedagógica foram eleitas as considerações de Roger Chartier (2003) assentadas no conceito de “circulação” e alcances da escrita no impresso, visto que a circulação da revista pode ser entendida como orientadora de práticas de educar a infância considerada anormal. Se por um lado, a pesquisa procurou compreender quais as concepções de educação dos sujeitos considerados anormais circulavam na ambiência educacional de Minas Gerais, a partir dos artigos publicados na Revista do Ensino, por outro lado, investigou a articulação dessas publicações com as reformas educacionais ocorridas no Brasil e em Minas Gerais, que, em alguma medida, se referiam à educação dos anormais. Espera-se com os resultados desta pesquisa contribuir com o campo da História da Educação em Minas Gerais, e em especial com o campo da História da Educação Especial, ampliando o debate sobre a invisibilidade e apagamento dos sujeitos considerados anormais, especiais, deficientes, portadores de deficiência – cada um desses termos adequados ao tempo e contexto foram/são empregados – nos espaços e discursos voltados para os projetos de educação no Brasil.Item O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.(2017) Lages, Rita Cristina LimaO objetivo com este trabalho é apresentar o percurso da operação historiográfica empreendida para produzir a história do ensino da língua francesa em Minas Gerais no século XIX, baseando-se, para isso, nos pressupostos de Michel de Certeau (2006). Nesse sentido, procura-se destacar o processo de configuração do objeto de pesquisa a partir da seleção de documentos, das combinações feitas, da construção dos mapas mentais, que se tornaram viáveis por meio de leituras prévias das teorias do campo. E, naturalmente, como esse processo culminou na produção da narrativa.Item Experiências estrangeiras : princípios e propostas para a instrução pública mineira.(Mazza Edições, 2017) Lages, Rita Cristina Lima; Faria Filho, Luciano Mendes deItem Formação continuada : análise dos impactos do PNAIC na prática docente de professoras alfabetizadoras das escolas públicas municipais de Mariana – MG.(2021) Calixto, Suely de Oliveira; Antunes, Leandra Batista; Antunes, Leandra Batista; Lages, Rita Cristina Lima; Bodolay, Adriana NascimentoA preocupação central desta pesquisa é compreendermos qual o impacto do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na prática pedagógica das professoras alfabetizadoras no município de Mariana - MG. No desenvolvimento da pesquisa, foi feita revisão bibliográfica sobre alfabetização e letramento, formação docente e as políticas de alfabetização e de avaliação, bem como um levantamento documental relacionado aos sujeitos da pesquisa, às professoras de 1º ciclo, e ao contexto de realização desta investigação, a rede municipal de Mariana - MG. A pesquisa foi conduzida com 16 professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 05 escolas que participaram do PNAIC entre os anos de 2012 a 2017. Empregaram-se como instrumentos de geração de dados a análise de documentos públicos, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise quantitativa descritiva (no caso dos documentos e parte dos questionários) e análise textual discursiva (no restante dos questionários e nas entrevistas). Os resultados demonstram que a maioria das professoras reconhece que o PNAIC trouxe contribuições significativas para suas práticas pedagógicas, dentre elas, a troca deexperiências com os pares e a aquisição de novos conhecimentos. Percebe-se também que, na visão das alfabetizadoras, o PNAIC foi responsável por mudanças em suas práticas como, o uso de novos métodos em suas aulas, a prática da leitura deleite, a elaboração de formas mais lúdicas para trabalhar os conteúdos em sala de aula, passando a utilizar materiais concretos e jogos. Assim, pode-se concluir que o PNAIC, segundo as docentes, teve repercussões positivas no campo da alfabetização em Mariana - MG.Item Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.(2020) Lages, Rita Cristina Lima; Maciel, Paola Damaceno; Valadares, Joziane de FatimaEste trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática.Item História da educação : políticas, instituições e instâncias educativas.(Editora Brazil Publishing, 2021) Jinzenji, Mônica Yumi; Lages, Rita Cristina LimaItem História da educação : sujeitos na/da história.(Editora Brazil Publishing, 2021) Jinzenji, Mônica Yumi; Lages, Rita Cristina LimaItem História do ensino secundário em Minas Gerais : percursos, rubricas, finalidades.(EDUFU, 2019) Lages, Rita Cristina LimaItem Langue française et langue portugaise au Brésil du XIXème siècle : entre la francophilie et les discours sur la langue nationale.(2022) Lages, Rita Cristina LimaAvec ce travail on a eu le but d ́étudier le processus de scolarisation de la langue française dans l’instruction publique au Brésil pendant les premières décennies du XXe siècle. Se donnait à voir dans cette période une ambiance culturelle marquée par une forte influence française qui se montrait surtout par la circulation et usage des imprimés, ce qui indiquait la France comme la grande productrice et marchande de connaissances. C’est dans ce contexte que la langue française est proposée et instituée comme discipline scolaire dans l’enseignement public brésilien depuis la première décennie du 19ème siècle. Se trouveront dans le centre des analyses proposées: la production d’une législation qui prescrit l’enseignement de la langue et institue le “passage” d’une pratique culturelle à un savoir scolarisé, et la relation de ce processus avec le contexte culturel. Nous soulignons également les enregistrements d’un paradoxe. Le même langue qui porte un paradigme de civilité, qui permet l’accès aux connaissances nécessaires à une société éclairée qui rêve d’être civilisée, pourrait présenter un aspect négatif à partir du moment où elle a commencé à interférer dans l’identité de la nation, également envisagée à travers l’unité de sa langue de patrie.Item A língua francesa em Minas Gerais no século XIX : práticas culturais e escolares.(2015) Lages, Rita Cristina LimaO objetivo deste trabalho é analisaro processo de escolarização da língua francesa na instrução pública da província de Minas nas primeiras décadas do século XIX. Evidenciava-se nesse período uma ambiência cultural marcada por forte influência francesa que se dava, sobretudo, pela circulação e usos de impressos, o que apontava a França como grande produtora e comerciante de conhecimentos. É nesse contexto que a língua francesa foi proposta e instituída como disciplina escolar na instrução pública em 1831.Item A língua francesa no léxico do português brasileiro da Belle Époque : análise de uma obra purista através de dicionários de língua portuguesa dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI.(2021) Scaramussa, Lucas Braga; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Guimaraes, Simone Fonseca Gomes Duarte; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Guimaraes, Simone Fonseca Gomes Duarte; Lages, Rita Cristina Lima; Seabra, Maria Cândida Trindade Costa deO presente trabalho teve como objetivo maior identificar de que forma a influência francesa foi capaz de contribuir para a construção do léxico da Língua Portuguesa brasileira. Para isso, procedemos à investigação e à análise de termos lexicais franceses abordados em uma obra purista escrita pelo latinista Antonio de Castro Lopes em 1889, época que compreende o acontecimento da Belle Époque. Trouxemos um denso recorte histórico que comprovou a ligação cultural entre França e Brasil, tendo como expoente a Belle Époque, e como essa relação cultural deixou traços na língua, sobretudo no âmbito lexical. As teorias utilizadas buscaram mostrar como os fatores extralinguísticos, tais como as experiências vividas por uma sociedade, acarretam mudanças expressivas na sua língua, além da íntima e indissociável relação entre léxico e cultura. Para a estruturação dos conceitos que envolvem as ciências do léxico, utilizamos, majoritariamente, os estudos de Maria Tereza Camargo Biderman. A temática envolvendo a discussão sobre neologismos, empréstimos e estrangeirismos foi baseada, principalmente, em Ieda Maria Alves e Nelly Medeiros de Carvalho. O corpus, composto por trinta e duas palavras, retiradas da obra de Castro Lopes, foi analisado sob a ótica da neologia por empréstimo, a partir da qual pudemos classificar cada item levando em consideração as adaptações sofridas no processo de aportuguesamento dos galicismos. Ainda, como métodos de verificação, utilizamos dicionários específicos de Língua Portuguesa dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI para atestarmos o registros oficial dos galicismos no léxico do PB. Enquanto resultado da influência francesa durante a Belle Époque, podemos concluir que, de fato, o movimento da Belle Époque foi um fator importantíssimo para a entrada e registro de termos franceses no léxico do PB. Das 32 palavras, 25 passaram a ser registradas em dicionários do PB após o período.Item Língua, literatura e impressos franceses no Brasil do século XIX.(2020) Lages, Rita Cristina LimaA proposta deste trabalho é tratar da circulação de livros, e impressos de modo geral, que circularam no Brasil no século XIX, e que foram apropriados para o ensino da língua francesa. Nos primeiros momentos de escolarização do idioma, mapas que traziam os programas dos exames indicaram a utilização não só de manuais específicos, as gramáticas, como também a apropriação de obras de belas letras, de filosofia, política e economia para o ensino da língua. Tomaremos de modo mais específico a experiência da província de Minas Gerais. Destacou-se na província mineira uma ambiência cultural marcada por uma forte influência francesa que se fazia, sobretudo, pela circulação de livros e impressos.Item A marcha da civilização : civilidade e modernidade nos discursos sobre instrução pública em Minas Gerais no século XIX.(Mazza Edições, 2016) Lages, Rita Cristina LimaItem Moderno, modernidade e modernização : a educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX.(Mazza Edições, 2016) Carvalho, Marcus Vinicius Correa; Lages, Rita Cristina Lima; Gaspar, VeraItem Padronização do gênero redação do Enem e práticas avaliativas excludentes : foco nas funções dos elementos coesivos.(2023) Barbosa, Gabriele Lage; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Lages, Rita Cristina Lima; Assis, Juliana AlvesEsta pesquisa situa-se nos estudos da linguagem com perspectiva sociocultural (BAKHTIN, 2016), localizando-se na interface entre a Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; MOTTA-ROTH; SELBACH; FLORENCIO, 2016), a Linguística Textual (KOCH, 2018) e a Política Educacional (ARROYO, 2019; LUCKESI, 2011) e toma a estrutura composicional, as escolhas estilísticas e o modo de apresentação do conteúdo temático do gênero do discurso Redação do Enem como objetos de estudo. O objetivo geral da pesquisa é explicitar como as funções lógico-semântico- argumentativas dos elementos coesivos têm sido utilizadas em favor da padronização da Redação do ENEM e de práticas avaliativas excludentes. Para isso, além da materialidade linguístico- discursiva, cujo foco está na padronização da construção coesiva dessas produções, foi dada ênfase aos contextos políticos e educacionais brasileiros, que têm contribuído para práticas educativas excludentes. Os corpora da pesquisa documental constam de três conjuntos de documentos: uma coletânea de 30 redações que obtiveram nota 1000 no ENEM, de 2012 a 2021; os documentos oficiais instrucionais (manuais e cartilhas) fornecidos pelo MEC nesse período para orientar as ações de candidatos e corretores; e relatórios estatísticos dos candidatos e seus desempenhos, gerados e divulgados pelo INEP/MEC nesse período. A partir deste trabalho foi possível discutir as implicações linguístico-discursivas advindas das alterações verificadas no gênero do discurso Redação do ENEM, avaliar as consequências da padronização do gênero no desenvolvimento dos saberes de escrita nos alunos da Educação Básica e refletir sobre os impactos socioeducacionais do processo de padronização do gênero e das práticas educativas excludentes.Item Professores públicos em Minas Gerais na primeira metade do século XIX : produção de uma categoria profissional.(Editora UEMG, 2022) Lages, Rita Cristina LimaItem Projetos educacionais para Minas Gerais no século XIX : nações estrangeiras na vitrine.(2019) Lages, Rita Cristina LimaEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre experiências de países estrangeiros, considerados avançados no campo da educação, que serviram como parâmetros para os dirigentes políticos na elaboração de propostas para o ensino público da província de Minas Gerais, no período compreendido entre a Independência, em 1822, e a Proclamação da República, em 1889. Dentre os vários projetos que convergiriam para a formação do Estado nacional, aqueles pertinentes à educação pública se evidenciaram como um dos principais investimentos. A principal base empírica deste trabalho são as análises dos Relatórios de Presidentes de província do Estado de Minas Gerais, produzidos ao longo do século XIX. No domínio das proposições teórico-metodológicas para abordagem dos exemplos referenciados, considera-se que a ‘circulação’ de conhecimentos — promovida tanto pela mobilidade de sujeitos em diferentes espaços culturais quanto pelo recurso da circulação de impressos de um modo geral — proporcionou condições que possibilitaram a apropriação das expertises estrangeiras.Item A questão da ortografia no processo de alfabetização : aspectos sociofonéticos.(2020) Siqueira, Juliane Evelyn; Gonçalves, Clézio Roberto; Lages, Rita Cristina LimaEste artigo se propõe a estudar os desvios ortográficos motivados por interferências fonéticas em crianças que estão em fase inicial de alfabetização, uma vez que o primeiro contato com a língua escrita muitas vezes acontece na escola. Os objetivos específicos deste trabalho visam classificar os tipos de desvios ortográficos coletados nos textos, analisar as motivações existentes nos desvios ortográficos e identificar o tipo de intervenção existente nos desvios ortográficos.