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Item Arte e comunidade : programa de extensão "Urbanidades – Intervenções".(2019) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deO programa de extensão “Urbanidades: Intervenções” nasceu em 2012 no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. O programa partiu da realidade cotidiana de parte dos moradores da cidade para criar um repertório de materiais. Este programa de extensão atua em parceria com o grupo de pesquisa “Transeuntes-Estudos sobre performance”. Tal grupo investiga modos de interferência dos corpos dos performers no cotidiano dos bairros da cidade, formulando diferentes trocas de materialidades com o espectador transeunte. Desse modo, a formação do programa em questão está intrinsecamente ligada à sistematização do conhecimento artístico contemporâneo e a sua aplicabilidade em diálogo com a comunidade que o cerca. A rua como espaço democrático de uso é um dos motes do projeto. O meio urbano abarca gente de todas as classes sociais e quando há uma apresentação, demonstração, cena, exercício, os transeuntes podem se sentir pertencentes ao teatro. Este tipo de teatro é feito para aqueles que estão indo trabalhar, voltando de um almoço, pegando filhos na escola ou com mais tempo de parar e se conectar ao acontecimento. Todos podem participar de um fragmento da encenação. Além da democracia de acesso para qualquer indivíduo que esteja na rua, o grupo se preocupa em colocar em cena questões políticas que são sempre polêmicas em nossa sociedade. O interesse é dar visibilidade as minorias e colocar o espectador no centro da questão.Item Entre o real e o ficcional : intervenção urbana “A Menina Morta e Nua”.(2018) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deO presente artigo faz uma breve análise acerca da intervenção “A Menina Morta e Nua”, criada pelo grupo de pesquisa “Transeuntes: Estudos sobre Performance”, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Partindo do conto “Rremembranças da menina de rua morta nua” de Valêncio Xavier (2006), esta ação consistiu, basicamente, em uma exposição de fotos de uma menina (que fora supostamente espancada e morta), enquanto um performer leiloava seus objetos pessoais aos passantes nas ruas. Esta pesquisa integra parte da tese de doutorado do autor deste trabalho.Item Ficcionalização do fato real noticiado : processo de criação teatral a partir de notícias.(2019) Carvalho, Bruno Quiossa; Oliveira, Letícia Mendes de; Oliveira, Letícia Mendes de; Dias, Juarez Guimarães; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deO presente estudo, denominado "Ficcionalização do Fato Real Noticiado: processo de criação teatral a partir de notícias", visa a pesquisa sobre o processo da construção cênica no teatro contemporâneo a partir de elementos gerados pelo real factual jornalístico. Partindo da interlocução entre duas áreas de conhecimento, o teatro e o jornalismo, pretende-se com essa pesquisa investigar e explicitar um processo de criação da cena contemporânea que busca, nos fatos reais noticiados produzidos pelos meios de comunicação, alimento para a construção cênica. O estudo do real e da ficção no teatro, bem como na comunicação, são o norte deste trabalho que busca descrever dois processos de criação vividos pelo pesquisador: o primeiro, na criação do espetáculo "Estação dos Passageiros Invisíveis" (2014); o segundo na criação do espetáculo teatral "Terra sem acalanto" (2018). Ambos os processos partem de fatos noticiados que servem de base para a construção dos mesmos. A presente pesquisa visa descrever metodicamente como esses processos de criação se deram na prática, criando um sistema de criação cênica a partir do real noticiado.Item Formação de público em Ouro Preto : contexto e convívio.(2020) Regenthal, Bruno Moraes; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Oliveira, Letícia Mendes de; Magela, André Luiz Lopes; Valença, Ernesto GomesA presente pesquisa tem o objetivo de analisar o contexto do teatro da cidade de Ouro Preto por uma perspectiva histórica, socioeconômica e cultural. O mote principal é a problematização da fruição do espectador à arte teatral e a formação de espectadores através de ações culturais dentro e fora do âmbito escolar. São colocadas em pauta estudos de caso de propostas desenvolvidas junto a escolas do município de Ouro Preto (ações no âmbito escolar) e em parceria com a Cia Lamparina – Teatro de Animação (ações fora do âmbito escolar), colaborando para o diálogo com pesquisas desenvolvidas que podem colaborar para a estruturação de uma formação de espectadores. Têm-se como resultado análises de casos e possíveis caminhos e metodologias que podem ser desenvolvidos junto à comunidade para o acesso linguístico e físico ao teatro e para a maximização da fruição das obras teatrais junto ao espectador. Entre a bibliografia abrangida pela pesquisa, estão autores referentes à mediação teatral, como Flávio Desgranges (2003) e Glauber Abreu (2015), pesquisadores ligados à produção cultural, como Rômulo Avelar (2013), filósofos com estudos que podem ser relacionados ao teatro, como Jorge Dubatti (2016) e Jorge Larrosa (2002), além de indicadores culturais e ações já desenvolvidas no município.Item Gestos performativos como atos de resistência : corpas-monstro na cena contemporânea.(2019) Amorim, Frederico Levi; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Castanheira, Ludmila de Almeida; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deEsta dissertação tem por objetivo analisar e refletir sobre os entrecruzamentos entre arte e vida em criações de artistas LGBTTQI-+ sob uma perspectiva T: na performance e, principalmente, na criação de espaços de encontro e [re]existência. Suas vivências como artistas estão diretamente atreladas às suas corpas dissidentes. Para essa análise, levanto alguns saberes decoloniais, partindo das construções artísticas e teóricas constantes nas criações de artistas trans contemporâneas latino-americanas, tais como a performer, cantora e escritora argentina Susy Shock, que se reconhece como uma ‘artista trans sudaca’: "Eu sou um monstro, que os outros sejam o normal!". Lanço um olhar para a cena trans contemporânea no Brasil, partindo das sujeitas das histórias e ações para observar tanto aspectos estéticos quanto políticos que compõem uma perspectiva transfeminista de fazer e pensar a arte, buscando pontos que possam também dialogar com minhas produções artísticas. Em especial as ações propostas por Juhlia Santos, artista, mulher Trans, negra; Jota Mombaça, artista, bicha não-binária, negra, nordestina e pela Academia Transliterária, agrupamento sediado em Belo Horizonte. Finalmente, reflito sobre meu processo criativo e sobre os espaços de fazer artístico que criamos a partir de encontros em Ouro Preto até chegar no que hoje chamamos de coletiva Queerlombo. Desse modo, busco indicar alguns procedimentos e sua relação com esses espaços, para observar suas implicações políticas na minha própria experiência como pessoa em trâns-ito.Item O Grotesco como estratégia de desconstrução da feminilidade na cena cômica contemporânea.(2023) Araujo, Giulia Oliva de; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Silva, Matheus; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deQuestionar os estereótipos de gênero dentro da cena cômica e encontrar estratégias performativas para desconstruir a feminilidade cisheteronormativa foram os principais objetivos desta pesquisa, que resultou, para além da escrita desta dissertação, em duas produções artísticas que, nela, serão analisadas: a video-palestra-performance MAQUIA E FALA {Sobre Gênero} (2021) e a personagem Plastika (2022-2023). Para tanto, foi realizado um estudo, baseado principalmente em Judith Butler, Letícia Nascimento, Margot Berthold, Sarah Monteath dos Santos e Neyde Veneziano, sobre a performance de gênero, de modo a refletir sobre suas possíveis consequências para a cena cômica produzida por mulheridades. Em seguida, com o aporte das entrevistas que realizei com as artistas cômicas Luciene Souza, Dagmar Bedê e Joice Aglae, discuto dois conceitos que considero estratégicos para a elaboração uma comicidade crítica de viés feminista: o grotesco, em que me valho das noções de Mikhail Bakhtin, Sodré e Paiva e Mary Russo para pensar suas aproximações e tensões com o feminino; e a paródia de gênero (BUTLER, 2019), por meio da qual identifico estéticas e categorias que me possibilitam a tentativa de desconstruir a feminilidade cisheteronormativa, sendo elas a bufonaria (BORDIN, 2013) e a montação/arte drag (BENTES NASCIMENTO, 2019), ambas experimentadas nas produções artísticas que analiso.Item Identidade e resistência : um olhar acerca da genealogia da arte da performance negra.(2020) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deO presente artigo analisa algumas noções de performatividade traçando um breve panorama acerca do surgimento da arte da performance negra nos Estados Unidos a partir dos anos 70, problematizando as experiências estéticas e autobiográficas, visando mostrar certos experimentos que contribuíram para a consolidação de novos pensamentos acerca de parte da identidade negra na contemporaneidade. Evidentemente, este trabalho não busca traçar resultados conclusivos, mas sim, ampliar possíveis discussões sobre o objeto de pesquisa.Item Inquietações artísticas e pedagógicas no Teatro Lambe-Lambe.(2020) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Lucenti, Maria GabrielaO presente trabalho analisa uma proposta artístico-pedagógica acerca do Teatro Lambe-Lambe que, sumariamente, trata-se de espetáculos teatrais de curta duração que ocorrem dentro de uma pequena caixa e são assistidos por um ou dois espectadores por vez, propiciando um encontro intimista entre obra e público. Recebe o nome de Teatro Lambe-Lambe por ter sido inspirado nas caixas de fotografia lambe-lambe, muito comuns no decorrer do século XX. O texto expõe um breve panorama acerca da história dessa linguagem e propõe uma possível metodologia para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos que buscam utilizar tal linguagem no âmbito escolar.Item O jato de sangue : dialética e anacronismo em Antonin Artaud.(2020) Vilela, Glênio Araújo; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deEste texto tem como propósito analisar a dramaturgia Artaudiana denominada O jato de sangue (1975), escrita por Antonin Artaud em 1925, a partir dos conceitos de imagem dialética e de anacronismo, propostos por Georges Didi-Huberman (1998), e da teoria acerca da dialética negativa de T. W. Adorno (2009). Para tanto, traçou-se pontos de tensão que constituem parte da estética dessa obra teatral.Item Os lugares da arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : experiência docente a partir da arte da performance e suas imbricações com a cultura afro-brasileira.(2022) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Araújo, Giulia Oliva de; Pessôa, Matheus Felipe MarquesO presente artigo analisa a aproximação entre a arte da performance e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Componente Curricular Arte. Para tanto, fez-se um estudo histórico-crítico acerca do processo de formulação da BNCC, a fim de se compreender quais os impactos para o ensino de Artes no Brasil. Após tal panorama, investiga-se uma experiência do- cente realizada no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Ouro Preto (MG), dentro do con- texto de obrigatoriedade da Lei 10.639/03, que prevê o estudo da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas. Para discorrer sobre essa experi- ência, parte da fundamentação teórica se baseou em estudos acerca de necropolítica e de refiguração de si (MBEMBE, 2018). Com isso, buscou-se inves- tigar o estudo de parte da arte da performance como proposta metodológica para o ensino do afrocentra- mento na escola, pontuando a pertinência de políticas públicas que valorizem a cultura afro- brasileira.Item “Mil Litros de Preto” : uma poética sobre a necropolítica.(2020) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Theotonio, Diogo AngeliO presente artigo analisará a performance-instalação Mil Litros de Preto: A Maré está Cheia, da performer Lucimélia Romão, cujos eixos norteadores são o genocídio dos jovens negros brasileiros pela polícia militar, a violência sistematizada do Estado sobre os corpos negros e a omissão de parte da sociedade brasileira. Para isto, esta pesquisa debruça-se sobre o conceito de necropolítica (MBEMBE, 2016) e de suas adjacências, a fim de traçar os desdobramentos de tal performance-instalação.Item Noções de performatividade para a composição do treinamento do performer : diálogos possíveis com o grupo de pesquisa Movère (UFSJ-MG) e o grupo artístico Farm in the Cave (República Tcheca).(2021) Rocha, Ana Paula Gomes da; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Peretta, Éden Silva; Siqueira, Adilson RobertoA presente dissertação tem como objetivo analisar parte das noções de performatividade presentes no processo de criação e de treinamento do performer em dois grupos: o grupo de pesquisa Movère (UFSJ/ MG/ Brasil), que desenvolve suas pesquisas no âmbito acadêmico e o grupo de teatro profissional e tcheco Farm in the Cave (Praga/ República Tcheca. Com o propósito de legitimar a narrativa conceitual a ser discutida, essa pesquisa aborda pontos de intersecção presentes no treinamento performativo do performer por meio de um diálogo empírico e metodológico entre os grupos mencionados. E a partir disso, busca-se compreender como o performer se treina para estar presente no evento, no acontecimento performativo. A fim de ampliar a pesquisa teórica acerca das aproximações entre treinamento do performer e performatividade, me apoio no diálogo com autores e pesquisadores advindos de cada área, como por exemplo: no que tange o treinamento de ator (denominado como performer nessa pesquisa) dialogaremos com Jerzy Grotowski (1999), Eugênio Barba e Nicola Savarese (1995) e Luís Otavio Burnier (1995), com a arte da performance apresento parte dos pensamentos de Richard Schechner (2006), Jorge Glusberg (2008) e Renato Cohen (2004) e performatividade com John Langshaw Austin (1990), Josette Féral (2015) e Erika Fischer-Lichte (2014). Ao trazer tais procedimentos práticos e teóricos à pesquisa, foi possível perceber que em um treinamento de performer com acentuação performativa (como os treinamentos dos grupos aqui apresentados), a questão da presença do performer, melhor dizendo, os efeitos da presença do performer são determinantes para essa práxis. Com isso, os efeitos de presença desenham o treinamento performativo do performer e difunde porosidades poéticas e estéticas importantes, especialmente, quando o treinamento é deslocado da sala fechada de treino.Item A obra Desrotular-se : videodança, corpos dissidentes e protagonismo.(2021) Theotonio, Diogo Angeli; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Areias, Patrícia LinharesO presente artigo investiga a videodança Desrotular- -se (UNICAMP/Campinas – 2020), refletindo acerca da potencialidade de tal linguagem para criações ar- tísticas com base na representatividade de corpos dis- sidentes no campo audiovisual. Além disso, este texto traz reflexões sobre o corpo travesti na sociedade con- temporânea, a partir do conceito de homo sacer, de Giorgio Agamben (2010), problematizando as noções de sujeitos matáveis e de corpos abjetos.Item A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.(2021) Pereira, Luis Gustavo Ferigati; Dias, Luciana da Costa; Dias, Luciana da Costa; Carmo, Ana Carolina Rigoni; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deEsta pesquisa tem por objetivo discutir a performance como possibilidade de atualização dos mitos na época contemporânea, ainda que escapando a uma religiosidade em sentido tradicional. Para tanto, utiliza-se a obra de Orlan e Marina Abramovic como estudo de caso. Através da metodologia de revisão bibliográfica, dividiu-se a investigação em três momentos. O primeiro, sobre a relação entre mito e ritual, traça um panorama do “tempo primordial” ou tempo de origem e suas possibilidades de atualização no contemporâneo. O segundo momento (ou capítulo) se aprofunda na possibilidade de a performance art atuar como resgate dos mitos na contemporaneidade, através – sobretudo – da centralidade do corpo (body art), em suas possibilidades (i.e: o corpo performático como corpo transitorial, lugar de passagem e corpo liminar) na obra de Orlan e Marina Abramovic. Cabe observar que o referencial teórico utilizado para estes dois primeiros momentos girou, sobretudo, em torno de autores como Richard Schechner, Victor Turner, Carl Gustav Jung e Mircea Eliade. Finalizando, no terceiro e último momento desta pesquisa, aborda-se criticamente a parte final da obra de Marina Abramovic e sua(s) vinda(s) ao Brasil (entre os anos de 2012 e 2015) através da contraposição ao conceito de “outro teatro” de Zeca Ligiéro (2019), conceito que busca, justamente, fugir de uma narrativa eurocêntrica e que abre uma perspectiva que nos permite, à título de considerações finais, pensar um pouco para além dos limites de uma história unívoca para a performance, a arte e o teatro.Item Palavra (per)formada : corpos diaspóricos e diferenciados na criação cênica contemporânea.(2020) Cruz, Thaís Alessandra Martins da; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Pinto, Davi de Oliveira; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deA presente dissertação tem como principal objetivo investigar a intuição como um dispositivo de criação para a (per)formance. Dispositivo esse que perpassa pela metodologia etnográfica de Sylvie Fortin e Pierre Gosselin (2014), os quais atribuem a tese-criação como característica principal dessa metodologia, intercruzando teoria à prática. Para isso, são desenvolvidas discussões por meio de uma linguagem decolonial, que trago junto aos conceitos de racismo estrutural, não lugar, miscigenação, afro-brasileira/o, e procuro demonstrar como isso afeta minha identidade e minha arte e “transborda” também pela minha escrita. As discussões sobre o cor/po negro e a cena e sobre como ambos atravessam a performance contemporânea e atravessam também a corpoeticidade, que amplia a maneira de se produzir poesia; conceituados a partir da influência do TEN (Teatro Experimental do Negro) e as possibilidades que esse corpo negro oferece na cena contemporânea – corponegritude, corpoeticidade, negritude, não lugar e o conceito de afro-brasileiro. A análise de todo esse contexto percorre também pela trajetória do sarau até a palavra (per)formada e pela explanação da transição do happening para a performance. Além disso, abarca a cena contemporânea da performance – poesia marginal dos saraus, o hip-hop, o slam até a palavra (per)formada. Junto a essa discussão teórica, encontrei mais um caminho para compreender a intuição como um dispositivo de criação: a oficina de palavra (per)formada realizada no CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) em apoio à saúde mental, em Ouro Preto, MG.Item Percurso : uma prática teatral a partir da cidade e na cidade.(2018) Cunha, Felipe Eduardo Lopes da; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Paulino, Rogério Lopes da Silva; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deA pesquisa consiste na investigação do percurso – prática pautada na ideia de caminhar pela cidade, que tem se tornado recorrente na cena contemporânea – como procedimento de criação artística no teatro. Com a finalidade de compreender o conceito de percurso e de contribuir para a pesquisa na área das artes cênicas, empreendemos uma breve revisão de experiências dadaístas, surrealistas e situacionistas calcadas em práticas espaciais realizadas no ambiente urbano, em particular da prática de deriva. Partindo das noções de percurso e de deriva, a pesquisa de caráter teórico-prático discute, então, os possíveis atravessamentos da relação com a cidade na cena expandida. Para isso, buscou-se identificar e sistematizar tal procedimento na experiência realizada em Itabirito (MG) pelo Grupo Teatral Dona Maria do Fulô e nos processos criativos dos espetáculos Intermitentes ou vai e vem, do Grupo Teatro&Cidade e PassAarão, do Grupo Espanca!, de modo a permitir, metodologicamente, uma análise mais detalhada oferecida pelo estudo de caso. Nesse sentido, este trabalho se propõe a refletir sobre o percurso como um movimento de prática estética e política que se apresenta na relação da arte com a cidade.Item O poder provedor : transmídia e presença nas artes da cena.(2021) Siqueira, Adilson; Dias, Ana; Monteiro, Juliana; Mota, Juliana; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Pereira, Regilan Deusamar BarbosaO presente ensaio pretende promover uma análise teórica acerca das noções de Transmídia e Presença nas artes da Cena. A fundamentação teórica busca uma aproximação entre o conceito de performatividade (FÉRAL, 2015) e as noções de virtualidade (LEVY, 2007). Nosso propósito é discutir a capacidade de manipulação do tempo-espaço, considerando diferentes perspectivas sobre a virtualidade encontrada na cena. Após o início da pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, ampliou-se o processo de discussão acerca do ambiente virtual que levou à transformação do corpo presente na cena a partir de diversos elementos, alterando, em parte, a sua estrutura. Isto difere do que é comumente concebido como arte ao vivo, criando outras leituras para o movimento.Item Por trás do nariz vermelho : breve história de um palhaço brasileiro.(2017) Santos, Eduardo Dias dos; Pinto, Davi de Oliveira; Pinto, Davi de Oliveira; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Medeiros, Elen de; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Maciel, Paulo Marcos CardosoA partir da experiência de quase duas décadas atuando profissionalmente como palhaço Furreca busquei, na pesquisa de Mestrado, cujo resultado apresento nessa dissertação, a sistematização de conhecimentos construídos por mim sobre o palhaço em uma trajetória, ao longo da qual, me encontrei com diversos outros palhaços, com os quais muito aprendi. Refleti o pensamento de autores que se debruçaram sobre a arte do palhaço, sua história e conceito. Retomando brevemente a história do palhaço e alguns aspectos de sua significação social, fiz, em seguida, aproximações conceituais aos elementos que, a meu ver, constituem esse "ser" curioso e misterioso. A arte do palhaço, no circo tradicional, é generosamente passada de uma geração a outra, partindo desse princípio, entrevistei um dos grandes mestres da palhaçaria brasileira, Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha. Dessas conversas, retirei excertos que complementam as aproximações conceituais fechando um ciclo de saberes. A pesquisa se encerra dando ensejo a outros mergulhos futuros, mais amplos e profundos, no estudo do palhaço brasileiro.Item Professor errante : outras narrativas erráticas no ambiente escolar.(2022) Holanda, Frаncisco Lаécio Аrаújo de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Ferreira, Inês Karin Linke; Peretta, Éden SilvaEstа dissertаção аnаlisа o conceito de Errânciа (BERENSTEIN, 2012) e o аproximа dаs práticаs educаtivаs, mais precisamente da Pedagogia do Teatro. A ideia foi investigar а composição de umа perspectivа de arte contemporânea e sua relação com a proposta docente em artes, em especiаl nаs escolаs municipаis dаs cidаdes de Ouro Preto e Mаrinа (MG), durаnte а pаndemiа causada pelo Coronаvírus, entre os anos de 2020 e 2021. Logo, investigou-se cаrаcterísticаs errаntes, аtribuídаs à docência, entre diferentes cаmpos аrtísticos, ampliando suаs práticаs coletivаs de vivência em sаlа de аulа. А revisão dа literаturа se bаseou num horizonte multirreferenciаl, envolvendo conceitos e teoriаs de diferentes disciplinаs de áreаs do conhecimento distintаs, incluindo а Аrte, а Educаção, а Históriа e а Cаrtogrаfiа. Apаrecem em destaque autores como: Pаolа Berenstein Jаcques (2012), Pаulo Freire (2003), Guy Debord (1961) e Walter Benjamin (1981). Por fim, este processo teórico-prático demonstrа que o professor errаnte não é só um modo operаnte, mas sim, umа estrаtégiа de sobrevivênciа, onde se estаbelece zonаs de contаto e de conflito entre diversos modos de existir, de аtuаr, de vivenciаr а escolа e а sаlа de аulа.Item A violência e a morte na cena contemporânea : limites da visibilidade.(2018) Pontes, Carlos Frederico Bustamante; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deA proposta deste texto é analisar processos artísticos no teatro e no cinema nos quais os temas da violência e da morte aparecem como elementos propulsores paraconstruções criativas, ritualísticas e estéticas. Sendo assim, este trabalho pretende analisar situações acerca de imagens que a violência e a morte proporcionam em diferentes esferasda criação artística. Ora vista como tabu pela sociedade contemporânea que tenta afastá-la do meio social, ora veiculada pelo ângulo sensacionalista da mídia, o tema da morte será visto aqui em diferentes camadas de representação. Já as cenas da violência no mundo contemporâneo, estas se espalham pelas telas do cinema,da televisão e se multiplicam nas demais telas dos dispositivos tecnológicos atuais. Imagens e cenas que exploram cada detalhe de diferentes atos de violênciasão repetidas e compartilhadas continuamente.