Navegando por Autor "Figueiredo, Adriana Maria de"
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Item Atenção primária, integração ensino e serviço e práticas ligadas ao território.(2022) Santos, Deivisson Vianna Dantas dos; Teixeira, Carla Pacheco; Ramos, Andréia Aparecida de Miranda; Cortes, Helena Moraes; Tajra, Fábio Solon; Figueiredo, Adriana Maria deItem Avaliação da Atenção Primária à Saúde do município de Belo Horizonte, Minas Gerais, durante a pandemia da COVID-19 utilizando o PCATool-Brasil versão profissionais.(2022) Bastos, Gustavo Bruno Pires; Nascimento, Renata Cristina Rezende Macedo do; Nascimento, Renata Cristina Rezende Macedo do; Souza, Juliana Ferreira de; Figueiredo, Adriana Maria deA avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS) é uma necessidade que nem sempre tem sido realizada a contento. Importância ainda maior ganha a avaliação em um período tão distinto como o que tem sido vivido na atualidade, no contexto da pandemia da COVID-19. O ideal é realizar uma avaliação a partir de instrumentos validados. Especificamente para avaliar a APS existe um instrumento com validação internacional, o PCATool, que possui uma versão traduzida para o português, denominada PCATool-Brasil. O PCATool-Brasil tem diversas versões, para usuários adultos, crianças, gestores e profissionais médicos e enfermeiros, além de uma versão para profissionais da odontologia. O objetivo do presente trabalho é avaliar a APS de Belo Horizonte, Minas Gerais, sob a perspectiva dos profissionais médicos e enfermeiros. Será realizado um estudo transversal, quantitativo, descritivo utilizando dados primários coletados a partir da aplicação do questionário PCATool Brasil profissionais médicos e enfermeiros, versão extensa. Ele será aplicado por formato eletrônico devido ao momento epidemiológico de pandemia da COVID-19, sendo enviado para o e-mail de todos os participantes, profissionais médicos e enfermeiros da APS de Belo Horizonte. Além disso, a presente avaliação irá demonstrar a situação atual da APS de Belo Horizonte, que sofreu mudanças e ajustes significativos devido a pandemia. A coleta de dados acontecerá após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa e mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. O questionário é composto por blocos de perguntas referentes a cada atributo da APS. Os resultados formarão um score geral, que revelarão a situação da APS no município. A literatura mostra que quanto mais presentes esses atributos estejam nas ações e serviços operacionalizados pela APS, maior é a probabilidade de o sistema de saúde ser mais organizado e resolutivo, sendo capaz de se produzirem melhores resultados na saúde da população adscrita. Espera-se com essa análise identificar a situação atual da APS do município sob a perspectiva de seus profissionais médicos e enfermeiros durante o período de pandemia e contribuir para subsidiar as futuras decisões da gestão municipal, otimizando o planejamento e execução local da política de atenção primária.Item A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na educação a distância em saúde.(2019) Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Paula, Helton Cristian de; Figueiredo, Adriana Maria de; Santos, Álisson Oliveira dos; Reis, Gustavo Valadares LabancaObjetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.Item A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.(2019) Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Paula, Helton Cristian de; Figueiredo, Adriana Maria de; Santos, Álisson Oliveira dos; Reis, Gustavo Valadares LabancaObjetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.Item A contribuição da Estratégia Saúde da Família na formação em saúde : uma análise dos processos formativos, do exercício da preceptoria e educação interprofissional na Unidade Básica de Cabanas, Mariana, Minas Gerais.(2022) Oliveira, Naiara Alvares de; Figueiredo, Adriana Maria de; Figueiredo, Adriana Maria de; Koifman, Lilian; Azevedo, Diana Paola Gutierrez Diaz deA formação em saúde é contemplada pela interlocução entre ensino, serviço, gestão e controle social. A Estratégia Saúde da Família representa o serviço prestado na Atenção Primária à Saúde, com atuação nos processos educativos junto aos usuários e estudantes em diversos níveis de formação. Essa contribuição se mostra na Unidade Básica de Saúde de Cabanas no município de Mariana, Minas Gerais, nos diversos projetos desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, assim como no exercício da preceptoria no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde nas suas várias edições. Os processos formativos estão sofrendo mudanças com as novas demandas dos estudantes, que trazem processos reflexivos bem mais estruturados. Há uma necessidade crescente de aprofundamento teórico que proporcione uma formação voltada para as necessidades do Sistema Único de Saúde do Brasil. Os objetivos principais deste trabalho foram: analisar o significado atribuído ao exercício da preceptoria e formação em saúde pelos profissionais da UBS Cabanas e conhecer o perfil da Educação em Saúde da UBS Cabanas e analisar a interlocução entre os eixos da formação em saúde no território.O método escolhido foi uma pesquisa qualitativa descritiva que foi desenvolvida através da triangulação envolvendo aplicação de questionário e entrevistas com os profissionais da unidade que participam dos processos formativos no território, observação da formação no cenário de aprendizagem de Cabanas e análise documental dos produtos e dos contratos pactuados na formação em saúde.Uma equipe de saúde que preza pela atenção centrada no estudante pode garantir melhorias significativas nos processos de trabalho. Todas as contribuições dos estudantes, seja do PET- Saúde, assim como atuação com os estudantes da graduação, foram muito válidas para o serviço, uma vez que o olhar do outro consegue captar nuances que a própria equipe de trabalho não consegue atentar para alguns nós críticos na rotina da Saúde da Família. Um projeto de um curso de formação para preceptores foi um dos principais produtos desse processo de trabalho, pois uma equipe fortalecida consegue trabalhar de forma colaborativa, criando uma identidade interprofissional.Item Descentralização da saúde e poder local em Minas Gerais.(1998) Figueiredo, Adriana Maria de; Abreu, Daisy Maria Xavier de; França, Susete Barboza; Somarriba, Maria das Mercês Gomes; Belisário, Soraya AlmeidaA associação positiva que se faz entre a estratégia de descentralização e a democratização do espaço público local, através de um controle maior por parte dos cidadãos, nem sempre se verificam nas experiências concretas, especialmente nos pequenos municípios. Nesta perspectiva, este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa realizada em três municípios mineiros sobre o processo de descentralização da saúde diante da estrutura de poder local vigente. O estudo procurou considerar os interesses e influências dos atores individuais e coletivos no processo de descentralização da saúde, que tendem a se mobilizar em direção à defesa, modificação ou rejeição das propostas de mudanças no setor saúde. As características político-administrativas do Estado influem nas condições de implementação de políticas de descentralização, que encontram, no nível local, peculiaridades que não podem ser desconsideradas e que atuam sobre os determinantes do processo de descentralização do setor saúde.Item Educação sobre a sexualidade : inclusão e cuidado da população LGBTTI em abordagem articulada entre saúde e educação.(2021) Marinho, Ana Luiza Zacour; Figueiredo, Adriana Maria de; Cardoso, Gustavo Azevedo; Castro, Henrique Fonseca de; Silva, Soraia Miranda; Furtado, Tatiana Dalat CoelhoMudanças nas relações de gênero e entre gerações originam situações sociais e familiares que requerem ações educativas em saúde e sexualidade nas escolas. Este trabalho objetivou promover a construção coletiva de ações dessa natureza, voltadas para a população LGBTTI, utilizando metodologias participativas. Realizaram-se reuniões com equipes pedagógicas da Secretaria de Educação do município de Mariana (Minas Gerais) e de uma escola do ensino médio para planejamento das propostas. Desenvolveram-se ações no formato de oficinas para aproximar monitores e estudantes. Nestas, foram elaborados acordos de convivência, valorizadas a afetividade e autoestima, e compartilhadas informações sobre sexualidade, gênero e preconceito. Foram trabalhadas as temáticas: sexualidade, papéis de gênero, conceitos de sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero. A temática da diversidade sexual e de gênero mostrou-se relevante na escola, ambiente desencadeador de mudanças em relação a questões muitas vezes desconhecidas ou negligenciadas, mas que afetam diretamente a vida das pessoas.Item Estágio de odontologia na saúde da família de Itabirito, Minas Gerais : desafios e potencialidades da formação para o SUS.(2022) Chaves, Vanessa Reis; Assis, Aisllan Diego de; Assis, Aisllan Diego de; Nuto, Sharmênia de Araújo Soares; Figueiredo, Adriana Maria de; Ribeiro, Gustavo MeirellesAs experiências de estágio para a formação no ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento profissional. O município de Itabirito, em Minas Gerais, recebe, na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, por semestre, até três estudantes no final do curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior privada (IES), sendo assim, os objetivos deste trabalho são analisar a formação desses estudantes de Odontologia na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Sistema Único de Saúde (SUS) de Itabirito/MG., descrevendo e compreendendo os processos formativo e avaliativo do estágio de Odontologia a partir dos seus sujeitos, documentos e história. Para o estudo, foram realizadas entrevistas individuais com roteiro semiestruturado com 10 mulheres, sendo quatro preceptoras dentistas, quatro estudantes e duas coordenadoras. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, quando foram elaboradas nove categorias e uma subcategoria analíticas que revelaram um processo formativo que é dividido entre o SUS e o sistema privado e entre o consultório e a saúde bucal coletiva. O estudante é inserido tardiamente na estratégia saúde da família de Itabirito para estágio e ali permanece por três meses. A análise dos resultados buscou revelar uma formação mais humanizada, baseada nos princípios e diretrizes da atenção primária, com alto nível de saberes e complexidade, característica da Estratégia Saúde da Família, para que esses futuros profissionais estejam preparados para atender no SUS.Item Experiência educativa com grupos de atenção à criança em Mariana-MG.(2012) Lopes, Fellype Rodrigues Freitas; Figueiredo, Adriana Maria de; Costa, Ana Luiza Leite; Nascimento, Gustavo Ferreira do; Silva, Lucas Leandro Araújo; Nasciemento, Renato Gomes de SouzaIntrodução: A educação em saúde é o foco da experiência relatada neste trabalho que foi desenvolvido como uma das atividades de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- -Saúde) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana, no âmbito do Programa de Atenção à Criança do município. Objetivos: Melhorar a interatividade entre profissionais e população por meio de estratégias participativas e lúdicas envolvendo grupos de mães. Métodos: Realização de dinâmicas educativas e avaliativas com os responsáveis pelas crianças e de atividades lúdicas para entretenimento das crianças que são assistidas pelo Programa, ambas pautadas na metodologia da educação popular. Resultados: Os profissionais envolvidos se mostraram receptivos ao uso de novas metodologias educativas no trabalho com aqueles grupos operativos. Os participantes demonstraram interesse e interação nos encontros. As crianças se mostraram satisfeitas em ter um passatempo enquanto aguardavam a avaliação nutricional. O processo proporcionou reflexão crítica e construção de conhecimento entre os monitores e professores. Conclusão: A aproximação entre profissionais de saúde e população, historicamente pautada pela dicotomia entre o saber técnico e o saber popular, é beneficiada por ações que permitem a criação de espaços de diálogo, como os que foram desenvolvidos no grupo com o suporte da metodologia da educação popular.Item Fatores associados ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas entre universitários durante a pandemia de COVID-19.(2021) Jannuzzi, Jorge Henrique Kothe; Machado, Elaine Leandro; Machado, Elaine Leandro; Gontijo, Eliane Dias; Figueiredo, Adriana Maria de; Oliveira, Graziella LageUm novo vírus surgiu na cidade chinesa de Wuhan e, rapidamente, se espalhou pelo mundo impondo medidas de contenção e mitigação nunca vistas. Medidas de isolamento e distanciamento social foram adotadas como forma diminuir a disseminação do vírus Sars-CoV2 e, consequentemente, dos casos de COVID-19. Uma preocupação levantada no início da pandemia foi a possível intensificação do abuso de bebidas alcoólicas durante o isolamento. Os universitários foram duramente atingidos com a suspensão das atividades presenciais, adaptação para aulas online, isolamento em relação aos amigos e a volta para a casa dos pais. Assim, este estudo investiga o consumo de bebidas alcoólicas por estudantes universitários durante o período de isolamento social imposto pela pandemia e a identificação de grupos de maior vulnerabilidade que necessitem de estratégias específicas. Para isso, foram coletados dados de estudantes de uma universidade do interior de Minas Gerais, nos meses de julho e agosto de 2020, por meio de questionário online, autoaplicado e confidencial, que abordou o uso abusivo de álcool, o perfil semanal de consumo de bebidas, características gerais, condições socioeconômicas, hábitos de vida e condições de saúde física e mental. A associação do uso abusivo de álcool com essas variáveis foi avaliada pelo teste Qui-quadrado de independência, Qui-quadrado de McNemar e modelo logístico binário. Os dados mostraram que a prevalência do uso de bebidas alcóolicas foi de 66,8%, e de uso abusivo de álcool, 35,1%. Durante a pandemia, 41,9% dos estudantes reduziram o número de dias / semana de consumo, 40% mantiveram e 18,1% aumentaram. Houve uma associação entre o uso abusivo de álcool e morar com outras pessoas (OR 1,706; IC 95% 1,140-2,590), exercer atividade remunerada (OR 1,435; IC 95% 1,052-1,954), ter parado de fumar (OR 2,594; IC 95% 1,823-3,696) ou fumar atualmente (OR 2,817; IC 95% 1,864-4,270), usar drogas ilícitas (OR 4,415; IC 95% 2,909- 6,823), praticar atividade física (OR 1,657; IC 95% 1,273-2,165) e relatar estresse severo ou extremamente severo (OR 1,634; IC 95% 1,167-2,290). Os achados sugerem que os estudantes estão consumindo menos bebidas alcoólicas na pandemia de COVID-19. Tal redução, embora possa ser vista como um fato positivo neste momento, pode sugerir a necessidade de maior atenção na volta às atividades presenciais nas universidades, com a exposição às situações que induzem o uso abusivo em interação com os fatores estressores pós-pandemia. Estratégias de conscientização e prevenção devem ser adotadas com grupos mais vulneráveis. A continuidade do Projeto de Ansiedade e Depressão em Universitários (PADu), com o monitoramento de fatores de risco é fundamental para compreender as relações causais do consumo de bebidas e os efeitos, a longo prazo, da pandemia COVID-19 no comportamento e saúde mental de estudantes universitários.Item Fatores de risco para Síndrome de Burnout em profissionais da equipe de saúde bucal da Rede Pública de Saúde de Belo Horizonte - MG.(2022) Silva, Vivian Belo de Assis; Bezerra, Olívia Maria de Paula Alves; Bezerra, Olívia Maria de Paula Alves; Figueiredo, Adriana Maria de; Machado, Elaine LeandroExiste um interesse latente no tempo atual, em questionar o que no trabalho pode ser apontado como fonte específica de nocividade para a vida mental, ou seja, as condições em que o trabalho é executado repercutem diretamente na fisiologia do corpo. Assim, é relevante observar e debater como é afetada a saúde mental dos diversos servidores que atuam dentro da UBS. Este estudo tem como objetivo avaliar fatores de risco para a Síndrome de Burnout em trabalhadores da saúde da rede municipal de Belo Horizonte, com foco específico no grupo de profissionais das Equipes de Saúde Bucal (ESB). A principal hipótese é que o trabalho exercido por esses profissionais, da forma que ele se apresenta hoje em dia, em consultórios compartilhados, grande demanda de atendimentos, dentre outros desafios da saúde pública no Brasil, contribui para o aumento dos casos da Síndrome de Burnout entre os profissionais das Equipes de Saúde Bucal. O estudo é do tipo transversal descritivo, de natureza quantitativa. A metodologia incluiu elaboração e aplicação de um questionário elaborado especificamente para esse estudo, com perguntas específicas direcionadas aos participantes da pesquisa, e um segundo instrumento, já validado e considerado padrão ouro, o Maslach Burnout Inventory (MBI) para avaliação da Síndrome de Burnout. Os questionários foram encaminhados online a todas as 308 Equipes de Saúde Bucal da rede municipal de Belo Horizonte, e após a devolutiva pelos participantes, foi elaborado um banco de dados, que passaram por tratamento estatístico com o objetivo de obter medidas de tendência central, distribuição de frequências e as correlações entre os fatores pesquisados, por meio do Teste χ2 e Cálculo da Razão de Prevalência. Os indivíduos estudados (n=109) foram em sua maioria do sexo feminino, com idade média 44,19 ±10,61, em sua maioria apresentam pós-graduação, moram com familiares ou amigos e contribuem com grande parcela das contas em casa. Observou-se que entre os principais fatores de risco para Síndrome de Burnout estão: servidores responsáveis pela maior parte dos gastos e orçamento familiar, pessoas que moram com familiares e amigos e, por fim, servidores que apresentam angústia no ambiente de trabalho. A Razão de Prevalência para o desenvolvimento de Síndrome de Burnout entre os que moram com familiares foi 10 vezes maior, entre os responsáveis pela maior parte dos gastos e orçamento familiar foi 25 vezes maior, e entre os que sentem angústia no ambiente de trabalho foi 8,33 vezes maior. Tais aspectos parecem produzir uma sobrecarga emocional e psíquica no servidor que acaba atrelando o trabalho a questões de “necessidade de sobrevivência” para as duas primeiras variáveis, e como um local de angústia para a terceira variável.Item Mestrado profissional em saúde da família : práticas e reflexões para o Sistema Único de Saúde.(2022) Teixeira, Carla Pacheco; Santos, Deivisson Vianna Dantas dos; Ramos, Andréia Aparecida de Miranda; Cortes, Helena Moraes; Tajra, Fábio Solon; Figueiredo, Adriana Maria deItem O papel dos avós nos cuidados com a educação e a saúde das crianças.(2018) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Figueiredo, Adriana Maria de; Júnio, José Antonio de Oliveira; Resende, ArmandaA relação entre avós e netos é plena de aprendizados. Principalmente no caso dos avós que são responsáveis pelos cuidados de seus netos, os vínculos se constituem em meio a situações de tensão e de apoio familiar. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os agentes de saúde, os professores e os próprios avós percebem a educação dada pelos avós aos netos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um pequeno distrito de Minas Gerais. Foram entrevistadas 7 avós que cuidam dos netos diariamente, aplicados questionários a 12 professoras e especialistas na escola e realizado um grupo focal com profissionais de saúde do distrito. Os resultados demonstram que os avós cuidadores oferecem afetividade e segurança aos netos. Isso é reconhecido pelos profissionais da escola e da Unidade de Saúde, que percebem a importância dos avós como agentes na promoção da saúde e do bom desempenho escolar das crianças.Item O papel dos avós nos cuidados com a educação e a saúde das crianças.(2018) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Figueiredo, Adriana Maria de; Oliveira Júnior, José Antonio de; Resende, ArmandaA relação entre avós e netos é plena de aprendizados. Principalmente no caso dos avós que são responsáveis pelos cuidados de seus netos, os vínculos se constituem em meio a situações de tensão e de apoio familiar. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os agentes de saúde, os professores e os próprios avós percebem a educação dada pelos avós aos netos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um pequeno distrito de Minas Gerais. Foram entrevistadas 7 avós que cuidam dos netos diariamente, aplicados questionários a 12 professoras e especialistas na escola e realizado um grupo focal com profissionais de saúde do distrito. Os resultados demonstram que os avós cuidadores oferecem afetividade e segurança aos netos. Isso é reconhecido pelos profissionais da escola e da Unidade de Saúde, que percebem a importância dos avós como agentes na promoção da saúde e do bom desempenho escolar das crianças.Item Percepções dos estudantes de medicina da UFOP sobre sua qualidade de vida.(2014) Figueiredo, Adriana Maria de; Ribeiro, Gustavo Meirelles; Reggiani, Ana Luiza Martins; Pinheiro, Bruno de Araujo; Leopoldo, Gabriela Oliveira; Duarte, Jessica Almeida Horta; Oliveira, Ligia Barros de; Avelar, Luisa MartinoAssim como em qualquer comunidade, fatores estressantes estão presentes no dia a dia dos acadêmicos de Medicina, impactando sua qualidade de vida. Como um desdobramento da experiência pedagógica na disciplina Saúde e Sociedade, do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), um grupo de alunos decidiu investigar o tema, a fim de conhecer a própria percepção sobre o assunto. A partir de um grupo focal e com base em parâmetros adotados pelo Grupo de Qualidade de Vida da OMS, foram analisados fatores que têm determinado a qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina. O principal elemento considerado na qualidade de vida do estudante de Medicina da Ufop é uma extensa carga horária curricular, frequentemente associada a uma carga excessiva de atividades extracurriculares, que limitam práticas de esporte, lazer e qualidade de sono. Outro ponto considerável é a precária relação dos alunos com a infraestrutura da cidade. Considera-se o grande desafio que se apresenta à adequação do programa do curso às diretrizes curriculares nacionais sem prejuízo das condições necessárias à saúde física e mental dos graduandos.Item Por que esforços de síntese teórica são bem-sucedidos no cenário biológico e malogram no cenário sociológico?(2009) Freitas, Renan Springer de; Figueiredo, Adriana Maria deEsforços de grandes sínteses teóricas são raros no cenário biológico e se multiplicam facilmente no cenário sociológico. Ao mesmo tempo, enquanto no primeiro caso os esforços ganham status paradigmático, no segundo eles conduzem a uma ‘balcanização’ da disciplina. O artigo questiona as razões dessa diferença e procura a resposta reconstruindo um esforço de síntese teórica na biologia que já se estende por mais de duas décadas.Item A prevenção quaternária na prática médica prescritiva na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19.(2022) Santos, Lucas Leonardo Knupp dos; Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Figueiredo, Adriana Maria de; Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Figueiredo, Adriana Maria de; Ribeiro, Marco Túlio Aguiar Mourão; Souza, Ricardo Alexandre de; Lima, Eloisa Helena deCom a emergência da Pandemia do Covid-19, a população busca por tratamento e/ou cura da Covid-19, os profissionais de saúde têm de lidar com esse desejo por tratamentos com eficácia não comprovada e enfrentar o crescente negacionismo em nossa sociedade. Diante desse cenário, torna-se importante retomar o conceito da Prevenção Quaternária (P4), criada pelo Médico de Família e Comunidade Belga Marc Jamoulle, que resgata o princípio hipocrático do Primum non nocere. Nesse estudo exploratório de abordagem qualitativa utilizam-se entrevistas em profundidade para compreender os sentimentos vividos pelos profissionais da Atenção Primária que atuaram durante a pandemia bem como seu conhecimento sobre a P4 e utiliza-se a análise temática para trazer os fatores dificultadores e facilitadores de sua prática. Foram entrevistados 10 médicos, com distribuição homogênea entre os gêneros na amostra, 9 profissionais possuem residência médica em Medicina de Família e Comunidade. A média de idade dos entrevistados foi de 37,5 anos e o tempo de prática médica média foi de 12,9 anos. Os fatores dificultadores que emergiram após a análise temática foram o negacionismo e a graduação médica, por outro lado os facilitadores foram a residência médica, as habilidades de comunicação, a prática em saúde baseada em evidências e a longitudinalidade. As entrevistas em profundidade com estímulo a narrativa permitiram compreender os sentimentos dos profissionais, principalmente, o medo diante do novo, de ser agente de contágio para seus contactantes íntimos, das perdas e do luto, a ideia de impotência diante da propaganda de desinformação perpetuada por lideranças, principalmente, o presidente da República. Existe muito que melhorar nos cuidados em saúde providos pela Atenção Primária à Saúde no Brasil, entretanto esse estudo sugere que o investimento na residência médica é importante para qualificar a prática prescritiva em cuidados de saúde que respeita os princípios da prevenção quaternária.Item Saúde da família em múltiplos olhares : encontros das práticas de cuidado com a educação e a ciência.(2022) Figueiredo, Adriana Maria de; Teixeira, Carla Pacheco; Santos, Deivisson Vianna Dantas dos; Ramos, Andréia Aparecida de Miranda; Cortes, Helena Moraes; Tajra, Fábio SolonItem Somos de todas as cores : narrativas de acesso à saúde de mulheres cis lésbicas e bissexuais e de homens trans.(2021) Coelho, Bruna Schneider Pinto; Figueiredo, Adriana Maria de; Val, Alexandre Costa; Figueiredo, Adriana Maria de; Val, Alexandre Costa; Raimondi, Gustavo Antonio; Lima, Eloisa Helena deA população LGBTI+ - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexo e outros - sofre com piores desfechos de saúde e maiores barreiras no acesso aos serviços de saúde, podendo, deste modo, ser considerada uma população negligenciada. Constituem esse grupo uma gama de experiências diversas e diferentes conforme a orientação sexual, identidade de gênero, além das interseções com raça e classe social. Dentro desse termo guarda-chuva, nascer no sexo feminino determina uma série de vivências e questões de saúde para pessoas dissidentes da lógica cis-heteronormativa. Ou seja, mulheres lésbicas e bissexuais e homens trans sofrem, nos serviços de saúde, com invisibilização, desconhecimento de suas necessidades de saúde e discriminação. Aqui, denominamos esse recorte como LBT (lésbicas, bissexuais e trans) - DSFN (designadas(os) do sexo feminino ao nascer). Salientamos também que, com frequência, pessoas DSFN encontram-se à mercê de um cuidado em saúde reduzido ao binômio "mulher-útero", que engendra a medicalização de seus corpos, em detrimento da abordagem integral das necessidades e subjetividades destas pessoas. Com foco nessas questões, analisamos as experiências de pessoas LBT-DSFN da região de Ouro Preto, Mariana e Itabirito na busca por cuidados em saúde. Para isso, convidamos pessoas dessa região, maiores de 18 anos, através do contato com coletivos LGBTI+ da região, e de participantes indicadas(os) por outras(os) participantes. A partir da concordância desses em participar voluntariamente deste estudo, foi solicitado que assinassem um questionário sociodemográfico e um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de análise, através de entrevista individual, semi-estruturada, captada por meio de plataforma de vídeo-chamada. Todas as entrevistas foram transcritas, e, a partir delas, foram construídas narrativas para cada participante, as quais passaram por análise de conteúdo. Mostrou-se eloquente a heterogeneidade das experiências, que remetem aos marcadores das diferenças e revelam que as (os) participantes não são apenas vítimas passivas de um sistema normativo, mas também sujeitos ativos, o que se pode constatar através de sua resistência, subversão e negociações.Item Tecendo a sexualidade entre avós, mães e filhas : um estudo exploratório sobre as mulheres no distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto/MG.(2017) Lopes, Christiane Vieira; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Figueiredo, Adriana Maria de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Figueiredo, Adriana Maria de; Torres, Marco Antônio; Teixeira, Inês Assunção de CastroNo espaço familiar são expressos os valores culturais e humanos que constroem as relações entre as gerações e as mulheres ocuparam, e ainda ocupam, importante lugar no núcleo articulador familiar das práticas que norteiam o processo de reprodução social, afetivo e sexual. O conceito de sexualidade descrito nesta pesquisa trouxe, como referência, crenças, comportamentos e relações socialmente construídas. A pesquisa buscou conhecer indícios da transmissão intergeracional entre três gerações de mulheres de uma mesma família, sendo proposto, como objetivo principal, discutir aspectos relativos à sexualidade entre avós, mães e filhas, moradoras do distrito de Antônio Pereira - Ouro Preto/MG, na perspectiva da 2ª geração, analisando as continuidades, as descontinuidades e as diferenças entre as próprias mulheres. Como objetivo específico, buscou-se traçar um perfil das famílias, cujas mulheres mães, possuem filha(s) adolescente(s) e mães que coabitam o domicílio ou microáreas do território adscrito do distrito Antônio Pereira. Tratou-se de uma pesquisa de cunho exploratório de análise quantitativa e como técnica de coleta de dados, foi aplicado um questionário adaptado da pesquisa Gravad (2006), à 71 mulheres da 2ª geração de três gerações de mulheres de uma mesma família, compreendendo a totalidade do universo. Dentre os achados da pesquisa, percebemos que muitos comportamentos das mulheres participantes se repetem de uma geração a outra, e existem comportamentos tanto das mais jovens quanto das mais velhas que se assemelham, o que indica que há aproximação e afastamento entre as mulheres das diferentes gerações. Também pelas respostas dos questionários percebemos a importância de instituições e grupos que fazem parte do meio em que essas famílias vivem para a construção de sua sexualidade, o que contribui para estruturar as relações tecidas pelas gerações nessa localidade. A literatura consultada nos ajudou a compreender como a produção social de aspectos da sexualidade foi sendo construída a partir das relações intergeracionais, chamando a atenção para as persistências dos padrões nas trajetórias dessas mulheres, como, por exemplo, nas escolhas profissionais, a idade em que a 2ª geração engravidou em relação à 1ª; ou mesmo para as mudanças intergeracionais, como o aumento de escolaridade entre as gerações e a mudança do perfil religioso. Observamos, ainda, que há uma subalternização das mulheres do distrito de Antônio Pereira e um predomínio da família nuclear, que reforçam a definição da identidade feminina através da família e que o lugar da maternidade, ocupado por essas mulheres, continua sendo um atributo essencialmente forte. Por esses achados, ao se pensar nas gerações, percebemos que nada está estático, nem mesmo em um pequeno distrito de Ouro Preto, cidade do interior de Minas Gerais.