Navegando por Autor "Cavalcante, Alex Beigui de Paiva"
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Item Antonin Artaud e a desconstrução : do teatro da crueldade ao corpo sem órgãos.(2019) Barbosa, Tamira Mantovani Gomes; Dias, Luciana da Costa; Dias, Luciana da Costa; Nunes, Sílvia Balestreri; Cavalcante, Alex Beigui de PaivaEste estudo objetiva mapear, discutir e experimentar as ideias de desconstrução do teatro ocidental propostas por Antonin Artaud no início do século XX tal como se apresentam em diferentes momentos de sua vida e obra, sempre conectadas, marcando o percurso e evolução que vai do “Teatro da Crueldade” ao “Corpo Sem Órgãos”. Tais ideias são discutidas dentro de um referencial teórico composto por filósofos como Jacques Derrida, Félix Guattari e Gilles Deleuze. A metodologia utilizada tem caráter híbrido, uma vez que dá à metodologia usual de pesquisa bibliográfica qualitativa um caráter experimental, no que poderia ser considerado um estudo de caso. Neste sentido, serão relatados e discutidos também exercícios cênicos construídos a partir das propostas de Artaud, experimentadas através de três oficinas e uma disciplina eletiva ofertada para os alunos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil.Item O ator-dramaturgo : perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena.(2019) Pires, Felipe Moratori; Oliveira, Letícia Mendes de; Oliveira, Letícia Mendes de; Rojo de la Rosa, Sara del Carmen; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Fahrer, Lucienne GuedesEsta dissertação, denominada O ator-dramaturgo: perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena, tem como principal objetivo a investigação da fusão, ou fronteira, das funções “dramaturgia” e “atuação” em processo de criação para teatro. Para isso, são desenvolvidas discussões acerca da crise do gênero dramático, suas aproximações com a crise do próprio gesto de escrever e a emergência da corporeidade, tendo como ponto de partida a virada epistemológica do século XIX. As discussões sobre o conceito de escrita, e sua crise no contexto contemporâneo, são realizadas a partir da filosofia crítica de Vilém Flusser, que permite reflexões que tensionam a natureza unidimensional da escrita em contraste com a natureza quadridimensional da cena teatral. A compreensão do trabalho do ator nestadissertação é norteada pelas teorias de Jersy Grotowski, cujo legado se atualiza no Brasil por meio dos estudos de Luis Otávio Burnier e o grupo que fundou, o Lume Teatro, compreensão que propõe o ator como criador, o centro psíquico e físico da sua própria arte, e, sobretudo, elaborador da sua própria dramaturgia. Os tensionamentos teóricos sobre escrita e imagem nos procedimentos de composição cênica, junto às perspectivas das poéticas do corpo, são observados no processo de criação do espetáculo “Terra sem Acalanto”, da companhia Sala de Giz, de Juiz de Fora (MG). O espetáculo em questão é objeto de pesquisa prática no qual o autor exerceu as funções de dramaturgismo e atuação.Item Do sarau à palavra (per)formada : entre paradigmas, intuição e artivismo.(2022) Cruz, Thaís Alessandra Martins da; Cavalcante, Alex Beigui de PaivaEste artigo visa contribuir para a compreensão da palavra como potencialidade performativa. A partir do estudo do fenômeno da poesia marginal dos saraus, o hip-hop, o slam até a palavra (per)formada, obje- tiva-se demonstrar como o poder da palavra e sua potência cênica, relação com o conceito de intuição e de ativismo na arte, são capazes de produzir sentido poético e ético na cena contemporânea. O trabalho é resultado de uma pesquisa teórica e prática reali- zada no campo dos processos de criação e pretende investigar a intuição como dispositivo de criação para a arte da performance. Foi utilizada a metodologia etnográfica de Sylvie Fortin e Pierre Gosselin (2014) para organização do material criativo. Desse modo, foi discutida a partir do paradigma decolonial, o ra- cismo estrutural, a identidade negra e o corpo negro em cena. Parte dos resultados práticos foi apresenta- da na Bienal Black Brazil Art, produzida em parceria com a Njabala Foundation de Uganda. O trabalho foi premiado em 2019 e a autora convidada a integrar residência artística internacional.Item Encruzilhada : perspectivas circenses e a vivência Iuna de Capoeira Angola.(2023) Thiago, Tábatta Iori; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Dulci, Luciana Crivellari; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Dulci, Luciana Crivellari; Souza, Alda Fátima de; Silva, Edson Moreira da; Cavalcante, Alex Beigui de PaivaEsta pesquisa investiga o cruzamento entre as práticas pedagógicas decoloniais advindas de projetos sociais da Capoeira Angola de Mestre Primo (Grupo Iuna - BH/MG) e as práxis de Circo Social. A partir de um diálogo com artistas circenses através de um Mapeamento online, foi realizado um mapeamento em torno de vidas circenses nas perspectivas de colonialidade, ou ainda difundidos nas artes circenses, ou decolonialidade, com um recorte para o aprofundamento dos possíveis riscos diversos que permeiam o universo do circo. Junto a esses estudos se contextualizam as origens e trajetória das artes circenses e do Circo Social, com o objetivo de entender o quanto os fundamentos decoloniais e antirracistas da Capoeira Angola, difundida por Mestre Primo e pelo Grupo Iuna, são potentes inspirações para as práticas libertárias do ensino no contexto do Circo Social. É registrada a origem e o trabalho do Grupo Iuna na periferia do Bairro Saudade em Belo Horizonte. Em suma, essa pesquisa dedica-se à reflexão acerca da encruzilhada de saberes que pode auxiliar no enfrentamento do risco social que a maioria das crianças e jovens dos projetos de Circo Social enfrentam.Item Entrevista com Anderson Leão - Cia Giradança.(2020) Cavalcante, Alex Beigui de PaivaItem Intermidialidade entre corpo e vídeo : a criação poética e dramatúrgica em videodança.(2022) Almeida, Samuel Leandro de; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Santana, Ivani Lúcia de Oliveira; Peretta, Éden SilvaO presente trabalho visa apresentar os resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida com o objetivo de estudar o conceito de intermidialidade e evidenciá-lo na videodança através da criação poética e dramatúrgica. A metodologia foi construída a partir de uma revisão bibliográfica, de uma análise comparativa entre elementos históricos e obras audiovisuais produzidas na pesquisa e de processos criativos. Assim, a presente pesquisa elucida a criação de protocolos dramatúrgicos intermidiáticos na videodança e a descreve enquanto um produto de combinação de mídias. Recorremos ao referencial do renomado físico teórico Stephen Hawking (2015, 2017) para entendermos os conceitos físicos e os aplicarmos às práticas corporais. Os conceitos delimitados foram: densidade, gravidade, princípio da incerteza, velocidade, espaço-tempo e entropia. A partir da escolha dos conceitos investigamos a execução, percepção e construção da dramaturgia intermidiática das videodanças. Os conceitos de instabilidade, probabilidade e irreversibilidade das leis do caos de Prigogine (2002) nos auxiliaram na construção de protocolos dramatúrgicos (TOURINHO, 2009) intermidiáticos. Utilizamos o referencial teórico de Rajewsky (2012a, 2012b) para a conceituação de intermidialidade e sua categorização. E trazemos Baitello Junior (2001, 2018) e Kittler (2019) para dissertarmos acerca das características e categorias de mídias, compreendendo o corpo e o vídeo enquanto tais. Por fim, realizamos uma análise comparativa entre obras audiovisuais do século XX e as videodanças desenvolvidas nessa pesquisa para identificarmos possos de convergência e divergência.Item Isabella está louca! : um estudo sobre a importância das mulheres na Commedia dell'Arte.(2023) Leite, Diana Felicori Tonelli e Teixeira; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Hunzicker, Frederick Magalhães; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Hunzicker, Frederick Magalhães; Miranda, Maria Brígida de; Maciel, Paulo Marcos CardosoA presente dissertação encara a Commedia dell’Arte como o momento histórico em que as mulheres passam a exercer a profissão de atriz. Esse próprio gênero teatral oriundo do final do baixo medievo, acarreta mudanças significativas na arte cênica que persistem até os dias atuais. A entrada das mulheres no palco chamou muita atenção, e gerou, em sua maioria, respostas violentas da sociedade influenciada pelo Estado e pela Igreja, fruto da misoginia da época. O trabalho trata da forma como essas mulheres eram obrigadas a viver e como o teatro pode ser encarado, por elas, como uma alternativa ao meretrício, ou ao matrimônio. Por fim, a dissertação concentra-se na figura de Isabella Andreini, famosa atriz de Commedia dell’Arte, poetisa e dramaturga. Através de seu trabalho, tanto literário quanto cênico, Isabella critica os estereótipos que foram impostos, na época em que viveu, aos sexos masculino e feminino. A atriz alcançou renome fora de seu país de origem, a Itália, ganhando reconhecimento, fama e prestígio junto à nobreza de outros países, conseguindo manter-se a salvo da perseguição da época, apesar das suas críticas mordazes.Item Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.(2018) Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Couto, Flavia FernandesNeste artigo busca-se melhor compreender historicamente as relações entre a música e o corpo do ator como forma de tecnologia em andamento, presente em vários processos cênicos contemporâneos. Para tanto, destacamos o trabalho do francês Jean-Jacques Lemêtre, junto ao Théâtre du Soleil como campo e potencial qualitativo da investigação acerca da sonoridade e sua interação com o corpo em estado pré-expressivo (processo) e cênico (resultado). Destaca-se, ainda, a ideia da música como arquitetura do movimento, reivindicada em diferentes épocas, bem como as relações entre as imagens sonoras e as imagens corporais no repertório da cena contemporânea.Item Methodologies of audio description in the reception of films for people with disability visual : case study.(2021) Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Lopes, ThalesThis conference proposes to investigate the methods of audiovisual description for people with visual impairments, as well as, from a case study, to deepen and problematize the exclusive sense of vision as preponderant in the reception of films. The scarce field of research on the processes and policies of inclusion in cinematographic art has gained relative relevance in recent years, above all, from the very question presented in films whose thematic of blindness is under discussion, among them: The miracle of Anne Sullivan (1962) by Arthur Penn; Dance in the dark (2000), by Lars Von Trier; Tirésias (2003) by Bertrand Bonello and Essay on blindness (2008) by Fernando Meirelles Bird Box (2018) by Susanne Bier.Item Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.(2021) Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho; Maciel, Paulo Marcos CardosoEsta dissertação tem como foco uma pesquisa acerca do trabalho sonoro-musical, desenvolvido no espetáculo O Pão e a Pedra (2016) pela Companhia do Latão. Esta é uma peça em que é possível notar um trabalho estético-político muito presente , cujo o tema central trata-se sobre o universo do trabalho, relacionado a greve do ABC paulista, em São Bernardo do Campo -SP EM 1979, também sobre mudanças de coordenada política da época, e as questões de luta de classes. Tal como Bertolt Brecht aplicava a estética do Teatro Épico/ dialeto em seus espetaculos no século XX, como de recursos narrativos , de corais, de musicas, do estranhamento, entre outros, faço um paralelo de como esses potentes recursos se refletem no trabalho da CIA do Latão. Pensando principalmente em como a sonoplastia e a musica, importantes matrizes da cena épica, aparecem em um viés estético, reflexivo, e por um princípio da crítica das contradições neste espetáculo. E também, neste sentido, apresento algumas das diferenças aplicação sonoro-musical em O Pão e a Pedra (2016), não trabalhada apenas como estética pura.Item Palavra (per)formada : corpos diaspóricos e diferenciados na criação cênica contemporânea.(2020) Cruz, Thaís Alessandra Martins da; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Pinto, Davi de Oliveira; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deA presente dissertação tem como principal objetivo investigar a intuição como um dispositivo de criação para a (per)formance. Dispositivo esse que perpassa pela metodologia etnográfica de Sylvie Fortin e Pierre Gosselin (2014), os quais atribuem a tese-criação como característica principal dessa metodologia, intercruzando teoria à prática. Para isso, são desenvolvidas discussões por meio de uma linguagem decolonial, que trago junto aos conceitos de racismo estrutural, não lugar, miscigenação, afro-brasileira/o, e procuro demonstrar como isso afeta minha identidade e minha arte e “transborda” também pela minha escrita. As discussões sobre o cor/po negro e a cena e sobre como ambos atravessam a performance contemporânea e atravessam também a corpoeticidade, que amplia a maneira de se produzir poesia; conceituados a partir da influência do TEN (Teatro Experimental do Negro) e as possibilidades que esse corpo negro oferece na cena contemporânea – corponegritude, corpoeticidade, negritude, não lugar e o conceito de afro-brasileiro. A análise de todo esse contexto percorre também pela trajetória do sarau até a palavra (per)formada e pela explanação da transição do happening para a performance. Além disso, abarca a cena contemporânea da performance – poesia marginal dos saraus, o hip-hop, o slam até a palavra (per)formada. Junto a essa discussão teórica, encontrei mais um caminho para compreender a intuição como um dispositivo de criação: a oficina de palavra (per)formada realizada no CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) em apoio à saúde mental, em Ouro Preto, MG.Item O plágio inventivo : reescritura, reencenação, remontagem, reteatralização e reperformatização.(2019) Cavalcante, Alex Beigui de PaivaAtravés do presente artigo, procuramos discutir a ideia de “plágio inventivo” no contexto da cena contemporânea. Para tanto, apresentamos de maneira sucinta um percurso dos elementos que conduziram ao espaço do plágio, suas contradições e diferenças em relação à cópia e a alguns conceitos afins como o de mímesis e o de simulacro. A partir da problemática entre a “originalidade” e a representação, analisamos algumas experimentações, enquanto campo metodológico de criação.Item Reescrituras cênicas : Exú, Ogum e outras mitologias na encruzilhada.(2022) Medeiros, Éric Inácio de; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Santos, Inaicyra Falcão dos; Silva, Éder Rodrigues daNeste trabalho, busco destacar o aspecto do mito como potencialidade discursiva, levantando reflexões acerca de sua contribuição para as artes cênicas, evidenciando o seu caráter performativo, bem como a importância de suas reescrituras na cena contemporânea. Nesse sentido, utilizamos o Método da Comparação Diferencial (Heidmann, 2011; 2014) como metodologia desta pesquisa, a fim de pensar a dinamicidade do mito na contramão de uma visão fixa, universal e arquetípica que, muitas vezes, a ele é direcionada. Para tanto, discutimos acerca da performatividade do mito a partir de Heidmann (2011; 2014), Beigui (2015), Ravetti (2002), Fischer-Lichte (2011), Seixas (2017) e Dupuis (2003), destacando o seu caráter dinâmico e suas singularidades ao deslizar em distintos e diversos discursos. Desse modo, refletimos sobre o mito e seus cruzamentos, o contexto de enunciação no qual ele surge, a partir do conceito de encruzilhada de Martins (2003) e Rufino (2019), bem como o de ancestralidade a partir de Santos (2009), percebendo o modo como ele é reescrito e atualizado na contemporaneidade e nas artes da cena. Para tanto, utilizamos como corpus da pesquisa os espetáculos: Exú, a boca do Universo (2013) e Ogum, Deus e Homem (2010) de Fernanda Júlia Barbosa (Onisajé), e Tombo da Rainha (2015) de Carla Pires Martins.