Navegando por Autor "Coelho, Roseana Moreira de Figueiredo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item El cine en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas.(2016) Viana, Marger da Conceição Ventura; Coelho, Roseana Moreira de FigueiredoEste estudio se refiere al área de investigación en enseñanza, aprendizaje y tecnologías en la Educación Matemática. Requiere la construcción del marco teórico sobre el uso de herramientas de enseñanza de contenidos matemáticos, el papel del cine en dicho marco y el desarrollo de actividades relacionadas a esta teoría con el fin de examinar su práctica. Se justifica porque ya se encuentran artículos y tesis sobre el uso de películas en aulas de diversas disciplinas presentando resultados satisfactorios, pero en clases de matemáticas son escasos y en Brasil no se ha hallado tesis alguna sobre el tema. Sin embargo, la literatura respecto al cine en la educación ha cobrado fuerza. Se cree que las películas constituyen importante ayuda como mediadores en el proceso de aprendizaje, motivan la realización de investigaciones, desarrollan el sentido crítico y el razonamiento lógico. La pregunta es cómo hacerlo en el proceso de enseñanza/aprendizaje de las matemáticas.Item O uso do cinema como ferramenta educativa no ensino de matemática : uma experiência com alunos do ensino médio de Ouro Preto (MG).(2015) Coelho, Roseana Moreira de Figueiredo; Viana, Marger da Conceição VenturaA importância do cinema na educação e a escassez de pesquisas sobre sua utilização no processo de ensino-aprendizagem de matemática justificam a realização desta pesquisa sobre as contribuições que o cinema, enquanto ferramenta educativa, pode oferecer ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Com isso, o objetivo do estudo é desvendar as contribuições que o cinema, enquanto ferramenta educativa pode oferecer ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Foi selecionado o filme “Quebrando a Banca” para a abordagem do conteúdo Análise Combinatória. Para obter a resposta ao problema de investigação foi feita uma revisão da literatura produzida sobre a utilização do cinema na educação para evitar riscos de procurar resposta para um problema já solucionado e uma breve incursão na história do cinema, do cinema no Brasil e do cinema na educação. Fundamentando as ações a serem realizadas, foi feito um estudo das correntes pedagógicas, filosóficas e psicológicas que tratam do processo de ensino-aprendizagem, decidindo-se pelas ideias de Vigostki para promover o ensino do conteúdo Análise Combinatória apoiado no uso do filme. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Ouro Preto (MG) com alunos de uma turma de 2ª série do Ensino Médio. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois o problema a ser investigado exigiu o ambiente natural como fonte direta de dados, a pesquisadora diretamente envolvida com os participantes e com o objeto da pesquisa. Em consequência, os instrumentos de coleta de dados foram o questionário, a observação, o caderno de campo da pesquisadora, o registro documental produzido pelos alunos na realização das atividades propostas e uma entrevista com o professor da turma pesquisada. As atividades foram elaboradas para favorecer trabalhos individuais e grupais, para proporcionar o desenvolvimento de habilidades de registro de resoluções, encontrar regularidades em eventos, comunicação, socialização, interação e cooperação para que pudessem apresentar as características do processo de ensino-aprendizagem concebido. Os dados foram organizados e analisados segundo as contribuições já encontradas pelos pesquisadores que fundamentaram a pesquisa. Foram encontradas contribuições: o filme como fator de motivação para desencadear o interesse para o desenvolvimento das atividades, de novas possibilidades para a condução do processo de ensino - aprendizagem da Matemática sendo que a maior contribuição da utilização do filme ao processo de ensino-aprendizagem da Análise Combinatória foi a atribuição de significado a este conteúdo, associando teoria e prática.Item A utilização de filmes em sala de aula : um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP.(2011) Coelho, Roseana Moreira de Figueiredo; Viana, Marger da Conceição VenturaEste trabalho é fruto de uma monografia realizada no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A pergunta geradora da pesquisa foi: Como os filmes, enquanto meios de ensino, têm sido utilizados em Cursos Superiores? O recorte foi feito para o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da (UFOP). Há relevância neste tipo de estudo, pois dissertações e teses sobre o tema têm sido concluídas. Para responder à pergunta foi realizada a revisão bibliográfica necessária ao embasamento teórico do estudo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. A população alvo foram os professores do ICEB. Os dados obtidos foram organizados e analisados de modo qualitativo e quantitativo. O artigo contém breve história do cinema, discussão sobre sua importância na educação, o uso de filmes em sala de aula, a pesquisa de campo, os resultados e considerações. Além de ser de interesse de educadores, pode servir a leitores interessados numa visão crítica acerca dessa arte visual, fazendo dela fonte de conhecimento. Quiçá instigá-lo a utilizá-la apontando sugestões de emprego e oferecendo brechas para seu aperfeiçoamento.