DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Análise dos contextos de implementação e os efeitos das políticas educacionais : um estudo sobre os programas de formação de professores na Região dos Inconfidentes-MG.(2023) Oliveri, Andressa Maris Rezende; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Ferreira, Ana Cristina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Farias, Isabel Maria Sabino de; Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daO presente trabalho tem como objetivo a análise da trajetória de implementação e os efeitos dos programas Prodocência, Obeduc e Pibid, implementados no período de 2009 a 2019 pela UFOP e IFMG/campus Ouro Preto, na formação de professores e nas escolas participantes. Como fio condutor deste estudo, foi estabelecida a seguinte pergunta: Quais os efeitos da política educacional materializada nos programas Prodocência, Obeduc e Pibid nas dimensões do conhecimento profissional docente, práticas pedagógicas, permanência e valorização da profissão? Considerando a atuação dos sujeitos sobre a política na trajetória de implementação desta, percebe-se que estes programas colaboraram para que houvesse efeitos não apenas na formação inicial de professores, mas também na formação continuada e no desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior e da Educação Básica integrantes/egressos destes programas. A sustentação teórica desta tese foi firmada nos conceitos de implementação, de atuação sobre a política e do Ciclo de Políticas. A trajetória da política é influenciada pela atuação dos atores sociais produzindo efeitos no contexto da prática. O caminho metodológico envolveu a entrevista semiestruturada com 22 docentes integrantes/egressos dos programas e a análise dos documentos produzidos no âmbito do governo federal e das Instituições de Ensino Superior (IES) formadoras. A Análise Crítica do Discurso e as teorias que tratam da política educacional e formação de professores nos auxiliaram no entendimento dos discursos constituintes da política nos contextos de influência, produção de textos e seus efeitos no contexto da prática. Sob a perspectiva dos entrevistados e documentos analisados, percebe-se como efeitos dos programas: discussão sobre política educacional; condições de trabalho; identidade e profissionalidade docente; aprendizagem da docência na constituição dos saberes e os aspectos políticos e sociais que envolvem a profissão e a vida dos sujeitos; maior aproximação entre IES e escolas; formação pela pesquisa; estímulo de práticas formativas diferenciadas nas IES e escolas; colaboração no desenvolvimento dos cursos de licenciatura. Os programas abrangeram atividades relacionadas aos três pilares das IES: ensino, pesquisa e extensão. E foram relevantes para as licenciaturas das IES que experimentaram um período fértil de desenvolvimento, consolidação e valorização no contexto institucional. Contudo, eles foram criados como políticas de governo, situação que colabora para a desmobilização, extinção e criação de novos programas sem a devida avaliação e o aprimoramento daqueles já existentes. É necessário o estabelecimento de uma política de Estado para a educação que contemple a formação crítica e reflexiva, a autonomia dos sujeitos, as condições de trabalho, a valorização da carreira, a jornada de trabalho e salários para que se possa ter uma educação de qualidade para todos.Item A relação entre a formação e a prática docente : o que dizem os coordenadores de área do PIBID/UFOP.(2020) Sales, Fernanda Karine Moura Silva; Nunes, Célia Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria Fernandes; Souza, Gilmar Pereira de; Andrade, Ana PaulaO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação indutora de política pública de estímulo e valorização da docência, sobretudo, da formação inicial. Esse programa envolve: bolsistas de iniciação à docência (licenciandos), supervisores (professores da educação Básica), coordenadores de área (professores do ensino superior), coordenador Institucional (professor da IES que coordena o projeto institucional) e coordenação de área de gestão de processos educacionais (professor da IES que auxilia na gestão do projeto institucional, devido a sua proporcionalidade). Os coordenadores de área são professores do ensino superior que fazem a gestão de um projeto, chamado subprojeto, de acordo com a sua respectiva área de formação na instituição de Ensino Superior inscrita no PIBID. Dessa maneira, estudos recentes apontam que os Professores do Ensino Superior (Coordenadores de área) têm despertado o interesse por parte dos pesquisadores do programa, a partir de seus desdobramentos. Pretendemos, então, discutir a contribuição do PIBID para os coordenadores de área. Essa pesquisa tem como objetivo principal identificar e analisar as contribuições do PIBID para a formação e a prática docente dos coordenadores de área da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Buscamos, assim, contribuir para responder à seguinte questão: Em que medida o PIBID/UFOP contribuiu para a formação e a prática docente dos coordenadores de área? Para atender a essa finalidade, utilizamos a abordagem qualitativa e para a construção dos dados, optamos pelos instrumentos de coleta: questionário e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa treze professores coordenadores de área do PIBID/UFOP. Após levantamento e análise dos dados, foi possível constatar que o PIBID/UFOP contribuiu para a formação e a prática docente dos participantes à medida que: oportunizou vivenciar o contato com a escola pública; colaborou com a construção do repertório de conhecimento e escrita sobre suas ações; permitiu o desenvolvimento de materiais didáticos; proporcionou que o grupo de coordenadores de área trabalhasse em conjunto; assim como possibilitou colocar a licenciatura em destaque dentro da universidade.Item Formação inicial de professoras : contribuições do subprojeto PIBID/Pedagogia - UFV nas escolas do campo de Viçosa-MG.(2019) Silva, Jéssica de Freitas da; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Santos, Marcelo Loures dos; Mendes, Cláudio LúcioEste estudo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e está articulado ao Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI). O objetivo geral foi investigar como as experiências vivenciadas pelas licenciandas, no Subprojeto PIBID/Pedagogia-UFV, refletiram no processo de aprendizagem docente. Nesse sentido, por meio da caracterização das estratégias formativas do programa, buscamos identificar as ações desenvolvidas e relações estabelecidas no decorrer da participação deste contexto de formação/atuação. Isso, para tentar compreender em que medida o envolvimento favoreceu a aprendizagem da docência no processo de formação inicial. Para o alcance dos objetivos propostos, optamos por uma abordagem qualitativa e pela estratégia metodológica classificada como estudo de caso do Subprojeto investigado, que atende especificamente as escolas do campo do município de Viçosa-MG. No percurso metodológico, utilizamos os instrumentos de coleta de dados: análise documental, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados contemplou a estratégia de “Análise de Prosa”, definida por Marli André (1983). O referencial teórico é composto por proposições de diferentes autores do campo educacional em relação às Políticas Educacionais, à Formação Inicial de Professores e à Educação do Campo. Diante da diversidade empírica constituída nesta investigação, os resultados apontam que as ações formativas do Subprojeto compõem um ciclo de estratégias didático-pedagógicas entre a escola e a universidade. Sobre esta dinâmica, verificamos que as ações oportunizaram, cada qual na sua relevância, aprendizagens sobre a docência das futuras professoras. Dentre as ações formativas, avaliamos a iniciação à docência e a vivência escolar como estratégias expressivas na constituição dos saberes da profissão. Evidenciamos também que a proposta de inserção das bolsistas no âmbito das escolas do campo atribuiu algumas singularidades ao processo formativo, favorecendo o conhecimento e a aprendizagem sobre as especificidades que compõem este âmbito escolar e a prática docente neste contexto. Averiguamos que as percepções sobre a Educação do Campo estão ligadas apenas aos aspectos do contexto educacional e a suposições de que há diferença das escolas urbanas, não sinalizando estudos teóricos e reflexivos sobre sua essência. Ressaltamos, por fim, que a participação das licenciandas no PIBID foi um fator motivacional para um futuro profissional na docência.