DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
8 resultados
Resultados da Pesquisa
Item First lines of schooling : regius and private teachers in Brazil, 1759-1834.(2016) Antunes, Álvaro de AraújoThe article presents a brief overview of education in Brazil between 1759 and 1834. Delimited by the creation of the position of Regius teacher and by the decentralization promoted by the Additional Act of 1834, it discusses the process of state control, secularization, and promotion of schooling in the Portuguese America and the independent Brazil. Considering the regional characteristics of the colonial territory, the analyses carried out focus on the Capitania de Minas Gerais [Captaincy of Minas Gerais] because of its economic importance in the context of a “world economy”. The article provides a quantitative assessment of the schooling in various regions of Brazil and presents the profile of the teachers who worked in Mariana, Minas Gerais, contributing to the study of the first lines of school education in the Luso-Brazilian modernity.Item A Escola Normal de Ouro Preto : um percurso marcado por crises e reestruturações (1835-1852).(2016) Jardilino, José Rubens Lima; Pedruzzi, Jumara SeraphimO presente artigo possui como finalidade entender, por meio de análise documental, o funcionamento da Escola Normal de Ouro Preto, do ato de sua criação em 1835, à suspensão de suas atividades pela segunda vez em 1852. O foco da análise será mais especificamente para seus momentos de crises e reestruturações. Pela análise dos dados concluiu-se que a instabilidade do instituto no recorte indicado se deu, principalmente, devido à ineficiência dos métodos de ensino adotados, a falta de docentes qualificados, e a alegada escassez de recursos financeiros governamentais destinados ao seu funcionamento. No entanto, não é possível deixar de considerar a pertinência da Escola Normal de Ouro Preto como uma das primeiras tentativas efetivas de se construir uma formação específica para o docente primário em Minas Gerais.Item Nacional e continental – Brasil e Américas na perspectiva de Primitivo Moacyr.(2015) Melo, Guaraci Fernandes Marques de; Carvalho, Rosana Areal deEste artigo analisa aspectos da historiografia da educação e argumentos que sustentam os diagnósticos empreendidos e modelos propostos a partir da remissão às experiências provinciais entre o mundo latino-americano e as Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com base na produção de Primitivo Moacyr. Desde a Independência, a situação do Brasil no contexto da América Latina destoou-se pela instalação de um regime monárquico em oposição às repúblicas que surgiram na América Espanhola. Muitas vozes se fizeram presentes no sentido de inscrever o Brasil entre as nações predestinadas à república. Moacyr revela o cenário de penúria da instrução pública nas províncias brasileiras, apesar do volume de recursos destinados; as tensões acerca dos métodos de ensino e criação de escolas normais e absoluto silêncio acerca das realidades dos países vizinhos.Item School and racial status in Cachoeira do Campo, MG in the nineteenth century.(2015) Fonseca, Marcus ViníciusIn Minas Gerais there was a predominance of black people in elementary schools according to the population records of 1830s. In this article, we investigate the significance of these experiences confronting census documents from the district of Cachoeira do Campo/MG, located near Ouro Preto, in the central region of the province of Minas. Cachoeira do Campo has census documents resulting from two population countings that occurred in the years 1831 and 1838. The procedure consisted in separating households whose children, in 1831, attended school. Then, these households were identified in the documents of 1838 and we analyzed the situation of the educated individuals and their family group. The seven-year interval between the documents allowed the assessment of the impact of school experience, revealing, among other things, that educated blacks were preferably designated as pardos and they could change their racial status, and were even classified as white classified as white.Item Pedagogos que atuam na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais : desafios na construção da escola do campo.(2016) Lage, Bruna de Oliveira; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Costa, Vânia AparecidaAs questões que envolvem o ser pedagogo nos remetem a compreender a complexidade de sua atuação analisando, desde a criação do curso de Pedagogia até a definição de suas Diretrizes Curriculares homologadas em 2006. Atrelado a isso está a necessidade de demarcação das funções e atuações desse profissional, uma vez que não existe uma centralidade entorno de sua identidade. Dentre as suas especificidades, pouco tem se analisado sobre o pedagogo que atua na Educação do Campo. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que resultou na Dissertação de Mestrado cujo objetivo geral foi identificar e analisar a identidade do pedagogo atuante nas escolas municipais do campo, da 25ª SRE de Ouro Preto, tendo como objetivos específicos mapear quantos e quem são os pedagogos das escolas municipais do campo na Região dos Inconfidentes; identificar e analisar a formação inicial e/ou continuada e atuação profissional deste pedagogo; identificar e analisar as percepções que este tem sobre o contexto da Educação do Campo em sua região. Deste modo, optamos pela abordagem metodológica qualitativa tendo como base André (2011), Minayo e Sanches (1993), e Pimenta (1998). Focalizamos, então, o contexto histórico do curso de Pedagogia e as discussões relacionadas às suas especificidades enquanto campo epistemológico. Nossos principais interlocutores foram Saviani (2004; 2008; 2012), Libâneo (2007; 2012), Brzezinski (2010), Bissoli (2001) e Sheibe (2007). Explicitando sobre a dimensão que envolve o conceito de identidade, Dubar (2005; 2009). Compondo a temática sobre a Educação do Campo, Martins (1981), Arroyo (1999; 2005; 2006; 2007), Caldart (2012), Ribeiro (2008; 2012; 2013) e Molina (2006; 2012), dentre outros. Para a coleta de dados, mapeamos as escolas do campo da Região dos Inconfidentes, aplicamos o questionário de caracterização dos pedagogos que atuam nas escolas do campo e utilizamos a entrevista semiestruturada. A pesquisa permitiu adentrar e conhecer os discursos presentes sobre a Educação do Campo na região e, através das narrativas de dez pedagogos, conhecemos melhor quem eles são, como atuam, o que pensam sobre o trabalho que desenvolvem e o que almejam em relação ao contexto das escolas do campo. Entendemos que não existe uma identidade única para o pedagogo, todos eles conjugam de diversas formas identitárias em construção.Item O predomínio dos negros nas escolas de Minas Gerais do século XIX.(2009) Fonseca, Marcus ViníciusO período que compreende os anos de 1820 a 1850 marca o início da construção e da estruturação de uma política de instrução pública com objetivo de educar o povo da província de Minas Gerais. Este artigo procura analisar o nível de relação entre esse processo e o segmento mais expressivo dentro da estrutura demográfica de Minas Gerais, ou seja, a população negra livre. Para realizar a análise, utilizamos como referência uma documentação censitária que tentou contabilizar a população de todos os distritos mineiros e registrou as crianças que estavam nas escolas. A partir do registro censitário, construímos um perfil racial das escolas, confrontando-o com informações fornecidas por outros documentos (listas de professores, relatos de viajantes, memórias) que revelaram uma presença majoritária dos negros nas escolas de instrução elementar. A interpretação que produzimos em relação à presença dos negros nas escolas mineira indica que essa instituição era um dos elementos acionados por esse grupo com objetivo de afirmação no espaço social. Em relação a isso, destaca-se o fato de que a escolarização adquiriu significados específicos em meio à população negra, ou seja, representava a sua inserção na cultura letrada, mas também uma forma de demarcar um distanciamento do mundo da escravidão e uma demonstração de domínio dos códigos de conduta das pessoas livres.Item Apontamentos para uma problematização das formas de classificação racial dos negros no século XIX.(2009) Fonseca, Marcus ViníciusNeste artigo procuramos elaborar uma problematização dos diferentes termos utilizados para classificar a população negra de Minas Gerais, durante o século XIX. No centro desta problematização está a contestação da tradição de entendimento que atribui significado apenas à miscigenação e a tentativa de colocar em evidência o significado social dos termos que subdividiam a população negra em vários grupos. Para tratar destas questões utilizamos como referência uma documentação censitária que, nos anos de 1830, processou a contagem da população de Minas Gerais.Item Perfil dos domicílios e grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais do século XIX.(2010) Fonseca, Marcus ViníciusEste trabalho foi construído a partir da aproximação entre a história da educação e os estudos demográficos sobre Minas Gerais, principalmente aqueles que tratam das questões relativas às famílias. Utilizamos como material de pesquisa um conjunto de listas nominativas de habitantes que constitui uma documentação censitária, proveniente de algumas tentativas de contagem da população mineira, nos anos de 1830. Essa documentação foi utilizada como principal elemento para a construção de uma classificação dos domicílios que possuíam crianças nas escolas de instrução elementar, permitindo a descrição dessas unidades de moradia com base em aspectos como posse de escravos, ocupação dos chefes de domicílio e composição dos grupos familiares. Procuramos também destacar o comportamento de segmentos mais específicos da população que estavam ligados às escolas. Entre eles, destacam-se os grupos compostos pelos negros livres e pelas mulheres que ocupavam a chefia de seus domicílios.