DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Trajetórias escolares “improváveis” : a longevidade escolar de universitários de camadas populares criados ou cuidados por seus avós.
    (2023) Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Campos, Alexandra Resende; Dias, Cristina Maria de Souza Brito; Cunha, Maria Amália de Almeida
    A sociedade contemporânea tem nos apresentado diferentes configurações familiares, em que avós são chamados a cuidar dos netos na ausência dos genitores. A literatura que trata desse tema nos mostra que os mais velhos oferecem, além da contribuição afetiva e emocional, auxílio no processo de escolarização dos netos e que isso se reflete na longevidade escolar. Nesse sentido, este estudo buscou compreender quais foram as principais estratégias e mobilizações dos avós que influenciaram a longevidade escolar e a inserção de seus netos jovens no Ensino Superior público. O referencial teórico pautou-se nas discussões do campo da Sociologia da Educação e das Relações Intergeracionais, revelando a lacuna de investigações sobre longevidade escolar de indivíduos de camadas populares criados pelos avós. A metodologia de pesquisa, de cunho qualitativo, pautou-se principalmente na aplicação de questionários a 279 estudantes do primeiro período dos cursos ofertados na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e na realização de entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes e uma avó de cada uma delas, pertencentes aos meios populares, considerando aspectos da trajetória familiar e escolar. Entre os principais resultados da pesquisa, destacamos que todas as universitárias reconhecem a importância de suas avós ao longo de seus percursos escolares e pessoais, seja nos ensinamentos morais e éticos imprescindíveis à formação do ser humano, seja na contribuição ao longo do percurso na Educação Básica. Em relação às trajetórias escolares, notamos que as avós consideraram os esforços das netas, destacando o compromisso com as tarefas escolares e a criação de uma rede de apoio. As próprias famílias organizaram uma rotina de estudos e a supervisão apareceu como algo comum no processo de escolarização, manifestada em ações como a vigilância dos cadernos e boletins escolares, o comparecimento às reuniões escolares e o incentivo à leitura. Mesmo com baixa escolaridade, as avós das camadas populares ouvidas na pesquisa desenvolveram táticas que visaram à permanência das netas nos bancos escolares, o que indicou a necessidade de lançarmos luz ao papel destas protagonistas no processo de escolarização de netos por eles criados e/ou cuidados. Os resultados da pesquisa mostram, ainda, que as relações intergeracionais entre avós e netos são muito mais ricas do que podemos perceber em uma primeira análise e que, portanto, merecem estudos mais aprofundados na área da Educação, considerando que os avós cuidadores têm impacto no processo de escolarização de seus netos.
  • Item
    Oportunidades e desafios no ensino superior : experiências de universitários de camadas populares da Universidade Federal de Ouro Preto.
    (2021) Pena, Mariza Aparecida Costa; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Matos, Daniel Abud Seabra
    Esse artigo apresenta resultados de entrevistas com universitários cotistas, de baixa renda, ingressantes no início de 2013 em cursos prestigiosos da Universidade Federal de Ouro Preto. Para as entrevistas foram selecionados seis estudantes de baixa renda, pertencentes aos cursos de Medicina, Direito e Engenharia Civil. À luz da Sociologia da Educação, buscou-se nos relatos, compreender as condições de acesso e permanência, e conhecer as experiências, oportunidades e desafios dos cotistas de baixa renda na graduação. Os depoimentos revelaram que, embora enfrentem dificuldades financeiras, acadêmicas e de sociabilidade principalmente no início do curso, esses jovens apresentam disposições que culminam em oportunidades de crescimentos acadêmico, pessoal e profissional.
  • Item
    Do distrito à pós-graduação : trajetórias escolares longevas de jovens de camadas populares.
    (2021) Gonçalves, Luana Stéfanni Mendonça; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Campos, Alexandra Resende; Portes, Écio Antônio
    Na primeira década dos anos 2000 o Ensino Superior brasileiro iniciou um processo de expansão e consequente aumento do número das vagas ofertadas. Nesse ínterim, as políticas de ação afirmativa possibilitaram o maior ingresso de jovens das camadas populares nas universidades públicas e privadas. Porém, embora o ingresso no Ensino Superior tenha se tornado possível para muitos, a permanência e a conclusão dos estudos trouxeram novos desafios. Apesar dos empecilhos enfrentados, muitos desses estudantes chegaram à Pósgraduação, em cursos de mestrado e doutorado, inclusive aqueles que são provenientes de pequenas cidades e distritos do interior. A partir da discussão trazida por autores clássicos e contemporâneos da Sociologia da Educação, como Bourdieu, Lahire e Zago, entre outros que discutem a política da educação superior brasileira, como Coulon, Piotto e Portes, entre tantos outros, trouxemos como questão central da investigação: quais são as condições que contribuíram para os estudantes de camadas populares oriundos de distritos conseguissem ingressar e permanecer na Pós-graduação stricto sensu? Assim, a proposta principal desta pesquisa foi investigar as condições que contribuíram para que os estudantes oriundos de distritos distantes da cidade conseguissem ingressar e permanecer na Pós-graduação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para a elaboração da pesquisa, utilizamos como metodologia a entrevista compreensiva, a fim de conhecer melhor suas trajetórias escolares longevas e, com a ajuda da amostragem “bola de neve”, entrevistamos seis estudantes provenientes de distritos de Ouro Preto e Mariana, ambas cidades mineiras, que estão matriculados ou já concluíram seu doutoramento em diferentes áreas do conhecimento. Os principais resultados nos mostram que, apesar de todas as dificuldades encontradas no ensino básico e na universidade, esses estudantes construíram trajetórias escolares de excelência ao longo da vida acadêmica e, para isso, foram de fundamental importância as mobilizações familiares, com destaque para o papel das mães. A maioria desses estudantes é oriunda de famílias com baixo capital econômico, cultural e escolar, mas com algum capital social. São pequenos produtores rurais e comerciantes nos distritos. Também encontramos outros pontos comuns entre todos os entrevistados, como o deslocamento, a importância da afiliação nos primeiros períodos do curso de graduação e a relevância das bolsas institucionais e de políticas de assistência estudantil para que pudessem permanecer na universidade, dedicandose somente aos estudos. Também foi muito importante para os doutores e doutorandos entrevistados o apoio dos amigos, professores e companheiros. Observou-se, portanto, que ao chegar à Pós-graduação, esses seis jovens já haviam incorporado todas as disposições sociais necessárias para a compreensão da “regra do jogo” escolar e se tornaram excelentes jogadores.
  • Item
    Quando ingressar na Universidade não é o suficiente : vivências dos estudantes de camadas populares no curso de Direito da UFOP.
    (2021) Silva, Rosângela Aparecida Lopes da; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Vargas, Hustana Maria
    No Brasil, graças às pressões de movimentos da sociedade civil e aos avanços globais naspolíticas de ação afirmativa, os anos 2000 trouxeram significativo aumento do número dejovens de camadas populares na universidade. Nesse contexto, a pesquisa teve como principalobjetivo investigar os fatores que influenciaram o ingresso e a permanência de estudantes decamadas populares no curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto, fortementeseletivo e com alto prestígio social, com destaque para o papel familiar no sucesso escolar. Paraisso, analisou a trajetória escolar percorrida por três estudantes até o ingresso no curso, alémdas principais oportunidades e desafios dos seus processos de escolarização e da vivênciauniversitária. O referencial teórico se baseou em produções do campo da Sociologia daEducação, especialmente nos trabalhos sobre sucesso e longevidade escolar de estudantes dosmeios populares e sobre suas condições de acesso e permanência no Ensino Superior, comautores como Bourdieu, Lahire, Coulon, Portes, Zago e Nogueira. Além da pesquisabibliográfica e documental, para o reconhecimento das práticas educativas familiares, dopercurso escolar, das estratégias de ingresso e afiliação, e das expectativas para o futuro, oprincipal instrumento metodológico utilizado foi a entrevista. Foram entrevistadas trêsestudantes do curso de Direito, do sexo feminino, ingressantes entre 2016 e 2019, com rendaper capitade até 1,5 salário mínimo, além de um dos seus familiares: pai, mãe e avó. Asentrevistadas apresentam diferenças significativas no que diz respeito à configuração familiare à escolaridade dos pais. Os resultados demonstraram que houve participação ativa da famíliana escolarização, mesmo com pouco conhecimento sobre a organização dosistema escolar e,em alguns casos, com baixo capital escolar e falta de planejamento relativo à escolarização. Asestudantes com apoio familiar criaram estratégias específicas para ingressar no curso de Direito,ao buscarem escolas de Ensino Médio de alto prestígio e ingressarem anteriormente em cursosde graduação de menor concorrência. Tiveram trajetórias escolares lineares na educação básica,sem reprovações e com poucas recuperações. Além disso, foi possível perceber que algunsprofessores exerceram papéis importantes em suas vidas, que elas passaram por inúmerassituações de superação e por uma adaptação dolorosa à universidade, com o enfrentamento dasensação de não pertencimento. Importante ressaltar que, para essas estudantes e suas famílias,as bolsas e os auxílios concedidos pela universidade foram imprescindíveis
  • Item
    Longevidade e excelência escolar de estudantes de camadas populares na pós-graduação stricto sensu.
    (2021) Bento, Elaine Gonçalo; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Portes, Écio Antônio
    A constituição deste objeto de pesquisa no Brasil, a saber, a longevidade escolar de camadas populares, se inspirou inicialmente na literatura francesa e se estabeleceu na sociologia da educação brasileira com os trabalhos de Portes (1993), Viana (1998) e Silva (1999). O acesso de sujeitos de camadas populares ao Ensino Superior brasileiro, sobretudo às universidades públicas, ainda constitui algo estatisticamente improvável para muitos jovens e chegar à pósgraduação stricto sensu pode vir a ser um obstáculo ainda maior. Diante desse cenário, esta pesquisa descreve e analisa estratégias e mobilizações construídas por estudantes oriundos de camadas populares matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Ouro Preto para a construção de suas trajetórias acadêmicas e para o seu ingresso no mestrado acadêmico. O arcabouço teórico da pesquisa é constituído por estudos da Sociologia da Educação sobre a longevidade escolar das camadas populares no âmbito da realidade brasileira. Quanto ao percurso metodológico, seguiu-se três etapas: a) aplicação de questionário socioeconômico eletrônico para configuração das características sociais dos estudantes de cursos de pós-graduação de oito áreas do conhecimento; b) realização de entrevistas com cinco estudantes de cursos de mestrado acadêmico; e c) análise interpretativa dos dados coletados. Os resultados obtidos neste estudo mostram que, de um modo geral, o envolvimento das famílias de camadas populares com a escolarização dos filhos se dá de modo heterogêneo e sem um projeto escolar intencional, nota-se que a presença dessas famílias ocorre de modo periférico ao estritamente escolar e por meio de práticas educativas que possibilitam aos sujeitos condições objetivas favoráveis à longevidade escolar para além da graduação, pois os sujeitos pesquisados ascenderam ao mestrado acadêmico. Os resultados desta pesquisa revelam ainda que as trajetórias dos cinco estudantes de camadas populares foram perpassadas por mobilizações familiares e individuais, pela condição de bons alunos, que gostavam da escola e tinham bons resultados escolares, bem como pelo desenvolvimento de estratégias de escolarização de curto prazo em prol de um percurso longevo, ou seja, em prol da ascensão a níveis mais elevados de ensino, como o mestrado acadêmico.