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    Invisibilidade de crenças não cristãs na formação de professores de ensino religioso em Ouro Preto e Mariana.
    (2016) Santos, Gláucio Antônio; Torres, Marco Antônio; Fonseca, Marcus Vinícius
    Este trabalho tem como proposta apresentar reflexões a respeito da invisibilidade das religiões e doutrinas não cristãs na formação de professores de Ensino Religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Por meio de parceria institucionalizada, mas não formalizada, a Secretaria de Estado da Educação e a Arquidiocese de Mariana se uniram para realizar os Encontros de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, titulação quase homônima ao Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso oferecida no passado pelo próprio Governo Estadual com apoio das denominações religiosas, amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Nas cidades de Ouro Preto e Mariana, o Estado se valeu da Superintendência Regional de Ensino - SRE/Ouro Preto para qualificar os docentes, formação realizada nas dependências da Igreja Católica Apostólica Romana.
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    Laicidade da educação em questão : encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana.
    (2016) Santos, Gláucio Antônio; Torres, Marco Antônio; Fonseca, Marcus Vinícius
    Baseado em recorte de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação apresentado à Universidade Federal de Ouro Preto, o estudo investigou como a laicidade do Estado brasileiro e a diversidade religiosa foram abordadas nos Encontros de Metodologia e Filosofia de Ensino Religioso nas tricentenárias cidades de Ouro Preto e Mariana (MG). A formação era oferecida aos professores de ensino religioso das redes pública e privada pela Secretaria de Estado da Educação/SRE Ouro Preto e Arquidiocese de Mariana. Adotou-se análise qualitativa, pesquisa documental, observação-participante, entrevista semiestruturada e questionários para identificar a proposta pedagógica das reuniões e compreender e analisar como a diversidade religiosa e o conceito de Estado laico eram abordados. Os resultados mostraram que a diversidade religiosa não foi respeitada, o Estado não regulou tais práticas pedagógicas e que as formações podem ser consideradas inadequadas para formação de professores, considerando os princípios da escola pública e laica.