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Resultados da Pesquisa

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    Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.
    (2022) Silva, Luciano Campos da; Pereira, Edilaine Aparecida dos Santos
    O estudo investigou as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, sobre a participação de meninas e meninos em episódios de indisciplina. Foram utilizados o Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV), Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamentos de Indisciplina (HAE) e entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental. Os resultados indicam que é um equívoco pensar que as condutas de meninas e meninos na escola seguem um padrão rígido pautado apenas nas expectativas sociais de gênero, uma vez que verificamos uma multiplicidade de atitudes de meninas e meninos diante das regras escolares.
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    Disciplina e indisciplina na sala de aula : o que pensam as famílias?
    (2020) Caldas, Pamela Cristina Souza; Silva, Luciano Campos da; Silva, Luciano Campos da; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Silva, Lucas Eustáquio de Paiva
    Este trabalho tem como objetivo analisar como as famílias compreendem e explicam o fenômeno da indisciplina na escola escolhida, e quais seriam os fatores, que para eles justificariam os atos indisciplinados dentro do ambiente escolar. O trabalho se apoia em um conjunto de autores ligados à Sociologia da Educação, tais como Bernard Lahire, Daniel Thin, Estrela, Anette Lareau, Pedro Silva, Aquino, Luciano Silva e Pierre Bourdieu, entre outros. O estudo foi realizado a partir do método qualitativo. Para efetivar a investigação foram entrevistadas 9 famílias, dos 9 alunos classificados dentro do quadro (Q-HAE). A escolha foi feita mediante às considerações apontadas pelos alunos da turma entrevistada, sendo consideradas todas as respostas até finalizar o grupo que seria utilizado nesta pesquisa. Os estudantes estão matriculados no sétimo ano de uma escola pública localizada na região central da cidade Mariana, Minas Gerais. Para tanto, foram utilizadas as seguintes técnicas: Montagem do Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação dos Estudantes Segundo o Comportamento Disciplinar em Sala de Aula (Q-HAE). Para realizar a análise dos dados obtidos com o Q-HAE, foi elaborado um quadro com três colunas em que foi possível identificar a quantidade de vezes em que cada estudante foi classificado/a pôr seus pares e a forma como ele/ela próprio/a se classificou, além da aplicação de entrevista semiestruturada. O preenchimento do quadro foi feito pela entrevistadora mediante às respostas dos alunos entrevistados. Como resultados destacamos: a) as famílias compreendem o que é indisciplina, e esta compreensão vai ao encontro com as proposições dos autores utilizados na pesquisa; b) algumas famílias, assim como alguns estudiosos da educação e o corpo docente, ainda culpabilizam as próprias famílias pelos comportamentos de indisciplina que existem na escola; c) todos os pais participam da vida de escolar dos filhos, desmistificando a omissão parental acreditada por alguns autores; d) É importante destacar que as famílias não são desinteressadas sobre o que eu seus filhos fazem na escola, o chamado mito da omissão parental. Nas entrevistas, todas as famílias disseram que conversam muito com seus filhos e usam de castigos para corrigi-los e até fazem ameaças de castigos físicos. Logo, não ficou evidente o que uma família faz de diferente da outra.
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    Indisciplina e gênero : estudo das percepções de estudantes do ensino fundamental sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.
    (2019) Pereira, Edilaine Aparecida dos Santos; Silva, Luciano Campos da; Silva, Luciano Campos da; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Cláudio Marques Martins
    A indisciplina é um fenômeno muito presente no universo escolar e que tem pouca visibilidade nos estudos acadêmicos como objeto próprio de análise, figurando quase sempre como um aspecto secundário em estudos sobre desempenho escolar, a avaliação da aprendizagem e o clima da escola. Um aspecto ainda menos explorado pela literatura acadêmica tem sido a relação entre a indisciplina e a questão do gênero e/ou sexo dos/as estudantes, especialmente a abordagem mais específica da indisciplina praticada pelas meninas nas escolas. Esta pesquisa visa minimizar esta lacuna no campo acadêmico, elegendo a indisciplina como objeto de análise e articulando-a com a variável gênero. O objetivo geral do estudo foi investigar as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte - MG sobre a participação de meninas e de meninos em episódios de indisciplina no ambiente escolar. De um modo mais específico nos interessamos particularmente pela análise da indisciplina praticada pelas meninas na escola. O estudo buscou conciliar as abordagens qualitativa e quantitativa. Para tanto, foram utilizadas as seguintes técnicas: aplicação do Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV) e do Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamento (HAE) e aplicação de entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes que estavam cursando o 8º e o 9º ano do ensino fundamental. Os resultados mais gerais da pesquisa indicam que, a partir das percepções dos/as estudantes, os comportamentos de indisciplina são bastante frequentes nas turmas investigadas, enquanto que os comportamentos de violência são raros. Os meninos estariam protagonizando com maior frequência os comportamentos de indisciplina que as meninas. Embora os dados também confirmem que há meninas agindo em desacordo com as expectativas sociais mais gerais de gênero que esperariam delas um comportamento recatado, dócil e submisso na sociedade e na escola.