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Resultados da Pesquisa

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    Aprovação e indicadores educacionais : uma análise contextual das escolas públicas de ensino fundamental de Mariana.
    (2022) Silva, Karina Aparecida da; Matos, Daniel Abud Seabra; Alves, Maria Teresa Gonzaga; Matos, Daniel Abud Seabra; Alves, Maria Teresa Gonzaga; Delgado, Victor Maia Senna; Xavier, Flávia Pereira
    O direito à educação de qualidade é um valor garantido a todos os brasileiros pela Constituição Federal de 1988, mas que permanece como um desafio, haja vista as metas e estratégias do atual Plano Nacional de Educação vigente entre 2014 e 2024. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as taxas de rendimento educacional das escolas públicas de ensino fundamental de Mariana, por meio de quatro indicadores contextuais: (1) adequação da formação docente, (2) índice de regularidade docente, (3) índice de complexidade de gestão e (4) índice de nível socioeconômico das escolas. Os objetivos específicos são: (i) comparar a evolução das taxas de rendimento escolar, estabelecendo uma série histórica para os anos de 2015 a 2019; e (ii) analisar a associação entre as taxas de rendimento escolar e os indicadores contextuais. O período foi escolhido devido ao rompimento da barragem de Fundão do final do ano de 2015 e a pesquisa explorou a possível associação entre as taxas de rendimento escolar com esse desastre. Os indicadores educacionais analisados foram calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Para analisar a associação entre as taxas de aprovação e os outros indicadores contextuais usamos correlação. O total de instituições analisadas em Mariana foram: em 2015 e 2016, 29 escolas e no período de 2017 a 2019, 28 escolas. Dentre os principais resultados, destacamos: a) não encontramos correlações significativas, na maior parte dos anos, quando relacionamos as taxas de aprovação com os outros indicadores (índice de regularidade docente, adequação da formação docente e nível socioeconômico). Entretanto, por meio dos resultados de cada indicador, é perceptível que aqueles referentes ao trabalho docente necessitam de políticas mais eficazes, pois a rotatividade docente é alta e muitos professores não têm formação adequada à disciplina que lecionam, em grande parte das escolas. O resultado do nível socioeconômico não está de acordo com a literatura, mas parece ter sido influenciado por questões como dados ausentes para muitas escolas; b) as maiores taxas de aprovação concentram-se nos anos iniciais das escolas urbanas, nos níveis 1 e 2 de complexidade de gestão (em uma escala de 1 a 6). A maior dispersão dos dados pode ser observada nas escolas urbanas e rurais de nível de complexidade de gestão 3; c) a variação das taxas de rendimento escolar demonstrou o menor índice de aprovação e, consequentemente, maior reprovação no ano de 2016, o que pode demonstrar uma possível associação com o desastre do rompimento da barragem. Os anos finais foram os mais afetados na área rural. Aqui merece destaque a EM Paracatu de Baixo, que era localizada em uma das áreas mais afetadas pelo desastre. Em síntese, ficou clara a importância da associação dos indicadores, por permitirem indicações como: a necessidade de dar atenção aos índices de reprovação das escolas da cidade, principalmente nos anos finais do ensino fundamental e às escolas que tem complexidade de gestão a partir do nível 3. Este trabalho pode ser apropriado por pesquisadores, profissionais da educação e os resultados podem contribuir para a elaboração de políticas públicas direcionadas aos problemas reais das instituições, principalmente quando a localidade observada foi atingida ou enfrenta um desastre. Pesquisas futuras podem fazer análises mais aprofundadas, por exemplo, adotando métodos que permitam estabelecer um nexo causal entre o desastre ocorrido na cidade e as taxas de rendimento escolar.
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    Vestindo a camisa da escola : um estudo sobre o bom desempenho de uma instituição pública de educação básica.
    (2020) Silva, Paloma Angel da; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Luciano Campos da; Cunha, Maria Amália de Almeida
    Este trabalho teve como objeto de estudo os elementos internos ao funcionamento de uma determinada unidade escolar que podem ser associados ao seu bom desempenho nas avaliações externas. A pretensão da pesquisa foi examinar os fatores intraescolares e os elementos do cotidiano institucional de uma escola de educação básica pública situada em um distrito de Mariana - MG, que podem ser associados a um bom desenvolvimento escolar dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, consequentemente, aos seus resultados positivos nos exames oficiais. Embora, os estudos sobre essa temática tenham como foco a eficácia escolar e sejam em sua maioria realizados por meio de investigação quantitativa, optou-se por buscar entender algumas dimensões dos fatores intraescolares e seus efeitos nos bons resultados das escolas a partir de uma investigação qualitativa. Para isso, buscamos por meio da metodologia do “estudo de caso”, identificar e analisar as práticas escolares desenvolvidas pelos gestores e professores em função do melhor desempenho dos alunos, e investigar a relação da escola com a comunidade, assim como a influência desta relação nos resultados escolares. Para a pesquisa de campo e obtenção de informações sobre a temática, foram utilizados os recursos da observação participante, a aplicação de questionários contextuais e a realização de entrevistas semiestruturadas com atores da comunidade escolar, sendo eles: a) diretora da escola; b) vice-diretor; c) pedagoga; d) uma ex-diretora; e) e uma ex-aluna da instituição, totalizando cinco entrevistas. Além da coleta de dados empíricos, para a efetivação desta pesquisa foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema com o objetivo de embasar teoricamente o estudo. Tendo em vista as características de uma “boa escola” apontadas pela literatura científica, a investigação nos mostrou que os resultados educacionais apresentados pela escola pesquisada podem ser associados principalmente a quatro conjuntos de fatores: 1) fatores relacionados à organização pedagógica; 2) fatores relacionados ao engajamento dos profissionais com o trabalho escolar e ao sentimento de pertencimento à escola; 3) fatores relativos ao clima escolar favorável construído na escola; e 4) fatores advindos da relação entre escola e comunidade.
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    Percursos (im)prováveis : estudantes das camadas populares que chegam ao ensino superior.
    (2016) Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Lacerda, Wania Maria Guimarães
    A longevidade escolar de alunos oriundos das camadas populares vem sendo investigada pela Sociologia da Educação desde a década de 1960 no exterior, sendo que, no Brasil, em específico, as pesquisas iniciaram-se na década de 1990. Dando sequência, portanto, a essa discussão, esta pesquisa objetivou investigar as estratégias que possibilitaram a longevidade escolar de alunos das camadas populares que ingressaram em uma universidade pública, no nosso caso, na Universidade Federal de Ouro Preto, pelo sistema de cotas. Para isso, buscouse caracterizar os alunos das camadas populares quanto ao perfil socioeconômico; reconstituir o percurso escolar realizado por eles por meio de relatos biográficos; assim como identificar as disposições e práticas que lhes possibilitaram a longevidade escolar. Quanto ao percurso metodológico, de natureza qualitativa, utilizou-se, como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo, por sua vez complementada pelo dispositivo teórico metodológico denominado traços pertinentes de descrição, proposto por Passeron (1975). Dessa forma, os dados foram coletados a partir de duas etapas principais. Uma primeira que consistiu de uma fase documental, em que fontes estatísticas, dos anos de 2013 e 2014, foram analisadas buscandose conhecer o perfil socioeconômico dos alunos investigados. Já a segunda etapa consistiu da aplicação, a oito alunos de graduação, de questionário e entrevista semiestruturados. Ao todo, foram contemplados alunos representantes das áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Agrárias, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguísticas, Letras e Artes. A interpretação dos dados revelou, por um lado, a existência de traços pertinentes, explicativos, por conseguinte similares àqueles identificados em pesquisas anteriores, de modo a reafirmar as seguintes categorias previamente encontradas: práticas educativas familiares, capital social, influência do professor e da escola. E, por outro, a descoberta de outros elementos explicativos que, ao serem analisados, deram origem às categorias práticas religiosas, valorização do estudo, incentivo ao contato com a cultura escrita.