DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Os conhecimentos profissionais de futuras professoras de química sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino e as influências de um processo formativo.(2018) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pereira, Júlio Emílio DinizDiferentes autores têm reconhecido a importância de que os cursos de formação de professores busquem auxiliá-los no desenvolvimento de seus conhecimentos profissionais. Para que isso ocorra é necessário compreender quais são esses conhecimentos e como a formação acadêmico-profissional de professores pode contribuir para o desenvolvimento dos mesmos. Isso levou-nos a propor um modelo que caracteriza e discute os Conhecimentos Profissionais de Professores de Ciências em Formação (CPPF). Neste modelo, a articulação teoria-prática é o eixo norteador da formação de professores, e tem o potencial de favorecer o desenvolvimento, integração e transformação dos CPPF. Este modelo nos permitiu situar o conhecimento sobre analogias e sobre o uso de analogias como um elemento constituinte desses conhecimentos. Isso justifica nosso interesse em investigar como os conhecimentos profissionais de duas futuras professoras de Química sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino podem ter sido influenciados pelo processo formativo vivenciado na disciplina Práticas de Ensino de Química I, ministrada no curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto. A partir dos dados obtidos, elaboramos um estudo de caso, a partir do qual identificamos os conhecimentos sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino de Ciências expressos nos planejamentos, nas aulas ministradas e nas entrevistas realizadas com as futuras professoras, assim como a influência do processo formativo na manifestação dos mesmos. A análise dos resultados evidenciou que, ao longo do processo as futuras professoras apresentaram um avanço em suas concepções sobre analogias, destacando várias funções epistemológicas que elas podem assumir. Esses avanços nas concepções sobre analogias parecem ter ocorrido, principalmente, devido à influência da modelagem analógica vivenciada no processo formativo. Os conhecimentos sobre o uso de analogias no ensino também passaram por alterações significativas, pois as futuras professoras partiram de uma concepção na qual a analogia deveria ser integralmente apresentada e interpretada pelas futuras professoras, para uma na qual os estudantes deveriam participar ativamente de todo o processo de discussão da analogia. Essa mudança de foco na maneira de compreender o uso de analogias no ensino parece ter sido influenciada por diferentes etapas do processo formativo: modelagem analógica; os contextos de ensino experimentados; e a reflexão sobre os mesmos. Essas diferentes influências parecem ter contribuído de maneira complementar para que, ao final do processo, identificássemos conhecimentos coerentes, com base naqueles apontados pela literatura da área. A articulação teoria-prática mostrou-se central em nosso estudo, possibilitando a manifestação de vários elementos dos conhecimentos sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino, assim como a reflexão sobre esses conhecimentos. As discussões estabelecidas neste trabalho implicam em reconhecer os (futuros) professores como transformadores de conhecimentos e a sua formação fundamentada na lógica profissional. Nesse sentido, se estamos interessados que o uso de analogias no ensino se diferencie da mera transmissão/recepção de conhecimentos, devemos delinear processos formativos nos quais os futuros professores vivenciem situações práticas e reflitam sobre como utilizá-las de forma apropriada no ensino. Devido ao papel de destaque da modelagem analógica no processo formativo, ressaltamos a necessidade de que pesquisas adicionais sejam realizadas, visando compreender mais profundamente como este processo pode favorecer o desenvolvimento de conhecimentos sobre analogias e sobre o uso criativo de analogias no ensino.Item Educação não formal : um olhar sobre a formação e atuação de pedagogos(as) na Região dos Inconfidentes.(2017) Lapadula, María Florentina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria Fernandes; Jorge, Liliane dos Santos; Carvalho, Odair França deA Pedagogia pode ser entendida como o campo de conhecimento que tem como finalidade o estudo da práxis educacional e que pode se definir como um campo heterogêneo e complexo, com a existência de educação formal, não formal e informal, nos quais pedagogos e pedagogas, como profissionais da educação, intervêm pedagogicamente. Embora a escola tenha sido o âmbito hegemônico onde os pedagogos e pedagogas trabalhavam, atualmente, o campo de atuação se diversifica. Com a existência dos espaços educacionais não formais, que começam a se estender, nos anos 1970, por todo o país, ampliam-se os espaços de atuação dos pedagogos e pedagogas, criando-se mudanças na formação destes nos espaços de educação superior. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a formação e atuação dos pedagogos e pedagogas que trabalham na educação não formal, focalizando aqueles que atuam em projetos educacionais com crianças e jovens na Região dos Inconfidentes (Minas Gerais). Como caminho metodológico por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo que utilizou como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários e entrevista semi- estruturada. Analisamos os dados obtidos tendo como base os conceitos trabalhados para refletir sobre a formação e a atuação dos pedagogos e pedagogas que desenvolvem seu trabalhos nesses espaços educativos da educação não formal. A pesquisa nos permitiu identificar a existência de uma multiplicidade de tarefas que são realizadas pelas pedagogas. Esse fato reflete um fenômeno que permeia o mundo do trabalho e, particularmente, o trabalho docente, ou seja as próprias caraterísticas da educação não formal e a indefinição de sua função. Podemos concluir que isso se deve ao fato de a educação não formal ser um campo em construção, e por isso, ainda requer a definição das ações de atuação dos profissionais que lá trabalham.Item Multiletramentos e usos das TDIC : um estudo de caso do IFMG campus Ouro Preto – MG.(2015) Dias, Daniela Rodrigues; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender o olhar do aluno em relação aos Multiletramentos e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC; e como objetivos específicos identificar seus usos pedagógicos em sala de aula; os usos das TDIC no cotidiano dos alunos dentro e fora da escola e contribuir para a utilização das TDIC de forma integrada ao conteúdo curricular. A pesquisa enfatiza a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, mais especificamente a realidade dos alunos de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inseridos no contexto da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Preto. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (Letramentos e Multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Educação, mais especificamente a Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utiliza o estudo de caso e a pesquisa-intervenção como procedimentos metodológicos. A investigação adota os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como a observação em sala de aula, entrevista semiestruturada com os professores e alunos participantes e aplicação de questionário aos alunos. Os dados coletados evidenciam que, apesar de as TDIC terem uma forte presença no cotidiano dos alunos, elas têm sido pouco exploradas dentro da sala de aula e que os alunos acreditam na contribuição das TDIC no ensino-aprendizagem. Os dados coletados também apontam para a importância do desenvolvimento dos Multiletramentos e usos das TDIC através de projetos integrados com o conteúdo curricular da disciplina, proporcionando aos professores formas efetivas de se trabalhar conteúdos relevantes e aos alunos o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, por meio de trabalhos em equipe, pesquisas e seleções de informações. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar o trabalho do professor e da equipe escolar em alguns de seus desafios cotidianos, além de contribuir para o debate sobre os Multiletramentos e usos das TDIC no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, fomentando a compreensão do olhar do aluno e possibilitando a colaboração e o diálogo entre todos os envolvidos.Item A implementação da Lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.(2015) Rocha, Laura Fernanda Rodrigues da; Fonseca, Marcus ViníciusA presente pesquisa se propôs a problematizar o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, bem como a educação das relações étnico-raciais na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tendo como objetivo a realização de uma análise da institucionalização da Lei nº. 10.639/2003 nessas instituições. O processo investigativo foi desencadeado a partir do acesso a um ofício encaminhado pela Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) a uma instituição da referida rede, o qual solicitava um relatório de implementação da Lei nº. 10.639/2003. Através de uma pesquisa de campo, realizou-se um levantamento de dados na SEPPIR/PR que possibilitou acessar e analisar 363 ofícios encaminhados a grande parte das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, bem como as respostas à interpelação. Tais respostas constituíram-se de 24 documentos referentes a doze Institutos Federais e a uma escola vinculada à universidade. Essa documentação possibilitou a verificação da precariedade da implementação da Lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional, de uma maneira geral. Além disso, verificou-se algumas instituições que se sobressaíram com ações positivas no sentido da implementação da lei. O segundo momento da pesquisa procurou considerar a rede como um todo. Dessa maneira, realizou-se um recorte de 41 instituições (os 38 Institutos Federais, os dois Cefets e a UTFPR) para o levantamento de dados, através da análise dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs). Tal apreciação aconteceu a partir dos seis critérios criados com base no Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: ações afirmativas; Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs); diálogos interinstitucionais; referencia-se na lei; formação; e publicação. Apesar da verificação de experiências positivas em algumas instituições, os resultados encontrados possibilitam sinalizar uma baixa institucionalização da Lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional.