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Resultados da Pesquisa

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    Diálogos entre educação, cidade e patrimônio : investigando produções científicas brasileiras.
    (2022) Souza, Raquel Salazar Ribeiro e; Diniz, Margareth
    Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo propósito foi compreender com quais concepções as metodologias educativas têm operado para lidar com o sujeito em sua relação com a cidade e o patrimônio. Para isso, construiu-se o estado do conhecimento partindo dos descritores “educação”, “cidade” e “patrimônio”, em busca das produções científicas brasileiras disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e publicadas entre os anos de 1997 e 2018. O estudo apontou um forte descompasso entre teoria e prática no que tange à questão do patrimônio e à necessidade de atualização e revisão de práticas educativas relacionadas com a cidade e o patrimônio cultural quando se pensa no sujeito.
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    O profissional de Pedagogia em espaços não escolares : uma análise preliminar da produção científica.
    (2020) Lucindo, Nilzilene Imaculada; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    O presente artigo aborda a produção cientifica acerca do profissional de Pedagogia em espaços não escolares, constituída a partir da leitura dos resumos de dissertações e teses defendidas no Brasil entre 2006 a 2018 e explicita dados relativos ao objeto de estudo, finalidade das pesquisas; desenhos; sujeitos e locus investigados, além de apresentar algumas reflexões sobre o campo. Como resultados foram identificados 35 trabalhos, contudo, apurou-se que o número de pesquisas que investigam essa temática em nível de Doutorado e em algumas regiões brasileiras é incipiente, o que demanda adensar a produção desse campo. Apesar de serem numerosos os campos de atuação do pedagogo, o estudo revelou um descompasso entre o número de espaços não escolares existentes e o de investigações realizadas.
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    O que revelam as pesquisas sobre as classes multisseriadas nos anos iniciais do ensino fundamental da EJA?
    (2019) Ribeiro, Ada Guimarães; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Este trabalho traz como objeto de estudo as Classes Multisseriadas na Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos- EJA, é uma modalidade de ensino ainda hoje, alvo de intensas pesquisas e indagações no cenário educacional brasileiro. O objetivo desta investigação é apresentar as pesquisas educacionais desenvolvidas sobre o objeto de estudo acima citado, para assim, traçarmos um panorama do que já foi produzido sobre a temática, fazendo em seguida uma seleção das pesquisas realizadas entre os anos de 2010 a 2017 no país. Pretendemos com este estudo, apresentar parte do referencial teórico utilizado para fundamentar as bases da pesquisa de Mestrado, intitulada A prática docente na EJA multisseriada no programa de Pós-Graduação/ Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto-MG. A pesquisa procura investigar como se dá o processo de ensino em Classes Multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA, mostrando o quão se faz importante refletir e revelar o papel docente nos contextos escolares pesquisados afim de compreender o cotidiano escolar desta modalidade de ensino. Foi realizado um estudo do tipo Estado do Conhecimento, onde foi possível verificar um número reduzido de trabalhos que abordam a temática.