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Resultados da Pesquisa

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    A metodologia das produções narrativas na pedagogia da alternância : contribuições para o projeto profissional do jovem.
    (2021) Santos, Marcelo Loures dos; Carvalho, Eduarda Santos de Oliveira
    O presente trabalho busca avaliar as contribuições de uma Escola Família Agrícola de Minas Gerais para a formação técnica de seus estudantes. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas semiestruturadas com 05 (cinco) estudantes sobre sua trajetória de vida e estudantil, além de entrevistas de avaliação com os estudantes participantes e uma professora da instituição sobre o desenvolvimento do Projeto Profissional do Jovem na EFA. O artigo tem como marco teórico-metodológico a Metodologia das Produções Narrativas. Os resultados sugerem aproximação entre a proposta da Metodologia das Produções Narrativas com os referenciais da pedagogia da alternância utilizados pelas EFAs; a importância das Escolas Famílias Agrícola para uma educação contextualizada para os povos do campo e as dificuldades enfrentadas pelos egressos para a implementação dos Projetos Profissionais do Jovem.
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    Relação escola-comunidade : a importância da escola no campo.
    (2022) Barbosa, Filipe Cotta; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Campos, Alexandra Resende; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Santos, Marcelo Loures dos; Cunha, Maria Amália de Almeida
    Este trabalho busca compreender a importância do único estabelecimento escolar do subdistrito de Campinas, localizado no município de Mariana, Minas Gerais, em seu domínio físico e sociocultural para a comunidade, a partir da perspectiva dos próprios moradores do povoado. A pesquisa foi dividida em quatro eixos de análise para atender ao objetivo principal: a) a apresentação do cotidiano de Campinas e dos moradores entrevistados; b) os usos e significados da escola local para os moradores; c) a função escolar da unidade de ensino local e processos de escolarização e d) a influência da mineração no subdistrito e na escola local. O percurso metodológico da pesquisa foi composto pela análise da legislação nacional para a educação do campo e de dados estatísticos, pelo levantamento bibliográfico dos estudos clássicos e atuais que refletem sobre o espaço do campo e os seus processos de escolarização e, por fim, pela aplicação de entrevistas semiestruturadas de abordagem reflexiva com seis moradores do subdistrito. Os seis entrevistados foram contatados após indicação de outros moradores de Campinas para contemplar os seguintes perfis: dois moradores que possuem filhos estudantes na escola do subdistrito, dois moradores que possuem filhos estudantes na escola do distrito de Águas Claras e dois moradores referências ou que ocupam o perfil de liderança na comunidade. Os seis moradores entrevistados estudaram no estabelecimento escolar do subdistrito e possuem vínculos afetivos com este. O estabelecimento escolar faz parte do cotidiano dos moradores e é visto como o ponto central para a existência do subdistrito. Além disso, a transferência dos alunos do subdistrito (matriculados na segunda etapa do ensino fundamental) para a escola do distrito de Águas Claras é vista como uma decisão prejudicial pela comunidade, que teme o fechamento integral da unidade de ensino de Campinas. A análise também constatou que a mineração é uma atividade que afeta e afetou a comunidade e a sua escola, especialmente com o rompimento da Barragem de Fundão. Em suma, os resultados alcançados nesta pesquisa evidenciam que o estabelecimento escolar do subdistrito, em funcionamento desde 1945, é importante para os seis moradores entrevistados e também para toda a comunidade local: ao ser um ponto de referência cultural e de sociabilidade para os residentes; ao garantir a oferta escolar, contribuindo para a mobilidade social e a constituição da moral valorizada no local para as crianças e jovens; ao ser um canal de comunicação com o poder público municipal e ao colaborar com as condições básicas de existência e resolução das necessidades corriqueiras dos moradores.
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    Cante lá que eu canto cá : a experiência do grupo GiraCampo no território dos Inconfidentes.
    (2020) Campos, Alexandra Resende; Marcatti, Amanda Aparecida; Santos, Marcelo Loures dos; Honorato, Juscimara dos Santos; Carvalho, Eduarda Santos de Oliveira; Vaz, André Geraldo Gilberto Alves
    O GiraCampo UFOP é um grupo de pesquisa e ação, que realiza atividades de ensino, extensão e pesquisa em torno das temáticas Educação do Campo e Agroecologia no Território dos Inconfidentes. Tem como princípios ações que integrem os saberes científicos e populares, valorizando e reconhecendo ambos como necessários para uma educação transformadora. No âmbito do ensino, possui um Grupo de Estudos que realiza encontros regulares de formação sobre distintas temáticas; Grupo de Trabalho voltado para a construção de uma rede de Ed. do Campo no Território dos Inconfidentes, contribuindo também na formação de professores que lecionam em escolas do campo. Na pesquisa, desenvolve investigações através das Metodologias de Produção Narrativa com estudantes do Curso de LICENA da UFV, bem como escolas da região do Rio Doce. Na Extensão faz o acompanhamento da implementação das Diretrizes para a Ed. do Campo e Agroecologia em escolas públicas do campo e o organiza o estágio curricular na EFA-Paulo Freire.
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    Práticas pedagógicas em Agroecologia : o caso da Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio.
    (2020) Campos, Alexandra Resende; Vaz, André Geraldo Gilberto Alves; Marcatti, Amanda Aparecida; Santos, Marcelo Loures dos
    Como parte do processo de implementação das Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais, através da Resolução 2820/2015, o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo (GiraCampo – UFOP) vem realizando atividades formativas em algumas escolas estaduais da Região dos Inconfidentes. O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio, cujo propósito foi articular a temática da Agroecologia com os conteúdos escolares, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. O trabalho tem propiciado troca de saberes populares entre moradores da comunidade, familiares, estudantes e professores, criação de horta na Escola, composteira, minhocário, formação pedagógica com a comunidade educativa sobre os princípios agroecológicos e sua relação com a Educação do Campo, entre outras atividades.
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    Aprendizagens e experiências : a licenciatura em educação do campo da UFMG como espaço de mediação entre movimentos sociais e universidade.
    (2016) Mari, Cézar Luiz De; Horácio, Amarildo Souza; Santos, Marcelo Loures dos
    Os autores deste artigo analisam a experiência de implantação das duas primeiras turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo foi compreender os níveis da participação dos Movimentos Sociais que originaram a proposta e os processos educativos decorrentes do programa. A categoria Organicidade foi o guia das análises, destacando a necessária mediação político- -pedagógica dos sujeitos no projeto. Concluímos que a maior ou menor participação dos sujeitos consolida ou não o princípio educativo em projetos com foco em políticas para educação do campo.