DEEDU - Departamento de Educação

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Resultados da Pesquisa

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    O trabalho infantil em três vozes na educação de jovens e adultos.
    (2020) Gonzaga, Marcos; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    O artigo apresenta extratos de uma pesquisa de ênfase qualitativa, desenvolvida no PPGE/UFOP. A demanda principal foi o recolhimento de narrativas biográficas com enfoque em processos de escolarização. O ponto de partida para a construção de um quadro de entrevistados foi a aplicação de um questionário a pessoas na faixa etária acima dos 50 anos, frequentes na Educação de Jovens e Adultos – EJA, em uma escola do município de Itabirito – MG. O questionário abrangeu dados pessoais e questões sobre a escolarização dos pais e o porquê do retorno atual à escola. Os dados recolhidos permitiram a seleção de pessoas para entrevistas individuais. Com fundamentos metodológicos na história oral, dá-se a ver, em três vozes, os fenômenos do trabalho infantil doméstico e da ausência e/ou precária escolarização no passado. Acreditamos que as versões das pessoas entrevistadas presentes nesse texto venham somar-se à de tantas outras que, por direito, buscam estudar ou concluir seus estudos.
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    A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal : o olhar dos professores.
    (2017) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Esteves, Maria Manuela Franco
    Este trabalho objetivou investigar as políticas públicas de formação contínua de professores, especificamente os que atuam com a educação da pessoa adulta em Portugal e no Brasil. No recorte dado a esta comunicação, selecionaram- -se os dados referentes a Portugal. Buscou-se traçar a história de vida dos educadores investigados, dez no total, sua inserção no campo da Educação de Adultos e seu processo formativo para a atuação nesse campo, via entrevistas semiestruturadas. Esta investigação se assentou numa perspectiva qualitativa, interpretativa e descritiva. Os professores narraram suas experiências, percepções e reflexões sobre o próprio processo formativo. A análise evidenciou um grupo de docentes comprometidos e satisfeitos com a educação e formação da pessoa adulta, que reconhecem a necessidade de uma formação específica para este trabalho, além do excesso de discursos e da pobreza na oferta de práticas formativas para essa área por parte dos poderes públicos.
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    Professores iniciantes na educação de jovens e adultos : por que ingressam? O que os faz permanecer?
    (2014) Freitas, Angelita Aparecida Azevedo; Nunes, Célia Maria Fernandes
    A inserção na carreira docente é uma fase dotada de características bem peculiares, marcada por inúmeras dificuldades mas, também por experiências significativas que permitem "descobrir" e " sobreviver" à profissão. Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar o processo de inserção e permanência do professor iniciante na Educação de Jovens e Adultos - EJA- na Região dos Inconfidentes, Minas Gerais, Brasil. Foi direcionada pelas questões: Quais os motivos levam o professor a atuar na EJA? Diante do ingresso do professor, o que este encontra em tal modalidade educacional? Quais desafios? Quais descobertas? O que o faz permanecer? Adotou-se como fundamentação teórico-metodológica a concepção de formação de professores como um continuum, baseada em Garcia (1989, 1995, 2009), Huberman (1995) e Nóvoa (1995) e da abordagem biográfica temática proposta por Josso (2002), o que direcionou a coleta de dados através de narrativas de experiência e questionário de perfil biográfico. Os participantes da pesquisa foram cinco professores iniciantes na EJA, um de cada cidade: Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos. O estudo revelou que nenhum dos participantes escolheu lecionar na EJA mas, todos encontraram nesta modalidade razões para a sua permanência. Os principais motivos da permanência se relacionam aos alunos: aproximação afetiva, diálogo, troca de experiências, vontade de aprender demonstrada pelos alunos, a satisfação profissional diante da aprendizagem e desenvolvimento destes e ainda, o reconhecimento e valorização de seu trabalho pelos discentes. Todos os professores viveram o "choque de realidade", mesmo aqueles que não eram iniciantes na profissão, mas somente na docência na EJA. Dentre os desafios encontrados pelos professores destacam-se: diversidade etária/geracional dos alunos e o processo crescente de juvenilização; diferenças das expectativas de aprendizagem pelos alunos e diferenças nos níveis de desenvolvimento intelectual destes; estigma de inferioridade percebido geralmente nos alunos de idade mais avançada; carência de materiais adequados e investimentos para esta modalidade. Os resultados apontam para a necessidade de melhor formação dos professores - inicial e continuada - que os favoreça o desenvolvimento do trabalho com as especificidades da EJA; a necessidade de criação de programas de apoio ao professor iniciante e ainda, de se endossar a luta em defesa da EJA como uma política pública de Estado.