DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item A formação do gestor educacional : limites e possibilidades após as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006.(2016) Fernandes, Maria Helena Lino; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Fernandes, Célia Maria; Albuquerque, Helena Machado de PaulaCom a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, em 2006, novos rumos foram definidos para a formação do pedagogo. Esse dispositivo legal normatizou o fim da formação de especialistas em administração, inspeção, supervisão e orientação escolar que, por muito tempo, fizeram parte do perfil profissional do egresso em Pedagogia e definiu a docência como a base para a formação desse profissional, articulada à formação de gestores educacionais e pesquisadores. Trabalhos desenvolvidos por diversos estudiosos indicam fragilidades nessa formação como curso generalista com formação fragmentada e que não formará bem o professor nem o gestor. Assim, a pesquisa que resultou na presente dissertação tem, como objeto de estudo, a formação do gestor educacional no curso de Pedagogia e, como objetivo, compreender como essa formação está sendo incorporada pelos cursos de Pedagogia após a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006. Utilizando uma abordagem de cunho qualitativo esta investigação tem como campo de pesquisa seis Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais mantidas pelo poder público no âmbito federal. O referencial teórico é composto por autores que discutem a formação do pedagogo como: Libâneo (2008), Pimenta (2011), Franco et al. (2007), Saviani (2012), Pinto (2011), Brzezinski (1996; 2007), Aguiar et al. (2006), entre outros. Para a coleta de dados optou-se pela pesquisa documental e aplicação de questionários a coordenadores, professores e alunos dessas instituições. A análise dos dados toma como base as técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram aspectos importantes de como vem sendo desenvolvida a formação do gestor educacional por meio dos Projetos Pedagógicos que procuram integrar as dimensões da docência, gestão e pesquisa. De acordo com os depoimentos dos sujeitos que vivenciaram esse processo formativo, a ênfase ocorre na formação do docente. No entanto, o depoimento dos alunos indicou práticas curriculares que possibilitam uma base para a formação do gestor educacional.Item A educação em Minas é uma grande empresa : reforma curricular, avaliação e subjetividade docente.(2015) Lima, Gabriela Pereira da Cunha; Mendes, Cláudio LúcioNeste trabalho, problematizamos os efeitos das políticas educacionais neoliberais sobre a subjetividade docente, especialmente por meio dos dispositivos curriculares e de avaliação. De modo mais específico, analisamos a reforma educacional promovida no estado de Minas Gerais (2003 – 2014), nos atentando aos discursos e práticas curriculares e avaliativas que se dirigem aos professores e intentam controlar suas condutas. No primeiro capítulo justificamos o emprego da noção foucaultiana de governamentalidade como ferramenta teórico-metodológica, o que nos possibilitou compreender os mecanismos e as estratégias postos em ação pela reforma mineira como exercícios de poder ao mesmo tempo disciplinadores e performativos. No segundo apresentamos o programa de reforma do Estado instituído pelo governo de Minas Gerais a partir do ano de 2003, intitulado Choque de Gestão, apontando os aspectos da governamentalidade neoliberal que lhe serviram de base, bem como seus desdobramentos para a educação. O terceiro capítulo trata dos impactos da reforma curricular empreendida no contexto do Choque sobre a subjetividade docente, que instituiu os Conteúdos Básicos Comuns para toda a rede estadual. O quarto e último capítulo analisa o dispositivo avaliativo articulado em torno do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, com foco nas estratégias e tecnologias de controle e conduta do trabalho docente. Concluímos reforçando a importância de uma crítica atenta e permanente às reformas educacionais neoliberais, que agem no sentido de transformar a docência em um fazer pautado pelos preceitos da utilidade, da eficiência e da competitividade.Item A implementação da Lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.(2015) Rocha, Laura Fernanda Rodrigues da; Fonseca, Marcus ViníciusA presente pesquisa se propôs a problematizar o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, bem como a educação das relações étnico-raciais na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tendo como objetivo a realização de uma análise da institucionalização da Lei nº. 10.639/2003 nessas instituições. O processo investigativo foi desencadeado a partir do acesso a um ofício encaminhado pela Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) a uma instituição da referida rede, o qual solicitava um relatório de implementação da Lei nº. 10.639/2003. Através de uma pesquisa de campo, realizou-se um levantamento de dados na SEPPIR/PR que possibilitou acessar e analisar 363 ofícios encaminhados a grande parte das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, bem como as respostas à interpelação. Tais respostas constituíram-se de 24 documentos referentes a doze Institutos Federais e a uma escola vinculada à universidade. Essa documentação possibilitou a verificação da precariedade da implementação da Lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional, de uma maneira geral. Além disso, verificou-se algumas instituições que se sobressaíram com ações positivas no sentido da implementação da lei. O segundo momento da pesquisa procurou considerar a rede como um todo. Dessa maneira, realizou-se um recorte de 41 instituições (os 38 Institutos Federais, os dois Cefets e a UTFPR) para o levantamento de dados, através da análise dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs). Tal apreciação aconteceu a partir dos seis critérios criados com base no Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: ações afirmativas; Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs); diálogos interinstitucionais; referencia-se na lei; formação; e publicação. Apesar da verificação de experiências positivas em algumas instituições, os resultados encontrados possibilitam sinalizar uma baixa institucionalização da Lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional.