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Resultados da Pesquisa

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    Práticas pedagógicas em contextos de inclusão : situações de salas de aula.
    (Paco Editorial, 2018) Franco, Marco Antônio Melo; Guerra, Leonor Bezerra
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    Estudo dirigido no ensino de história e o desenvolvimento de conceitos científicos no ensino médio : contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.
    (2023) Sousa, Rodrigo Horta de; Lima, Guilherme da Silva; Lima, Guilherme da Silva; Silva, Marcelo Donizete da; Tosta, Sandra de Fátima Pereira
    Esta dissertação investigou as possibilidades educativas do Estudo Dirigido no ensino de História como atividade de mediação, como recurso técnico-político para a construção de conceitos científicos a partir da apropriação do conhecimento histórico. A investigação contou com a aplicação e acompanhamento de uma sequência didática aplicada para o ensino médio em uma escola pública do município de Contagem - MG, com duração de um mês durante o ano de 2022. A utilização de atividade prática de mediação intelectualizada apontou para o fortalecimento de um processo de instrução robusto em termos pedagógico e didático – na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Este trabalho atua com categorias da lógica dialética, movimento, desenvolvimento e contradição, a partir da atividade de instrução escolar com a perspectiva da ensinar conceitos científicos no campo da História. A Psicologia Histórico-Cultural foi utilizada para o desenvolvimento da análise das ações subordinadas do estudo dirigido visando compreender o processo de produção de sentidos e o desenvolvimento dos conceitos científicos. Os resultados da pesquisa indicaram que os conceitos científicos foram apropriados pelos estudantes, sendo a atividade um elemento de mediação determinante para o desenvolvimento da ação de verbalização intelectualizada de conceitos científicos históricos. As análises mostraram também que a partir do desenvolvimento de interações dos fatos históricos com categorias do quadro conceitual, elevaram o número de relações de codeterminação entre conceitos científicos e por isso contribuiu com a apropriação do conhecimento histórico. Na mesma medida, a atividade contou com intenso trabalho não material de planejamento e de problematização do professor, bem como a consolidação da realização pelos estudantes de textos dissertativos-argumentativos evidenciando sentidos históricos científicos corretos sobre a temática estudada.
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    Análise dos contextos de implementação e os efeitos das políticas educacionais : um estudo sobre os programas de formação de professores na Região dos Inconfidentes-MG.
    (2023) Oliveri, Andressa Maris Rezende; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Ferreira, Ana Cristina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Farias, Isabel Maria Sabino de; Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
    O presente trabalho tem como objetivo a análise da trajetória de implementação e os efeitos dos programas Prodocência, Obeduc e Pibid, implementados no período de 2009 a 2019 pela UFOP e IFMG/campus Ouro Preto, na formação de professores e nas escolas participantes. Como fio condutor deste estudo, foi estabelecida a seguinte pergunta: Quais os efeitos da política educacional materializada nos programas Prodocência, Obeduc e Pibid nas dimensões do conhecimento profissional docente, práticas pedagógicas, permanência e valorização da profissão? Considerando a atuação dos sujeitos sobre a política na trajetória de implementação desta, percebe-se que estes programas colaboraram para que houvesse efeitos não apenas na formação inicial de professores, mas também na formação continuada e no desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior e da Educação Básica integrantes/egressos destes programas. A sustentação teórica desta tese foi firmada nos conceitos de implementação, de atuação sobre a política e do Ciclo de Políticas. A trajetória da política é influenciada pela atuação dos atores sociais produzindo efeitos no contexto da prática. O caminho metodológico envolveu a entrevista semiestruturada com 22 docentes integrantes/egressos dos programas e a análise dos documentos produzidos no âmbito do governo federal e das Instituições de Ensino Superior (IES) formadoras. A Análise Crítica do Discurso e as teorias que tratam da política educacional e formação de professores nos auxiliaram no entendimento dos discursos constituintes da política nos contextos de influência, produção de textos e seus efeitos no contexto da prática. Sob a perspectiva dos entrevistados e documentos analisados, percebe-se como efeitos dos programas: discussão sobre política educacional; condições de trabalho; identidade e profissionalidade docente; aprendizagem da docência na constituição dos saberes e os aspectos políticos e sociais que envolvem a profissão e a vida dos sujeitos; maior aproximação entre IES e escolas; formação pela pesquisa; estímulo de práticas formativas diferenciadas nas IES e escolas; colaboração no desenvolvimento dos cursos de licenciatura. Os programas abrangeram atividades relacionadas aos três pilares das IES: ensino, pesquisa e extensão. E foram relevantes para as licenciaturas das IES que experimentaram um período fértil de desenvolvimento, consolidação e valorização no contexto institucional. Contudo, eles foram criados como políticas de governo, situação que colabora para a desmobilização, extinção e criação de novos programas sem a devida avaliação e o aprimoramento daqueles já existentes. É necessário o estabelecimento de uma política de Estado para a educação que contemple a formação crítica e reflexiva, a autonomia dos sujeitos, as condições de trabalho, a valorização da carreira, a jornada de trabalho e salários para que se possa ter uma educação de qualidade para todos.
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    Aldravia : possibilidades e limites na formação de conceitos.
    (2023) Araújo, Claydes Regina Ricardo; Lima, Guilherme da Silva; Lima, Guilherme da Silva; Leal, José Benedito Donadon; Abreu, Thiago Xavier de
    O tema geral abordado na presente pesquisa é a potência didática da aldravia no processo de formação de conceitos. Aldravia é uma forma poética minimalista, composta por seis versos univocabulares. A pesquisa adota uma perspectiva histórico-dialética, apoiada na pedagogia histórico-crítica (PHC) e na psicologia histórico-cultural (PsiHC). Partindo do pressuposto que a arte e a ciência são dimensões da educação escolar e que o professor tem influência direta no ato educativo, tomamos como objetivo desta pesquisa: avaliar, a partir das concepções de professores, as possibilidades e limites de uso da aldravia no processo de formação de conceitos. Foi realizado um minicurso de formação com 5 encontros e entrevistas semiestruturadas com docentes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram identificadas e analisadas algumas contradições presentes na fala dos professores. Essas contradições forneceram elementos que direcionaram para resultados pertinentes à confirmação da nossa hipótese, que diz respeito a aldravia ser relevante na mediação da prática docente, no sentido de mobilizar conceitos e ativar uma rede conceitual que pode provocar uma elevação do sistema conceitual já dominado pelo estudante. Do mesmo modo, apontou para uma limitação que, em certa medida, está vinculada à atuação do professor. Por meio da pesquisa exploratória, observamos que os professores entendem a capacidade de significação e produção de sentidos, condensada na linguagem metonímica da aldravia, como possível para significar conteúdos escolares, podendo gerar ideias e ser um instrumento facilitador das condições de apropriação do conhecimento historicamente produzido. Assim, defendemos que a multiplicidade de significações oportunizada pelas aldravias, em contradição dialética aos conteúdos escolares, pode ser condição favorável para a formação de conceitos científicos. Para tanto, abordamos o papel da arte na formação humana na perspectiva da PHC, apoiados nos aportes de Lukács e Vigotski; as possibilidades e limites da aldravia no ensino escolar, conhecendo suas especificidades enquanto expressão artística; os fundamentos e questões didáticas da PHC, com destaque para os fundamentos psicológicos que fornecem elementos para a compreensão do desenvolvimento psíquico, que está na base do próprio processo de aprendizagem; atividade e consciência, localizando nos aportes da PHC de Leontiev e Vigotski, o processo de apropriação e objetivação do conhecimento como fundamentais para a compreensão do desenvolvimento humano, portanto para a educação. Esperamos que este estudo contribua com a prática docente, facilitando a transmissão dos conteúdos e promovendo maiores alcances no processo de significação pelos professores e estudantes.
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    Avaliação da aprendizagem : um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior.
    (2019) Barboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis; Nunes, Célia Maria Fernandes
    Estudo de caso desenvolvido mediante pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa, utilizando, para a coleta de dados, um questionário online (Google Docs) com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 511 estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 8º semestre de uma instituição privada e confessional em 2017 e 2018. Com base na coleta, na sistematização e na análise dos dados, identificaram-se alguns avanços quanto à concepção de avaliação, a saber: tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem formativa/processual; defesa de uma avaliação em parceria entre professor/estudante e estudante/estudante; sugestão de outros dispositivos avaliativos para além das tradicionais provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de se compreender a prática docente e discente e seus significados educativos, de modo que não se aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processo.
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    Como sabemos o que sabemos por que acreditamos nisso : análise de um modelo de ensino sobre ciência a partir de práticas científicas e epistêmicas escolares.
    (2020) Cláudio, Denise Suzane Oliveira; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Silva, Maíra Batistoni e; Zama, Uyrá dos Santos
    Nesta pesquisa consideramos que aprender ciência significa compreender os produtos científicos, incluindo os fundamentos das alegações científicas e os processos envolvidos na produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento. Para isso a literatura da área de Educação em Ciências direciona para um ensino que promova a socialização dos estudantes em práticas análogas aquelas das comunidades científicas. Nessa perspectiva, os estudantes precisam ter um papel ativo em comunidades de prática, de modo que compreendam suas reponsabilidades como produtores de conhecimento e tenham autoridade epistêmica para tal. Indo nessa direção, o objetivo da pesquisa centrase em analisar como as práticas científicas escolares no contexto do desenvolvimento de uma sequência didática (SD) possibilitam a emergência de práticas epistêmicas escolares. A pesquisa é do tipo qualitativa e utiliza a videogravação de sala de aula e anotações de campo da pesquisadora no desenvolvimento da SD como instrumentos para construção dos dados. A SD foi aplicada em uma turma com 18 estudantes matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências Biológicas I da Universidade Federal de Ouro Preto. Na análise dos dados a turma foi tratada como o caso e este foi organizado em episódios A partir dos dados concluímos que (i) a esfera social, incluindo as normas sociais para produção social do conhecimento, implicam no desenvolvimento da argumentação, das práticas científicas escolares, das práticas epistêmicas escolares, e nos conhecimentos conceitual, processual e epistêmico; (ii) a perspectiva “hands-on” no contexto escolar interfere na ocorrência das práticas epistêmicas; (iii) a visão epistemológica dos estudantes influência no desenvolvimento das práticas epistêmicas; (iv) os movimentos realizados pelo professor contribuem para a ocorrência das práticas epistêmicas escolares. Como implicações para o ensino ressaltamos a utilização das práticas científicas interconectadas e com foco na avaliação do conhecimento. Como implicações para a pesquisa destacamos a necessidade de aprofundar em estudos com foco no estabelecimento das normas sociais na sala de aula, já que elas influenciaram diretamente no desenvolvimento das práticas científicas e epistêmicas escolares e na argumentação. As reflexões advindas deste trabalho evidenciaram que a distinção das práticas científicas e epistêmicas para o contexto de ensino é importante porque possibilita a compreensão de como as práticas epistêmicas surgem no ensino, considerando que para isto as práticas científicas não se limitem ao fazer prático e sejam experienciadas de forma metacognitiva e reflexiva.
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    Os esforços familiares e as práticas educativas de famílias populares : o caso de Bocaina, Ouro Preto- MG.
    (2016) Xavier, Juliana de Matos; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Windle, Joel Austin; Oliveira, Marlice de Oliveira e; Cunha, Maria Amália de Almeida
    Esse estudo teve como proposta investigar como os pais moradores da Bocaina, uma pequena localidade da cidade de Ouro Preto-MG, desenvolvem suas práticas de apoio familiar aos filhos em situação de mudança de espaço escolar ao ingressarem em uma escola pública localizada em outro distrito. A pesquisa seguiu o aporte analítico da Sociologia da Educação com aproximação da Sociologia da Família. Dentre o referencial teórico, destacam-se os autores Lahire (1994;1997) e Thin (1998; 2006; 2010), e brasileiros, como Portes (1998), D’Ávila (1998), Viana (1998), Nogueira et al. (2011), Nogueira e Nogueira (2007), Nogueira (1998; 2004). Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo e para a coleta de dados, foram aplicados 134 questionários a todas as turmas do turno matutino, que no momento do trabalho de campo cursavam o 1º ano do Ensino Médio da escola selecionada. A partir da análise dos questionários foram escolhidas cinco famílias de estudantes que vivem em Bocaina e realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis por estes jovens, a fim de analisar através do perfil de configuração e histórias de vida, as práticas educativas desenvolvidas por elas. As categorias de análise foram estruturadas de acordo com os eixos temáticos: Estratégias familiares no processo de escolarização dos filhos, a importância da escola para a família e representação do local de moradia para as famílias. Os principais resultados demonstram que as famílias pesquisadas possuem baixo capital escolar e econômico e as profissões dos chefes familiares se caracterizaram por ocupações de pouco prestigio e remuneração. Também foi possível identificar que, embora tenham pouca escolaridade, existe um forte desejo e mobilização das famílias para que os jovens alcancem a longevidade escolar. Em todos os depoimentos observou-se que os jovens vivenciaram alguma ruptura familiar, seja através de casos de viuvez, separação ou reconstituição de famílias, ou ainda, casos de doenças graves. Foi constatado também, que os pais têm uma relação de afetividade com o local de moradia, embora reconheçam que a distância dos centros urbanos dificulta a socialização e o processo de escolarização dos jovens. Espera-se contribuir, com esse estudo, para a compreensão das práticas familiares que propiciam a longevidade escolar das camadas populares, de modo a ampliar os conhecimentos e a literatura sobre a temática dentro da perspectiva da Sociologia da Educação e da Sociologia da Família.
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    Em busca de novos talentos : experiências pedagógicas na interação universidade e educação básica.
    (Editora UFOP, 2014) Nunes, Célia Maria Fernandes; Alves, Kerley dos Santos
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    O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.
    (2013) Lúcio, Walquíria Silva; Diniz, Margareth
    Na década de 1990 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96), foi promulgada e uma parcela até então excluída do sistema escolar, as pessoas com deficiência, passou a fazer parte do dia a dia das salas de aula. A partir de então, o discurso do (des)preparo do/a professor/a tem sido recorrente na presença dessas pessoas. Numa abordagem sócio-histórica, esta pesquisa visou compreender os significados/sentidos da formação continuada em práticas educativas inclusivas para professores/as egressos/as, no intuito de entender a queixa do (des)preparo docente na presença do/a estudante com deficiência no ensino comum. As considerações teóricas e metodológicas fundamentaram-se nas teorias de Lev Vygotsky e Bernard Charlot, entre outras contribuições. O trabalho de campo retornou ao passado recente de um curso de formação continuada para a educação inclusiva, cujos eventos foram lembrados e retomados de maneira contextualizada no momento presente nas conversas entre os/as participantes. Os instrumentos usados foram: o questionário, o inventário de saber e a entrevista dialógica individual. Os resultados da investigação agruparam-se em quatro “índices de sentido” do curso de formação e apontou aspectos evolvidos na queixa do (des)preparo como os sócio-políticos, as concepções formativas e a relação com o saber. As análises mostraram que, para os/as professores/as participantes, a formação continuada significou uma alternativa para os desafios da inclusão, mas não uma solução definitiva. Compreendeu-se, na perspectiva da relação com o saber, que o (des)preparo é uma tensão necessária à mobilização para o saber-aprender dos/as professores/as participantes e que a queixa do (des)preparo pode ser uma manifestação dessa tensão.
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    Professoras iniciantes da educação infantil : encantos e desencantos da docência.
    (Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Cardoso, Solange; Nunes, Célia Maria Fernandes
    O início da carreira docente, marcado pela passagem da condição de aluno para professor, representa a primeira etapa do desenvolvimento profissional docente. Essa fase da carreira caracteriza o início da docência como um momento marcado por muitas angústias, descobertas, desafios, tentativas do tipo “erro e acerto” e, ainda, como um momento em que o professor vive um “choque de realidades”. Esta pesquisa refere-se a um estudo sobre o desenvolvimento profissional das professoras iniciantes da Educação Infantil. Para compreendermos essa fase da carreira e os sujeitos que dela fazem parte nos apoiamos em autores como Garcia (1998; 1999; 2009), Huberman (2000), Tardif e Raymond (2000) e Lima (2006; 2011). Definimos como questão de investigação compreender os desafios e dilemas das professoras iniciantes que atuam na Educação Infantil da rede Pública Municipal da abrangência da 25ª Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, MG, Brasil. No intuito de encontrarmos respostas para o nosso problema de investigação, traçamos os objetivos visando identificar e analisar os dilemas e tensões vivenciados pelas professoras da Educação Infantil nos primeiros anos do desenvolvimento profissional. Como referencial metodológico, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa. Para a coleta de dados optamos por utilizar o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada; e, para a exploração dos dados, optamos pela análise de prosa. O estudo revelou que as professoras iniciantes da Educação Infantil vivenciam diversos dilemas e tensões nos primeiros anos da carreira, identificados em sua fala por meio da constatação de fatores que, ao mesmo tempo, levam ao encanto e/ou desencanto. O encantamento se manifesta quando elas revelam que se sentem realizadas por estarem na profissão que sempre sonharam, por estarem trabalhando com alunos da faixa etária que se identificam e que sentem “amor” por eles, por assumirem uma sala de aula sozinha, por poderem receber e dar carinho e perceberem que as experiências com a sala de aula e os estágios contribuíram para que elas não ficassem perdidas, bem como que podem recorrer a seus pares para buscarem apoio. Mas, atrelado a essas constatações positivas, há o “desencantamento” revelado por elas quando percebem que o curso de formação inicial não as preparou para atuarem com esse segmento de ensino; quando elas notam que há uma significativa distância entre os conhecimentos teóricos e a prática, diante da dificuldade de não terem a quem recorrer e buscar apoio na sala de aula; e quando precisam improvisar diante de situações inesperadas em sala de aula. A pesquisa nos revelou a necessidade de se reconhecer a importância e a necessidade de construção de propostas, programas e ações de iniciação à docência de maneira a possibilitar uma maior aproximação da prática educativa na Educação Infantil.