DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.(2022) Magalhães, Rosângela Márcia; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Soares, Ivanete Bernardino; Machado, Maria Zélia Versiani; Debus, Eliane Santana DiasA leitura de textos literários contribui para a formação do leitor criativo e autônomo, visto que os horizontes propostos pela literatura são ilimitados e suas interpretações, dada a sua natureza polissêmica, infinitas. Esta pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto tem como objetivo geral analisar os modos de ensinar literatura infantil que levam os alunos ao sentido das obras nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito/MG. Para o desenvolvimento desta investigação, recorremos aos princípios teóricosreferentes à abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semiestruturada, fotografias de acervo pessoal e de acervo particular disponibilizadas pelas profissionais pesquisadas e a análise de documentos oficiais relacionados ao trabalho com a Literatura Infantil na rede municipal de ensino. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa são os estudos sobre letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área, tais como Magda Soares, e também nas consecutivas investigações sobre as diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário, que vem sendo estudado por diversos pesquisadores brasileiros (por exemplo, PAULINO, COSSON, MACHADO, PAIVA, CORRÊA), e que tem se fortalecido bastante com o trabalho do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – GPELL, no âmbito do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG. Além desses estudiosos, dialogamos com pesquisadoras que têm como foco o ensino de literatura e a formação de leitores literários como Zilberman, Colomer, Rouxel, Dalvi, Lajolo, dentre outras e outros. Logo, esta pesquisa oferece elementos importantes para a compreensão do trabalho significativo com a literatura infantil e aponta subsídios para o desenvolvimento de estratégias metodológicas adequadas para a leitura literária nos primeiros anos de escolarização. Ficou evidente nesta investigação que não existe um modo exclusivo de ensinar literatura infantil nos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de Itabirito/MG. O que devemos refletir é sobre a intencionalidade pedagógica do professor, pois em todos os caminhos que ele percorrer com seus alunos a atividade de leitura literária deve ser priorizada. A presente pesquisa ainda nos possibilita afirmar que a escola, para desenvolver o processo de letramento literário de forma sistematizada e significativa, deve dispor de uma biblioteca bem equipada e com pessoas qualificadas para trabalhar nesse espaço, um acerco diversificado, professores leitores com boa fundamentação teórica e metodológica, programas de ensino que valorizem a literatura e, sobretudo, um professor que medeia a leitura e também ensine a literatura infantil. Afinal, é através da experiência da leitura literária que é possível formar leitores mais conscientes e engajados na luta pela democracia, pela educação pública, gratuita e de qualidade.Item Histórias de práticas de leitura de uma alfabetizadora na educação de jovens e adultos.(2021) Silva, Luanna Amorim Vieira da; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Klinke, Karina; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Klinke, Karina; Jorge, Liliane dos Santos; Marcelino, Mical de MeloO tema da pesquisa é a trajetória de uma alfabetizadora na educação de jovens e adultos a partir suas memórias de práticas de leitura. A investigação caracteriza-se enquanto pesquisa narrativa e tem como proposta metodológica as narrativas dessa profissional como forma de produção dos relatos biográficos. A escolha da abordagem qualitativa considerou o universo de significados construído pelas memórias narradas sobre as práticas de leitura de Sílvia, de modo que o passado recordado também pôde ser reinventado por meio da compreensão dessa trajetória. Por meio das narrativas produzidas pela alfabetizadora, observei os ambientes que favoreceram essas práticas de leitura, os fatores para a continuidade e a descontinuidade dessas práticas e a socialização das experiências de leitura. Não se trata de produzir ou encontrar verdades, mas de compreender como uma alfabetizadora da EJA tece percepções a partir da reconstituição de suas memórias de práticas de leitura em sua trajetória. Conhecer o universo da memória individual possibilita também entender alguns sentidos da memória coletiva, pois a polissemia dessas memórias produz novos sentidos sobre a docência na EJA. O resultado desta pesquisa é a compreensão de que a atuação na educação de jovens e adultos diversifica e intensifica as práticas de leitura do docente em seu envolvimento com as necessidades de letramento de seus discentes, o que proporciona a mobilização de novas práticas e a reorganização da capacidade leitora do indivíduo. Concluiu-se, com esta investigação, que a narrativa de memórias revisitadas pode implicar a compreensão de aspectos da identidade docente e remeter ao aprimoramento das práticas de leitura desenvolvidas com a Educação de Jovens e Adultos. A relevância desta pesquisa narrativa está exatamente em seu potencial de reflexão sobre a identidade docente, o que torna o revisitar memórias um aprimoramento para a prática docente.Item Práticas de leitura e letramento em sala de atendimento educacional especializado no ensino da criança com deficiência.(2022) Souza, Waleska Medeiros de; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Souza, Sirlene Brandão deNo bojo de políticas públicas no caminho da inclusão em Educação, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o resultado de um programa em vigência há algumas décadas e se torna um lócus privilegiado para a ação de práticas educativas no tocante à relação ensino-mediação- aprendizagem. Esse espaço promove, em contraturno, a complementação de conteúdos escolares por meio da interação de crianças com deficiências. Para a realização do processo de ensino e aprendizagem, os professores de AEE utilizam, de forma singular, estratégias multidisciplinares, metodologias e práticas que se materializam em ações e recursos pedagógicos que permitem a eliminação de barreiras ao acesso ao conhecimento intelectual, social e cultural. A partir dessa perspectiva, emergiu a indagação de como são concebidas e percebidas as práticas de leitura e de letramento desenvolvidas por professores na sala de recurso multifuncional, no atendimento educacional especializado. Advindo dessa indagação, o presente estudo buscou analisar concepções e percepções de professores sobre as práticas de leitura e de letramento que desenvolvem, com público- alvo da educação especial, no atendimento educacional especializado, no município de Mariana, Minas Gerais. Para a construção desta pesquisa, usamos a abordagem qualitativa e, como perspectiva metodológica, o estudo de caso. Para a análise dos dados, o estudo utiliza a perspectiva de análise de entrevistas defendida por Duarte (2004). Como procedimento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada. Participaram do estudo três professoras que atuam no AEE na rede municipal da cidade de Mariana - MG. A seleção das participantes se deu pelos critérios: livre aceite; professoras efetivas na rede de ensino; e experiência em docência na SRM. As análises dos dados revelaram uma inconsistência sobre como as professoras percebem e concebem o conceito de leitura e de letramento, bem como o conceito de alfabetização transita e se confunde entre esses dois primeiros conceitos. As práticas desenvolvidas pelas professoras do AEE são pautadas, em sua maioria, nos jogos e nas brincadeiras, práticas lúdicas que promovem a aprendizagem, bem como usam também nas atividades materiais concretos e recursos didáticos industrializados ou confeccionados por elas. A gestão do tempo foi evidenciada pelas participantes, dado que são poucos encontros com os estudantes e é necessário um bom planejamento para promover uma aprendizagem significativa. Dessa forma, os resultados apontam que as práticas de leitura e de letramento relatadas pelas professoras se aproximam de práticas pedagógicas que possibilitam a inclusão em educação.Item Práticas de leitura literária dentro e fora dos muros da escola : análise da experiência do projeto de extensão Carro-Biblioteca da UFOP.(2021) Souza, Ana Lúcia de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Pinheiro, Marta PassosEsta pesquisa se situa no âmbito das práticas metodológicas em Educação, tendo como objetivo geral analisar a importância das práticas de leitura no processo de letramento literário, a partir de um trabalho articulado dentro e fora dos muros da escola, considerando as contribuições proporcionadas pelo Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP. Elencamos como objetivos específicos: identificar e analisar possíveis relações entre os processos de alfabetização de letramento e de letramento literário; descrever analiticamente o trabalho do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP; identificar e analisar as práticas de letramento literário desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP e suas contribuições para o processo de alfabetização dos alunos de uma escola pública num dos “morros” de Ouro Preto. Com o intuito de atingir os objetivos expostos, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa na coleta e na análise dos dados, por meio de pesquisa documental e realização de entrevistas semiestruturadas, nas quais buscamos a influência do letramento literário promovido pelo Carro-Biblioteca da UFOP na alfabetização dos alunos de duas turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Juventina Drummond, localizada no Morro Santana em Ouro Preto (MG). O corpus da pesquisa foi constituído por 12 entrevista semiestruturadas, realizadas com cinco professoras das turmas de alfabetização da referida escola, a supervisora que acompanhava o trabalho das docentes, duas bolsistas e quatro ex-bolsistas que atuavam no Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP. O aporte teórico-metodológico buscou embasamento nas ideias defendidas por pesquisadores como: Bakhtin (1997), Bardin (2006), Bogdan e Biklen (1994), Candido (2011), Corrêa (2016), Cosson (2007, 2013), Gatti (2011), Kleiman (1995), Minayo (2001), Mortatti (2004, 2008, 2014), Paulino (2001, 2004, 2009, 2010), Rojo (2004, 2009), Soares (2002, 2003, 2004, 2006, 2007), Street (1995, 2003, 2007, 2010, 2012, 2013), Zappone (2013). Os resultados da pesquisa demonstraram algumas contribuições que a parceria entre o trabalho realizado no Carro-Biblioteca e a Escola Municipal Professora Juventina Drummond trouxeram para as duas turmas de alfabetização desta instituição, entre as quais: 1) evidenciamos que as práticas de leitura literária promovidas pelo Projeto de Extensão contribuíram para que a alfabetização acontecesse em consonância com o letramento literário; 2) constatamos uma receptividade positiva do trabalho realizado pelo projeto entre todos os seus participantes, bem como um esforço conjunto de pais, famílias, professores, bolsistas e a comunidade para chamar a atenção dos educandos quanto à importância do ato de ler; 3) detectamos diversos pontos positivos do trabalho realizado pelo projeto em relação ao incentivo e à mediação de leitura, proporcionando às crianças estratégias para a construção da formação leitora; 4) percebemos que o contato dos alunos com um diversificado acervo literário em um ambiente diferente permitiu uma leitura agradável e prazerosa, o que auxilia no alfabetizar letrando; 5) tomando como referência a fala das entrevistadas, identificamos que as interações entre as crianças que aconteciam durante as práticas literárias subsidiaram o desenvolvimento da linguagem, imaginação, criatividade e construção de significados, ingredientes indispensáveis para uma alfabetização articulada ao letramento literário. Por fim, espera-se que o resultado deste estudo sirva para evidenciar a importância desse Projeto de Extensão nos espaços escolares e não escolares onde atua. E que seja implementado em outros bairros ou até em municípios próximos.Item As ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP na mediação da leitura literária.(2021) Mattos, Elton Ferreira de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Jorge, Liliane dos Santos; Pinheiro, Marta Passos; Almeida, Eliana GuimarãesEsta pesquisa teve como objetivo geral traçar o percurso do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP e analisar suas ações para a formação de leitores, especialmente a formação de leitores literários. Os objetivos específicos do trabalho foram: descrever analiticamente o Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP e suas atividades; identificar as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto Carro-Biblioteca; analisar as contribuições do projeto para a formação de leitores, mais estritamente de leitores literários. O referencial teórico foi fundamentado em estudos sobre o letramento literário, a saber: Corrêa (2015, 2016), Cosson (2014, 2015), Kleiman (2010), Machado (2008), Paiva (2008), Paulino (1999, 2001, 2010), Soares (2009). Como metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e entrevistas. Ainda como estratégia metodológica, utilizamos a análise de conteúdo, a partir de Laurence Bardin (1977). Como resultados conseguimos apresentar o percurso histórico do Projeto, dados sobre sua equipe, seu acervo de livros, número de leitores cadastrados, comunidades atendidas e as atividades desenvolvidas para a formação de leitores. Identificamos as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto. Assinalamos e explicitamos cada prática de letramento literário e as metodologias aplicadas em cada evento realizado, tais como contação de histórias; jogos e brincadeiras; rodas de leitura; produções de texto coletivas; desenho livre e pinturas. Houve também contribuições demonstradas na pesquisa pelos resultados da circulação de livros (confecção da carteira de leitor, quantidade de empréstimos de livros) e o acervo de livros diversificados para os seus leitores (crianças, adultos e idosos). Portanto, constatamos que o Projeto colabora para a formação de leitores, especificamente leitores literários, ao comparecer semanalmente nas comunidades, propondo atividades literárias e disponibilizando livros. Por fim, almejamos que os resultados desta investigação contribuam para novas pesquisas na área da educação, notadamente no campo do letramento literário.Item Alfabetização e literatura na sala de aula : um estudo sobre práticas de uma professora com crianças de 6 anos.(2019) Gonçalves, Daniela de Carvalho Pena; Franco, Marco Antônio Melo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Franco, Marco Antônio Melo; Jorge, Liliane dos Santos; Aragão, Cleudene de OliveiraOs estudos recentes no campo da alfabetização e da literatura têm demonstrado a relevância da abordagem dos textos literários em práticas pedagógicas desde o início do processo de escolarização como instrumento para aprendizagem sobre a língua escrita e formação do leitor. Considerando esses aspectos, a pesquisa aqui apresentada buscou investigar a prática pedagógica de uma professora no trabalho com a literatura infantil no processo de alfabetização de crianças de seis anos. O campo de pesquisa contemplou uma turma de primeiro ano de uma escola da Rede Municipal de Educação de Itabirito, Minas Gerais. Para desenvolver a pesquisa, a abordagem metodológicas se deu numa perspectiva qualitativa, em que foram usados instrumentos variados para a coleta de dados, como a observação da prática docente, entrevista semiestruturada realizada com a professora participante, anotações no diário de campo e gravações audiovisuais. O embasamento teórico da pesquisa está alicerçado em trabalhos sobre alfabetização e letramento como os de Soares (2008), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2005), Rojo (2010) e referentes a literatura infantil e o processo de letramento literário pautados em Cosson (2006), Paiva (2008), Machado e Corrêa (2010). Para as análises, foram selecionadas aulas que evidenciaram as práticas e espaços de inserção da literatura infantil no processo de alfabetização. Como resultados, a pesquisa evidenciou que: (i). a literatura infantil foi utilizada nas ações pedagógicas da docente em: práticas de leitura em voz alta, práticas com foco em habilidades de consciência fonológica, práticas de produção textual, práticas de promoção de leituras espontâneas dos alunos e práticas fundamentadas em perspectivas inovadoras e perspectivas tradicionais; (ii). os critérios para seleção do material de leitura relacionavam-se às crenças da professora quanto a especificidades da turma, aos fins pedagógicos e moralistas; (iii). as estratégias de mediação empregadas pela docente objetivaram propiciar aos alunos o prazer em ouvir as histórias e evocar algum tipo de ensinamento. É possível concluir, frente aos resultados, que a prática da docente apresentou elementos advindos de sua formação continuada, de suas crenças, bem como de sua ação pedagógica diversificada na utilização dos livros ofertados para aprendizagem da criança sobre a língua escrita por meio da literatura. Entretanto, há que se investir na articulação do domínio do sistema alfabético com conhecimentos sobre a língua escrita e seu uso na busca pela constituição de uma comunidade de leitores ativos e autônomos.Item Letramento literário e bibliotecas escolares : uma pesquisa exploratória no município de Ouro Preto.(2017) Campos, Cleide de Araújo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Souza, Renata Junqueira de; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa teve como objetivo investigar o uso das bibliotecas escolares para o letramento literário de alunos de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ouro Preto. Para isso, realizamos um estudo em duas escolas de Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa oito professoras, sendo seis professoras regentes e duas em readaptação funcional, responsáveis pelas bibliotecas dessas escolas. Os dados coletados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com as docentes, documentos e observações pontuais do ambiente escolar. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa está alicerçado em trabalhos como os de Soares (1998), Paulino (2001), Cosson (2006), Souza (2009) e Corrêa (2016). Dentre os principais resultados encontrados destacam-se: 1) Constatação de que apenas 37% das escolas da Rede Municipal de Ouro Preto que atendem ao Ensino Fundamental possuem bibliotecas e de que inexiste uma política de bibliotecas ou de leitura no município. 2) Existência de uma nova concepção de biblioteca entre as professoras investigadas, pensada como um lugar de interação, movimento, divulgação de informações, cultura, lazer, entretenimento, invenção e circulação da informação. 3) Identificação de três tipos gerais de práticas de letramento literário empregadas pelas professoras em sala de aula: a) práticas de letramento literário com intuito de alfabetizar (fins utilitaristas e pedagógicos); b) práticas de letramento literário abordando questões ligadas a temas transversais (fins morais); c) práticas de letramento literário com a intenção do deleite e da fruição.4) Nas duas escolas investigadas as bibliotecas, mesmo com as devidas limitações, têm funcionado como espaços destinados à realização de atividades de letramento literário e de estímulo à leitura. Ficou evidenciado que as bibliotecas são locais valorizados pelos docentes e nos quais as crianças gostam de estar. Os principais usos da biblioteca para o letramento literário foram: a) horários específicos para o desenvolvimento de atividades para garantir que as crianças frequentem a biblioteca e para que as professoras desenvolvam práticas de letramento literário. b) Realização de eventos culturais envolvendo a leitura e leitura literária com forte participação das famílias. Por fim, espera-se que os resultados deste estudo tenham contribuído para evidenciar que é preciso e urgente inserir a biblioteca escolar na pauta das discussões sobre a melhoria do ensino e a formação de leitores em Ouro Preto e no Brasil.Item Concepções de alfabetização e letramento : a voz de professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no município de Ouro Preto – MG.(2017) Correa, Regina Aparecida; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Maciel, Francisca Izabel PereiraO presente trabalho teve como objetivo geral analisar concepções acerca dos processos de alfabetização e letramento de cinco professoras alfabetizadoras do município de Ouro Preto – MG, que participaram da formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em 2013. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados documentos públicos, questionários e entrevistas. Participaram da pesquisa quatro das cinco orientadoras de estudos do município de Ouro Preto e cinco professoras participantes do PNAIC. Os dados coletados foram analisados com base, especialmente, nos seguintes autores: Albuquerque e Morais (2006), Ferreira e Leal (2006), Ferreiro e Teberosky (1986), Morais (2012), e Soares (2004, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016). A análise dos dados aponta que a terceira unidade dos cadernos de formação, relacionada ao sistema de escrita alfabética e à consciência fonológica, foi a que marcou com mais intensidade as professoras alfabetizadoras, de modo especial, porque possibilitou a compreensão teórica de alguns conceitos que as professoras já desenvolviam na prática, como a consciência fonológica. Com relação ao letramento, embora seis das oito unidades do curso apresentassem um ou mais objetivos relacionados à alfabetização na perspectiva do letramento, verificamos, por meio do depoimento das professoras, algumas dificuldades em conceituar letramento ou mesmo de citar atividades relacionadas a ele. Assim, concluímos que, embora haja tentativas de alfabetizar no contexto de letramento, é possível perceber certa dificuldade relativa a isso e a priorização de uma das facetas do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita: a alfabetização.Item Multiletramentos e usos das TDIC : um estudo de caso do IFMG campus Ouro Preto – MG.(2015) Dias, Daniela Rodrigues; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender o olhar do aluno em relação aos Multiletramentos e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC; e como objetivos específicos identificar seus usos pedagógicos em sala de aula; os usos das TDIC no cotidiano dos alunos dentro e fora da escola e contribuir para a utilização das TDIC de forma integrada ao conteúdo curricular. A pesquisa enfatiza a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, mais especificamente a realidade dos alunos de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inseridos no contexto da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Preto. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (Letramentos e Multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Educação, mais especificamente a Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utiliza o estudo de caso e a pesquisa-intervenção como procedimentos metodológicos. A investigação adota os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como a observação em sala de aula, entrevista semiestruturada com os professores e alunos participantes e aplicação de questionário aos alunos. Os dados coletados evidenciam que, apesar de as TDIC terem uma forte presença no cotidiano dos alunos, elas têm sido pouco exploradas dentro da sala de aula e que os alunos acreditam na contribuição das TDIC no ensino-aprendizagem. Os dados coletados também apontam para a importância do desenvolvimento dos Multiletramentos e usos das TDIC através de projetos integrados com o conteúdo curricular da disciplina, proporcionando aos professores formas efetivas de se trabalhar conteúdos relevantes e aos alunos o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, por meio de trabalhos em equipe, pesquisas e seleções de informações. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar o trabalho do professor e da equipe escolar em alguns de seus desafios cotidianos, além de contribuir para o debate sobre os Multiletramentos e usos das TDIC no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, fomentando a compreensão do olhar do aluno e possibilitando a colaboração e o diálogo entre todos os envolvidos.Item Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.(2014) Magalhães, Rosângela Márcia; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em alfabetizar letrando. Nossos referenciais teóricos baseiam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, Formação e Profissão Docente, é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. A entrevista contemplou questões relacionadas à prática pedagógica de alfabetização e letramento e a recepção dos pais em relação aos projetos literários desenvolvidos na escola. A análise dos dados evidencia uma tensão entre ensinar o código linguístico e trabalhar com textos de circulação social. Os resultados apontam, também, para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma escolarização adequada da literatura.