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Resultados da Pesquisa

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    Práticas de leitura e letramento em sala de atendimento educacional especializado no ensino da criança com deficiência.
    (2022) Souza, Waleska Medeiros de; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Souza, Sirlene Brandão de
    No bojo de políticas públicas no caminho da inclusão em Educação, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o resultado de um programa em vigência há algumas décadas e se torna um lócus privilegiado para a ação de práticas educativas no tocante à relação ensino-mediação- aprendizagem. Esse espaço promove, em contraturno, a complementação de conteúdos escolares por meio da interação de crianças com deficiências. Para a realização do processo de ensino e aprendizagem, os professores de AEE utilizam, de forma singular, estratégias multidisciplinares, metodologias e práticas que se materializam em ações e recursos pedagógicos que permitem a eliminação de barreiras ao acesso ao conhecimento intelectual, social e cultural. A partir dessa perspectiva, emergiu a indagação de como são concebidas e percebidas as práticas de leitura e de letramento desenvolvidas por professores na sala de recurso multifuncional, no atendimento educacional especializado. Advindo dessa indagação, o presente estudo buscou analisar concepções e percepções de professores sobre as práticas de leitura e de letramento que desenvolvem, com público- alvo da educação especial, no atendimento educacional especializado, no município de Mariana, Minas Gerais. Para a construção desta pesquisa, usamos a abordagem qualitativa e, como perspectiva metodológica, o estudo de caso. Para a análise dos dados, o estudo utiliza a perspectiva de análise de entrevistas defendida por Duarte (2004). Como procedimento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada. Participaram do estudo três professoras que atuam no AEE na rede municipal da cidade de Mariana - MG. A seleção das participantes se deu pelos critérios: livre aceite; professoras efetivas na rede de ensino; e experiência em docência na SRM. As análises dos dados revelaram uma inconsistência sobre como as professoras percebem e concebem o conceito de leitura e de letramento, bem como o conceito de alfabetização transita e se confunde entre esses dois primeiros conceitos. As práticas desenvolvidas pelas professoras do AEE são pautadas, em sua maioria, nos jogos e nas brincadeiras, práticas lúdicas que promovem a aprendizagem, bem como usam também nas atividades materiais concretos e recursos didáticos industrializados ou confeccionados por elas. A gestão do tempo foi evidenciada pelas participantes, dado que são poucos encontros com os estudantes e é necessário um bom planejamento para promover uma aprendizagem significativa. Dessa forma, os resultados apontam que as práticas de leitura e de letramento relatadas pelas professoras se aproximam de práticas pedagógicas que possibilitam a inclusão em educação.
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    Letramento literário e bibliotecas escolares : uma pesquisa exploratória no município de Ouro Preto.
    (2017) Campos, Cleide de Araújo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Souza, Renata Junqueira de; Corrêa, Hércules Tolêdo
    Esta pesquisa teve como objetivo investigar o uso das bibliotecas escolares para o letramento literário de alunos de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ouro Preto. Para isso, realizamos um estudo em duas escolas de Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa oito professoras, sendo seis professoras regentes e duas em readaptação funcional, responsáveis pelas bibliotecas dessas escolas. Os dados coletados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com as docentes, documentos e observações pontuais do ambiente escolar. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa está alicerçado em trabalhos como os de Soares (1998), Paulino (2001), Cosson (2006), Souza (2009) e Corrêa (2016). Dentre os principais resultados encontrados destacam-se: 1) Constatação de que apenas 37% das escolas da Rede Municipal de Ouro Preto que atendem ao Ensino Fundamental possuem bibliotecas e de que inexiste uma política de bibliotecas ou de leitura no município. 2) Existência de uma nova concepção de biblioteca entre as professoras investigadas, pensada como um lugar de interação, movimento, divulgação de informações, cultura, lazer, entretenimento, invenção e circulação da informação. 3) Identificação de três tipos gerais de práticas de letramento literário empregadas pelas professoras em sala de aula: a) práticas de letramento literário com intuito de alfabetizar (fins utilitaristas e pedagógicos); b) práticas de letramento literário abordando questões ligadas a temas transversais (fins morais); c) práticas de letramento literário com a intenção do deleite e da fruição.4) Nas duas escolas investigadas as bibliotecas, mesmo com as devidas limitações, têm funcionado como espaços destinados à realização de atividades de letramento literário e de estímulo à leitura. Ficou evidenciado que as bibliotecas são locais valorizados pelos docentes e nos quais as crianças gostam de estar. Os principais usos da biblioteca para o letramento literário foram: a) horários específicos para o desenvolvimento de atividades para garantir que as crianças frequentem a biblioteca e para que as professoras desenvolvam práticas de letramento literário. b) Realização de eventos culturais envolvendo a leitura e leitura literária com forte participação das famílias. Por fim, espera-se que os resultados deste estudo tenham contribuído para evidenciar que é preciso e urgente inserir a biblioteca escolar na pauta das discussões sobre a melhoria do ensino e a formação de leitores em Ouro Preto e no Brasil.