DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    O trabalho de jovens nas lavouras de café : entre as urgências da vida e as expectativas dos estudantes, seus pais e avós.
    (2020) Rosa, Mônica da Silva; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Portes, Écio Antônio; Fonseca, Marcus Vinícius
    A inserção no mundo do trabalho, mesmo que no setor informal, e a permanência na escola é um desafio para uma parcela significativa da população jovem em nosso país. No caso da juventude rural e de pequenas localidades os empecilhos para trabalhar e estudar são ainda maiores. O distrito de São José do Triunfo pertence ao município de Viçosa (MG) e tem na lavoura de café uma de suas principais fontes de renda. Diferentes gerações trabalham nessas lavouras, principalmente no período da colheita do fruto, inclusive os jovens estudantes. Na busca de compreender um pouco da vivência destes jovens e de suas famílias esta pesquisa surgiu da seguinte questão: Qual o lugar do trabalho na lavoura do café na vida de jovens do ensino médio em um distrito de Viçosa? Para responder a tal questionamento foi traçado o objetivo geral: compreender o lugar do trabalho na lavoura do café na vida de jovens do ensino médio distrito. A abordagem escolhida foi a qualitativa e priorizou a realização de entrevistas reflexivas com quatro jovens, seus pais e avós envolvidos no trabalho de colheita do café. Todos os jovens cursam o 1º ano do Ensino Médio da escola pública situada no distrito. A construção dos dados incluiu também análise dos documentos e observação participativa. A pesquisa revelou que o trabalho na lavoura do café ocupa um papel muito importante na vida das diferentes gerações do distrito. Há o envolvimento ativo dos jovens com a realidade de trabalho no período de colheita por influência familiar, mas também por desejo próprio, uma vez que o dinheiro que recebem representa independência relativa no consumo e nas suas escolhas. Embora demonstrem orgulho de verem seus filhos e netos trabalhando na lavoura, os pais e avós entrevistados valorizam o estudo e deixaram claro que desejam empregos melhores para os jovens, e que tais empregos somente serão possíveis por meio da escolarização. Contudo, entre os estudantes ouvidos na pesquisa, apenas um deles deseja continuar estudando, o que demonstra as urgências cotidianas que interferem em suas escolhas e influenciam nas as fracas expectativas profissionais e educacionais do grupo.
  • Item
    Estudar para quê? : a (des)valorização do Ensino Médio na fala de três gerações.
    (2016) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Ferreira, Fernanda Moreira; Lebourg, Elodia Honse
    Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em Mariana, uma cidade do interior de Minas Gerais, Brasil, e que teve como principal proposta investigar as representações da escola feitas por três gerações na mesma família, ou seja, avós, pais e netos. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram aplicados questionários a 96 jovens concluintes do Ensino Médio, de ambos os sexos, de duas escolas públicas da cidade e que convivem com os pais e os avós. Também foram ouvidos cinco pais e cinco avós de alunos selecionados a partir do questionário, com o objetivo de conhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo nas relações geracionais e nas expectativas profissionais e de formação do jovem. Observou-se, entre outras coisas, que a escola é uma instituição valorizada pela família, principalmente, porque é vista como um meio eficaz para se conseguir um bom emprego, embora haja divergências na visão do papel da escola entre diferentes gerações da mesma família. Para a geração dos pais, o foco está no indivíduo, isto é, o sucesso escolar e profissional é considerado mérito do estudante, que precisa ter interesse e determinação para realizar seus objetivos. Para os avós, a escola é o centro da Educação e a grande responsável pelo desempenho de um aluno na sua vida escolar e também profissional.