DEEDU - Departamento de Educação

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Resultados da Pesquisa

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    Saberes e práticas : dialogando sobre representações no ensino da geografia.
    (Ponta Grossa, 2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Ferreira, Wellington Rodrigo
    A formação inicial de professores constitui um momento singular para que o futuro docente possa experienciar momentos que potencialize a articulação entre teoria e prática e que corroborem para o processo tanto de ensino quanto de aprendizagem. No entanto, durante as aulas na graduação, os futuros professores demonstraram certo desconforto para abordarem o espaço geográfico a partir de ilustrações do livro didático. Neste sentido, esta investigação analisa as contribuições da experiência vivenciada durante a disciplina de Geografia ofertada para o curso de Pedagogia de uma Instituição Pública, localizada no estado de Minas Gerais. Para tal, os futuros professores procederam a construção de representações do espaço geográfico por meio de massinha de modelar. Os dados dessa investigação vislumbraram que para os futuros educadores tais representações contribuíram tanto para estimular a problematização quanto para promoverem a leitura crítica do espaço geográfico.
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    A história como pressuposto filosófico para a formação (política) docente.
    (2021) Santos, José; Silva, Marcelo Donizete da; Recalde, Letícia
    Este artigo tem como objetivo compreender a matriz teórico-metodológica a Organi- zação do Trabalho Didático, como fundamento para entender a História da Escola Pública Contemporânea. Considera-se que esse pressuposto é importante para formação docente na relação entre educador e educando. A base da análise sobre a discussão partirá da críti- ca ao modelo manufatureiro, ora negligenciado à formação docente, mas que consideramos fundamental para compreendermos a escola do nosso tempo. Para a realização do trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa, com base na análise bibliográfica acerca da discussão so- bre a produção da escola moderna. A análise sobre a teoria da história para compreensão do processo da formação docente será questão fundamental para a discussão da organização didática de nosso tempo. Nesta perspectiva será fundamental trazer para a discussão, algo que categoricamente está sendo banalizado nos dias de hoje, o ser humano e sua formação docente. Entendermos o sentido da organização do trabalho didático, a fim propiciarmos um mundo educativo melhor para os trabalhadores da educação básica.
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    As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
    (2022) Santos, Fernanda Franco; Nunes, Célia Maria Fernandes; Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
    Esse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de COVID-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.
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    O uso do software Geogebra na educação básica : reflexões sobre o que revelam as pesquisas de formação continuada de professores no período de 2008 a 2020.
    (2022) Dias, Maria Valdinéia Gonçalves Luiz; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Mengalli, Neli Maria
    A sociedade tem presenciado, em curto espaço de tempo, inúmeras transformações e mudanças associadas ao avanço tecnológico, principalmente, reflexos no campo educacional. Nesse contexto, o Ensino da Matemática vive uma fase de aproveitamento e descobrimento de novos instrumentos e possibilidades, um fato que têm despertado o interesse de diversos pesquisadores sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, (TDICs). Apesar de tais apontamentos, pode-se perceber que ainda pairam dúvidas e incertezas sobre formação de professores de Matemática em face dessas demandas. Emerge daí a lacuna de que não está tão claro nas pesquisas que abordam sobre as TDICs e os novos caminhos ou possibilidades de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento na Educação Básica por meio do uso do software GeoGebra. Nesta perspectiva, a questão norteadora busca investigar: O que se pode perceber que ainda não está evidente nas pesquisas sobre as TDICs, em especial sobre a formação de professores de Matemática da Educação Básica e o uso do software GeoGebra? Quanto ao objetivo deste estudo, é analisar as perspectivas de formação continuada de professores de Matemática para a utilização do software GeoGebra na Educação Básica. Para atingir tal propósito, a pesquisa se apoia em duas metodologias, a Qualitativa, que por meio de um corpus de análise, baseado nos critérios de seleção das dissertações que foram analisadas sobre formação continuada no ensino de Matemática, mediado pelo software GeoGebra no período de 2008 a 2020, junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a metodologia de História de Vida. Os dados da pesquisa evidenciaram que, apesar dos múltiplos desafios para o uso do GeoGebra, os docentes não podem ficar alheios ao desenvolvimento tecnológico e social, já que as tecnologias se mostraram um recurso facilitador para os processos educativos no campo educacional.
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    Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
    (2020) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes
    As pesquisas sobre a formação de professores têm sido temáticas de destaque tanto no Brasil como América Latina. Neste artigo pretendemos apresentar o Dossiê que integra este número da Revista Formação Docente, bem como destacar alguns aspectos que ora aproximam, ora distanciam os países objeto dessas reflexões. Esse estudo envolveu seis países, a saber, Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. A escolha se baseou tanto na diversidade dos processos formativos evidenciados em cada país como na proximidade com os pesquisadores e pesquisadoras convidados. Mesmo com os avanços que cada país sinalizou em relação à formação de seus professores, os governos na América Latina ainda precisarão investir na formação e valorização profissional dos docentes, como um passo importante e decisivo na melhoria da qualidade da educação ofertada, bem como na redução das desigualdades sociais que enfrentam cada contexto regional.
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    Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
    (2020) Nunes, Célia Maria Fernandes; Sales, Fernanda Karine Moura Silva
    A formação de professores é uma temática que permeia o campo de estudos na área da educação, bem como as políticas educacionais. Dentre as políticas, ressaltamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que consiste em uma ação indutiva na formação de professores objetivando valorizar e melhorar a formação docente. O programa é desenvolvido em parceria com universidades e escolas de educação básica e envolve licenciandos, supervisores (professores da educação básica), coordenadores de área e professores que atuam na coordenação institucional e na gestão dos processos educacionais (professores do ensino superior). Esse artigo faz parte de uma pesquisa qualitativa que buscou investigar a relação entre a formação e a prática docente na percepção dos coordenadores de área do PIBID/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Neste artigo, apresentamos a análise dos dados coletados, por meio de questionários e entrevistas, referentes à categoria: “O que é ser professor e formador de professores”. Dentre as percepções foi possível identificar que os coordenadores de área do PIBID/UFOP estão em formação permanente e o PIBID foi uma possibilidade de aproximação com a escola pública de educação básica. O estudo permitiu-nos concluir ainda que há uma reciprocidade formativa entre os participantes, onde além de formarem também são formados. Os coordenadores de área reforçaram a concepção do conhecimento e do tato pedagógico alinhados à indissociação da teoria e da prática, o trabalho do formador pautado no diálogo, no compromisso com a educação pública, a formação de professores, com o ensino e aprendizagem e com a constante reavaliação de sua própria prática.
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    Política de formação de professores no Brasil (2000-2010) : um estudo sobre o contexto de influência na formulação de políticas nos documentos da comissão permanente de educação da Câmara Federal.
    (2020) Pereira, Renato José Dias; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo; Giareta, Paulo Fioravante
    Esta dissertação apresenta a pesquisa “Política de formação de professores no Brasil (2000- 2010): um estudo sobre Contexto de Influência na formulação de políticas nos documentos da Comissão Permanente de Educação da Câmara Federal” realizada no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE/UFOP, na linha Formação de Professores, Instituições e História da Educação – (FPIHE). Tem como objetivo analisar as políticas de formação de professores através dos documentos da Comissão Permanente de Educação da Câmara Federal do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil, primeira década do século XXI e a partir da concepção teórica do Contexto de Influência na política. Uma análise da primeira década dos anos 2000, obrigatoriamente incorre no cenário de embates e resistências desveladas pelas propostas neoliberais globalizantes da década de 1990. Logo, o esforço para compreender essa temporalidade, necessariamente, deve considerar os pressupostos de hegemonia do capital estabelecido com as reformas neoliberalizantes, bem como, as contradições inerentes ao modo de produção capitalista. Este período indica uma forte ingerência na formulação das políticas públicas com vistas a suprir à demanda de mercado afetando diretamente a educação, e mais, a formação de professores, promovendo uma padronização das funções sociais em condicionamento a uma lógica do capital. Diante dessa problemática, busca-se compreender a partir do Contexto de Influências do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, utilizado nessa pesquisa como ferramenta teórica, o papel da Comissão Permanente de Educação da Câmara Federal. Busca-se também verificar nestes documentos as influências dos Organismos Internacionais como Banco Mundial (BM), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na formulação destas políticas. Os dados da pesquisa foram coletados nos arquivos da Câmara Federal com um levantamento de 657 reuniões distribuídas entre audiências públicas, seminários e reuniões deliberativas. Deste total, têm-se um corpus de 63 reuniões que abordaram o tema de formação de professores. A metodologia empregada nesta pesquisa documental é de abordagem qualitativa e se utilizará como método materialismo histórico dialético, compreendendo que uma sociedade capitalista é imersa em contradições, a opção por esse método permite uma leitura e análise dos documentos de forma dialética considerando a realidade das políticas educacionais no Brasil. Os resultados sugerem o protagonismo do Poder Executivo Federal como regulador das políticas de formação de professores da Educação Básica no Brasil exercido através de Medida Provisória, decretos e portarias. Apontam ainda, a fragilidade do Poder Legislativo no empreendimento da legislação que regulamenta a formação de professores no país, tanto pelo fato de não terem nenhuma legislação relevante apresentada e discutida no âmbito da Comissão de Educação da Câmara, quanto pela superficialidade ou generalidade das proposições apresentadas. A presente pesquisa está sendo realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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    A rede municipal de ensino e suas articulações frente à inserção de professores(as) iniciantes : o caso de Mariana-MG.
    (2021) Bonfim, Karlene de Sousa; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Tinti, Douglas da Silva; Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
    Na atualidade discute-se recorrentemente a formação de professores e as nuances que permeiam essa temática. Observamos, em estudos acadêmicos, que esse assunto vem sendo cada vez mais discutidos nos últimos anos, numa tentativa de responder às demandas do campo educacional e da formação dos profissionais da Educação Básica. Este trabalho teve como objetivo identificar a partir das narrativas das professoras iniciantes e das assessoras da Secretaria Municipal de Educação - SME da cidade de Mariana-MG quais são as suas percepções e aprendizagens construídas no inicio da carreira. Nosso aporte teórico baseou-se nas discussões apresentadas por Huberman (2000), Garcia (1999), Nóvoa (1999), Josso (2002), entre outros, e em um mapeamento sistêmico das pesquisas sobre os professores iniciantes e sua inserção docente no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, nos últimos 10 anos (2009-2018). Para compreender o processo de inserção à docência dos professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, selecionamos duas escolas: uma localizada na sede administrativa da cidade de Mariana-MG e a outra no distrito de Passagem de Mariana-MG. Empregamos, neste trabalho, uma abordagem qualitativa das subjetividades evidenciadas nas narrativas (auto)biográficas dos colaboradores da pesquisa. Para a produção de dados, optamos pela utilização de um questionário composto por quinze questões que foram respondidos pelas professoras iniciantes com o intuito de traças o perfil dessas colaboradoras. Em seguida realizamos entrevistas episódicas de forma remota pela plataforma Google Meet com as professoras iniciantes em dias e horários agendados previamente com a intenção de promover nessas colaboradoras da pesquisa uma reflexão, um resgate de episódios que as constituem, de episódios que biografam o seu processo de inserção profissional. Posteriormente realizamos com as assessoras, da Educação infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Mariana-MG, também de forma remota e individual, entrevistas semiestruturadas direcionando com questões que trataram da inserção docente. Deste modo, pautado nas narrativas das colaboradoras da pesquisa emergiram as seguintes categorias que são analisadas nesta pesquisa: (I)das narrativas das professoras iniciantes: profissão docente, sentimentos em relação ao início da docência, processo de designação e processo seletivo para atuar como docente, inserção docente e acolhimento, desafios do ensino remoto para os iniciantes e ações para os professores iniciantes.(II)das narrativas das assessoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: profissão docente, início da docência, acolhimento docente, sentimentos no início da docência, processo de contratação, e ações voltadas para os iniciantes.Os dados demonstraram que o início da carreira docente é um período do desenvolvimento profissional muito desafiador e que, no município de Mariana-MG, existem formações pontuais voltadas para todos os professores no início do ano letivo, não especificamente para os iniciantes, mas para todos os contratados. Portanto, não existem ações ou programas estruturados para essa etapa da carreira docente neste município. As narrativas das colaboradoras da pesquisa expressam que a demanda desse tipo de ação é algo recente, considerando-se que foi a partir do ano de 2018 que a rede começou de fato a receber professores iniciantes. Em suma, em função de um diálogo mais amplo com as colaboradoras da pesquisa,nossos resultados mostram que é pertinente pensar nessa etapa inicial da carreira, uma vez que muitos profissionais podem desistir de atuar devido às dificuldades encontradas nesse período da profissão docente.
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    O desenvolvimento de compreensões sobre a abordagem de questões sociocientíficas no ensino por futuros professores de química.
    (2021) Silveira, Bárbara Dias; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Nunes, Célia Maria Fernandes; Conrado, Dália Melissa
    Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento das compreensões por futuros professores de Química sobre a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências durante um processo formativo. Ele se pauta na perspectiva de formação de professores que visa preparar o profissional para uma atuação humana, social e política, por meio da reflexão e da articulação teoria-prática. As QSC são entendidas como problemas complexos e controversos que abrangem diferentes âmbitos do conhecimento (científico, social, político, ambiental, entre outros) e, por essa razão, a sua abordagem educacional necessita contemplar aprendizagens em diferentes dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal). Esses pressupostos nortearam a presente pesquisa, realizada com futuros professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que cursavam o 7º período do curso de Química Licenciatura e que participaram de um processo formativo no qual: vivenciaram uma Sequência Didática (SD) baseada em QSC; analisaram trechos de uma experiência de ensino com QSC; participaram de um curso de curta duração sobre a temática; e elaboraram uma SD baseada em QSC. Dois dos futuros professores participantes foram selecionados como amostra. Os dados foram registrados em vídeo e áudio e a SD elaborada pelos futuros professores pesquisados também fez parte do corpus de dados. As transcrições de episódios reflexivos manifestados durante as discussões e na entrevista realizada ao final do processo, além da SD elaborada pelos futuros professores, foram analisados com base na metodologia de análise textual discursiva. Em suas reflexões os futuros professores manifestaram diferentes compreensões, como aquelas sobre: as relações entre as dimensões CPA de conteúdos na abordagem educacional de QSC; o papel norteador da dimensão atitudinal nessa abordagem; a natureza contextualizadora dessa abordagem e o papel da articulação teoria-prática no desenvolvimento dessas compreensões durante a formação docente. Observamos que as características da proposta formativa foram imprescindíveis para o desenvolvimento das compreensões pelos futuros professores. Como possíveis implicações dos resultados dessa pesquisa apontamos que se faz necessário que a formação de professores seja pautada em um ensino reflexivo, crítico, coletivo e emancipatório, em que abordagens problematizadoras e contextualizadoras como as QSC sejam tratadas e compreendidas e que novos estudos precisam ser conduzidos para avaliar os impactos das compreensões desenvolvidas pelos futuros professores em suas práticas futuras.
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    Em quem e no que confiar? : análise de conhecimento funcional de natureza da ciência de licenciados em química.
    (2021) Oliveira, Jordana Alves de; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Pagliarini, Cassiano Rezende; Moura, Cristiano Barbosa
    Nesta pesquisa investigamos como licenciandos em Química utilizam conhecimentos de natureza da ciência (NdC) para analisar afirmativas relacionadas a uma controvérsia em relação as dietas low carb e low fat e também como esse conhecimento relaciona-se com o posicionamento deles na resolução de uma questão sociocientífica (QSC) sobre o consumo de carne animal. Utilizamos uma QSC alinhada a uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para trabalhar NdC, considerando-se a pertinência do ensino contextualizado de NdC. Adotamos a proposta Whole Science (ciência integral) de autoria de Douglas Allchin (2011 e 2017) para o ensino e análise das compreensões dos licenciandos sobre NdC, devido ao foco no conhecimento funcional, isto é, que contribui na análise de casos e tomadas de decisão. Para alcançar os objetivos da pesquisa, analisamos um recorte de aulas de uma sequência didática (SD) utilizando o referencial teórico de Allchin, a partir das dimensões da confiabilidade da ciência, e de critérios para análise de conhecimento funcional, conforme trabalho de Mendonça et al. (no prelo). Os licenciandos tiveram que responder algumas perguntas sobre as atividades da SD e redigir um parecer final sobre a QSC, o que constituiu o corpus de análise desta pesquisa. Evidenciamos que maior parte dos licenciandos conseguiram fazer uso dos conhecimentos de NdC de maneira funcional para as questões analisadas. Ao fazerem uso de tais conhecimentos, julgamos que conseguiram pensar nos princípios propostos por Allchin de questionar em quem e no que confiar, quando eles analisaram criticamente as pesquisas em relação às dietas low carb e low fat. Além disso, identificamos que essa análise contribuiu para decisão sobre o consumo de carne animal no parecer final, porque todos concordaram que não haviam pesquisas que apresentassem dados suficientes em relação aos malefícios de gorduras para a saúde humana e assim optararam por uma dieta balanceada, por considerarem as fontes de proteínas e gorduras importantes nas dietas. Também percebemos que o modo como as questões foram elaboradas, de forma contextualizada, permitiu que os licenciandos conseguissem relacioná-las com os aspectos de NdC de maneira funcional. Os resultados também indicaram que conseguimos explorar o conhecimento de NdC além da dimensão declarativa, pois analisamos a concordância entre o uso dos aspectos de NdC com as justificativas. Defendemos assim que os professores de Ciências trabalhem em sala de aula com os problemas reais para discutir sobre ciência com os estudantes e que um passo promissor para tal inclusão passa pela sua inserção na formação inicial de professores.