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Resultados da Pesquisa

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    Trajetórias escolares “improváveis” : a longevidade escolar de universitários de camadas populares criados ou cuidados por seus avós.
    (2023) Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Campos, Alexandra Resende; Dias, Cristina Maria de Souza Brito; Cunha, Maria Amália de Almeida
    A sociedade contemporânea tem nos apresentado diferentes configurações familiares, em que avós são chamados a cuidar dos netos na ausência dos genitores. A literatura que trata desse tema nos mostra que os mais velhos oferecem, além da contribuição afetiva e emocional, auxílio no processo de escolarização dos netos e que isso se reflete na longevidade escolar. Nesse sentido, este estudo buscou compreender quais foram as principais estratégias e mobilizações dos avós que influenciaram a longevidade escolar e a inserção de seus netos jovens no Ensino Superior público. O referencial teórico pautou-se nas discussões do campo da Sociologia da Educação e das Relações Intergeracionais, revelando a lacuna de investigações sobre longevidade escolar de indivíduos de camadas populares criados pelos avós. A metodologia de pesquisa, de cunho qualitativo, pautou-se principalmente na aplicação de questionários a 279 estudantes do primeiro período dos cursos ofertados na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e na realização de entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes e uma avó de cada uma delas, pertencentes aos meios populares, considerando aspectos da trajetória familiar e escolar. Entre os principais resultados da pesquisa, destacamos que todas as universitárias reconhecem a importância de suas avós ao longo de seus percursos escolares e pessoais, seja nos ensinamentos morais e éticos imprescindíveis à formação do ser humano, seja na contribuição ao longo do percurso na Educação Básica. Em relação às trajetórias escolares, notamos que as avós consideraram os esforços das netas, destacando o compromisso com as tarefas escolares e a criação de uma rede de apoio. As próprias famílias organizaram uma rotina de estudos e a supervisão apareceu como algo comum no processo de escolarização, manifestada em ações como a vigilância dos cadernos e boletins escolares, o comparecimento às reuniões escolares e o incentivo à leitura. Mesmo com baixa escolaridade, as avós das camadas populares ouvidas na pesquisa desenvolveram táticas que visaram à permanência das netas nos bancos escolares, o que indicou a necessidade de lançarmos luz ao papel destas protagonistas no processo de escolarização de netos por eles criados e/ou cuidados. Os resultados da pesquisa mostram, ainda, que as relações intergeracionais entre avós e netos são muito mais ricas do que podemos perceber em uma primeira análise e que, portanto, merecem estudos mais aprofundados na área da Educação, considerando que os avós cuidadores têm impacto no processo de escolarização de seus netos.
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    Quando as obrigações escolares são administradas pelos avós : um estudo sobre as práticas educativas dos avós cuidadores dos netos.
    (2018) Rosa, Denise Costa; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Reis, Lilian Perdigão Caixêta
    Diversos estudos indicam que, atualmente, os avós têm desempenhado importante papel junto à família, principalmente no que diz respeito ao cuidado dos netos. Quando os avós são os principais responsáveis pelos netos, observamos que eles têm uma atenção especial ao processo de escolarização das crianças. Com o intuito de conhecer um pouco mais do universo da relação entre os avós e os netos, isto é, relações intergeracionais e o processo educativo, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar como é construído o processo educativo na relação entre avós cuidadoras em tempo integral e seus netos. A questão que buscamos responder foi: como é construído o processo educativo na relação entre avós cuidadoras em tempo integral e seus netos? A investigação foi realizada na cidade de Viçosa (MG) e a abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares que, por diversas circunstâncias familiares e pessoais, se tornaram as principais responsáveis por seus netos e vivem com eles na mesma residência. A proposta das entrevistas foi a de conhecer a vivência e rotina dessas mulheres no cuidado cotidiano de seus netos, bem como investigar quais são as práticas educativas desenvolvidas com vistas ao bom desempenho escolar dos netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos vai sendo construída ao longo do tempo e é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém, também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. As avós mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e as práticas educativas familiares contam não apenas com a boa vontade dessas responsáveis, mas também com uma relação de solidariedade com os familiares e amigos, que são solicitados por elas sempre que têm dificuldades nas questões relativas à aprendizagem escolar das crianças.