DEEDU - Departamento de Educação
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Item Entre a cruz e a educação : a liberdade de ensino nas páginas de O Arquidiocesano.(2021) Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Thiago Andreuci AlvesEste artigo tem como objetivo compreender fatores que demonstrem a posição da Igreja Católica no debate acerca da liberdade de ensino público e privado presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1961. O tratamento dos dados fez-se pela análise histórica e de conteúdo utilizando como fonte o jornal O Arquidiocesano, de periodicidade semanal, disponível para consulta no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana-MG. Foram analisadas as estratégias discursivas da Igreja através da imprensa no recorte de 1959, ano de criação do jornal, até 1964, enquadrando movimentações prévias à promulgação da LDB e os ecos desta até o golpe civil-militar. A presença do catolicismo no Brasil, a história de Mariana e a força da religião no recorte especificado são elementos explorados para enriquecer o debate acerca do ensino público e privado e a democratização da educação. Ademais, com intuito de aprofundar o olhar acerca da imprensa como fonte e/ou objeto científico dentro das Humanidades, realiza-se uma exposição rápida de trabalhos na área. Como resultado da pesquisa, a análise das cinco matérias do jornal tocantes à LDB de 1961 dentro do recorte especificado revelou a posição do órgão oficial da Arquidiocese de Mariana, que considerava o ideal de liberdade de ensino presente na LDB um meio para atender às aspirações das escolas privadas.Item De um ideal à legislação : o ensino público e privado no Manifesto dos Educadores de 1959 e na LDB de 1961.(2021) Silva, Thiago Andreuci Alves; Carvalho, Rosana Areal de; Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Marcelo Donizete da; Xavier, Libânia Nacif; Paula, Leandro Silva deO presente trabalho tem como objetivo analisar as considerações acerca do ensino público e privado no Manifesto dos Educadores Mais uma Vez Convocados de 1959 e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 4.024/61) de 1961. As fontes utilizadas são os dois documentos citados, disponíveis na Revista HISTEDBR (2006) e no site da Câmara Legislativa, respectivamente. A metodologia faz-se a partir da pesquisa histórica e documental das fontes unida ao levantamento sobre a produção acadêmica tocante ao tema, além da análise crítica de artigos do jornal católico O Arquidiocesano. O recorte de 1945, fim do Estado Novo, até 1961, promulgação da LDB, foi escolhido para contextualização política e educacional dos anos que abrangem o Manifesto de 1959 e a primeira LDB. A pesquisa referente ao ensino público e privado nas fontes evidenciou movimentações políticas que extrapolaram o campo educacional, tornando a relação do Manifesto de 1959 e a LDB fruto da ação entre grupos distintos, revelando um intercâmbio de intenções entre defensores da escola pública e particular. Partindo de cinco categorias de análise, foi possível concluir que o Manifesto de 1959 repercutiu e interferiu no texto legal e que credenciais políticas acabavam por ter mais influência na elaboração da legislação do que os valores pedagógicos. Por meio da contextualização histórica, análise das fontes e estudo da bibliografia acerca do ensino público e privado no Manifesto de 1959 e na LDB de 1961, este texto teve intenção de contribuir para a História da Educação como campo científico e, por conseguinte, para a problematização da realidade atual da educação.