DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Vestindo a camisa da escola : um estudo sobre o bom desempenho de uma instituição pública de educação básica.
    (2020) Silva, Paloma Angel da; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Luciano Campos da; Cunha, Maria Amália de Almeida
    Este trabalho teve como objeto de estudo os elementos internos ao funcionamento de uma determinada unidade escolar que podem ser associados ao seu bom desempenho nas avaliações externas. A pretensão da pesquisa foi examinar os fatores intraescolares e os elementos do cotidiano institucional de uma escola de educação básica pública situada em um distrito de Mariana - MG, que podem ser associados a um bom desenvolvimento escolar dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, consequentemente, aos seus resultados positivos nos exames oficiais. Embora, os estudos sobre essa temática tenham como foco a eficácia escolar e sejam em sua maioria realizados por meio de investigação quantitativa, optou-se por buscar entender algumas dimensões dos fatores intraescolares e seus efeitos nos bons resultados das escolas a partir de uma investigação qualitativa. Para isso, buscamos por meio da metodologia do “estudo de caso”, identificar e analisar as práticas escolares desenvolvidas pelos gestores e professores em função do melhor desempenho dos alunos, e investigar a relação da escola com a comunidade, assim como a influência desta relação nos resultados escolares. Para a pesquisa de campo e obtenção de informações sobre a temática, foram utilizados os recursos da observação participante, a aplicação de questionários contextuais e a realização de entrevistas semiestruturadas com atores da comunidade escolar, sendo eles: a) diretora da escola; b) vice-diretor; c) pedagoga; d) uma ex-diretora; e) e uma ex-aluna da instituição, totalizando cinco entrevistas. Além da coleta de dados empíricos, para a efetivação desta pesquisa foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema com o objetivo de embasar teoricamente o estudo. Tendo em vista as características de uma “boa escola” apontadas pela literatura científica, a investigação nos mostrou que os resultados educacionais apresentados pela escola pesquisada podem ser associados principalmente a quatro conjuntos de fatores: 1) fatores relacionados à organização pedagógica; 2) fatores relacionados ao engajamento dos profissionais com o trabalho escolar e ao sentimento de pertencimento à escola; 3) fatores relativos ao clima escolar favorável construído na escola; e 4) fatores advindos da relação entre escola e comunidade.