DEEDU - Departamento de Educação

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    A concepção ideológica da Teoria da Complexidade e seus desdobramentos na educação brasileira e latino- americana.
    (2022) Silva, Marcelo Donizete da
    Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, as questões que serão analisadas dizem respeito aos desdobramentos das teorias educacionais na constituição epistemológica da ciência da educação.
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    O trabalho docente : fundamentos de precarização e proletarização presentes na política nacional e seus reflexos na região dos Inconfidentes-MG (1964-2017).
    (2021) Silva, Marcelo Donizete da; Borges, Glauber
    Este artigo tem como objetivo analisar a problemática da precarização e proletarização do trabalho docente no contexto político da microrregião dos Inconfidentes. Percebe-se que a docência no Ensino Básico nacional tem passado por um processo de transformação, que tem seu início pós-promulgação da LDB 4024/61 e se estende até os dias atuais. Buscou-se analisar as transformações políticas e educacionais que ocorreram no Brasil, do período dita- torial até a reforma do Estado e das políticas públicas nos anos de 1990 à 2017. Entende-se que, com a mudança no cenário político brasileiro para educação, essa influenciou e tem influenciado professores/as e futuros/as professores/as em avaliar negativamente a condição real da profissão, fato que externaliza o problema da precarização e proletarização, questão fortemente marcada em tempos de pandemia. Com base na análise bibliográfica e documen- tal, essa análise terá como referencial metodológico o caráter qualitativo e quantitativo da produção. Entende-se que essa proposta metodológica é fundamental porque auxiliará na análise das fontes do período em questão e na produção acadêmica acerca do tema, para demonstrar o processo histórico e as medidas que possibilitaram a reformulação do trabalho docente. Para responder sobre essa transformação do ensino básico, busca-se analisar o panorama histórico da educação brasileira, no sentido de demonstrar que as mudanças nas políticas públicas impactam diretamente na realidade escolar de Mariana e Ouro Preto, no que tange a atuação dos e das professores e professoras no contexto escolar da região.
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    A história como pressuposto filosófico para a formação (política) docente.
    (2021) Santos, José; Silva, Marcelo Donizete da; Recalde, Letícia
    Este artigo tem como objetivo compreender a matriz teórico-metodológica a Organi- zação do Trabalho Didático, como fundamento para entender a História da Escola Pública Contemporânea. Considera-se que esse pressuposto é importante para formação docente na relação entre educador e educando. A base da análise sobre a discussão partirá da críti- ca ao modelo manufatureiro, ora negligenciado à formação docente, mas que consideramos fundamental para compreendermos a escola do nosso tempo. Para a realização do trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa, com base na análise bibliográfica acerca da discussão so- bre a produção da escola moderna. A análise sobre a teoria da história para compreensão do processo da formação docente será questão fundamental para a discussão da organização didática de nosso tempo. Nesta perspectiva será fundamental trazer para a discussão, algo que categoricamente está sendo banalizado nos dias de hoje, o ser humano e sua formação docente. Entendermos o sentido da organização do trabalho didático, a fim propiciarmos um mundo educativo melhor para os trabalhadores da educação básica.
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    Território e cor da violência, racismo no Brasil e seus desdobramentos na escola : contribuição do pensamento de Paulo Freire sobre a educação emancipadora das questões étnico-raciais.
    (2021) Sena, Viviane de Andrade Soares; Silva, Marcelo Donizete da
    Neste artigo procuramos discutir a violência escolar como eixo estrutural da exclusão das populações periféricas, em especial aquelas em que o índice de concentração da população negra é maior. Assim, tratamos da persistência do racismo no Brasil como um fator que contribui para que o problema violência seja recorrente na nossa sociedade, principalmente na escola. Para isso, primeiramente, apresentamos um estudo teórico-histórico de modo a contextualizar a relação existente entre as desigualdades raciais e as desigualdades escolares. Por conseguinte, abordamos sobre a discussão freireana como instrumento de luta contra as desigualdades. Neste trabalho reforçamos e ampliamos a discussão sobre essa problemática, tecendo, dentre outras, considerações acerca do papel da escola e da atuação docente. Portanto, nosso objeto de estudo é a violência decorrente do racismo e nosso objetivo é compreender os mecanismos de exclusão de crianças e jovens privados de direitos elementares previstos em uma “democracia”. A escola é para “todos”, mas a educação é ainda para poucos. Concluímos que o negacionismo quanto à realidade do negro representa um ponto primordial para o entendimento da violência que circunda a escola e s sua superação se coloca a partir de um ideal de emancipação.
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    Condições educacionais e exclusão digital na pandemia- 2020-2021 : o caso da educação pública na região dos Inconfidentes - MG.
    (2022) Jardilino, José Rubens Lima; Silva, Marcelo Donizete da; Sampaio, Ana Maria Mendes; Matias, Breno Henrique
    Este artigo tem como finalidade analisar as condições educacionais dos professores das redes públicas municipais da Região dos Inconfidentes - MG frente à inclusão digital no período de pandemia. Para tanto, empenhou esforços analíticos formulados a partir de sessões de discussão temática com os professores da educação básica, gestores municipais e liderança sindical, pertencentes à rede municipal de ensino dessa região. Os resultados encontrados apontam para: 1) a falta de formação docente e de aparato tecnológico para o uso do ensino remoto; 2) a importância de uma rede de ensino municipal própria, orientada e articulada a partir da interação, colaboração e representatividade dos seus envolvidos; 3) a necessidade de maior compreensão crítico-analítica sobre as propostas de inclusão digital, vinculadas à superação da pobreza e das desigualdades sociais; 4) a falta de autonomia dos municípios, revelada pela falta de redes de ensino próprias e pela dependência significativa do Estado.
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    A difusão da cultura negra e sua interface na formação de professores da EJA : uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana, MG.
    (2020) Silva, Marcelo Donizete da; Quirino, Kátia Maria dos Santos
    Este artigo tem como objetivo, contribuir com a análise acerca produção de um material didático crítico, acerca da cultura negra trabalhada no contexto escolar de Mariana-MG. Intitulada “A difusão da Cultura Negra e sua interface na Formação de Professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana”, o objeto da análise far-se-á a partir da investigação sistemática dos materiais pensados e propostos, ao que é referente às questões étnicos-raciais, para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para esse fim propôs-se também, analisar sobre os fundamentos, ideológicos, das terias educacionais contemporâneas no que pesa a influência destas na formação de professores e dos jovens das escolas periféricas. Nesse sentido, essa pesquisa terá como base teórica uma perspectiva de cunho crítico que envolve as áreas da Formação de Professores, Epistemologia e teorias educacionais e História da Educação do Negro no Brasil.
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    A formação continuada de professores da educação básica : concepções e desafios na perspectiva dos docentes.
    (2019) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Silva, Marcelo Donizete da; Silva, Marilene do Carmo
    O presente estudo investiga a concepção e os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, em sua formação continuada, com foco na compreensão e nas implicações que a mesma pode trazer para a prática desses profissionais. Considerada como essencial nas discussões sobre o desenvolvimento profissional docente, a formação continuada dos educadores é um direito e um dever previsto pela Lei nº 9393, de 1996. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa realizamos, além de análise bibliográfica e documental, a aplicação de um questionário aos professores que atuam na rede pública do ensino básico, nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Os resultados apontaram uma frágil concepção de formação continuada por parte dos educadores envolvidos na investigação e a ausência de ações institucionais que garantam um trabalho mais coerente, crítico e coletivo. Evidenciamos a necessidade de aprofundamento das políticas que versam sobre a formação como condição sine qua non para a transformação da escola, da realidade docente e, acima de tudo, da educação como questão emancipadora das desigualdades sociais.
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    Epistemologia e educação étnico-racial : análise dos manuais didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG.
    (2017) Silva, Marcelo Donizete da
    Este artigo tem como objetivo analisar as teorias educacionais contemporâneas e seus desdobramentos no processo de difusão da cultura étnico-racial. Buscou-se desenvolver um estudo criterioso sobre os manuais didáticos de História do Brasil e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. A metodologia desenvolvida foi de análise bibliográfica acerca das teorias que congregam a proposta política e pedagógica dos parâmetros curriculares nacionais (PCNs), no que é referente à história da cultura Africana e sua interface com a educação brasileira, e esta análise será desenvolvida no campo, no contexto das escolas de Mariana/Minas Gerais (MG). O referencial teórico é de cunho histórico-crítico que envolve as áreas de: Teorias e História da Educação do Negro no Brasil. Espera-se com esta pesquisa contribua com a análise crítica sobre: a História do Negro no Brasil; seus desdobramentos ideológicos no tocante à formação da população negra; na perspectiva emancipadora das relações étnico-raciais no país; e na crítica à leitura ideológica da educação proposta pelas teorias educacionais.
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    Teacher training and distance education in the state of São Paulo, Brazil : an analysis of production (2000-2010).
    (2015) Jardilino, José Rubens Lima; Silva, Marcelo Donizete da
    Neste artigo, analisamos as teses e dissertações produzidas nas três universidades do Estado de São Paulo; USP, UNESP e UNICAMP, no período de 2000 a 2010. O foco da pesquisa é a presença da temática da formação de professores na produção da Educação a Distância. Considerando que as políticas de Estado para o ensino superior, na educação a distância, têm se dirigido prioritariamente às licenciaturas, indagamo-nos de que maneira nas teses e dissertações essa temática têm sido abordada. Utilizamos nessa amostragem a mesma metodologia empregada nos estudos da arte ou do conhecimento realizados no campo da pesquisa educacional. Os achados da pesquisa indicam a presença forte do tema da Formação do Professor na produção analisada, entretanto, há um redirecionamento de foco para outras particularidades da formação que não estão centradas no professor, sua prática e sua carreira.