DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Educação do campo e psicologia : possibilidades e limites de diálogos comprometidos com a luta por direitos.
    (2021) Rocha, Maria Isabel Antunes; Santos, Marcelo Loures dos
    A Psicologia como ciência vincula-se a cada tempo/espaço em que produz e reproduz suas referências teóricas e práticas. Nesse sentido, pode-se dizer que sua presença na discussão sobre a oferta escolar para os povos campesinos traz as marcas da disputa entre os projetos de escola, de campo e de sociedade em cada período histórico. O objetivo deste artigo é identificar e discutir as produções acadêmicas que articulam a Psicologia com a Educação Rural e com a Educação do Campo. Para o desenvolvimento do trabalho, buscou-se referências em artigos publicados na plataforma SciELO e na base de dissertações e teses da CAPES. Na sistematização e análise do material, observa-se que, entre outros resultados obtidos, os psicólogos vêm se preocupando em adaptar e/ou recriar teorias para dialogar com as questões educacionais no campo, e que, na atualidade, os sujeitos campesinos têm assumido a autoria da produção de pesquisas, sinalizando para um protagonismo na produção do conhecimento sobre suas vidas. Como conclusão, considerou-se que os dados obtidos sinalizam a presença do diálogo com marcos teóricos considerados como críticos na Psicologia, além da emergência de novas possibilidades teóricas, como a formulação da perspectiva das Representações Sociais em Movimento.