DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Invisibilidade de crenças não cristãs na formação de professores de ensino religioso em Ouro Preto e Mariana.
    (2016) Santos, Gláucio Antônio; Torres, Marco Antônio; Fonseca, Marcus Vinícius
    Este trabalho tem como proposta apresentar reflexões a respeito da invisibilidade das religiões e doutrinas não cristãs na formação de professores de Ensino Religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Por meio de parceria institucionalizada, mas não formalizada, a Secretaria de Estado da Educação e a Arquidiocese de Mariana se uniram para realizar os Encontros de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, titulação quase homônima ao Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso oferecida no passado pelo próprio Governo Estadual com apoio das denominações religiosas, amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Nas cidades de Ouro Preto e Mariana, o Estado se valeu da Superintendência Regional de Ensino - SRE/Ouro Preto para qualificar os docentes, formação realizada nas dependências da Igreja Católica Apostólica Romana.
  • Item
    Laicidade da educação em questão : encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana.
    (2016) Santos, Gláucio Antônio; Torres, Marco Antônio; Fonseca, Marcus Vinícius
    Baseado em recorte de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação apresentado à Universidade Federal de Ouro Preto, o estudo investigou como a laicidade do Estado brasileiro e a diversidade religiosa foram abordadas nos Encontros de Metodologia e Filosofia de Ensino Religioso nas tricentenárias cidades de Ouro Preto e Mariana (MG). A formação era oferecida aos professores de ensino religioso das redes pública e privada pela Secretaria de Estado da Educação/SRE Ouro Preto e Arquidiocese de Mariana. Adotou-se análise qualitativa, pesquisa documental, observação-participante, entrevista semiestruturada e questionários para identificar a proposta pedagógica das reuniões e compreender e analisar como a diversidade religiosa e o conceito de Estado laico eram abordados. Os resultados mostraram que a diversidade religiosa não foi respeitada, o Estado não regulou tais práticas pedagógicas e que as formações podem ser consideradas inadequadas para formação de professores, considerando os princípios da escola pública e laica.
  • Item
    Encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana : a laicidade da educação pública em questão.
    (2014) Santos, Gláucio Antônio; Fonseca, Marcus Vinícius
    Esta pesquisa teve como objetivo investigar como a laicidade do Estado brasileiro e a diversidade religiosa eram tratadas nos Encontros de Metodologia e Filosofia de Ensino Religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana, oferecidos pela parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ouro Preto, e a Arquidiocese de Mariana. Abertos aos professores de ensino religioso das redes pública e privada, orientações e materiais pedagógicos eram socializados nas reuniões com o objetivo de fornecer conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. A metodologia adotada na investigação foi a análise qualitativa, por meio de pesquisa documental, observação-participante, entrevista semiestruturada e questionário, com o objetivo de identificar a proposta pedagógica utilizada nas reuniões, compreender e analisar como a diversidade religiosa era abordada durante esses eventos e compreender como se estabelecia o conceito de Estado laico na parceria estabelecida entre Estado e Igreja Católica. Os resultados da pesquisa mostraram que houve significativa influência do cristianismo nos Encontros de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, considerando a forte presença cristã nos materiais pedagógicos socializados nas reuniões, a ausência de líderes religiosos não cristãos nos eventos de capacitação e a falta de acompanhamento não sistemático por parte do Estado. Soma-se a tais questões os espaços de realização das reuniões, ligados à Igreja Católica, marcados por símbolos e significados religiosos. A diversidade religiosa não foi respeitada, e o Estado não cumpriu seu papel de regular as práticas pedagógicas nos Encontros de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso nas cidades de Mariana e Ouro Preto, evitando que uma única religião fosse privilegiada.