DEEDU - Departamento de Educação

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    Condições educacionais e exclusão digital na pandemia- 2020-2021 : o caso da educação pública na região dos Inconfidentes - MG.
    (2022) Jardilino, José Rubens Lima; Silva, Marcelo Donizete da; Sampaio, Ana Maria Mendes; Matias, Breno Henrique
    Este artigo tem como finalidade analisar as condições educacionais dos professores das redes públicas municipais da Região dos Inconfidentes - MG frente à inclusão digital no período de pandemia. Para tanto, empenhou esforços analíticos formulados a partir de sessões de discussão temática com os professores da educação básica, gestores municipais e liderança sindical, pertencentes à rede municipal de ensino dessa região. Os resultados encontrados apontam para: 1) a falta de formação docente e de aparato tecnológico para o uso do ensino remoto; 2) a importância de uma rede de ensino municipal própria, orientada e articulada a partir da interação, colaboração e representatividade dos seus envolvidos; 3) a necessidade de maior compreensão crítico-analítica sobre as propostas de inclusão digital, vinculadas à superação da pobreza e das desigualdades sociais; 4) a falta de autonomia dos municípios, revelada pela falta de redes de ensino próprias e pela dependência significativa do Estado.
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    Avaliação de desempenho docente : culpar, punir ou desenvolver profissionalmente?
    (2021) Jardilino, José Rubens Lima; Sampaio, Ana Maria Mendes; Oliveri, Andressa Maris Rezende
    Esse artigo tem por objetivo discutir a ADD – Avaliação de Desempenho Docente, sob a perspectiva do DPD – Desenvolvimento Profissional Docente, mediante dados levantados em pesquisa realizada junto ao Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Ouro Preto. As análises apresentadas são resultados de grupos focais, realizados com 27 professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Mariana – MG. Os resultados apontam que a ADD, quando alicerçada na valência formativa com fins de desenvolvimento profissional, configura-se como uma importante política, no contexto educacional. Entretanto, por vezes, a mesma vem sendo restrita a veículo de domínio e de controle do sistema sobre as carreiras dos professores. Realidade que desperdiça a promoção de mudanças nas práticas pedagógicas e no contexto socioeducativo.
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    O desenvolvimento profissional docente e a expansão e estratificação do sistema educacional brasileiro.
    (2020) Jardilino, José Rubens Lima; Sampaio, Ana Maria Mendes
    Este artigo tem por objetivo analisar a importância das políticas de valorização do desenvolvimento profissional docente frente à expansão dos sistemas educativos, que ocorre na contramão da estratificação educacional. Com base em dados oficiais e na produção da área, trata-se de um estudo teórico que discute sobre a relação entre a formação de professores e a estratificação dos sistemas educativos, numa concepção educacional pautada pelas desigualdades e pela reprodução e dominação social. A abordagem argumentativa indica que a preparação do professor é fundamental para sua atuação num contexto de desigualdades sociais, com vistas a conduzir um processo de formação/trabalho comprometido com equidade e transformação da sociedade. Conclui-se que os problemas na formação de professores (inicial e continuada) exigem políticas públicas direcionadas para uma formação docente que rompa com a tradição estabelecida e revivida nas instituições formadoras, com fins a atender aos diversos contextos sociais no Brasil. Portanto, as políticas de valorização ao desenvolvimento profissional docente, se estabelecem como parceiras na luta pela democratização de um ensino e, por conseguinte, favoráveis a uma maior mobilidade socioeducativa.
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    Formação de professores e profissão docente : o estado do conhecimento da pesquisa em formação na Região dos Inconfidentes - MG.
    (2020) Jardilino, José Rubens Lima; Oliveri, Andressa Maris Rezende; Sampaio, Ana Maria Mendes
    O campo educacional insere-se em um contexto de múltiplos atores, ações e implicação social, sendo necessário o uso de várias lentes para que se possa compreender seu movimento. Em virtude disso, este trabalho tem como objetivo rememorar parte da trajetória de formação e pesquisa do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Para isso, serão demonstradas algumas das pesquisas desenvolvidas pelo grupo que auxiliaram na composição e conhecimento dos campos - formação de professores, profissão docente e instituições escolares. As pesquisas foram selecionadas a partir do levantamento destes trabalhos no repositório da universidade. Buscou-se traçar algumas considerações a respeito destes campos e sua interseção na experiência de formação e desenvolvimento profissional na Região dos Inconfidentes e seu impacto social na compreensão dos desafios educacionais. Compreendemos que as ações organizadas pelos grupos de pesquisa extrapolam as fronteiras da pesquisa por meio da formação e inserção social dos sujeitos-professores e alunos na sociedade. Por isso, é importante a promoção da formação a partir das redes de pesquisa, sejam elas articuladas com outras instituições de ensino ou dentro do próprio grupo de pesquisa, colaborando para melhoria da educação no âmbito regional e nacional
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    Gestão escolar, autonomia e mobilização social : o olhar dos professores de escolas públicas da Região dos Inconfidentes – MG.
    (2019) Jardilino, José Rubens Lima; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Sampaio, Ana Maria Mendes
    Este artigo tem por objetivo discutir o princípio da autonomia e da capacidade de mobilização social em processos de gestão escolar, mediante dados levantados na pesquisa de abordagem qualitativa, intitulada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”. As análises apresentadas são resultado de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 30 (trinta) professores das redes públicas municipais e estaduais de ensino das cidades de Mariana e Ouro Preto, do estado de Minas Gerais. A conclusão aponta que, somente em um contexto de luta, de pressões e de efetivas mudanças, a escola poderá fortalecer sua autonomia que se instaura como princípio indispensável ao processo de mobilização social, enquanto instrumento de fortalecimento da cidadania e construção de uma gestão escolar democrática.
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    O desenvolvimento profissional docente e O PNE (2014-2024).
    (2018) Jardilino, José Rubens Lima; Sampaio, Ana Maria Mendes
    Este artigo tem por objetivo refletir sobre a discussão em torno do desenvolvimento profissional docente em consonância com as metas e ações de formação e condições de exercício profissional, trazidas pelo novo Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024 – Lei 13.005/2015). O artigo focaliza o atual PNE, bem como algumas das dificuldades que o tem caracterizado, apenas, como uma carta de intenções naquilo a que se propõe principalmente no que toca aos desafios de colaboração entre os entes federativos da República Federativa do Brasil.
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    A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores : o que dizem os graduandos.
    (2018) Sampaio, Ana Maria Mendes; Jardilino, José Rubens Lima
    Este texto tem por objetivo discutir sobre as experiências formativas de graduandos na pesquisa colaborativa intitulada: “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Peda-gógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID.” As análises apresentadas são re-sultados de um levantamento realizado junto aos graduandos de Pedagogia, História e Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) por meio de um questionário aberto. A inte-ração dos diferentes aspectos abordados nas falas dos graduandos aponta para se pensar a for-mação discente interligada à profissão docente, por meio da pesquisa. Ou seja, é preciso levar em conta as situações concretas e os problemas enfrentados no interior da escola, além de perceber a prática dos professores supervisores do PIBID como campo importante de investi-gação.
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    Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.
    (2018) Jardilino, José Rubens Lima; Sampaio, Ana Maria Mendes
    Esse artigo discute as demandas de valorização dos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. O trabalho apresentaos resultados de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, quese utilizou da técnica de grupo focal, aplicação de questionários de caracterização e análise documental de políticas de formação e valorização docente, a partir dos planos PNE (Lei 13.005/2014) e PME (Lei nº 3.042/2015). A pesquisa apontou que as demandas de valorização dos professores se relacionam a lacunas inerentes ao plano de carreira, à avaliação de desempenho, às condições de trabalho, às remunerações e à valorização profissional docente do referido PME.
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    Demandas de desenvolvimento profissional docente no município de Mariana-MG : PNE (2014-2024) e PME (2015-2024).
    (2018) Sampaio, Ana Maria Mendes; Jardilino, José Rubens Lima; Silva, Marcelo Donizete da; Jardilino, José Rubens Lima; Silva, Marcelo Donizete da; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Souza, Ângelo Ricardo de
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar as demandas de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) dos professores da rede pública municipal de Mariana – MG e sua relação com o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) e o Plano Municipal de Educação (Lei 3.042/2015). A linha teórica metodológica seguida teve como foco analítico o DPD, bem como seus elementos constituintes (formação, carreira, condições de trabalho e remuneração) nas políticas públicas educacionais. A pesquisa é de natureza qualitativa e contou com a participação de 27 professores da educação infantil e do ensino fundamental I da rede pública municipal de ensino. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se de pesquisa documental, questionário de caracterização e realização de grupos focais. Os resultados encontrados apontam que as demandas de DPD trazidas pelos professores revelam antigos problemas presos à formação inicial, a exemplo da relação teoria e prática; falta de motivação e incentivo à formação continuada; perda da autonomia; desprestígio social e déficits nas condições de trabalho dos docentes, que, apesar de não se queixarem dos salários, sentem-se excessivamente cobrados profissionalmente pelo sistema municipal de ensino. Os resultados também chamam a atenção para a falta de participação dos professores no processo de construção, implantação e avaliação das políticas educacionais. O confronto da política nacional do PNE e do PME em torno do desenvolvimento profissional dos professores revelou que apesar das políticas de DPD terem sido adotadas pela legislação educacional brasileira, falta muito para que sejam efetivadas. Como desafios, aponta-se: a) a falta de regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados na condução dos sistemas educacionais e efetivação do PNE; b) a inexistência do Sistema Nacional de Educação, a encargo de ser instituído pelo próprio plano; c) a recente aprovação da Emenda Constitucional nº 95/2016, que ao reduzir os investimentos sociais por um período de 20 (vinte) anos, traz para a efetivação da política do PNE (2014-2024) e dos planos estaduais e municipais de educação do país, uma barreira praticamente intransponível.